DEUS NÃO É RELIGIÃO OU SEITA, POIS RELIGIÕES E SEITAS SÃO COISAS DOS HOMENS E MULHERES, COMO AS CRENDICES.

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8:32 - Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade. João 17:17 - Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna. João 6:47 - Porque nada podemos contra a verdade, senão pela verdade. 2 Coríntios 13:8.


O AMOR DE DEUS PARA COM OS SERES HUMANOS, É ABSOLUTAMENTE INCONDICIONAL, POIS OS CRIOU A SUA IMAGEM E SEMELHANÇA EM ESPÍRITO, E NÃO PODE NEGAR-SE A SI PRÓPRIO.


www.palavra10.com, é o maior site de receitas culinárias do mundo. São aproximadamente 1.500.000 receitas culinárias, com fotos dos pratos  (alimentos preparados). Clicando nas fotos você verá as receitas e os modos de preparos, entre outras orientações e divulgações. Neste site você encontra orientações pessoais, que se tornam uma autoajuda necessária para os problemas pessoais diários. Confira tudo.

 COMPARTILHE O SITE www.palavra10.com COM SEUS AMIGOS E PARENTES.


 CRIAÇÃO DA RAÇA HUMANA RACIONAL
Existem dois períodos distintos e importantes na criação da vida humana. 1º Período: Antes da criação do homem racional (pré-história) e 2º Período após a criação do homem racional, este último citado na Bíblia, em Gênesis Capítulo 1º (criação dos espíritos do homem e da mulher), e Gênesis, Capítulo 2º (criação dos corpos do homem e da mulher). É muito grande a falta de entendimento dos Ciêntistas e dos Religiosos, tornado-os radicais.


 

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
PALAVRA10
O QUE VOCÊ ACHA DESTE SITE?
ÓTIMO
BOM
REGULAR
Ver Resultados

Rating: 2.9/5 (5467 votos)




ONLINE
9





Partilhe esta Página





 

 


MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?

 Mentira

 

Mentira é o nome dado às afirmações ou negações falsas ditas por alguém que sabe (ou suspeita) de tal falsidade, e na maioria das vezes espera que seus ouvintes acreditem nos dizeres. Dizeres falsos quando não se sabe de tal falsidade e/ou se acredita que sejam verdade, não são considerados mentira, mas sim erros.

Moralidade da mentira

Mentir é contra os padrões morais de muitas pessoas e é tido como um "pecado" em muitas religiões. As tradições éticas e filósofos estão divididos quanto a se uma mentira é alguma situação permissível – Platão disse sim, enquanto AristótelesSanto Agostinho e Kant disseram não.

Mentir de uma maneira que piore um conflito em vez de diminuí-lo, ou que se vise tirar proveito deste conflito, é normalmente considerado como algo antiético.

Existem pessoas que afirmam que é com frequência mais fácil fazer as pessoas acreditarem numa Grande Mentira dita muitas vezes, do que numa pequena verdade dita apenas uma vez. Esta frase foi proferida pelo Ministro da Propaganda Alemã Joseph Goebbels no Terceiro Reich.

A mentira torna-se uma sátira com propósitos humorísticos quando deixa explícita pelos excessos na fala e o tom jocoso que de fato é uma mentira. Nestes casos é com frequência tratada como não sendo imoral e é bastante praticada por humoristas, comediantes, escritores e poetas.

Etiqueta da mentira

etiqueta é bastante preocupada com as questões da mentira, atribuição da culpa e hipocrisia  coisas que com frequência são menosprezadas na ética mas de grande utilidade na sociedade:

As razões morais para se tolerar mentiras têm a ver em sua maior parte em evitar conflitos. Um código ético irá com frequência especificar quando a verdade é necessária e quando não é. Em tribunais, por exemplo, o processo antagônico e padrão de evidência que é aplicado restringe as perguntas de maneira que a necessidade da testemunha mentir é reduzida – de maneira que a verdade quanto a questão em julgamento supostamente será revelada com mais facilidade.

A necessidade de mentir é reconhecida pelo termo "mentira social" onde a mentira é inofensiva, e há circunstâncias onde existe uma expectativa de se ser menos do que totalmente honesto devido à necessidade ou pragmatismo. As mentiras podem ser divididas em classes – ofensivas ou mal intencionadas, inofensivas e jocosas, do qual apenas a primeira classe é séria (O catolicismo classifica a primeira como pecado mortal, mas também condena as outras como veniais).

