DEUS NÃO É RELIGIÃO OU SEITA, POIS RELIGIÕES E SEITAS SÃO COISAS DOS HOMENS E MULHERES, COMO AS CRENDICES.

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8:32 - Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade. João 17:17 - Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna. João 6:47 - Porque nada podemos contra a verdade, senão pela verdade. 2 Coríntios 13:8.


O AMOR DE DEUS PARA COM OS SERES HUMANOS, É ABSOLUTAMENTE INCONDICIONAL, POIS OS CRIOU A SUA IMAGEM E SEMELHANÇA EM ESPÍRITO, E NÃO PODE NEGAR-SE A SI PRÓPRIO.


www.palavra10.com, é o maior site de receitas culinárias do mundo. São aproximadamente 1.500.000 receitas culinárias, com fotos dos pratos  (alimentos preparados). Clicando nas fotos você verá as receitas e os modos de preparos, entre outras orientações e divulgações. Neste site você encontra orientações pessoais, que se tornam uma autoajuda necessária para os problemas pessoais diários. Confira tudo.

 COMPARTILHE O SITE www.palavra10.com COM SEUS AMIGOS E PARENTES.


 CRIAÇÃO DA RAÇA HUMANA RACIONAL
Existem dois períodos distintos e importantes na criação da vida humana. 1º Período: Antes da criação do homem racional (pré-história) e 2º Período após a criação do homem racional, este último citado na Bíblia, em Gênesis Capítulo 1º (criação dos espíritos do homem e da mulher), e Gênesis, Capítulo 2º (criação dos corpos do homem e da mulher). É muito grande a falta de entendimento dos Ciêntistas e dos Religiosos, tornado-os radicais.


AJUDE A MANTER ESTE WEBSITE, DEPOSITE QUALQUER QUANTIA NA CONTA POUPANÇA DO BANCO DO BRASIL Nº 35.747-2, AGÊNCIA Nº 0869-9.

 

  

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
PALAVRA10
O QUE VOCÊ ACHA DESTE SITE?
ÓTIMO
BOM
REGULAR
Ver Resultados

Rating: 2.9/5 (5430 votos)




ONLINE
6





Partilhe esta Página





 

 


O HOMEM E A MULHER SÃO CARNÍVOROS OU HERBÍVOROS?
O HOMEM E A MULHER SÃO CARNÍVOROS OU HERBÍVOROS?

COMER CARNE?

 

O regime indicado ao homem no princípio, não compreendia alimento animal. Não foi senão depois do dilúvio, quando tudo quanto era verde na Terra havia sido destruído, que o homem recebeu permissão para comer carne.

Escolhendo a comida do homem, no Éden, mostrou o Senhor qual era o melhor regime; na escolha feita para Israel, ensinou Ele a mesma lição. Tirou os israelitas do Egito, e empreendeu educá-los, a fim de serem um povo para Sua possessão própria. Desejava, por intermédio deles, abençoar e ensinar o mundo inteiro. Proveu-lhes o alimento mais adaptado ao Seu desígnio; não carne, mas o maná, “o pão do Céu”. João 6:31. Foi unicamente devido a seu descontentamento e murmuração em torno das panelas de carne do Egito, que lhes foi concedido alimento cárneo, e isto apenas por pouco tempo. Seu uso trouxe doença e morte a milhares. Todavia a restrição a um regime sem carne não foi nunca aceita de coração. Continuou a ser causa de descontentamento e murmuração, franca ou secreta, e não ficou permanente.

Os filhos de Israel queriam carne, e disseram, como dizem muitos hoje em dia: Sem carne, morreremos. Deus deu carne ao rebelde Israel, mas com ela estava Sua maldição. Milhares deles morreram enquanto a carne que haviam desejado estava entre seus dentes. Temos o exemplo do antigo Israel, e a advertência de não fazermos como eles fizeram. Sua história de incredulidade e rebelião está registrada como especial advertência para que não sigamos o exemplo deles em murmurar das reivindicações de Deus. Como podemos prosseguir em nossa direção assim indiferentemente, escolhendo nossa própria orientação, seguindo a luz de nossos próprios olhos, e afastando-nos mais e mais de Deus, como os hebreus outrora? Deus não pode fazer grandes coisas por Seu povo devido a sua dureza de coração e pecaminosa incredulidade.

Verduras, frutas e cereais, devem constituir nosso regime. Nem um grama de carne deve entrar em nosso estômago. O comer carne não é natural. Devemos voltar ao desígnio original de Deus ao criar o homem.

Não é tempo de que todos visem dispensar a carne na alimentação? Como podem aqueles que estão buscando tornar-se puros, refinados e santos a fim de poderem fruir a companhia dos anjos celestes, continuar a usar como alimento qualquer coisa que exerça tão nocivo efeito na alma e no corpo? Como podem eles tirar a vida às criaturas de Deus a fim de consumirem a carne como uma iguaria? Volvam eles antes à saudável e deliciosa comida dada ao homem no princípio, e a praticarem eles próprios e ensinarem a seus filhos, a misericórdia para com as mudas criaturas que Deus fez e colocou sob nosso domínio.

Entre os que estão aguardando a vinda do Senhor, o comer carne será afinal abandonado; a carne deixará de fazer parte de sua alimentação. Devemos ter sempre isto em vista, e esforçar-nos por trabalhar firmemente nessa direção. Não posso pensar que estejamos em harmonia com a luz que Deus tem sido servido de nos dar, nessa prática de comer carne.

Entende-se contudo que quem escreveu estas palavras acima, esqueceu que os animais eram oferecidos por holocausto a DEUS, portanto se comer carne é abominável, acredito que este elemento herbívoro deveria falar com DEUS, pois o seu ensinamento não tem pé nem cabeça. O Pai da verdade é DEUS, e o Pai da mentira é o diabo. Veja que absurdo o mesmo escritor ou escritora se coloca como bom e melhor do que DEUS, na sua colocação absurda.

Maiores reformas devem-se ver entre o povo que professa aguardar o breve aparecimento de Cristo. A reforma de saúde deve efetuar entre nosso povo uma obra que ainda não se fez. Há pessoas que devem ser despertadas para o perigo de comer carne, que ainda comem carne de animais, pondo assim em risco a saúde física, mental e espiritual. Muitos que são agora só meio convertidos quanto à questão de comer carne, sairão do povo de Deus, para não mais andar com ele.

O uso comum de carne de animais mortos tem tido influência deteriorante sobre a moral, bem como na constituição física. A má saúde, em uma variedade de formas, caso fosse rastreada até à causa, mostraria o seguro resultado da alimentação cárnea.

Os que usam carne menosprezam todas as advertências que Deus tem dado relativamente a esta questão. Não possuem nenhuma prova de estar andando em caminhos seguros. Não têm a mínima desculpa quanto a comer a carne de animais mortos. A maldição de Deus repousa sobre a criação animal. Muitas vezes, ao ser comida, a carne deteriora-se no estômago, e cria doença. Câncer, tumores e doenças do pulmão são em grande escala produzidos por comer carne.

