DEUS NÃO É RELIGIÃO OU SEITA, POIS RELIGIÕES E SEITAS SÃO COISAS DOS HOMENS E MULHERES, COMO AS CRENDICES.

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8:32 - Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade. João 17:17 - Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna. João 6:47 - Porque nada podemos contra a verdade, senão pela verdade. 2 Coríntios 13:8.


O AMOR DE DEUS PARA COM OS SERES HUMANOS, É ABSOLUTAMENTE INCONDICIONAL, POIS OS CRIOU A SUA IMAGEM E SEMELHANÇA EM ESPÍRITO, E NÃO PODE NEGAR-SE A SI PRÓPRIO.


www.palavra10.com, é o maior site de receitas culinárias do mundo. São aproximadamente 1.500.000 receitas culinárias, com fotos dos pratos  (alimentos preparados). Clicando nas fotos você verá as receitas e os modos de preparos, entre outras orientações e divulgações. Neste site você encontra orientações pessoais, que se tornam uma autoajuda necessária para os problemas pessoais diários. Confira tudo.

 COMPARTILHE O SITE www.palavra10.com COM SEUS AMIGOS E PARENTES.


 CRIAÇÃO DA RAÇA HUMANA RACIONAL
Existem dois períodos distintos e importantes na criação da vida humana. 1º Período: Antes da criação do homem racional (pré-história) e 2º Período após a criação do homem racional, este último citado na Bíblia, em Gênesis Capítulo 1º (criação dos espíritos do homem e da mulher), e Gênesis, Capítulo 2º (criação dos corpos do homem e da mulher). É muito grande a falta de entendimento dos Ciêntistas e dos Religiosos, tornado-os radicais.


AJUDE A MANTER ESTE WEBSITE, DEPOSITE QUALQUER QUANTIA NA CONTA POUPANÇA DO BANCO DO BRASIL Nº 35.747-2, AGÊNCIA Nº 0869-9.

 

  

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
PALAVRA10
O QUE VOCÊ ACHA DESTE SITE?
ÓTIMO
BOM
REGULAR
Ver Resultados

Rating: 2.9/5 (5430 votos)




ONLINE
7





Partilhe esta Página





 

 


TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...

TEORIA TRIANGULAR DO AMOR

 

A teoria triangular do amor é uma teoria do amor desenvolvida pelo psicólogo Robert Sternberg. No contexto das relações interpessoais, "os três componentes do amor, de acordo com a teoria triangular, são a intimidade, paixão e compromisso."

A intimidade engloba os sentimentos de apego, proximidade e vínculo; a paixão engloba o sentimento conecto de limerence e atração sexual; e o compromisso engloba a decisão de permanecer com outra pessoa, e a longo prazo, o compartilhamento das conquistas e planos com tal.

"A quantidade de amor experienciada depende da força absoluta de tais componentes, e o tipo de amor experienciado depende das forças relativas ao outro." Diferentes estágios e tipos de amor podem ser explicados como diferentes combinações dos três elementos; por exemplo, a ênfase relativa em cada componente muda com o tempo como uma relação romântica se desenvolve. Um relacionamento baseado em um único elemento tem menos probabilidade de sucesso do que aquele baseado em dois ou três elementos.

Formas de amor

Os três componentes, pictoricamente representados pelas vértices de um triângulo, interagem entre si e as ações resultantes dessas reações, a fim de formar sete diferentes tipos de experiências amorosas (O "desamor" não é representado). O tamanho do triângulo é usado para representar a "quantidade" de amor - quanto maior o triângulo, "maior" o amor. O formato do triângulo indica o "estilo" do amor, que pode variar com o curso do relacionamento.

  • Desamor "refere-se simplesmente à falta de todos os componentes do      amor. Desamor caracteriza a maior parte das relações pessoais, que são      simplesmente interações casuais"
  • Amizade é "usado aqui em um      sentido não-trivial. Refere-se ao conjunto de sentimentos experienciados      em relacionamentos que podem verdadeiramente ser caracterizados como amizade. Ambas as partes sentem vínculos, proximidade e carinho pela outra      parte, sem sentimentos de paixão intensa ou compromisso a longo      prazo."
  • Paixão: "a paixão resulta      da experiência de um estímulo passional quando na falta de intimidade ou      compromisso." Relacionamentos românticos comumente se iniciam com uma      paixão e se tornam românticos à medida de a intimidade é desenvolvida com      o tempo. Sem o desenvolvimento da intimidade ou compromisso, a paixão pode      desaparecer rapidamente e repentinamente.
  • Amor vazio é caracterizado por um      compromisso sem intimidade ou paixão. Um amor "forte" pode ser      deteriorado e tornar-se um amor vazio. Em um casamento arranjado, o relacionamento entre os cônjuges podem começar em um amor vazio      e desenvolver-se em outra forma, indicando "que um amor vazio pode      não ser o estágio terminal de um relacionamento [mas sim] o início de      um."
  • Amor romântico "é derivado da      combinação dos componentes da intimidade e paixão. [...] Amantes      românticos não só são inclinados entre si fisicamente como também      vinculados emocionalmente", vinculados tanto intimamente quanto      passionalmente, mas sem sustentar um compromisso.
  • Companheirismo amoroso é um tipo de amor íntimo      e ligado a um compromisso a longo prazo, porém sem o componente passional.      "Esse tipo de amor é observado em casamentos duradouros, onde a      paixão não é mais presente" mas onde ainda há o sentimento de      profunda afeição e compromisso. O amor idealmente compartilhado entre os      membros da família é uma forma de companheirismo amoroso, assim como o      amor entre amigos próximos que têm um amor platônico mas uma forte amizade.
  • Amor fugaz pode ser exemplificado      por um repentino namoro e casamento - "fugaz no sentido que um      compromisso é feito baseado numa paixão sem uma influência estável de      envolvimento íntimo."
  • Amor consumado é a forma completa de      amor, representando um teórico relacionamento ideal. De acordo com     Sternberg, esses casais tendem a ter muitos anos de relações sexuais, não      conseguem imaginar-se felizes com qualquer outra pessoa, ultrapassam      dificuldades, e ambos se encantam no relacionamento com o outro. Entretanto, Sternberg alerta que a manuntenção de um amor consumado      costuma ser ainda mais complicado do que alcançá-lo. Ele enfatiza a  importância da tradução dos componentes do amor em ações. "Sem      expressão," diz, "até o maior dos amores pode morrer."Ainda, o amor consumado pode não ser permanente. Se a paixão é perdida com o tempo, ele pode se transformar num companheirismo amoroso.

PAIXÃO (sentimento)

 

A paixão(do verbo latino, patior, que significa sofrer ou suportar uma situação dificil) é uma emoção de ampliação quase patológica. O acometido de paixão perde sua individualidade em função do fascínio que o outro exerce sobre ele. É tipicamente um sentimento doloroso e patológico, porque, via de regra, o indivíduo perde parcialmente a sua individualidade, a sua identidade e o seu poder de raciocínio.

Sintomas da Paixão

A paixão é uma atração física, uma emoção um sentimento impulsivo que pode gerar sintomas e sensações, alguns desses sintomas são:

  • as pupilas dos olhos se dilatam;
  • a pressão sanguínea tende a      aumentar;
  • as mãos tornam-se frias, suadas e trêmulas;
  • a função intestinal      aumenta e pode ocorrer até diarreia;

Diferenças entre amor e paixão

O sentimento exacerbado entre duas pessoas é um exemplo de uma paixão. A paixão pode ultrapassar barreiras sociais, diferenças de formação, idades e gêneros. A paixão completamente correspondida causa grandiosa felicidade e satisfação ao apaixonado, pelo contrário, qualquer dificuldade para atingir essa plenitude pode trazer grande tristeza pois o apaixonado só se vê feliz ao conseguir o objeto de sua paixão. A paixão é uma patologia amorosa, um superlativo fantasioso da realidade sobre o outro, tendo em vista que o indivíduo apaixonado se funde no outro, ou seja, perde a sua individualidade, que só é resgatada quando na presença do outro. Com o passar do tempo, essa intensidade de fusão vai se esvaindo, tendo em vista que a paixão é uma idealização mítica do outro. Quando o apaixonado começa a perceber que essa idealização, com o passar do tempo, foi equivocada, porquanto o outro não se comportava dentro do perfil de expectativas idealizado miticamente pelo apaixonado, é gerada uma intensa frustração, que passa a ser vivenciada com intensa irritabilidade pelo então apaixonado. Desta forma, o apaixonado vai percebendo o equívoco que cometeu, pela recorrência das frustrações no tocante às suas expectativas fantasiosas pelo outro, objeto da paixão e o processo começa então a regredir, a se inverter, com a paulatina volta e reforço da identidade do ex-apaixonado, que passa a enxergar o outro como ele realmente é, o que, via de regra pode até gerar um sentimento inverso de extrema repulsa, pelos sofrimentos suportados.