Há alguns tipos de mentiras que são consideradas aceitáveis, desejáveis, ou mesmo obrigatórias, devido a convenção social. Tipos de mentiras convencionais incluem:

  • uso de eufemismos para evitar a menção explícita de algo desagradável;
  • perguntas insinceras sobre a saúde de uma pessoa pouco conhecida;
  • afirmação de boa saúde em resposta a uma pergunta insincera (os inquiridores com frequência ficam bastante desconcertados por qualquer outra coisa que não a resposta positiva mais breve possível);
  • desculpas para evitar ou encerrar um encontro social indesejado;
  • garantia de que um encontro social é desejado ou foi agradável;
  • dizer a uma pessoa moribunda o que quer que ela queira ouvir;
  • supressão de uma quebra de tabu.

A maioria das pessoas participa de tais mentiras convencionais, e não aplica a desaprovação moral costumeira em relação as mentiras em tais situações. Mentiras convencionais são vistas como uma categoria menor de mentira, semelhante as mentiras sociais. No entanto, uma minoria de pessoas as vê como mentiras maliciosas.

Psicologia da mentira

A capacidade dos hominídeos de mentir é percebida cedo e quase universalmente no desenvolvimento humano e estudos de linguagem com pongídeos. Uma famosa mentira do último grupo foi quando Koko, a gorila, confrontada por seus treinadores depois de uma explosão de raiva no qual ela arrancou uma pia de aço do lugar onde ela estava presa, sinalizou na Língua de Sinais Americana, "o gato fez isso", apontando para seu pequeno gato. Não está claro se isso foi uma piada ou uma tentativa genuína de culpar seu pequeno bicho de estimação.

psicologia evolucionária está preocupada com a teoria da mente que as pessoas empregam para simular a reação de outra a sua história e determinar se uma mentira será verossímil. O marco mais comumente citado na ascensão disso, o que é conhecido como inteligência maquiavélica, ocorre na idade humana de cerca de quatro anos e meio, quando as crianças começam a ser capazes de mentir de maneira convincente. Antes disso, elas parecem ser incapazes de compreender que todo mundo não tem a mesma visão dos eventos que elas têm – e parecem presumir que há apenas um ponto de vista — o seu próprio — que precisa ser integrado a qualquer história.

Sociologia e linguística da mentira

A mentira e a atribuição de culpa são tão básicas a sociedade que é difícil estudá-las de maneira formal. George Lakoff, na crítica de certas afirmações que George W. Bush fez antes da invasão do Iraque de 2003, observa que:

Elas são mentiras ou meros exageros, declarações desorientadoras, enganos, excessos retóricos e assim por diante? Os linguistas estudam tais assuntos. A descoberta mais surpreendente é que, para se considerar se uma declaração é uma mentira, a consideração menos importante para a maioria das pessoas é se ela é verdadeira! As considerações mais importantes são: Ele acreditava nisso? Ele tinha intenção de enganar? Ele estava tentando ganhar alguma vantagem ou prejudicar alguém? Essa é uma questão séria ou trivial? É "apenas" uma questão de retórica política? A maioria das pessoas irá conceder que, mesmo que a declaração seja falsa, se ele acreditava nela, não estava tentando enganar, e se não estava tentando ganhar vantagem ou prejudicar ninguém, então não houve mentira. Se foi uma mentira a serviço de uma boa causa, então foi uma mentira social. Se foi baseada em informações falhas, então foi um erro honesto. Se estava lá apenas para ênfase, então foi um exagero."

Essas desculpas figuram entre as defesas da administração. A boa causa: libertar o Iraque. A informação falha: da CIA. A ênfase: o entusiasmo por uma grande causa. Embora haja evidência de que o Presidente e seus conselheiros sabiam que a informação era falsa, eles podem rechaçar o uso da palavra com M. As falsidades foram reveladas e elas, em si mesmas, não importam muito para a maioria das pessoas.

O filósofo Leo Strauss, que teve uma grande influência sobre várias personalidades no Projeto para o Novo Século Americano que dominou a administração durante esse período, estressou a necessidade de mentir a fim de ocultar uma posição estratégica, ou para auxiliar a diplomacia. Da mesma forma personalidades anteriores na filosofia política de Nicolau Maquiavel a "nobre mentira" de Platão.

Parece extremamente improvável que a mentira seja algum dia inteiramente eliminada da política ou da diplomacia, da mesma forma que não possível removê-la da guerra que essas atividades são, em última instâncias, criadas para ajudar a impedir de ocorrer.

Mentiras e confiança

Uma razão para que a mentira possa persistir como uma estratégia em ambientes sociais é que não é a comparação dos fatos contra alguma noção de verdade, mas em vez disso, a avaliação de se uma traição da confiança aconteceu ou não, que determina a resposta a uma mentira.