A carne nunca foi o alimento melhor; seu uso agora é, todavia, duplamente objetável, visto as doenças nos animais estarem crescendo com tanta rapidez. 

 

ALIMENTAÇÃO NA PRÉ-HISTÓRIA

 

⋆ Pré- história → período que marca as atividades humanas desde suas origem até o aparecimento da escrita – 4000 A.C.

✓ Há 3,5 milhões de anos surgem os primeiros mamíferos semelhantes ao homem, e já caminhavam em dois pés;

✓ O homem pré-histórico tem suas mãos livres para ir em busca de alimento, retirar caracóis das conchas, pegar frutos das árvores e lançar-se sobre outros animais mais velozes.

- Cria todo tipo de armas, arpões, lanças, redes de pesca, arcos, flechas, armadilhas.

- Muda sua alimentação que antes era apenas de vegetais e frutas para uma alimentação baseada na sua caça; passa então a comer carne.

- Essa passagem da alimentação vegetariana para carnívora traz sérias consequências na vida do homem. Ele passa a se organizar em grupos para melhor reunir esforços para atrair suas presas em emboscadas, esfola-las, esquarteja-las, e depois leva-las até uma árvore, caverna ou gruta onde o grupo estava fixado; para então com os demais companheiros, devorar a presa.

- Viviam nesses locais enquanto houvesse frutas, raízes, legumes, peixe ou caça, colhiam grão de trigo e faziam farinha; mas quando a comida se tornava escassa, os grupos saiam em busca de novo local onde oferecesse mais alimento. O homem torna-se desta forma nômade.

✓ Com a dieta carnívora, o homem acostumou-se ao sal encontrado na carne e passa a depender dele. Quando abandona o consumo de carne ou reduz a quantidade ingerida, procura outra fonte de sal para compensar.

- Aparece então o canibalismo. Grupos inteiros tornavam-se canibais porque lhes faltava a proteína da carne.

- O canibalismo também fazia parte de rituais mágicos; os inimigos eram comidos com muito prazer, não por gulodice ou fome, mas porque acreditavam que ao serem comidos, suas qualidades eram transferidas.

A DESCOBERTA DO FOGO

⋆ A crença na comida quente é bastante antiga, e o fogo mais antigo ainda. Começou a ser usado há cerca de 1,5 milhão de anos e foi importante para diferenciar os homens dos animais.

- O fogo era associado á magia e ao sobrenatural, era calor e luz; ele aquecia o homem nas noites frias, mantinha as feras afastadas, e logo seria usado para assar a caça ou a pesca. Desta forma a carne deixa de ser consumida crua e passa a ser assada diretamente sobre as chamas ou nas brasas presas por um espeto.

- O fogo vai mudar também as habilidades culinárias; o homem começa a fabricar pigmentos a partir do cozimento da gordura animal, como o sangue ou a albumina dos ovos, usando essas misturas para desenhar representações dos animais que caçava e outras figuras.

- Também o fogo vai contribuir para a conservação dos alimentos; as técnicas mais antigas surgiram na pré-história, quando o homem aprendeu que os alimentos se deterioravam no ar e no calor, perdendo sua pureza e propriedades nutritivas.

Os cereais passaram a serem torrados sobre as brasas na pedra, e as carnes, aves e pescados, defumados ou secos por exposição ao calor do fogo; somente mais tarde é que foram secas por exposição ao sol, bem como as frutas e vegetais.

- O fogo foi também o primeiro tempero descoberto pelo homem, uma vez que o sabor de uma comida dependia (depende) da temperatura em que ela é consumida.

✓ Também na pré-história, o homem aprende a cultivar a terra e a tirar dela alimentos necessários a sua subsistência. A caça até então era praticada de modo precário; o caçador andava quilômetros para encontrar apenas o estritamente necessário para sua alimentação. E como a população caçadora vinha crescendo, e com isso ocorrendo escassez de alimentos, era preciso arrumar uma nova forma de sobrevivência.

- O homem então descobre que uma semente germinada dá origem a uma nova planta que serve para alimentá-lo. Começa então a semear e colher sevada, trigo, milho, batata, feijão, mandioca e arroz.

- Nesse momento percebem que, para que esses grãos se desenvolvam, é necessário que sejam vigiados dos animais, pássaros e do próprio homem, então, mantêm-se nos acampamentos deixando com isso de serem nômades.

- Percebem a influência dos fenômenos naturais (meteorológicos) sobre a terra; observando o sol, a lua, as estações chuvosas ou de enchentes, sobre a melhor época de semear e de colher.

- As presas capturadas passam a ser mantidas vidas por mais tempo, dessa forma garantem um abastecimento mais prolongado de carne fresca. Dá-se inicio então a domesticação de animais.

A primeira criação foi de abelhas, seguida de antílopes, veados, hienas, cães, carneiros, cabras, vacas, ovelhas, porcos e galinhas.

- O homem fixa a terra, inventa novos instrumentos e aperfeiçoa outros; começa a trocar experiências com outros povos e grupos vizinhos; surge o comércio e as primeiras aldeias.

- Surgem utensílios de cerâmica, paras armazenar e conservar os alimentos; a alimentação humana passa a ser mais variada; o homem pode então iniciar-se na culinária propriamente dita – cozinhando alimentos e usando os condimentos descobertos.

- O alimento passa a ser preparado com antecedência, não tendo mais necessidade de ser assado quando o caçador voltava para seu abrigo;

⋆ Período Quaternário → 6000 A.C. paleolítico superior ( pedra lascada) anterior ao dilúvio, o homem vivia em cavernas, dedicava-se a caça, enquanto a mulher colhia frutos, nozes, raízes e cereais silvestres para completar a ração alimentar.

⋆ Período Mesolítico → 5000 A.C. os habitantes do Continente Europeu ainda eram recoletedores, ou seja, deixaram de se alimentar de carnes vermelhas, devido ao desaparecimento de ou migração dos grandes animais; deslocam-se para o litoral nórdico, onde havia abundância de pescados, aves aquáticas, ovos, lebres, lesmas, caracóis, cobras, raízes, bagas, nozes, etc. além de gado selvagem, renas, javalis para a caça.

Os homens juntavam-se em clãs ( homo socialis) em decorrência do raio e da chama dos vulcões, adoravam o fogo mas não sabiam produzir. Devoravam a carne chamuscada de animais mortos em incêndios nas florestas.

⋆ Período Neolítico → 4000 a. C., após o dilúvio, o homem começa a deslocar-se para as regiões glaciais, temperadas e tropicais; vendo que esse parasitismo nômade esgotava a terra, pois, por onde passavam alimentavam-se reservas naturais, instalam-se juntos a outras tribos (grupos) instalados às margens de lagos e rios, e passam a pescar em cestos de junco e secam os peixes ao sol.