Existem pesquisas científicas nesse âmbito, que mostram que a paixão, apesar de intensa e arrebatadora, é um sentimento passageiro. Estima-se que a mesma não dure por mais de quatro anos. Adolescentes estão mais sujeitos a apaixonarem-se, devido ao pouco conhecimento de mundo entre outras coisas, o que não significa que pessoas de maior idade não estejam passíveis de tal sentimento. O que ocorre é que a pessoa adulta, por ter maior conhecimento de mundo, por ter vivenciado maiores experiências, não estará tão sujeita a perder a razão e deixar-se dominar pelo peso do sentimento.

Efeitos

A paixão é um sentimento de desejar, querer, a todo custo "o amor de outro ser ou objeto". Necessidade de ver e tocar a pessoa ou objeto por qual se apaixonou, ou até mesmo saber que aquela pessoa amada também gosta dele e está pensando nele.

Deste modo.pode ser um entendido como um "vício" que debilita a mente do indivíduo pois este foca somente a pessoa amada ou objeto artístico nos seus pensamentos sendo todos os outros momentâneos e irrelevantes.

  • A paixão pode ser um      entendido como um "sedativo" que suscita um prazer admirativo      pelos detalhes da pessoa amada

Literatura

São variados os textos literários que abordam o tema. Dentre eles, destacam-se Os sofrimentos do jovem Werther, de Goethe, em que o protagonista Werther, ao ver perdidas todas as esperanças de obter Carlota, beija apaixonadamente as armas em que sua amada tocara e, com elas, acaba com a própria vida. O romance de 1776 provocou uma série de suicídios na Alemanha, entre jovens que, dizia-se, inspiraram-se no personagem devido ao peso do sentimento não correspondido. Outra obra em que a paixão é abordada é Romeu e Julieta, de Shakespeare, onde os dois jovens se apaixonam contra o permitido pelas suas famílias e sem possibilidade de as enfrentar. Sem conseguir desistir daquele relacionamento, o resultado é a falha da tentativa de fuga e o consequente duplo suicídio.

Bases biológicas

Segundo recentes estudos de Donatella Marazziti (2007, Livro Natureza do Amor), a paixão se caracteriza, do ponto de vista biológico, por uma liberação contínua de alguns neurotransmissores como Dopamina e Noradrenalina. A Amígdala (cerebelosa) tem um papel central neste processo, pois é desta região que emana alguns dos sentimentos mais instintivos. Esta tempestade bioquímica está relacionada com um índice mais baixo de Serotonina do que em uma população normal, sendo semelhante ao nível deste neurotramissor nos portadores de Transtorno Obsessivo-Compulsivo, o que explicaria os pensamentos obsessivos da pessoa a qual se está apaixonado. Estes níveis bioquímicos explicam por que a pessoa tende a perder a razão, enquanto em estado de apaixonamento. Este mecanismo é semelhante ao de algumas drogas, como a cocaína, sendo necessário para a perpetuação da espécie, pela atração. Além destes neurotransmissores citados, há a participação de outras substâncias, tais como Oxitocina e Vasopressina, que estão relacionadas com o amor e as sensações de segurança e calma derivadas deste sentimento.


SEXO

 

No âmbito da biologia, os membros da maior parte das espécies de seres vivos do domínio Eucariota estão divididos em duas ou mais categorias chamadas de sexos. Estas categorias se referem a grupos complementares que podem combinar o respectivo material genético – normalmente o DNA – através da conjugação. Este processo é chamado de reprodução sexuada.

Sexos diferentes são importantes para a variação genética da prole.

Normalmente, uma espécie tem dois sexos -- masculino e feminino -- e diferenciação sexual ocorre na forma de gametas respectivamente masculinos e femininos. O sexo feminino é definido como aquele que produz o gâmeta (ou gameta) feminino, que é uma célula reprodutiva maior e geralmente imóvel (o óvulo ou oogonia). O sexo masculino é definido como o que produz o gameta masculino, que é uma célula reprodutiva menor denominada espermatozóide ou espermatogonia. Cada gameta possui a metade do número de cromossomos daquela espécie.

Quando uma mesma criatura possui simultaneamente órgãos masculino e feminino, ela é definida como hermafrodita. Quando os indíviduos de uma espécie não possuem características sexuais claramente definidas, dizemos que o sexo é indiferenciado.

A palavra sexo também é usada para se referir aos órgãos sexuais, à relação sexual (os atos físicos relacionados com a reprodução sexuada) e outros comportamentos da sexualidade.

Diferenças sexuais

Nas espécies com sexo diferenciado, os órgãos sexuais (ou genitálias) são diferentes e produzem gâmetas diferentes. Estes órgãos podem estar separados em indivíduos diferentes e então a espécie chama-se dióica, como acontece normalmente nos mamíferos, ou encontrarem-se no mesmo indivíduo, como acontece na maior parte das plantas verdes; nesse caso, a espécie denomina-se monóica. Os animais de espécies monóicas são também denominados hermafroditas.

Em muitas espécies dióicas, para além da presença de órgãos sexuais diferentes, também chamados "caracteres sexuais primários", pode haver outras diferenças exteriores nos indivíduos, tais como diferentes cores da plumagem na maior parte das aves, ou a presença de mamas desenvolvidas nas fêmeas e sua ausência nos machos, como acontece nos mamíferos (os "caracteres sexuais secundários"). Quando isto acontece, diz-se que a espécie exibe dimorfismo sexual.

Entre os mamíferos, aves e várias outras espécies, o sexo é determinado pelos cromossomas sexuais, chamados X e Y nos mamíferos e Z e W nas aves. Normalmente, os machos apresentam um de cada (XY), enquanto fêmeas têm dois cromossomos X (XX). Todos os indivíduos possuem pelo menos um cromossoma X, e o cromossoma Y é geralmente mais curto que o cromossoma X com o qual é emparelhado, e está ausente em algumas espécies, o que acarreta algumas variações consideráveis.

Para além da reprodução sexuada, existe ainda a reprodução assexuada, que não envolve o processo de fecundação. Em seres nos quais não se distingue fêmea e macho, existem outras formas de multiplicação do organismo, através de processos como: gemulação, bipartição, fragmentação, esporulação e outros. Tambem conhecido como 5 contra 1, ou cabeça de galo.

Sexo indiferenciado

Nas espécies com "sexo indiferenciado", como é o caso das bactérias e na maioria dos protistas (ou protozoários), dois indivíduos - duas células aparentemente iguais, conjugam-se e juntam o material genético para dar origem a novos indivíduos com uma herança genética partilhada dos dois progenitores (normalmente depois da meiose).

Nos fungos, dois indivíduos aparentemente iguais, mas com características sexuais diferentes, geralmente denominados de positivo e negativo, numa situação conhecida como heterotalismo, podem unir as suas hifas e juntar vários núcleos na mesma célula. Dois destes núcleos podem conjugar-se e o zigoto resultante sofrer meiose para dar origem a esporos haplóides que darão origem a novos indivíduos.

Relação sexual

Relação sexual se refere a uma ampla variedade de comportamentos entre indivíduos voltados para a obtenção de prazer erótico de pelo menos um dos membros envolvidos independente de haver penetração, orgasmo e fins reprodutivos. Para isso é feita a estimulação de uma ou mais zonas erógenas, como seios, vagina e pênis.1

Outros animais, além dos humanos, também praticam sexo sem fins reprodutivos. Para os bonobos, a relação sexual é uma forma de expressar carinho e intimidade entre os membros de sua sociedade.2 Golfinhos e penguins já foram observados fazendo sexo sem fins reprodutivos, inclusive em relações homossexuais.3

Sexo e gênero

Na década de 70 os cientistas sociais passaram a usar o termo "sexo" para se referir à divisão biológica em macho e fêmea, e "gênero" para se referir ao papel social atribuído a uma pessoa baseado em seu sexo aparente e/ou em outros fatores contingentes. Sendo assim gênero analisa os atributos culturais associados a cada um dos sexos e de seus relacionamentos interpessoais trancedendo uma análise restrita da dimensão biológica dos seres.4

Existe enorme variação de atitudes culturais, entre e dentro das sociedades, em relação a sexo, sexualidade e papéis sexuais. Para a identidade de gênero, o sentimento individual de pertencer a um gênero, e para perceção de gênero como uma descrição de como o gênero de uma pessoa é percebido (veja também berdache, hijra, xanith e transexual).