No caso da Guerra com o Iraque, por exemplo, o fato de que a mentira agravou um conflito poderia ter representado uma séria quebra da confiança e traição daqueles que iriam sofrer no conflito. No entanto, qualquer um que aceita como verdadeira a afirmativa de que o regime em vigor era uma ameaça "inevitável" a aqueles que pereceram o combatendo, ou aqueles cujas vidas estão em risco como consequência da invasão, teria uma probabilidade muito menor de considerar agravar o conflito no momento mais conveniente ser qualquer tipo de traição. A perspectiva do bom senso conservador com frequência se baseia nesse tipo de suposição de CERTEZA. Mas se conflitos que são agravados são escolhidos devido a alguma ideologia, é difícil ver como isso difere da simples lógica de "o poder torna certo".

Mentiras durante a infância

As mentiras começam cedo. Crianças pequenas aprendem pela experiência que declarar uma inverdade pode evitar punições por más ações, antes de desenvolverem ateoria da mente necessária para entender porque funciona. De maneira complementar, existem aqueles que acreditam que as crianças mentem por insegurança, e por não compreender a gravidade dos seus atos "escapa[m] da responsabilidade apelando para a mentira".1 Nesse estágio do desenvolvimento, as crianças às vezes contam mentiras fantásticas e inacreditáveis, parecidas com a mentira de Koko, a gorila discutida anteriormente, porque eles não possuem o sistema de referência conceitual para julgar se uma declaração é verossímil ou mesmo entender o conceito de verossimilhança.

Quando a criança primeiro aprende como a mentira funciona, naturalmente elas não possuem o entendimento moral para evitar fazer isso. É necessário anos observando as pessoas mentirem e o resultado das mentiras para desenvolver um entendimento adequado. A interferência da família também é imprescindível para que a criança compreenda através de bons exemplos a forma correta de agir.

A propensão a mentir varia muito entre as crianças, com algumas fazendo isso de maneira costumeira e outras sendo com frequência honestas. Os hábitos em relação a isso mudam normalmente até o início da idade adulta. Nos casos em que esta mudança não ocorre, a psicologia os definem como adultos no estágio de infância psicológica.

Alguns vêem que as crianças - como um todo - têm maior tendência a mentir do que os adultos. Outros defendem que a quantidade de mentiras permanece o mesmo, mas os adultos mentem sobre coisas diferentes. Com CERTEZA a mentira de adultos costuma ser mais sofisticada, e de consequências maiores do que as contadas por crianças. Boa parte desse julgamento depende se a pessoa conta inverdades diplomáticas, insinceridade social, retórica política e outros comportamentos adultos que são tidos como mentiras.

Detecção de mentiras

A questão de se as mentiras podem ser detectadas através de meios não-verbais é assunto de particular controvérsia.

  • Polígrafos são máquinas de detecção de mentiras que medem o estresse fisiológico que um entrevistado sente em várias medidas enquanto dá declarações ou responde perguntas. Afirma-se que picos do estresse indicam comportamento mentiroso. A precisão desse método é amplamente contestada, e em vários casos bem-conhecidos provou-se que ele foi ludibriado. No entanto, ele permanece em uso em muitas áreas.
  • Vários soros da verdade foram propostos e usados durante depoimentos, embora nenhum seja considerado muito confiável. A CIA tentou descobrir um "soro da verdade" no projeto MK-ULTRA, mas foi na maior parte um fiasco.
  • Microexpressões faciais foram mostradas como um método confiável de expor mentiras, de acordo com o Diogenes Project de Paul Ekman e do Psy7Faces de Armindo Freitas-Magalhães. Em outras palavras, um lampejo minúsculo da expressão facial de "perturbação", embora difícil de ser vista para o olho destreinado, pode indicar quando a pessoa está mentindo.

Neurocientistas descobriram que a mentira ativa estruturas do cérebro completamente diferentes durante exames de tomografia por ressonância magnética, o que pode levar a um método mais preciso (embora não prático) de detecção de mentiras.

 

A mentira e suas consequências

 

A quem pense que a mentira não tem tanto “mau resultado” como parece. Ela pode até iludir temporariamente, mas amanhã, com CERTEZA, terá suas consequências.

Quantas mulheres estão ansiosas por encontrar o homem da sua vida… Ele enfim aparece, e ela se entrega por inteiro, deixando que essa entrega vá muito mais além do seus princípios morais lhe alertam. Para não o perder, para ser a melhor opção para ele, ela não tem capacidade de dizer “não” aos seus impulsos, e cai na armadilha de seus sentimentos.