- Com o advento da palavra tornou-se homo loquax e pode transmitir aos descendentes suas descobertas e hábitos; evoluiu para o homo sapiens, provavelmente no final da era glacial quando matava mamutes e rinocerontes e os comia inteiros, antes de aprender a selecionar apenas músculos tenros, fígados e miolos; mais tarde acrescenta à sua alimentação rena, e mais tarde cavalo.

- Com o desenvolvimento da inteligência, o homo faber passou ao artesanato e descobriu como guardar e conservar os alimentos.

⋆ Idade Antiga→ O crescimento da civilização tem como causa o aumento da eficiência do trabalho do homem. Nessa época, no antigo Egito, comia-se trigo, cevada, pão, bebia-se cerveja e hidromel; apareceram os bodegueiros, os confeiteiros, os pasteleiros, o criador de aves domésticas. A mesa dos faraós era esplêndida e farta, nos banquetes serviam trutas, pães e cervejas.

- Os tebanos foram os primeiros a deixar a massa azedar ou fermentar a massa de pão. achavam que o paraíso era “ um campo de farta alimentação”;

- Os egípcios adoravam o alho e faziam juramento ao deus couve, davam cebolas às honras reservadas aos imortais; outro condimento sagrado era o açafrão, presente nas pinturas de murais de cerimônias religiosas como ofertas ao deus sol; os egípcios já utilizavam fígados gordurosos de gansos cevados “foie-gras”; e o leite era guardado em vaso especial;

- Outros hábitos ficaram até hoje, como por exemplo: o ensopado de ervilhas, muita cebola, servido com cereal cozido e azeite de olivas; tendo incorporado grande parte da cozinha grega, italiana, árabe, turca e francesa; da batata doce fazem marron-glacê, entretanto a amêndoa é a guloseima preferida: “kanafa” ( patê de amêndoas) e “baklama” ( bolo de amêndoas)

- A população mulçumana mantém tradições relativas ao consumo de carne de carneiro ao espeto “ méchoni”, carne de camelo, coelho, galinha, pombo, etc.; apreciam o figo.

PRIMEIROS COZINHEIROS

Na antiguidade, os gregos levavam muito a sério a arte de comer, geraram com isso um refinamento da cozinha. A comida era preparada por escravos que possuíam um lugar de destaque em relação aos demais escravos.

O trabalho do cozinheiro passou a ser feito pelo padeiro, que foram evoluindo até chegarem a chef de cozinha.

- Os primeiros registros sobre cozinha são de Arquestratos, no livro Vida de Prazer.

- Na Idade Antiga (antiga Roma) um cozinheiro de destaque foi Apício ( Marco Gávio Apício); deixou um importante manuscrito chamado De re-coquinaria –

- Antonin Carême, considerado o maior chefe do século 19, com elaboração de pratos mais elaborados, refinados e luxuosos; surge então os especialistas em culinária (gastrônomo) como Grimog de la Reynière e Brillat-Savarin;

A LEI DA ALIMENTAÇÃO

 

Em certa ocasião encontrei-me com uma pessoa proveniente de um país asiático com a qual depois de alguns minutos iniciamos conversa a respeito das diferenças entre seu país de origem e o meu. À medida que a confiança aumentava tive a oportunidade de perguntar-lhe algo sobre o que tinha desejo de confirmar. Fiz a pergunta procurando não lhe ofender, e não a fiz sem antes pensar em que sua resposta podia mostrar-me seu descontentamento. A minha pergunta foi: “Me falaram que em alguns países da Ásia (para não lhe dizer, o teu) comem besouros, moscas, baratas, e outras coisas como essas”. Ante minhas palavras eu esperava receber sua reprovação negativa, mas não foi assim, surpreendentemente o homem teve grande ânimo e começou a descrever o que em seu país se fazia. Ele me disse: “Se soubesse que bom sabor tem as baratas. Minha esposa sabe como prepara-las e fica delicioso”.

Para demonstrar-me que sua esposa sabia como preparar baratas passou a me explicar o processo. Imediatamente com os olhos brilhando, me explicou que um bom prato de cachorro ou gato é uma experiência muito agradável. Realçando a sua esposa, me disse que ela possuía bastante habilidade para prepara-los.

Em alguns países da Ásia, além de moscas, formigas, macacos, vermes, besouros e cobras, também se comem morcegos que esticando suas asas por certo chegam a um metro.

Em outra ocasião tive a oportunidade de assistir a um programa cultural a respeito dos aborígines australianos. Pareceu-me curioso que uns deles, acompanhados por um explorador desse país, entraram em um lugar pantanoso aonde o lodo chegava quase à altura da cintura. Introduziram suas mãos no lodo e começaram a buscar, não demorou e nem foi difícil encontraram o que pareciam lombrigas gigantescas ou serpentes, grossas como um antebraço de homem e com um pouco mais de um metro de comprimento. Em seguida as assaram na brasa e as comeram.

Geralmente se diz que comer certos animais é apenas cultural, de lugar geográfico e de sobrevivência. Por isso, o que para uns é comestível a outros causa nojo. Humanamente falando, isso é certo, a pessoa normalmente come o que em seu ambiente se toma como comestível e descarta aquilo que não se toma como comestível. Assim é como as coisas sucedem entre os humanos.

Deus conhece as intenções humanas, sabe que por causa de sua curiosidade o homem é capaz de comer tudo que se move, o que colocarem frente a seus olhos, cujo porque, por certo, é por causa do erro cometido no jardim do Éden, quando o homem transgrediu a ordem divina de comer o fruto proibido, a partir de então o humano come de tudo o que é proibido. Deus não deixou todos os animais para que o homem pudesse come-los. Por razões desconhecidas pelos humanos, o Criador proibiu de comermos qualquer animal, mesmo que a ciência não encontre razões válidas para tal proibição. Mas devem existir razões de peso para não permitir que os humanos comam a tudo que se move. Essas razões as desconhecemos, mas seguramente existem suficientes razões para que Deus assim tenha ordenado.

Este estudo tem o propósito de demonstrar alguns pontos relacionados a essa atitude, assim como também comentar o que a Palavra de Deus diz a esse respeito. O convite ao estudante é o de pensar no que o homem começou a fazer depois do pecado.