Em algumas sociedades identificam-se os indivíduos jovens com características comportamentais atípicas e, em vez de puni-los ou ministrar-lhes terapia corretiva, são socializados de tal forma que suas características individuais proverão a eles uma função necessária ou útil para a sociedade por um papel reconhecido e respeitado (veja também pajé, xamã, curandeiro, tong-ki.)


 

 Sexualidade humana

 

A sexualidade de um indivíduo define-se como sendo as suas preferências, predisposições ou experiências sexuais, na experimentação e descoberta da sua identidade e atividade sexual, num determinado período da sua existência.

Atualmente, ocorre por parte de alguns estudiosos a tentativa de afastamento do conceito de sexualidade da noção de reprodução animal associada ao sexo. Enquanto que esta noção se prende com o nível físico do homem enquanto animal, a sexualidade tenderia a se referir ao plano psicológico do indivíduo. Além dos fatores biológicos (anatômicos, fisiológicos, etc.), a sexualidade de um indivíduo pode ser fortemente afetada pelo ambiente sócio-cultural e religioso em que este se insere. Por exemplo, em algumas sociedades, na sua maioria orientais, promove-se a poligamia ou bigamia, i.e., a possibilidade ou dever de ter múltiplos parceiros.

Em algumas partes do mundo a sexualidade explícita ainda é considerada como uma ameaça aos valores político-sociais ou religiosos.


SEXUALIDADE INFANTIL

 

Sexualidade infantil refere-se ao sentimento, comportamento e desenvolvimento sexual das crianças.

Teorias sobre o desenvolvimento sexual podem ser largamente divididas em duas correntes: aquelas que tendem a dar ênfase à biologia inata (que pode ser incentivada ou inibida durante a infância) e aquelas que tendem a enfatizar a sexualidade como uma construção social (onde a sexualidade da criança será fortemente influenciada pela sociedade como um todo).

Pesquisa:

Primeiras pesquisas

As duas personalidades mais famosas na investigação da sexualidade infantil provavelmente são Sigmund Freud (1856-1939) e Alfred Kinsey (1894-1956).

O trabalho de Freud, em 1905, Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade delineou uma teoria da desenvolvimento psicosexual com cinco fases distintas: o estágio oral (0 - 1,5 anos) onde sua principal região de prazer é a boca; o estágio anal (1,5 - 3,5 anos) quando região de prazer se desloca para o ânus; o estágio fálico (3,5 - 6 anos) quando dá-se então conta da diferença de sexos, tendendo a fixar a sua atenção libidinosa nas pessoas do sexo oposto e culminou com a resolução do Complexo de Édipo nos meninos, já as meninas o complexo de Édipo nunca se desfaz, seguida de um período de latência da sexualidade (6 anos a puberdade) e o estágio da genitalia ou adulto.

A tese básica de Freud era de que as crianças da sexualidade precoce é polimorfa e fortemente iniciativa a ter um desenvolvimento acentuado, e que as crianças precisa ajuizar ou sublimar estes para desenvolver um adulto saudável na sexualidade.

Alfred Kinsey, cujas duas principais obras são os seus estudos (1948 e 1953), utilizou recursos para fazer os primeiros inquéritos em larga escala de comportamento sexual. O trabalho deKinsey centrava-se em adultos, mas ele também estudou crianças e desenvolveu os primeiros relatórios estatísticos sobre a masturbação na infância.

O pesquisador sueco IngBeth Larsson, assinala que «É bastante comum as referências continuarem a citar Alfred Kinsey», devido à escassez de estudos posteriores do comportamento sexual de crianças.

Metodologia corrente de estudo

O conhecimento empírico sobre o comportamento sexual infantil geralmente não é recolhido por entrevistas diretas a criança, (em parte devido a considerações éticas), mas sim por:

  • observação de crianças que estejam sendo tratadas por terem problemas de comportamento, como o uso da força nas brincadeira de cunho sexual, muitas vezes utilizando bonecos tenham representação da genitália.     
  • recordações de adultos.
  • observação dos responsáveis.

Comportamento

Comportamento normal e anormal

Embora haja variação entre os indivíduos, as crianças geralmente são curiosas sobre os seu próprio corpo e os dos outros e se engajam em jogar onde exploram a sexualidade. No entanto, o conceito de sexualidade infantil é fundamentalmente diferente do objetivo-direcionador do comportamento sexual adulto, sendo a imitação do comportamento dos adultos, como penetração corporal e contato oral-genital são muito incomuns, sendo mais comum entre as crianças que foram abusadas sexualmente. , mas crianças com outros tipos de desordem de comportamento também podem apresentar outros comportamentos de natureza sexuais das outras crianças.

Sintomas comportamentais

As crianças que foram vítimas de abuso sexual por vezes podem demonstrar comportamento sexual impróprio para a idade, o que pode ser definido como uma expressão comportamental que não é normal para a respectiva cultura. O comportamento sexual pode constituir a melhor indicação de que uma criança tenha sido abusada sexualmente, embora algumas vítimas não apresentem comportamento anormal. Mas também há crianças que apresentam comportamento sexual impróprio, porém, causados por outros fatores além de abuso sexual. Outros sintomas de abuso sexual podem incluir manifestações de stress pós-traumático em crianças mais novas; medo, agressividade, e pesadelos em crianças em idade escolar; e depressão em crianças mais velhas.

Comportamento normal

As seções seguintes descrevem o típicos comportamento cultural normal que se desenvolve na maioria das atuais sociedades ocidentais.

Principio da infância

O termo infância pode abranger até idades quatro, cinco, ou seis anos, dependendo do foco principal da pesquisada ou comentário. Durante este período:

  • As crianças      frequentemente são curiosas sobre onde provêm os bebês.
  • As crianças podem      explorar o corpo de outras crianças e de adultos por curiosidade.
  • Por quatro anos, as      crianças podem mostrar um apego significativo ao progenitor do sexo      oposto.
  • As crianças começam a ter      um sentimento de modéstia e da diferença entre comportamento público e      privado.
  • Em muitas crianças, tocar      genitais, especialmente quando elas estão cansadas ou perturbadas.

Masturbação e orgasmo

De acordo com Alfred Kinsey em seus estudos na década de 1950, as crianças são capazes de terem orgasmos a partir dos cinco meses de idade. Kinsey observou que por volta dos três anos de idade, as meninas masturbam-se com mais freqüência do que os meninos, mas estudos mais recentes feitos na Suécia indicam que a masturbação em crianças desta idade é incomum, e mais comum entre os meninos do que com as meninas. Kinsey também observou que a lubrificação da vagina na estimulação sexual de meninas é semelhante ao de uma mulher adulta. Até que os rapazes comecem a produzir sémen (inicio da puberdade), só podem experimentar orgasmos seco (anejaculação). A capacidade de ejacular se desenvolve gradualmente com o tempo e tem sido relativamente constante entre as culturas e durante o último século.

Alguns pesquisadores sugerem que a masturbação infantil pode ser considerada não sexual, se a criança ainda não aprendeu a associá-la com o sexo.

Início da idade escolar

As crianças tornam-se mais conscientes das diferenças entre os sexos, e tendem a escolher amigos ou companheiros de jogo do mesmo sexo, ainda há menosprezo pelo sexo oposto. As crianças podem soltar sua estreita ligação ao seu progenitor do sexo oposto e tornar-se mais ligadas ao seu progenitor do mesmo sexo.

Durante esse período, as crianças, especialmente as meninas, demonstram aumento da consciência dos costumes sociais quanto sexo, nudez e privacidade. As crianças podem usar termos de cunho sexual para testar a reação dos adultos. As "piadas de banheiro" (piadas e conversa a respeito das funções excretoras), presentes em fases anteriores, continuam.

Masturbação continua a ser comum.

Média infância

A 'média infância' abrange as idades a aproximada de seis a nove anos. Quando o desenvolvimento individual varia consideravelmente.

Com o avanço desta fase, a escolha de amigos do mesmo sexo torna-se mais acentuada, e aumenta o desprezo pelo sexo oposto.

Atividade sexual

Num estudo de 1943 de principalmente rapazes brancos, de classe média e alta-média do meio-oeste urbana dos Estados Unidos descobriram que 16% afirmavam ter tido experiência coito por volta dos 8 anos de idade.

Jogos sexuais entre irmãos

Num estudo com 796 estudantes, 15% das mulheres e 10% dos homens relataram algum tipo de experiência sexual que tenha envolvido um irmão; a maioria destes não chega a ser uma real experiência sexual conforme considerada pelos adultos. Cerca de uma em cada quatro dessas experiências foram descritas como abusivas ou exploratórias. O efeito não exploratório dos jogos sexuais entre irmãos é incerto, alguns estudos sugerem efeitos a longo prazo, tanto positivos como negativos, ou não encontram efeitos significativos.