Em nossa sociedade, não é anormal ter relações sexuais antes do casamento, mas em algumas culturas e meios sociais, ainda é atípico ficar grávida e não estar casada. Engraçado, não é? Como a própria sociedade cai no rol da mentira. Querem enganar a quem? Querem ter a liberdade de ter relações sexuais, mas não aceitam o risco de uma gravidez. Já que a sociedade apoia tanto as relações íntimas, por que não esperam o fruto disso?

Muitos vão “levando a vida” lado a lado com a mentira, mas dizem que odeiam falar a mentira, e acabam praticando a mentira.

É como a menina solteira que se apaixona, se entrega e logo em seguida está grávida. Agora vem a dor por sentir que perdeu a sua liberdade, vem a dor da rejeição e até mesmo é abandonada. O tal namorado que a seduziu, agora a deixou. Sente-se traída e usada! Mas, eu pergunto: Ele assumiu algum compromisso com ela? Ela esperou o momento certo para que ele provasse que a amava, fazendo uma proposta de casamento? Não foi isso que ela semeou na relação entre ambos, se entregando antes do tempo?

A verdade é que ela espera receber o amor de alguém, que se comprometa, mas ela age sem compromisso.

Outro caso: Muitos vivem de festas, baladas, bailes funk e etc… Há uma alegria, diversão, e toda sorte de liberdade nesses ambientes. Por lá, tudo pode! Não há nada que seja proibido. O prazer anda solto! A bebida, o vício, a dança, as amizades e etc…

Mas quando chegam em casa, caem em tristeza, no vazio e na inquietação. Na semana seguinte, voltam a mesma prática, às mesmas coisas. E vivem mostrando por aí que a vida é para se curtir! E realmente até curtem uma alegria temporária, mas que nunca permanece!

Vivem de ilusão. Mostram aos demais que isso é que é desfrutar a vida! Agem na emoção, aos poucos sendo destruídos internamente, sem que ninguém veja o quão infelizes em realidade são.

E seus familiares vivem constantemente em pânico, devido aos vícios que este adquiriu, desde que embarcou nesta aventura do livre acesso, da vida solta. E o mau comportamento? Sem comentários. Não têm a mínima responsabilidade! Não têm nada estruturado. E aos poucos, vão ferindo a quem mais os ama.

Vivem uma mentira! Vivem se iludindo! Se enganam e são enganados também!

Não seja um deles!

Se você está vivenciando uma mentira ou uma ilusão, não quero que se sinta mal, quero que reflita, porque você é a única pessoa que pode parar este sofrimento, quando você muda de direção, indo para o caminho que lhe vai trazer a verdadeira paz que tanto almeja. E por isso, eu digo:

Não fale apenas a verdade, mas seja verdadeiro. Seja realista com tudo, pois quem está disposto a isso, não vive de ilusão, nem se baseia nas emoções. Controle seus impulsos.

E não se preocupe pelo que já passou, mas aprenda dos seus erros, e não cometa-os novamente, para o seu próprio bem!

Há quem diga que errar é “humano”: Mas mentir é errar conscientemente.

Quando uma pessoa é falsa, ela faz de tudo para agradar pessoas que não lhe agrada. Mentir é o ato mais absurdo que uma pessoa algum dia cometeu, comete e irá cometer.

Tudo que fazemos irá ter uma reação. No caso da mentira, sempre aparecerá uma consequência.

As vezes a ingenuidade nos fecha os olhos e tudo é igual pra gente. Quando a verdade é vista, tudo muda, o que era bom agora já não me satisfaz. Voltar no tempo só iria trazer dor. Tomar certas atitudes é necessário.

A dor é inevitável, mas há níveis e quando já é esperado, parece simplesmente algo insignificante.

A decisão já está feita, agora só falta à oportunidade.

Sofrer? Todos sofremos, hoje sou eu, porém o jogo vira . O melhor premio é a Sabedoria e isso eu consegui com as dores causadas por você, perfeição? Nada Disso, experiência sim!

Quando algo ruim nos é dito, temos que avaliar este e usar como fortalecimento. Quando algo bom nos é dito, devemos ver se a falsidade está presente naquelas palavras.

A mentira traz consigo  a Consequência!

 

Verdade

 

A palavra verdade pode ter vários significados, desde “ser o caso”, “estar de acordo com os fatos ou a realidade”, ou ainda ser fiel às origens ou a um padrão. Usos mais antigos abrangiam o sentido de fidelidade, constância ou sinceridade em atos, palavras e caráter. Assim, "a verdade" pode significar o que é real ou possivelmente real dentro de um sistema de valores. Esta qualificação implica o imaginário, a realidade e a ficção, questões centrais tanto em antropologia cultural, artes, filosofia e a própria razão. Como não há um consenso entre filósofos e acadêmicos, várias teorias e visões a cerca da verdade existem e continuam sendo debatidas.