Os primeiros registros

Leia Gênesis 2: 16, 17. Esse é o primeiro registro do qual se tem conhecimento em relação ao alimento para os humanos. De acordo a esta passagem Bíblica, o homem foi constituído frutívoro, quer dizer, se alimentava de frutos que o mantinham saudável. Com certeza o necessário para manter-lhe a perfeita saúde, sendo que não necessitava de mais nada. Lamentavelmente o pecado fez grandes estragos no sistema humano, pois não somente o impediu de ter comunicação com Deus, mas também iniciou nele um processo de desgaste que finalmente o conduziu a morte. Esse desgaste teve como resultado a necessidade de suprir o necessário para seu sustento, já que os frutos e a criação como um todo entrou em fase de corrupção de modo que as vitaminas, minerais, carboidratos e tudo quanto é fonte de vida para o ser humano tornaram-se insuficientes para o seu sustento.

 

Pergunta: Qual é o primeiro registro que temos com relação à alimentação? Como foi constituído o homem? O que fez o pecado?

2) Foi a raiz do pecado cometido, que foi dado ao homem comer plantas (Gênesis 3: 18). Claro que o sentido comum nos conduz a entender que a disposição divina de dar-lhe a comer as plantas do campo não foi um castigo pela desobediência, mas sim um meio pelo qual ajudar-lhe em sua sobrevivência. A partir do pecado o homem não comeria somente frutas, mas também plantas.

 

Pergunta: Por que o homem passou a também ser herbívoro?

3) A situação não parou ali, mas continuou mais à frente. Séculos mais tarde, depois que o homem foi expulso do Éden, veio o dilúvio que acabou com a vida de todo ser vivente sobre a superfície da terra. Foi quando Noé saiu da arca que Deus lhe falou dizendo: “Tudo quanto se move, que é vivente, será para vosso mantimento; tudo vos tenho dado como a erva verde”. [Gênesis 9: 3]. A decisão divina de que o homem comeria a carne dos animais não deve ser entendida como vingança ou como castigo por haver desobedecido, notoriamente, Deus não é rancoroso, não deseja o mal para o ser humano, mas sim sua preservação.

Pergunta: O que foi dado para comer ao homem depois do dilúvio?

4) Certamente o homem O desobedeceu, porém isso de forma alguma significou abandono da parte de Deus. O homem rompeu os laços de união eterna com seu Criador, mas isso não significa que Deus o tenha depreciado. Deus sempre tem se preocupado pelo bem do homem, por causa disso se entende que ter permitido ao homem comer carne, o fez por motivos claros que com certeza Lhe pareceram adequados, como um bom suplemento alimentar.

 

Pergunta: Por que Deus permitiu ao homem comer carne? Seria por abandono?

5) É interessante voltarmos a ler o versículo 3: “Tudo quanto se move, que é vivente, será para vosso mantimento”, pois nos faz questionar o seguinte: Estava Deus tão irritado com o homem que pudesse castiga-lo fazendo-o comer inclusive animais  peçonhentos a fim de que padecesse grandes estragos em sua saúde? A resposta continua sendo não, Deus não age como o fazem os humanos. Que poderia significar essa frase hoje para os leitores da Bíblia, mais de cinco mil anos depois que foi dita a Noé? Sem medo de estar equivocado, hoje a frase “Tudo quanto se move, que é vivente” significa precisamente tudo, sem excluir besouros, camelos, suínos, cavalos, polvos, ostras, etc. Mas... Significou o mesmo para Noé? Entendeu ele que Deus lhe estava dizendo que podia comer lagartixas, camaleões, morcegos, hienas, aranhas, sanguessugas, lesmas, lombrigas, etc.? O sentido comum do qual estamos dotados nos faz perceber que a palavra “tudo” não inclui semelhantes coisas. Com certeza o sentido das palavras divinas não deve ser entendido como se tivesse sido dado a Noé a liberdade para comer qualquer animal. As pessoas das quais a Bíblia nos fala possuíam o sentido comum como nós na atualidade. A Escritura claramente informa que os humanos conheciam que existia diferença entre animais limpos e imundos, ou seja, animais que se pode comer e animais que não se pode comer. Veja o seguinte exemplo: leia Gênesis 7: 2.

 

Pergunta: O que nos significa o versículo 3? Será que isso significava que o homem poderia comer tudo, incluindo animais peçonhentos e outros mais? Por que não? Por que sabemos que os homens da época em que foi-lhes dado comer carne sabiam a diferença entre animais limpos e imundos?

6) Não se encontra no relato bíblico quando foi que Deus deu a conhecer a diferença entre animais limpos e impuros, contudo, Noé conhecia essa diferença, ele conhecia quais eram os animais limpos, de fato, ao dar-lhe Deus a ordem ele não vacilou em obedecer. Se não soubesse nada a respeito da diferença entre os animais, primeiro teria que ter sido instruído por Deus a esse respeito, mas não foi assim. Deus deu a ordem e ele obedeceu. E mais, Deus mesmo declara que salvaria Noé por o ter achado justo em sua geração. Ou seja. Noé era santo, livre do pecado e obediente à vontade do Criador, o que leva a concluir que não comia qualquer coisa, apenas aquelas que lhe provera a mente divina como comestíveis para a humanidade. 

 

Pergunta: Por que podemos saber que Noé sabia a diferença entre animais limpos e imundos?

7) O relato da criação, os dos primeiros incidentes ocorridos com a humanidade, a obediência e a desobediência à vontade de Deus, não estão totalmente relatados nas Escrituras, apenas uns sete capítulos informam a respeito, disso se entende ser o motivo de que em apenas pequenos registros estão relacionados os animais limpos e impuros, quer dizer, aos que se pode ou não comer, são fragmentos aqui e ali, mas não por isso carecem de importância. O entendimento do qual somos dotados obtém suficiente informação desses registros.

 

Pergunta: Por que mesmo tendo poucos relatos bíblicos a respeito da criação, e do inicio da humanidade podemos ter a certeza de que a lei dos alimentos puros e imundos já vigorava desde o principio?

Conceitos sobre a lei da alimentação

8) Em algumas ocasiões se comenta que a lei da alimentação foi dada exclusivamente ao povo israelita, e que os cristãos estão desobrigados a obedece-la. Tal declaração possui um lado correto e um incorreto. Certamente Deus deu todas as Suas leis a Israel porque esse era Seu povo. Deus não deu Suas leis aos egípcios, aos gregos, aos caldeus, etc. Com nenhum outro povo fez Deus um pacto, mas só com Israel, por isso, é certo afirmar que as leis da alimentação, como todas as outras leis, foram dadas a eles e não a outro povo. Dessa maneira quando se diz que Deus deu a lei da alimentação aos Israelitas se diz uma verdade irrefutável simplesmente porque eles eram o povo escolhido, nenhum outro povo foi escolhido por Deus. Mas afirmar que os cristãos não necessitam obedecer tal lei, é algo que merece profunda consideração.

 

Pergunta: Está correto dizer que a lei da alimentação foi dada ao povo de Israel? Por que? Podemos afirmar, sem profunda consideração que os cristãos estão isentos da lei da alimentação?