Aspectos jurídicos

Na maioria dos países e localidades, as relações sexuais que envolvem crianças, mesmo consensuais, são proibidos por leis de estupro presumido e leis sobre o abuso sexual infantil. Alguns, mas não todos os países, permitem a jovens que tenham idades próximas terem relações sexuais, mas geralmente há uma idade mínima abaixo da qual tais relações são legalmente consideradas estupro, independentemente da proximidade de idade.

A idade a partir da qual um menor tem consentimento legal para manter relações sexuais com uma pessoa de qualquer idade é referida como a Idade de consentimento e varia de país para país. No Brasil é fixada em 14 anos, abaixo da qual qualquer ato de natureza sexual é considerado estupro, independentemente do consentimento ou da violência. Mesmo assim, a relação consensual entre maiores de idade e menores entre 14 e 18 anos, dependendo do caso, pode constituir crimes mais leves que o estupro.


PUBERDADE

 

A puberdade é um período em que ocorrem mudanças biológicas e fisiológicas. É neste período que o corpo desenvolve-se fisica e mentalmente tornando-se maduro e o adolescente fica capacitado para gerar filhos. Ela não deve ser confundida como sinônimo da adolescência, visto que a puberdade faz parte da adolescência. Nesta fase, são observadas mudanças tais como: crescimento de pelos, crescimento dos testículos e aparecimento dos seios. .

O marco principal da puberdade para os homens é a primeira ejaculação, que ocorre em média aos 13 anos. Para as mulheres, é o início da menstruação, que ocorre em média entre 12 e 13 anos. No século 21, a idade média em que as crianças atingem a puberdade é menor em comparação com o século 19, quando tinha 15 anos para meninas e 16 para meninos. Este é, possivelmente, devido aos produtos químicos em alimentos ou uma melhor nutrição.

Os hormônios sexuais se diferem para os homens e as mulheres, mas não são totalmente exclusivos de cada sexo. Nos homens, os testículos secretam entre outros hormônios a testosterona e nas mulheres o ovário fabrica o estrógeno. As gônadas e as suprarrenais de ambos os sexos produzem o estrógeno e testosterona, mas é variável a quantidade. As características biológicas são universais e ocorrem de forma semelhante em todos os seres humanos.

A puberdade também mexe com o emocional dos adolescentes e também em seu comportamento, principalmente em seu desejo sexual. Tanto no menino quanto na menina, não proporciona apenas mudanças físicas mas, sobretudo, psicológicas. As alterações hormonais despertam a sensibilidade sexual e, consequentemente, é neste período que muitos adolescentes começam esporadicamente a ter relações sexuais.

Tipos de puberdade

Puberdade precoce

A puberdade precoce ocorre quando as características pertencentes às meninas ocorrem antes dos 9 anos de idade e nos meninos antes dos 10 anos.7 Todavia, este período está chegando cada vez mais cedo para meninas. Um estudo dinamarquês aponta que as garotas estão entrando nesta fase antes dos dez anos. No século XIX a idade era de quinze anos para as meninas e dezessete anos para os meninos.

Puberdade Atrasada

Em algumas meninas a partir dos 13 anos de idade e em meninos a partir dos 14 anos de idade, ocorrem à ausência de qualquer característica de desenvolvimento físico ou sexual, neste caso é considerada a puberdade atrasada. Alguns especialistas aconselham a procura de um profissional adequado para acompanhar os casos de puberdade. Em algumas meninas o surgimento das mamas pode demorar a vir, o normal é que venha dos 10 ao 14 anos de idade.A partir dos 15 anos, é aconselhável a procura de um especialista. Já nos meninos, a puberdade pode demorar a vir até os 15 anos de idade. Os meninos ficam relativamente menores que as meninas, mas depois de um tempo, é comum a ultrapassagem de altura.

Puberdade masculina

Transformações

No menino, as transformações começam um pouco mais tarde, por volta dos 10 aos 13 anos e são muito mais demoradas que nas meninas. Os primeiros sinais dessa transformação são, basicamente, o aumento no tamanho dos órgãos genitais, o nascimento da barba e o aparecimento de pelos na região pubiana, nas pernas, nos braços e no peito.

O Pomo de adão, conhecido vulgarmente por gogó.

Esse crescimento dos pelos depende da genética e varia muito de pessoa para pessoa. Além disso, essas mudanças são acompanhadas de modificação da voz, a qual fica mais grave. O esqueleto se alonga, os músculos se enrijecem, o tronco e os ombros alargam e a pele se torna muito mais gordurosa, o que favorece o aparecimento da acne. É nessa época que os meninos já podem ter sua primeira ejaculação.

Ereções indesejadas

Ejaculações durante o sono são conhecidas popularmente como polução noturna. O pênis pode ficar ereto regularmente durante o sono e os homens podem acordar com uma ereção. Uma vez que um menino atinge certa idade, ereções ocorrem com muito mais frequência devido à puberdade. As ereções podem ocorrer espontaneamente a qualquer hora do dia, e ela pode ocorrer até mesmo ao se vestir. Ereções são comuns para crianças e bebês, e pode mesmo ocorrer antes do nascimento. As espontâneas são normais, mas como podem ser embaraçosas se acontecer em público, como uma sala de aula ou sala de estar.

Características

surgimento de pelos nos púbis, nas axilas e no peito;

  • aumento dos testículos e do pênis;
  • crescimento da barba;
  • voz grossa;
  • ombros mais largos;
  • aumento da massa      muscular;
  • início da produção de espermatozoides;
  • aumento do peso e da      estatura.

Puberdade feminina

Transformações

A puberdade feminina se inicia, em geral, entre 11 e 14 anos, variando esse período de pessoa para pessoa. Em geral, a puberdade tem inicio com a primeira menstruação (menarca), que coincide com o surgimento de uma série de transformações do corpo que já se vinham manifestando na fase conhecida como pré-puberal.

Geralmente a partir dos dez anos a menina cresce vários centímetros em pouco tempo, sua cintura se afina, os quadris se alargam, os seios começam a avolumar-se e surge uma leve pilosidade no púbis e nas axilas.

Paralelamente, as glândulas sudoríparas se desenvolvem, tornando o odor do corpo mais intenso e provocando maior sudorese nas axilas. Essas mudanças, causam uma certa sensação de insegurança e inquietação na menina, culminam com a primeira menstruação. Durante os dois anos seguintes à primeira menstruação os ciclos podem ser ainda irregulares, mais longos ou mais breves.

As transformações que se verificam no período pré-púbere são resultados da atividade dos ovários, sobre a qual atua a hipófise. Ao nascer, a menina tem no ovário entre duzentos mil e quatrocentos mil óvulos, dos quais apenas cerca de quatrocentos serão utilizados ao longo de todo período fértil (até os 50-55 anos).

Menstruação

O primeiro sangramento menstrual é conhecido como menarca. No Canadá, a idade média da menarca é 12,72 e no Reino Unido é 12,9. O tempo entre períodos menstrual não é sempre regular nos dois primeiros anos após a menarca. Ovulação é necessária para a fertilidade, mas pode ou não acompanhar as primeiras menstruações. A iniciação da ovulação após a menarca não é inevitável. A alta proporção de meninas com irregularidade continuou nos anos de ciclo menstrual de várias menarcas continuarão a ter irregularidade prolongada e anovulação, e estão em maior risco para a fertilidade reduzida. Nubilidade é usado para designar realização de fertilidade.

Características

alargamento dos ossos da bacia;

  • início do ciclo menstrual;
  • surgimento de pelos nos púbis e nas axilas;
  • depósito de gordura nas nádegas, nos quadris e nas coxas;
  • desenvolvimento dos seios.

Maturação sexual

A maturação sexual abrange o desenvolvimento das gônadas, órgãos de reprodução e caracteres sexuais secundários. Existe uma ampla variação normal da idade de início e da velocidade de progressão da maturação sexual dentro de uma população. Na maioria das vezes os estágios de maturação sexual ocorrem numa sequência constante.

No sexo masculino os sinais de maturação sexual costumam ocorrer na seguinte sequência: aumento dos testículos e da bolsa escrotal (média aos nove e dez anos de idade), crescimento de pelos pubianos (em torno de 11, 12 anos de idade), pelos axilares, pelos sobre o lábio superior, na face e em outras partes do corpo, mudanças da laringe e da voz e crescimento do pênis. A mudança na voz ocorre em média entre 11 a 15 anos de idade.

Caracteres sexuais secundários

Masculino

Primeira ejaculação, o menino, em alguns casos, já pode gerar filhos;

  • Crescimento do pênis e testículos;
  • Aparecimento de pelos na      zona púbica, nas axilas, no rosto e no peito;
  • Crescimento lento e prolongado;
  • Aumento dos musculos
  • Aumento dos ombros;
  • A voz torna-se mais      grave.

Feminino

Desenvolvimento das glândulas mamárias;

  • Aparecimento de pelos na zona púbica e nas axilas;
  • Crescimento rápido e      curto;
  • Aumento da bacia (ficando      com o quadril mais largo);
  • Ocorre a primeira Menstruação, a menina já pode gerar filhos.

 

ADOLESCÊNCIA

 

Adolescência é a fase que marca a transição entre a infância e a idade adulta. Com isso essa fase caracteriza-se por alterações em diversos níveis - físico, mental e social - e representa para o indivíduo um processo de distanciamento de formas de comportamento e privilégios típicos da infância e de aquisição de Características e competências que o capacitem a assumir os deveres e papéis sociais do adulto.

Os termos "adolescência" e "juventude" são por vezes usados como sinônimos (como em alemão Jugend e Adoleszenz, inglês Youth e Adolescence), por vezes como duas fases distintas mas que se sobrepõem: para Steinberg a adolescência se estende aproximadamente dos 11 aos 21 anos de vida, enquanto a ONU define juventude (ing. youth) como a fase entre 15 e 24 anos de idade - sendo que ela deixa aberta a possibilidade de diferentes nações definirem o termo de outra maneira; a Organização Mundial da Saúde define adolescente como o indivíduo que se encontra entre os dez e vinte anos de idade e, no Brasil, o Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece ainda uma faixa etária para menores de idade - dos 12 anos completos aos 18 anos incompletos, aonde o menor nessa faixa de idade se cometer um crime pode receber medidas sócio educativas dele, inclusive de restrição da liberdade através de apreensão. Além disso Oerter e Montada decrevem uma "idade adulta inicial" (al. frühes Erwachsenenalter) que vai dos 18 aos 29 anos e que se sobrepõem às definições de "juventude" apresentadas. Mas a idade da adolescência varia culturalmente de nação para nação, no Brasil a adolescência culturalmente começa ao se completar 13 anos e termina ao se completar 18 anos. Como quer que seja, é importante salientar que "adolescência" é um termo geralmente utilizado em um contexto científico com relação ao processo de desenvolvimento bio-psico-social. Como mais adiante se verá, o fim da adolescência não é marcado por mudanças de ordem fisiológica, mas sobretudo de ordem sócio-cultural; o presente artigo se dedica assim à adolescência em sentido restrito, tomando a idade da maioridade civil no caso brasileiro - 18 anos - como fim.

Definição

O termo adolescência é usado com vários significados em contextos diversos:

Construção histórico-social

Adolescência e juventude são fenômenos de forte caracterização cultural e sua definição está intimamente ligada à transformação da compreensão do desenvolvimento humano e também à transformação da forma como cada geração adulta se define a si própria.

A ideia de que a adolescência é uma fase qualitativamente diferente da infância e da idade adulta tem sua origem já na antiguidade. A base sócio-política dessa diferenciação só surgiu, no entanto, com a transformação das estruturas sociais ocorrida em fins do século XIX que permitiram que os jovens (adolescentes) fossem retirados do mercado de trabalho para frequentarem a escola e outras instituições educacionais. Ligados a essa idéia de adolescência como fase de formação para o trabalho foram propostos os termos "adolescência encurtada" e "adolescência estendida", que descrevem as diferentes oportunidades de formação e educação que têm pessoas que entram no mercado de trabalho mais cedo ou mais tarde - normalmente de acordo com a situação cultural e a possibilidade financeira da família. O aumento da complexidade das funções e papéis a serem exercidos na idade adulta levam a um aumento progressivo dessa fase de formação.

Adolescência e juventude na ciência

A fase da adolescência e da juventude são objeto de estudo das mais diferentes disciplinas - sociologia, política, psicologia, pedagogia, biologia, medicina, direito, etc. - e apresentam assim um grande número de diferentes significados. Tais significados abrangem por exemplo "juventude como fase do desenvolvimento individual", "juventude como ideal e mito" (com uma correspondente idealização dessa fase da vida) e "juventude como grupo social" que possui uma cultura própria.

Psicologia do desenvolvimento

Desenvolvimento cognitivo

O desenvolvimento cognitivo é, ao lado das mudanças corporais tratadas mais abaixo, uma das características mais marcantes da adolescência. Tal desenvolvimento se mostra sobretudo através:

  • do      aumento das [[operações mentais]];
  • da      melhora da qualidade no processamento de informações e
  • da      modificação dos processos que geram a consciência.

Dessa maneira o adolescente adquire a base cognitiva para redefinir as formas com que lida com os desafios do meio-ambiente, que se torna cada vez mais complexo, e das mudanças psicofisiológicas. As principais características desse desenvolvimento são:

Pensar em possibilidades - ou seja, o pensamento não se limita mais à realidade, mas atinge também hipóteses irreais e permite ao indivíduo gerar novas possibilidades de ação;

  1. Pensamento      abstrato - a      capacidade de abstrair se desenvolve, pemitindo ao indivíduo compreender      não somente conceitos abstratos, mas também estruturas complexas,      sobretudo sociais, políticas, científicas, econômicas e morais;
  2. Metacognição - o próprio pensamento é alvo de      reflexão, permitindo o direcionamento consciente da atenção, a reflexão e a avaliação de pensamentos      passados, abrindo assim caminho para as capacidades de autoreflexão e introspecção;
  3. Pensamento      multidimensional - o      indivíduo torna-se capaz de levar em conta cada vez mais aspectos dos      fenômenos. Essa capacidade permite ao indivduo compreender a      interdependência de fenômenos de diferentes áreas e argumentar a partir de      diferentes pontos de vista;
  4. Relativização      do pensamento - o      indivíduo se torna cada vez mais capaz de compreender outros pontos de      vista e sistemas de valores.

Desenvolvimento corporal e psicossexual

Crescimento físico

Durante a adolescência, o corpo do indivíduo cresce continuamente até a idade de 16 a 19 anos, quando a estatura adulta é alcançada - os rapazes atingem a estatura adulta em média dois anos mais tarde do que as moças. Tal crescimento, no entanto, não se dá de maneira contínua: aproximadamente aos 14-15 anos os rapazes - as moças dois anos antes - têm um "salto no crescimento", ou seja eles crescem em um ano mais do que nos anos anteriores e nos seguintes. Depois desse salto, a velocidade do crescimento diminui marcadamente até o indivíduo atingir sua altura final. Paralelamente ao crescimento físico há um aumento no peso, que, no entanto, é dependente da alimentação e da forma de vida.

As diferentes partes do corpo também crescem com velocidades diferentes. De maneira geral os membros superiores (braços) e inferiores (pernas) e a cabeça crescem mais rapidamente que o resto do corpo, atingindo seu tamanho final mais cedo. Isso leva a uma desproporção visível com relação ao tronco, que cresce mais devagar. Essa desproporção é observável também nos movimentos por vezes desajeitados, típicos da adolescência.

Até a idade de 11 anos, meninos e meninas tem aproximadamente a mesma força muscular. O crescimento muscular dos rapazes é, no entanto, maior, o que explica a maior força física média dos homens na idade adulta.

Puberdade

Mudanças corporais

Apesar das muitas diferenças individuais no crescimento e no desenvolvimento sexual, o processo de amadurecimento sexual apresenta uma certa sequência, comum tanto aos rapazes como às moças. Para as moças, no entanto, esse processo tem início, em média, dois anos mais cedo do que nos rapazes.

Desenvolvimento dos caracteres sexuais primários e secundários nas mulheres
  1. 10-11 anos: Início da formação dos quadris com a acumulação de gordura, primeiro crescimento dos seios e dos mamilos;
  2. 11-14 anos:
    1. Surgem os pelos pubianos (lisos), a voz torna-se mais grave, rápido crescimento dos ovários, da vagina, do útero e dos lábios da genitália;
    2. Os pelos pubianos tornam-se crespos
    3. Idade do "salto de crescimento" (ver acima), os seios começam a tomar forma (estágio primário), amadurecimento dos óvulos: menarca (primeira menstruação):
  3. 14-16 anos: Crescimento dos pelos axilares, os seios adquirem a forma adulta (estágio secundário)
Desenvolvimento dos caracteres sexuais primários e secundários nos homens
12-13 anos: Surgem os pelos pubianos (lisos); início do crescimento dos testículos, do escroto e do pênis, mudanças temporárias no peito; formação de esperma
  1. 13-16 anos:
    1. Início da mudança de voz, crescimento acelerado do pênis, dos testículos, do escroto, da próstata e da vesícula seminal, primeira ejaculação
    2. Os pelos pubianos tornam-se crespos
    3. Grande "salto de crescimento"
    4. Crescimento dos pelos axilares
  2. 16-18 anos: aparecimento da barba, início das "entradas" no contorno dos cabelos, marcante mudança de voz.