9) Normalmente se pensa que o novo pacto é para os cristãos, e que dentro dele não existe obrigação de guardar leis, simplesmente “porque Cristo as obedeceu em favor de Seu povo”. Isso é um grande erro que merece urgente estudo. Por honra a verdade pode dizer-se que ser filho de Deus por intermédio do sangue de Cristo não desobriga a ninguém de obedecer às leis morais divinas, pelo contrário, o obriga a sua obediência, e a Deus é dada a autoridade legal para salvar ou para condenar a pessoa no ultimo dia.

 

Perguntas: O que geralmente se pensa? Isso é correto? Por que não?

Razão da obediência de Israel a lei da alimentação

10) Leia Deuteronômio 14: 2, 3

Depois que Deus libertou o povo de Israel da escravidão no Egito, passou a estabelecer com eles uma relação muito estreita. Tal relação se deve ao grande apreço que lhes tem. Foi precisamente devido a isso que se estabeleceu o antigo pacto no monte Sinai. Pouco antes de ser feito esse pacto, Deus lhes informou que se eles o aceitassem seriam colocados em uma posição muito excelente, tanto que isso incluía o honroso qualificativo de povo santo. Se Deus declarou santo o povo, significa que eles eram um povo santo. É por isso que Deuteronômio 14: 2, 3 claramente diz: “Porque és povo santo ao SENHOR teu Deus ... Nenhuma coisa abominável comereis”.

De acordo com essa passagem, Israel não devia comer animais imundos porque era povo santo. Eles deviam evitar come-los não para ser santos, mas sim, porque o eram. Talvez o conceito divino sobre o qual a santidade se preserva deste mundo e do conceito humano.

Para muitos homens, para que as pessoas sejam santas não devem praticar as coisas más, mas para Deus as pessoas não as devem praticar porque são santas, e pela abstenção do pecado preservam essa santidade. Assim sendo, Israel não devia comer animais imundos porque era povo santo para Deus.

NOTA: Abaixo queremos colocar a verdade sobre os animais limpos e imundos constantes da BÍBLIA, para que não te levem com mentiras a engano:

Deuteronômio 14

1 Filhos sois do SENHOR vosso Deus; não vos dareis golpes, nem fareis calva entre vossos olhos por causa de algum morto.

2 Porque és povo santo ao Senhor teu Deus; e o Senhor te escolheu, de todos os povos que há sobre a face da terra, para lhe seres o seu próprio povo.

3 Nenhuma coisa abominável comereis.

4 Estes são os animais que comereis: o boi, a ovelha, e a cabra.

5 O veado e a corça, e o búfalo, e a cabra montês, e o texugo, e a camurça, e o gamo.

6 Todo o animal que tem unhas fendidas, divididas em duas, que rumina, entre os animais, aquilo comereis.

7 Porém estes não comereis, dos que somente ruminam, ou que têm a unha fendida: o camelo, e a lebre, e o coelho, porque ruminam mas não têm a unha fendida; imundos vos serão.

8 Nem o porco, porque tem unha fendida, mas não rumina; imundo vos será; não comereis da carne destes, e não tocareis nos seus cadáveres.

9 Isto comereis de tudo o que há nas águas; tudo o que tem barbatanas e escamas comereis.

10 Mas tudo o que não tiver barbatanas nem escamas não o comereis; imundo vos será.

11 Toda a ave limpa comereis.

12 Porém estas são as que não comereis: a águia, e o quebrantosso, e o xofrango,

13 E o abutre, e o falcão, e o milhafre, segundo a sua espécie.

14 E todo o corvo, segundo a sua espécie.

15 E o avestruz, e o mocho, e a gaivota, e o gavião, segundo a sua espécie.

16 E o bufo, e a coruja, e a gralha,

17 E o cisne, e o pelicano, e o corvo marinho,

18 E a cegonha, e a garça, segundo a sua espécie, e a poupa, e o morcego.

19 Também todo o inseto que voa, vos será imundo; não se comerá.

20 Toda a ave limpa comereis.

21 Não comereis nenhum animal morto; ao estrangeiro, que está dentro das tuas portas, o darás a comer, ou o venderás ao estranho, porquanto és povo santo ao Senhor teu Deus. Não cozerás o cabrito com leite da sua mãe.

22 Certamente darás os dízimos de todo o fruto da tua semente, que cada ano se recolher do campo.

23 E, perante o Senhor teu Deus, no lugar que escolher para ali fazer habitar o seu nome, comerás os dízimos do teu grão, do teu mosto e do teu azeite, e os primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas; para que aprendas a temer ao Senhor teu Deus todos os dias.

24 E quando o caminho te for tão comprido que os não possas levar, por estar longe de ti o lugar que escolher o Senhor teu Deus para ali pôr o seu nome, quando o Senhor teu Deus te tiver abençoado;

25 Então vende-os, e ata o dinheiro na tua mão, e vai ao lugar que escolher o Senhor teu Deus;

26 E aquele dinheiro darás por tudo o que deseja a tua alma, por vacas, e por ovelhas, e por vinho, e por bebida forte, e por tudo o que te pedir a tua alma; come-o ali perante o Senhor teu Deus, e alegra-te, tu e a tua casa;

27 Porém não desampararás o levita que está dentro das tuas portas; pois não tem parte nem herança contigo.

28 Ao fim de três anos tirarás todos os dízimos da tua colheita no mesmo ano, e os recolherás dentro das tuas portas;

29 Então virá o levita (pois nem parte nem herança tem contigo), e o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, que estão dentro das tuas portas, e comerão, e fartar-se-ão; para que o Senhor teu Deus te abençoe em toda a obra que as tuas mãos fizerem.

 

Pergunta: O que aconteceu depois que Deus libertou os israelitas do Egito? O que foi estabelecido entre Deus e os israelitas? O que Deus lhes informou antes de o pacto entrar em vigor? O eu significa Deus ter declarado que Israel seria um povo santo? O que de acordo com essa passagem bíblica o povo de Israel, por ser santo, não deveria fazer? O que os homens acreditam que é necessário para se ser santo?

Lista de animais limpos e imundos

11) Leia Deuteronômio 14: 4-8

Com certeza nessa lista não aparecem todos os animais, só alguns animais, aqui não são mencionados o cachorro, o gato, o cavalo, a zebra, a hiena, o leão, o tigre, o hipopótamo, etc. Porém o sentido comum com o qual somos dotados claramente adverte a designação específica por meio da qual se pode entender quais são os animais que não se deve comer. De acordo com Deus, os animais comestíveis são aqueles que possuem casco fendido e que às vezes ruminam. Se só ruminam como o coelho, mas não tem casco são imundos; de igual maneira, se somente tem casco, mas não ruminam como o porco, então são imundos, não devem ser comidos. Essa é a lei referente aos quadrúpedes, dada por Deus a Israel.

 

Pergunta: De que forma, Deus, nos informa que animais são puros e que animais são imundos?