Em uma pesquisa realizada na Alemanha Schmid-Tannwald e Kluge registraram uma tendência entre as meninas de terem a menarca aproximadamente 1,3 anos mais cedo do que em uma pesquisa anterior de 1981. As meninas que foram preparadas pelos pais para esse fenômeno corporal relataram terem-no visto como natural, enquanto as moças que não haviam sido preparadas relataram terem tido um sentimento desagradável. Também entre os meninos o mesmo estudo registrou uma tendência de uma primeira ejaculação aproximadamente 1,7 anos mais cedo do que dez anos antes. Dos adolescentes entrevistados apenas 43% tiveram uma primeira ejaculação espontânea; 31% a tiveram através de masturbação e 5% através do ato sexual.

Mudanças hormonais

A ação dos hormônios, muito importantes na regulação do metabolismo, é muito complexa e ainda não completamente compreendida. Com relação ao crescimento corporal dois hormônios desempenham um papel preponderante: a somatotrofina, hormônio do crescimento produzido pela hipófise, e a tiroxina, produzida pela tiróide. A somatotrofina regula o crescimento do corpo como um todo; já a tiroxina, que só é produzida "sob instrução" da hipófise através da tirotrofina, regula principalmente o crescimento do cérebro, dos dentes e dos ossos.

A puberdade traz consigo uma mudança na ação dos hormônios. Ativada pelo hipotálamo a hipófise começa a secretar novos hormônios que agem sobre os órgãos sexuais (gonadotrofinas: hormônio folículo-estimulante e hormônio luteinizante) e sobre as glândulas supra-renais (hormônio adrenocorticotrófico). Nos meninos, aproximadamentes aos 11 anos, o hormônio folículo-estimulante provoca o desenvolvimento das células que produzem os espermatozóides e o hormônio luteinizante leva à produção do hormônio masculino, a testosterona. Esta, por sua vez, conduz aos desenvolvimento das características típicas masculinas. Já nas meninas, aproximadamente aos 9 anos, o hormônio folículo-estimulante leva ao amadurecimento dos folículos de Graaf no ovário, que produzem os óvulos, e o hormônio luteinizante à menstruação. Os ovários produzem, por sua vez, dois hormônios: o estrogênio, que regula o crescimento dos seios, dos pelos pubianos e a acumulação de gordura, e a progesterona, que regula o ciclo menstrual e a gravidez.

Aceleração e retardo no desenvolvimento

Como se viu, as mudanças típicas da adolescência iniciam, em média, em uma idade específica. No entanto alguns adolescentes iniciam o seu amadurecimento mais cedo do que a média enquanto outros o fazem mais tarde. Dos primeiros se diz que seu amadurecimento é acelerado, enquanto o dos segundo é retardado. Importante é notar que tal comparação só pode ser feita em algumas situações, pois tais diferenças existem entre pessoas de diferentes raças e de diferentes gerações.

Em nenhuma outra fase da vida há uma variação tão grande entre pessoas da mesma idade como na adolescência. Essa situação é ainda mais confusa porque o desenvolvimento físico, o social e o cognitivo (ver abaixo) não andam necessariamente juntos. O meio-ambiente, no entanto, reage de forma diferente, de acordo com o desenvolvimento visível da pessoa - meninos que parecem mais velhos tendem a ser tratados como mais velhos e vice-versa. Essa reação do meio ambiente influencia o desenvolvimento social e psicológico dos adolescentes de maneira marcante. Adolescentes com desenvolvimento retardado tendem a ser emocionalmente menos estáveis e menos satisfeitos; tendem a ter uma autoimagem mais negativa, a ser menos responsáveis e mais inseguros. Já os adolescentes com desenvolvimento acelerado têm um maior risco de terem problemas com drogas e com o comportamento social, provavelmente por terem acesso mais cedo a grupos mais velhos. Outros estudos registraram que rapazes com desenvolvimento acelerado apresentam algumas vantagens com relação a seus coetâneos: mesmo na idade de 38 anos eles se mostraram mais responsáveis, coocperativos, seguros, controlados e mais adaptados socialmente; ao mesmo tempo se mostraram mais convencionais, conformistas e com menos senso de humor; já os rapazes com desenvolvimento retardado mostraram-se, mesmo com 38 anos, mais impulsivos, instáveis emocionalmente, mas em compensasão mais capazes de reconhecer seus erros, mais inovativos e divertidos. Também com relação ao desenvolvimento da identidade há diferenças entre rapazes com desenvolvimento acelerado e retardado. Como têm mais tempo para desenvolver seu conhecimento e suas estratégias de coping os rapazes com desenvolvimento retardado tendem a ter melhores possibilidades no desenvolvimento da própria identidade, enquanto os rapazes com desenvolvimento acelerado acabam sendo introduzidos mais cedo no muno adulto e acabam assumindo uma identidade mais próxima aos padrões socialmente estabelecidos. Já no caso das moças a situação é um pouco distinta. Moças com desenvolvimento acelerado tendem a ter uma autoestima mais baixa por crescerem mais rapidamente e assim não corresponderem ao ideal de beleza culturalmente estabelecido. Por outro lado moças com uma menarca muito tardia parecem também mostrarem uma tendência a terem uma autoestima mais baixa. Resumindo: aceleração e retardo no desenvolvimento são dois fenômenos que podem trazer consigo certos riscos para o desenvolvimento da pessoa. No entanto um trabalho de esclarecimento dos pais e dos adolescentes pode reduzir esses risco de maneira drástica, oferecendo aos adolescentes melhores condições de desenvolvimento.

Outro fenômeno muito discutido é o da chamada aceleração secular, ou seja, a tendência, nos países ocidentais, de a puberdade iniciar cada vez mais cedo. Em um estudo comparativo, Tanner mostra como desde 1840 a idade média da menarca caiu de 17 anos para 13,5 anos na Noruega, fenômeno observável também em outros países europeus e nos Estados Unidos.19 Os adolescentes atingem, assim, a maturidade corporal cada vez mais cedo. Por outro lado o início da idade adulta - entrada no mercado de trabalho e formação de uma família - tende a ocorrer cada vez mais tarde devido à longa formação necessária (escola, universidade). Essas duas tendências contrárias geram novas oportunidades mas também novos desafios - e estresse - para os adolescentes.

A sexualidade do adolescente

Paralelamente ao início da maturidade sexual também o comportamento sexual começa a se desenvolver. Esse desenvolvimento é um processo muito complexo e é fruto da interação de vários fatores - desenvolvimento físico (ver acima), psicosocial, a exposição a estímulos sexuais (que é definida pela cultura), os grupos de contatos sociais (amigos, grupos de esporte, etc.), e as situações específicas que permitem o acesso à experiência erótica.

O início do desenvolvimento sexual se encontra já na infância. Não apenas os casos de abuso sexual, mas também as experiências quotidianas de troca de carinho e afeto, de relacionamentos interpessoais e de comunicação sobre a sexualidade desempenham um papel importantíssimo para o desenvolvimento do comportamento sexual e afetivo do adolescente e, posteriormente, do adulto. Importantes aqui são sobretudo processos de aprendizado através do modelo dos pais: em famílias em que carinho e afeto são trocados abertamente e em que a sexualidade não é um tabu os adolescentes desenvolvem outras formas de comportamento do que em famílias em que esses temas são evitados e considerados inconvenientes.

Comportamento sexual

Baseados em seus estudos com adolescentes alemães Schmid-Tannwald e Kluge (1998) defendem três teses que resumem o resultado desse trabalho:

 O desenvolvimento do comportamento social está cada vez mais acelerado, acompanhando a aceleração secular da maturidade sexual (ver acima "aceleração e retardo no desenvolvimento"). O início da vida sexual está ligado ao início da maturidade sexual (menarca nas moças e primeira ejaculação nos rapazes) mais do que a qualquer outro fator: a maior parte dos adolescentes tendem a ter sua primeira relação sexual nos primeiros anos após atingirem a maturidade sexual. Dessa forma, em um estudo de 1983 44% das moças e 33% dos rapazes com 17 anos afirmavam já ter tido uma relação sexual, enquanto em 1994 92% das moças e 79% dos rapazes com 17 anos diziam já ter tido uma experiência sexual. Apesar da pouca idade, a maioria dos adolescentes tende a trocar carícias e a fazer experiências de toques íntimos sem penetração ("petting") como preparação para o ato sexual. Já nos primeiros anos de atividade sexual ambos os sexos tendem a ver o sexo como algo belo, se bem que essa tendência seja maior entre os rapazes.