12) O registro continua: leia agora Deuteronômio 14: 9, 10
A seguinte característica corresponde aos animais aquáticos. Sobre eles disse Deus a Israel, que poderiam comer aqueles que possuíssem barbatanas e escamas, o que nos demonstra que o animal comestível deve possuir barbatanas e escamas ao mesmo tempo. O texto não diz: que tenha barbatanas ou escamas, mas sim que tenha barbatanas e escamas, o que identifica dentre os animais aquáticos quais seriam os comestíveis. Animais como o polvo, lula, as ostras, os mariscos, ouriços, camarões, os peixes lisos, ou seja, sem barbatanas ou escamas, enguias, caracóis, lagostas, e todos os peixes de couro, ou seja, sem escamas, etc. são imundos, sua carne não foi declarada por Deus comestível para Seu povo.

 

Pergunta: Quais animais aquáticos não podemos comer? Quais podemos comer?

13) A terceira designação é referente às aves. Leia Deuteronômio 14: 11-18
Esta lista também é curta, já que um grande número de aves comestíveis e não comestíveis não são nomeadas.


Pergunta
: Cite algumas aves comestíveis e outras não?

14) A quarta designação se refere aos insetos. Leia Deuteronômio 14: 19
Esse texto é curto, não identifica a nenhum inseto, mas existe uma lista bastante específica em Levítico 11: 20-23... leia.

Para muitos esse texto poderia ser intolerável devido a que nós normalmente não comemos insetos, contudo, come-los não é pecado, inclusive João Batista se alimentava de alguns aqui listados.

NOTA: Abaixo queremos colocar a verdade sobre os animais limpos e imundos constantes da BÍBLIA, para que não te levem com mentiras a engano:

Levítico 11

1 E falou o SENHOR a Moisés e a Arão, dizendo-lhes:

2 Fala aos filhos de Israel, dizendo: Estes são os animais, que comereis dentre todos os animais que há sobre a terra;

3 Dentre os animais, todo o que tem unhas fendidas, e a fenda das unhas se divide em duas, e rumina, deles comereis.

4 Destes, porém, não comereis; dos que ruminam ou dos que têm unhas fendidas; o camelo, que rumina, mas não tem unhas fendidas; esse vos será imundo;

5 E o coelho, porque rumina, mas não tem as unhas fendidas; esse vos será imundo;

6 E a lebre, porque rumina, mas não tem as unhas fendidas; essa vos será imunda.

7 Também o porco, porque tem unhas fendidas, e a fenda das unhas se divide em duas, mas não rumina; este vos será imundo.

8 Das suas carnes não comereis, nem tocareis nos seus cadáveres; estes vos serão imundos.

9 De todos os animais que há nas águas, comereis os seguintes: todo o que tem barbatanas e escamas, nas águas, nos mares e nos rios, esses comereis.

10 Mas todo o que não tem barbatanas, nem escamas, nos mares e nos rios, todo o réptil das águas, e todo o ser vivente que há nas águas, estes serão para vós abominação.

11 Ser-vos-ão, pois, por abominação; da sua carne não comereis, e abominareis o seu cadáver.

12 Todo o que não tem barbatanas ou escamas, nas águas, será para vós abominação.

13 Das aves, estas abominareis; não se comerão, serão abominação: a águia, e o quebrantosso, e o xofrango,

14 E o milhano, e o abutre segundo a sua espécie.

15 Todo o corvo segundo a sua espécie,

16 E o avestruz, e o mocho, e a gaivota, e o gavião segundo a sua espécie.

17 E o bufo, e o corvo marinho, e a coruja,

18 E a gralha, e o cisne, e o pelicano,

19 E a cegonha, a garça segundo a sua espécie, e a poupa, e o morcego.

20 Todo o inseto que voa, que anda sobre quatro pés, será para vós uma abominação.

21 Mas isto comereis de todo o inseto que voa, que anda sobre quatro pés: o que tiver pernas sobre os seus pés, para saltar com elas sobre a terra.

22 Deles comereis estes: a locusta segundo a sua espécie, o gafanhoto devorador segundo a sua espécie, o grilo segundo a sua espécie, e o gafanhoto segundo a sua espécie.

23 E todos os outros insetos que voam, que têm quatro pés, serão para vós uma abominação.

24 E por estes sereis imundos: qualquer que tocar os seus cadáveres, imundo será até à tarde.

25 Qualquer que levar os seus cadáveres lavará as suas vestes, e será imundo até à tarde.

26 Todo o animal que tem unha fendida, mas a fenda não se divide em duas, e todo o que não rumina, vos será por imundo; qualquer que tocar neles será imundo.

27 E todo o animal que anda sobre as suas patas, todo o animal que anda a quatro pés, vos será por imundo; qualquer que tocar nos seus cadáveres será imundo até à tarde.

28 E o que levar os seus cadáveres lavará as suas vestes, e será imundo até à tarde; eles vos serão por imundos.

29 Estes também vos serão por imundos entre os répteis que se arrastam sobre a terra; a doninha, e o rato, e a tartaruga segundo a sua espécie,

30 E o ouriço cacheiro, e o lagarto, e a lagartixa, e a lesma e a toupeira.

31 Estes vos serão por imundos dentre todos os répteis; qualquer que os tocar, estando eles mortos, será imundo até à tarde.

32 E tudo aquilo sobre o que cair alguma coisa deles estando eles mortos será imundo; seja vaso de madeira, ou veste, ou pele, ou saco, qualquer instrumento, com que se faz alguma obra, será posto na água, e será imundo até à tarde; depois será limpo.

33 E todo o vaso de barro, em que cair alguma coisa deles, tudo o que houver nele será imundo, e o vaso quebrareis.

34 Todo o alimento que se come, sobre o qual cair água de tais vasos, será imundo; e toda a bebida que se bebe, depositada nesses vasos, será imunda.

35 E aquilo sobre o que cair alguma parte de seu corpo morto, será imundo; o forno e o vaso de barro serão quebrados; imundos são: portanto vos serão por imundos.

36 Porém a fonte ou cisterna, em que se recolhem águas, será limpa, mas quem tocar no seu cadáver será imundo.

37 E, se dos seus cadáveres cair alguma coisa sobre alguma semente que se vai semear, será limpa;

38 Mas se for deitada água sobre a semente, e se dos seus cadáveres cair alguma coisa sobre ela, vos será por imunda.

39 E se morrer algum dos animais, que vos servem de mantimento, quem tocar no seu cadáver será imundo até à tarde;

40 E quem comer do seu cadáver lavará as suas vestes, e será imundo até à tarde; e quem levar o seu corpo morto lavará as suas vestes, e será imundo até à tarde.

41 Também todo o réptil, que se arrasta sobre a terra, será abominação; não se comerá.

42 Tudo o que anda sobre o ventre, e tudo o que anda sobre quatro pés, ou que tem muitos pés, entre todo o réptil que se arrasta sobre a terra, não comereis, porquanto são uma abominação.

43 Não vos façais abomináveis, por nenhum réptil que se arrasta, nem neles vos contamineis, para não serdes imundos por eles;

44 Porque eu sou o Senhor vosso Deus; portanto vós vos santificareis, e sereis santos, porque eu sou santo; e não vos contaminareis com nenhum réptil que se arrasta sobre a terra;

45 Porque eu sou o Senhor, que vos fiz subir da terra do Egito, para que eu seja vosso Deus, e para que sejais santos; porque eu sou santo.

46 Esta é a lei dos animais, e das aves, e de toda criatura vivente que se move nas águas, e de toda criatura que se arrasta sobre a terra;

47 Para fazer diferença entre o imundo e o limpo; e entre animais que se podem comer e os animais que não se podem comer.


Pergunta
: Que insetos podemos comer?

15) Levítico 11 é bastante amplo ao declarar outros animais não mencionados em Deuteronômio 14, por exemplo: Leia Levítico 11: 27, 29, 41, 42, 46, 47.


Pergunta
: Que outros animais também são comestíveis ou imundos?

16) Tanto Levítico capítulo 11 como Deuteronômio capitulo 14 trazem a lista de animais comestíveis e não comestíveis.

Algumas variantes podem ser encontradas em ambos os capítulos deixando mais claro ao entendimento de seus leitores, motivo pelo qual é recomendado ler ambas as listas.

Ademais dos animais listados como não comestíveis existem muitos mais que poderemos descobrir observando as características dos mesmos, entre eles alguns: lesmas, caracóis, lombrigas, vermes, tatu, e muitos mais.

Pergunta: Em que capítulos dos livros da Bíblia encontramos listas dos animais comestíveis ou não? De que forma podemos descobrir outros?

O HOMEM EVOLUIU COMO UM ANIMAL CARNIVORO OU VEGETARIANO?

É comum, atualmente, que no debate entre consumidores de carne e vegetarianos sejam utilizados argumentos relacionados aos "homens das cavernas", uns argumentando que os homens evoluíram como carnívoros e outros argumentando que evoluíram como vegetarianos. O presente texto traz considerações com relação a esse assunto. Conforme a teoria evolutiva corrente, por volta de 6 e 7 milhões de anos atrás viveu nas florestas africanas um antepassado do homem do tamanho de um chimpanzé, denominado Orrorin tugenensis. Esse proto-homem passava a maior parte do tempo nas árvores, em busca de seu alimento (frutas e folhas), mas as vezes descia ao solo. A presença de grandes molares e de pequenos caninos sugere que esses hominídeos tinham uma dieta baseada em vegetais, mas podemos inferir que, eventualmente, insetos e pequenos vertebrados também fizessem parte de sua dieta, à semelhança do que ocorre entre os chimpanzés.

É comum, atualmente, que no debate entre consumidores de carne e vegetarianos sejam utilizados argumentos relacionados aos "homens das cavernas", uns argumentando que os homens evoluíram como carnívoros e outros argumentando que evoluíram como vegetarianos. O presente texto traz considerações com relação a esse assunto. Conforme a teoria evolutiva corrente, por volta de 6 e 7 milhões de anos atrás viveu nas florestas africanas um antepassado do homem do tamanho de um chimpanzé, denominado Orrorin tugenensis. Esse proto-homem passava a maior parte do tempo nas árvores, em busca de seu alimento (frutas e folhas), mas as vezes descia ao solo. A presença de grandes molares e de pequenos caninos sugere que esses hominídeos tinham uma dieta baseada em vegetais, mas podemos inferir que, eventualmente, insetos e pequenos vertebrados também fizessem parte de sua dieta, à semelhança do que ocorre entre os chimpanzés.

Por volta de 4 milhões de anos atrás, o aquecimento global (que já existia nessa época) reduziu grande parte das florestas africanas a savanas, e isso levou os antepassados do homem a buscar novas adaptações. O espaçamento entre as árvores e a necessidade de percorrer grandes distâncias para encontrar seu alimento levou a um maior desenvolvimento do bipedalismo (capacidade de andar em duas pernas). Surgia então o gênero Australopithecus, com representantes com pouco mais de 1 metro de altura, cérebro pequeno e rosto largo, cujos representantes mais conhecidos foram o A. afarensis e o A. africanus.

Devido às condições de seu ambiente e às suas limitações físicas, esses hominídeos encontravam grande dificuldade em encontrar boas condições para sua subsistência. As frutas já não eram tão abundantes como na floresta, e o capim, que agora abundava nas savanas, não era digerível. Também para obter outros tipos de alimentos eles tinham grande dificuldade, visto que esses hominídeos não eram bem adaptados à caça. Eles não eram rápidos o suficiente para alcançar uma gazela na corrida, nem tinham garras, presas ou força suficiente para abatê-las.

Por isso, a maior parte do tempo, esses hominídeos passava forrageando, se deslocando em busca de folhas, raízes e frutos que conseguisse digerir. Eventualmente, quando encontrava um animal doente ou já morto ele consumia a carne com voracidade, pois carne significava uma grande quantidade de calorias e nutrientes concentrados, em um mundo onde não se sabia quando seria a próxima refeição.

Onivoria, quando não se tem controle sobre o meio ambiente, é uma vantagem evolutiva, porque permite que se coma qualquer coisa e não se morra de fome.

Por volta de 2 milhões de anos atrás, a competição por recursos nas savanas africanas havia aumentado bastante. As florestas eram ainda menos abundantes e nas savanas proliferava uma fauna de grandes herbívoros pastadores; os grandes predadores eram mais eficientes no abate de presas e mesmo as carcaças por eles abandonadas precisavam ser disputadas com hienas e abutres.

O homem precisou então criar novas estratégias evolutivas: Ele precisaria se tornar tão bom pastador quanto os outros pastadores ou tão bom predador quanto os outros predadores. Ou seja, precisava se tornar competitivo.

O caminho adotado foi o da 'irradiação', da 'diversificação adaptativa'. Nesse período surgiram várias espécies de hominídeos, das quais conhecemos pelo menos 5 espécies. Um grupo de hominídeos, o gênero Paranthropus, optou por se especializar na alimentação à base de vegetais fibrosos e pouco nutritivos, por isso desenvolveu um corpo robusto, com mandíbulas pesadas, molares bem achatados e um trato digestivo que permitia o consumo de grande quantidade de alimentos. Essas adaptações permitiam que esse hominídeo processasse alimentos como o capim e as cascas de árvores. É provável que esses hominídeos fossem estritamente vegetarianos, o que não demandava a fabricação de instrumentos ou a elaboração de estratégias de caça. O Paranthropus tinha o corpo robusto, mas o cérebro era pequeno, e o ambiente era extremamente favorável ao seu estilo de vida.