  1. O comportamento sexual de ambos os sexos está se aproximando cada vez mais: em 1983 a diferença entre a idade média da menarca e da primeira ejaculação era de 0,7 anos (ou seja, em média as moças tinham a primeira menstruação 9 meses antes dos rapazes); já em 1994 a diferença era de      apenas 0,3 anos (3-4 meses). Em 1983 as moças tendiam a ter a primeira      relação sexual 0,7 anos mais cedo do que os rapazes, já em 1994 a idade      era a mesma: 14,9 anos.
  2. O      comportamento sexual é influenciado pela cultura familiar. Mas mesmo em      famílias que tendem a conversar menos abertamente sobre sexualidade e      relacionamentos e a não preparar os adolescentes para a menarca e a      maturidade sexual os adolescentes têm uma vida sexual ativa - mesmo a      revelia dos pais.

Um outro ponto importante é a preferência dos adolescentes por relacionamentos estáveis ao invés de liberalidade sexual. Sobretudo para as moças uma vida sexual satisfatória está fortemente relacionada a um relacionamento estável e íntimo.

Sexualidade e contracepção

No estudo de 1983, 30% das moças e 50% dos rapazes diziam ter tido a primeira relação sem proteção, por crerem que não se engravida tão facilmente; já em 1994, 80% das moças e 76% dos rapazes alemães diziam ter utilizado algum tipo de método contraceptivo já no primeiro ano de vida sexual ativa. As principais razão para a pouca proteção é sobretudo pouco ou mesmo falso conhecimento: os adolescentes frequentemente não conhecem suficientemente o ciclo menstrual mas julgam saber quando podem ter sexo sem proteção e sem risco de gravidez. Em comparação às moças os rapazes têm um maior defict de conhecimento. O esclarecimento sobre a sexualidade ainda tende a ser feito por amigos ou livros e não em casa.

Prevenção de sexualidade precoce

A partir dos dados disponíveis, Oerter e Dreher (2002) enfatizam três ponto principais:

  1. O controle e o apoio sociais ao adolescente são importantes para o seu desenvolvimento - também para o sexual. A tendência atual, de a vida sexual ativa dos adolescentes se tornar cada vez mais aceita, de forma que os jovens podem, por exemplo, dormir com a namorada em casa torna a família um importante ponto de referência também com relação à sexualidade;
  2. A sexualiade faz parte do processo de desenvolvimento da própria identidade do adolescente e é assim uma parte importante do seu desenvolvimento humano;
  3. A sexualidade, como outras atividades na vida do adolescente, tem uma função no desenvolvimento da identidade. O desenvolvimento de outros interesses que tenham uma função análoga podem ajudar a evitar um início precoce da vida sexual.

Desenvolvimento da Identidade

O termo "identidade" corresponde à resposta à pergunta "quem sou eu?". A resposta a essa pergunta se desenvolve num longo e complexo processo que começa nas primeiras horas de vida e se estende até a mais alta idade. Nesse longo processo a adolescência representa um momento chave, de grande significado. No processo de desenvolvimento da identidade agem duas forças motrizes: (1) o desejo do indivíduo de conhecer a si mesmo (autoconhecimento) e (2) a busca de dar forma a si, de construir sua personalidade, se aprimorar e se desenvolver (autodesenvolvimento, al. Selbstgestaltung).

Durante muito tempo a adolescência foi vista como uma fase de "tempestades e tormentas" (Sturm umd Drang, por exemplo por Granvillle S. Hall ). Com o auxílio da pesquisa mais atual, no entanto, essa visão tem se tornado mais diferenciada. Por exemplo, quando medidas através de questionários, a autoimagem e a autoestima mantém-se relativamente estáveis durante toda a adolescência - se bem que em uma importante minoria, sobretudo entre as moças, há uma tendência de diminuição da autoestima.

Enquanto a autoimagem e a autoestima parecem permanecer constantes, a complexidade da estrutura da identidade aumenta constantemente durante a adolescência. Esse aumento de complexidade se mostra nos seguintes pontos:

  • A descrição de si se torna cada vez mais contexto-específica: por exemplo, a pessoa se vê como tímida diante de pessoas do outro sexo, mas autoconfiante diante de amigos e colegas;
  • A autoimagem real (como eu sou) e a autoimagem ideal (como eu gostaria de ser) são vistas cada vez mais como diferentes;
  • O "eu verdadeiro" é visto cada vez mais como diferente de um "eu falso" ou "fingido": enquanto adolescentes com 12 ou 13 anos não fazem essa diferença, rapazes e moças mais velhos a consideram importante;
  • Os adolescentes aprendem cada vez mais a verem-se pelos olhos dos outros;
  • A dimensão do tempo desempenha um papel cada vez mais importante na descrição de si: enquanto crianças se descrevem sempre no presente, os adolescentes começam a levar em conta o passado (como eu era) e o futuro (como eu gostaria de ser) em consideração.

Higgins (1987) descreveu três tipos de "si mesmo" - o si mesmo real, o si mesmo ideal (como a pessoa gostaria de ser) e o si mesmo como deveria ser (que representa a identificação da pessoa com determinadas obrigações e tarefas apresentadas pelo ambiente social). O ambiente social tem, ele mesmo (ou melhor, a pessoas que dele fazem parte), uma imagem de como o indivíduo é e de como ele deveria ser (expectativas). O aumento da complexidade na compreensão de si mesmo expõem o adolescente assim a diferentes tipos de discrepância:

  • Entre o si mesmo real e o ideal - ou seja, a imagem que o indivíduo faz de si não corresponde com a pessoa que ele gostaria de ser; a pessoa tende se sentir decepcionada e insatisfeita;
  • Entre o si mesmo real e a imagem que os outros têm do indivíduo - a imagem que a pessoa faz de si não corresponde àquela que outras pessoas - família, amigos - fazem; a pessoa tende a se sentir envergonhada e humilhada;
  • Entre o si mesmo real e o como deveria ser - a imagem que a pessoa faz de si não corresponde à idéia que ela faz a respeito das obrigações e tarefas que ele deveria cumprir; a pessoa tende a ter sentimentos de culpa e a fazer acusações, condenando-se a si mesma;
  • Entre o si mesmo real e as expectativas dos outros - a imagem que a pessoa faz de si não corresponde às expectativas e desejos da família, amigos ou outroas pessoas ou grupos importantes para o indivíduo; a pessoa tende a se sentir ameaçada, com medo, esposta a perigos e dor.

A tomada de consciência desses conflitos de interesses expõe o adolescente ao estresse e, dependendo da carga genética e do ambiente em que se desenvolve, ao risco de diversos tipos de problemas sociais e psicológicos - desde transtornos alimentares (anorexia, bulimia) até o suicídio, passando por problemas de desempenho escolar, abuso e dependência de substâncias químicas, fobias e depressão. Segundo estudos epidemiológicos europeus entre 15% e 22% da população infanto-juvenil apresenta alguma forma de distúrbio mental nessa faixa etária.

Significado social

Os adolescentes são um alvo cobiçado pelo comércio. Telemóveis, música contemporânea, jogos eletrónicos e roupas "da moda" são populares entre adolescentes, desde os últimos anos do século XX. Da mesma forma, a propaganda utiliza a imagem do próprio adolescente para vender seus produtos, buscando mostrar a idéia de jovialidade, mudança e independência. Em muitas culturas há cerimônias que celebram a passagem da adolescência ao mundo adulto, geralmente ocorrendo na adolescência. Por exemplo, a tradição judaica considera como adultos (membros da sociedade) os homens aos 13 e as mulheres aos 12 anos de idade, sendo a cerimônia de transição chamada Bat Mitzvah para as garotas e Bar Mitzvah para os rapazes. Os jovens católicos de ambos os sexos recebem o sacramento da Crisma por volta da mesma idade (16 anos). No Japão a passagem para a idade adulta é celebrada pelo Seijin Shiki (ou “cerimônia adulta” em tradução literal), marcando o Genpuku ("de menor de idade" ou "de maior de idade", do japonês). Em África, muitos grupos étnicos indígenas praticam ritos de iniciação, por vezes associada à circuncisão masculina ou feminina, esta com aspetos que têm sido postos em causa, por alegadamente atentarem contra a saúde física ou mental das jovens, como a excisão do clitoris e a infibulação.

Questões de instância legal

Em muitos países, pessoas maiores de uma certa idade (18 anos, em vários casos, apesar de variar de país a país) são legalmente considerados adultos. Pessoas que têm menos que essa delimitada idade podem ser considerados jovens demais para serem considerados culpados por crime. Isto chama-se defesa da infância. O direito a votar em eleições é dado a pessoas com idade mínima entre 16 e 21 anos, em muitos países.

A venda de certos produtos como cigarros, álcool, filmes e jogos eletrônicos com conteúdo pornográfico ou violento é proibido a menores de idade. Tais restrições de idade variam de país a país. Na prática, é possível encontrar pessoas que tiveram contato com estes produtos antes da maioridade.

Sexo entre adultos e adolescentes

A relação sexual entre adultos e adolescentes é regulada pelas leis de cada país referentes à idade de consentimento. Alguns países permitem o relacionamento a partir de uma idade mínima (12 anos na Arábia Saudita, 13 anos na Espanha, 14 no Brasil, Portugal, Itália, Alemanha e Áustria, 15 na França e Dinamarca, 16 na Noruega). Para além das restrições legais, a questão é muitas vezes tratada como um problema social, chegando alguns setores da sociedade a pregar a abstinência sexual nesta faixa etária.

Um exemplo de relacionamento com grande diferença de idade foi dramatizado no romance Lolita, de Vladimir Nabokov levado ao cinema pela primeira vez por Stanley Kubrick em 1962.

No Japão, o termo joshi-kousei (女子高生) indica as estudantes femininas de ensino médio e é usado por garotas de 16 a 18 anos. Elas são frequentemente notadas por suas obsessões por roupas, cultura pop e telefones celulares. A prostituição por parte delas, chamada enjo kosai (援助交際), tornou-se uma preocupação social japonesa a partir da década de 1990. O problema da prostituição juvenil e mesmo infantil é aliás preocupação em muitas sociedades.

Pornografia envolvendo pessoas abaixo de certa idade (geralmente 18) é também considerado inaceitável e é proibida na maioria dos países.

Emancipação de menores

A emancipação de menores é um mecanismo legal através do qual uma pessoa abaixo da idade da maioridade adquire certos direitos civis, geralmente idênticos àqueles dos adultos. A extensão dos direitos adquiridos, assim como as proibições remanescentes, variam de acordo com a legislação local.

No Brasil, porém, ainda que esteja emancipado, o menor de idade de 18 anos não comete crime e sim ato infracionário. Os efeitos da emancipação alcançam apenas a esfera civil, ou seja, o emancipado abaixo de 18 anos continua penalmente inimputável.

AS MATÉRIAS ACIMA CONSTANTES DA BÍBLIA

E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele. 1 João 4:16

Não na paixão da concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus. 1 Tessalonicenses 4:5

Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a fornicação, a impureza, o afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria; Colossenses 3:5

E disse-lhes: Desejei muito comer convosco esta páscoa, antes que padeça; Lucas 22:15

Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos. Hebreus 2:9

Vendo isto sua irmã Aolibá, corrompeu o seu imoderado amor mais do que ela, e as suas devassidões foram mais do que as de sua irmã. Ezequiel 23:11

Mas não admitas as viúvas mais novas, porque, quando se tornam levianas contra Cristo, querem casar-se; 1 Timóteo 5:11

Jumenta montês, acostumada ao deserto, que, conforme o desejo da sua alma, sorve o vento, quem a deteria no seu cio? Todos os que a buscarem não se cansarão; no mês dela a acharão. Jeremias 2:24

Depois Amnom sentiu grande aversão por ela, pois maior era o ódio que sentiu por ela do que o amor com que a amara. E disse-lhe Amnom: Levanta-te, e vai-te. 2 Samuel 13:15

Aos quais também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por espaço de quarenta dias, e falando das coisas concernentes ao reino de Deus. Atos 1:3

E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro. Romanos 1:27

Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte, e duro como a sepultura o ciúme; as suas brasas são brasas de fogo, com veementes labaredas. Cânticos 8:6

(Segundo o que está escrito na lei do Senhor: Todo o macho primogênito será consagrado ao Senhor); Lucas 2:23

Três vezes no ano todos os teus homens aparecerão diante do Senhor DEUS. Êxodo 23:17

No lugar santíssimo as comerás; todo o homem a comerá; santas serão para ti. Números 18:10

E, das mulheres que não conheceram homem algum, deitando-se com ele, todas as almas foram trinta e duas mil. Números 31:35

E o homem incircunciso, cuja carne do prepúcio não estiver circuncidada, aquela alma será extirpada do seu povo; quebrou a minha aliança. Gênesis 17:14

(Porque Joabe ficou ali seis meses com todo o Israel, até que destruiu a todo o homem em Edom). 1 Reis 11:16

Nisso, porém, consentiremos a vós: se fordes como nós; que se circuncide todo o homem entre vós; Gênesis 34:15

Pelo número contado de todo o homem da idade de um mês para cima, eram oito mil e seiscentos, que tinham cuidado da guarda do santuário. Números 3:28

Bendito serás mais do que todos os povos; não haverá estéril entre ti, seja homem, seja mulher, nem entre os teus animais. Deuteronômio 7:14

Conta os filhos de Levi, segundo a casa de seus pais, pelas suas famílias; contarás a todo o homem da idade de um mês para cima. Números 3:15

Os que deles foram contados pelo número de todo o homem da idade de um mês para cima, sim, os que deles foram contados eram sete mil e quinhentos. Números 3:22

E os que deles foram contados pelo número de todo o homem de um mês para cima, foram seis mil e duzentos. Números 3:34

E disseram os anciãos da assembléia: Que faremos acerca de mulheres para os que restaram, pois foram destruídas as mulheres de Benjamim? Juízes 21:16

E toda a casa de Acabe perecerá; destruirei de Acabe todo o homem, tanto o encerrado como o absolvido em Israel. 2 Reis 9:8

E todos os primogênitos homens, pelo número dos nomes dos da idade de um mês para cima, segundo os que eram contados deles, foram vinte e dois mil e duzentos e setenta e três. Números 3:43

Esta é a minha aliança, que guardareis entre mim e vós, e a tua descendência depois de ti: Que todo o homem entre vós será circuncidado. Gênesis 17:10

E sucedeu que, reinando ele, e estando assentado no seu trono, feriu a toda a casa de Baasa; não lhe deixou homem algum, nem a seus parentes, nem a seus amigos. 1 Reis 16:11

E disse o Senhor a Moisés: Conta todo o primogênito homem dos filhos de Israel, da idade de um mês para cima, e toma o número dos seus nomes, Números 3:40

Eis que trarei mal sobre ti, e arrancarei a tua posteridade, e arrancarei de Acabe a todo o homem, tanto o escravo como o livre em Israel; 1 Reis 21:21

Assim faça Deus aos inimigos de Davi, e outro tanto, se eu deixar até amanhã de tudo o que tem, até mesmo um menino. 1 Samuel 25:22

Todos os que foram contados dos levitas, que contaram Moisés e Arão por mandado do Senhor, segundo as suas famílias, todo o homem de um mês para cima, foram vinte e dois mil. Números 3:39

Porém se algum estrangeiro se hospedar contigo e quiser celebrar a páscoa ao Senhor, seja-lhe circuncidado todo o homem, e então chegará a celebrá-la, e será como o natural da terra; mas nenhum incircunciso comerá dela. Êxodo 12:48

Portanto, eis que trarei mal sobre a casa de Jeroboão; destruirei de Jeroboão todo o homem até ao menino, tanto o escravo como o livre em Israel; e lançarei fora os descendentes da casa de Jeroboão, como se lança fora o esterco, até que de todo se acabe. 1 Reis 14:10

Então tomou Abraão a seu filho Ismael, e a todos os nascidos na sua casa, e a todos os comprados por seu dinheiro, todo o homem entre os da casa de Abraão; e circuncidou a carne do seu prepúcio, naquele mesmo dia, como Deus falara com ele. Gênesis 17:23

Porque, na verdade, vive o Senhor Deus de Israel, que me impediu de que te fizesse mal, que se tu não te apressaras, e não me vieras ao encontro, não ficaria a Nabal até a luz da manhã nem mesmo um menino. 1 Samuel 25:34

E os que deles foram contados eram vinte e três mil, todo o homem da idade de um mês para cima; porque estes não foram contados entre os filhos de Israel, porquanto não lhes foi dada herança entre os filhos de Israel. Números 26:62

E disse: Quando ajudardes a dar à luz às hebréias, e as virdes sobre os assentos, se for filho, matai-o; mas se for filha, então viva. Êxodo 1:16

 


 CLICK NA FOTO OU NO RESULTADO

DE IMAGEM E VEJA MUITO MAIS...

 

Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
590 × 500 - esoterikha.com
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
2 dias atrás
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...
Resultado de imagem para IMAGENS DE TEORIA TRIANGULAR DO AMOR, PAIXÃO, SEXO E ...