Por essa mesma época surgiam nas savanas outros grupos de homens, hoje reconhecidos como a transição entre os Australopithecus e o que já reconhecemos como os primeiros homens pertencentes ao gênero Homo. Eles eram a princípio necrófagos que seguiam os grandes predadores em busca das carcaças abandonadas, mas com o tempo desenvolveram técnicas para abater suas próprias presas. Esse gênero, que não podia digerir capim e cascas de árvore, especializou-se na caça de animais, consumindo também, sempre que disponível, vegetais mais nutritivos. Suas principais adaptações foram o desenvolvimento de ferramentas de pedra cada vez mais elaboradas, de um sistema de comunicação mais articulado e, um milhão de anos após, no domínio do fogo.

Esses hominídeos, para desenvolverem sua capacidade de cognição (crescimento do cérebro) precisaram tirar a energia de outros órgãos. Considerando que a maior parte da energia corpórea era gasta para manter o trato digestivo e que o tipo de alimentação adotado se consistia em sua maior parte de alimentos calóricos com nutrientes concentrados, os intestinos desse homem diminuiu, à medida que seu cérebro aumentava.

Nesse período em que os dois gêneros (os Paranthropus vegetarianos e a os Homo onívoros) coexistiram, o vegetarianismo, ou herbivoria, apresentou-se como uma vantagem. Pode-se imaginar que o Paranthropus levasse uma vida tranquila, vivendo em vales verdes abundantes em seus alimentos, sem se arriscar em caçadas ou competir com outros predadores; As espécies do gênero Homo, por outro lado, encontravam-se sempre no limiar da sobrevivência, quase minguando de fome, arriscando-se em caçadas e precisando deslocar-se por grandes extensões de terra para encontrar seu alimento.

Novas mudanças climáticas posteriores diminuíram as extensões dos pastos, e as áreas verdejantes, em sua grande parte, deixaram de existir. Os Paranthropus definharam. O gênero Homo, mais acostumado aos deslocamentos sucessivos e à falta de segurança alimentar sobreviveu. Somos descendentes desses homens.

Ao contrário do que se acredita, a paleoantropologia não defende uma sucessão linear, onde o Homo habilis tenha dado origem ao Homo rudolfensis e ao Homo ergaster, e que desse tenha surgido o Homo erectus, o Homo heidelbergensis que deu origem ao Homo neardentalis e ao Homo sapiens, espécie à qual pertencemos. A evolução de todas essas espécies aconteceu a partir de ancestrais comuns, muitos deles ainda não encontrados.

Importante é que entendamos que as condições em que a evolução humana se deu permitiram que o homem desenvolvesse sua inteligência para compensar seus desvantajosos atributos físicos. Pedras lascadas para compensar a falta de garras e presas, lanças para compensar a pouca velocidade, estratégias de emboscada para compensar a falta de resistência. A carne nos acompanhou grande parte desse tempo, seja da carcaça abatida por outros animais, seja por nossos próprios ancestrais, mas não porque seus nutrientes fossem essenciais. A carne era muitas vezes a única opção.

O fato de que descendemos de Australopithecus e Homos carnívoros não nos torna carnívoros, nem aponta para o que deva ser nossa alimentação natural, alimentação para a qual fomos desenhados. Se em determinado momento de nossa evolução era determinante que a carne fizesse parte da alimentação, o atual momento aponta exatamente para o contrário.

Novas etapas de desenvolvimento levaram ao domínio da agricultura e então o homem começou a selecionar plantas com melhor composição de nutrientes e de melhor digestibilidade. Se a onivoria é uma vantagem evolutiva quando não se tem controle sobre o meio ambiente, a opção por uma alimentação em níveis mais baixos na cadeia alimentar passa a ser vantagem quando esse controle é conquistado. O homem agricultor tinha a segurança de saber que, se cuidasse de sua plantação, teria alimento para o ano inteiro. O cultivo de vegetais também permitia o sustento da família sem a necessidade de grandes deslocamentos. Permitia a fixação à terra e o sustento de um núcleo populacional maior em menor área. Mas mesmo isso não tornou o homem um animal vegetariano. O agricultor eventualmente empreendia caçadas nas florestas próximas, sendo a carne consumida sempre que encontrada.

A criação de animais (desenvolvida mais ou menos na mesma época em que se iniciou a agricultura) concentrou-se nas terras menos propícias ao cultivo. As populações humanas que se especializaram na criação de animais eram geralmente nômades e precisavam estar em constantes deslocamentos, em busca de novos pastos. Por isso não podiam subsistir com grande número de indivíduos. As populações que optaram pela agricultura fixaram-se à terra, podiam concentrar maior número de indivíduos e baseavam sua alimentação nos vegetais, não sendo porém vegetarianos.

Podemos dizer que a maior parte de sua história, as populações humanas subsistiram com dietas à base de vegetais, com o eventual acréscimo de algum componente de origem animal. Essa ainda é a alimentação predominante dos seres humanos nos dias de hoje, quando consideramos que a maior parte dos seres humanos não tem acesso a produtos de origem animal. Esse "quase-vegetarianismo-involuntário", no entanto, não prova que o homem seja um animal vegetariano por natureza, e nem que, por outro lado, a desnutrição dessas populações possa ser atribuída a uma inferioridade da alimentação à base de vegetais.

Se a carnivoria foi determinante para a sobrevivência do homem em determinadas etapas de sua evolução, hoje ela se apresenta como uma desvantagem evolutiva (a carne está associada à maior incidência de doenças e a ocupação menos sustentável da terra). Também os vegetarianos não devem buscar na evolução do homem elementos para defender seu ponto de vista, o vegetarianismo é perfeitamente defensável sem a necessidade de uso dessa retórica.

NOTA: Queremos colocar a verdade sobre os animais limpos e imundos, para que não te levem com mentiras a engano:

Onde estão as provas científicas da existência dos Homos?

Cita a Bíblia para demonstrar uma verdade inexistente, ou para confirmar suas mentiras, necessitamos de ter muito cuidado com o que se lê, pois DEUS é o Pai da verdade e o Diabo o Pai da mentira.


CLICK NA FOTO OU NO RESULTADO

DE IMAGEM E VEJA MUITO MAIS...

 

 

Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
1 dia atrás
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
736 × 546 - thenaturalpride.blogspot.com
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
4 dias atrás
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
5 dias atrás
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
2 dias atrás
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
1 dia atrás
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
2 dias atrás
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
3 dias atrás
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
4 dias atrás
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
3 dias atrás
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
1 dia atrás
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
2 dias atrás
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
3 dias atrás
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
3 dias atrás
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
4 dias atrás
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
2 dias atrás
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS
Resultado de imagem para IMAGENS DOS HOMENS E MULHERES CARNÍVOROS OU HERBIVOROS