Filosofia

O primeiro problema para os filósofos é estabelecer que tipo de coisa é verdadeira ou falsa, qual o portador da verdade (em inglês truth-bearer). Depois há o problema de se explicar o que torna verdadeiro ou falso o portador da verdade. Há teorias robustas que tratam a verdade como uma propriedade. E há teorias deflacionárias, para as quais a verdade é apenas uma ferramenta conveniente da nossa linguagem. Desenvolvimentos da lógica formal trazem alguma luz sobre o modo como nos ocupamos da verdade nas linguagens naturais e em linguagens formais.

Para Nietzsche, por exemplo, a verdade é um ponto de vista. Ele não define nem aceita definição da verdade, porque não se pode alcançar uma CERTEZA sobre a definição do oposto da mentira. Daí seu texto "como filosofar com o martelo".

Mas para a filosofia de René Descartes a CERTEZA é o critério da verdade.

Quem concorda sinceramente com uma frase está se comprometendo com a verdade da frase. A filosofia estuda a verdade de diversas maneiras. A metafísica se ocupa da natureza da verdade. A lógica se ocupa da preservação da verdade. A epistemologia se ocupa do conhecimento da verdade.

Há ainda o problema epistemológico do conhecimento da verdade. O modo como sabemos que estamos com dor de dente é diferente do modo como sabemos que o livro está sobre a mesa. A dor de dente é subjetiva, talvez determinada pela introspecção. O fato do livro estar sobre a mesa é objetivo, determinado pela percepção, por observações que podem ser partilhadas com outras pessoas, por raciocínios e cálculos. Há ainda a distinção entre verdades relativas à posição de alguém e verdades absolutas.

Os filósofos analíticos apontam que a visão relativista é facilmente refutável.

A refutação do relativismo, segundo Tomás de Aquino, baseia-se no fato de que é difícil para alguém declarar o relativismo sem se colocar fora ou acima da declaração. Isso acontece porque, se uma pessoa declara que "todas as verdades são relativas", aparece a dúvida se essa afirmação é ou não é relativa. Se a declaração não é relativa, então, ela se auto-refuta pois é uma verdade sobre relativismo que não é relativa. Se a declaração não é relativa, conclui-se que a declaração "todas as verdades são relativas" é uma declaração falsa.

Por outro lado, se todas as verdades são relativas, incluindo a afirmação de que "todas as verdades são relativas", então, o interlocutor não é obrigado a crer na afirmação. Ele é livre para acreditar, inclusive, que "todas as verdades são absolutas"

O portador da verdade

Alguns filósofos chamam qualquer entidade, aquilo de que podemos dizer que é verdadeiro ou falso, de portador da verdade. Assim, portadores da verdade podem ser pessoas ou coisas, sentenças assertivas, proposições ou crenças.

Tipos de verdade

A verdade é uma interpretação mental da realidade transmitida pelos sentidos, confirmada por outros seres humanos com cérebros normais e despidos de preconceitos (desejo de crer que algo seja verdade), e confirmada por equações matemáticas e linguísticas formando um modelo capaz de prever acontecimentos futuros diante das mesmas coordenadas.

  • Verdade material é a adequação entre o que é e o que é dito.
  • Verdade formal é a validade de uma conclusão à qual se chega seguindo as regras de inferência a partir de postulados e axiomas aceitos.
  • É uma verdade analítica a frase na qual o predicado está contido no sujeito. Por exemplo: "Todos os porcos são mamíferos".
  • É uma verdade sintética a frase na qual o predicado não está contido no sujeito.
  • Sofisma é todo tipo de discurso que se baseia num antecedente falso tentando chegar a uma conclusão lógica válida.

 

Teorias metafísicas da verdade

 

Verdade como correspondência ou adequação

A teoria correspondentista da verdade é encontrada no aristotelismo (incluindo o tomismo). De acordo com essa concepção, a verdade é a adequação entre aquilo que se dá na realidade e aquilo que se dá na mente.

A verdade como correspondência foi definida por Aristóteles no tratado Da Interpretação, no qual ele analisa a formação das frases suscetíveis de serem verdadeiras ou falsas. Uma frase é verdadeira quando diz que o que é, ou que o que não é não é. Uma frase é falsa quando diz que o que é não é, ou que o que não é, é.

O problema dessa concepção é entender o que significa correspondência. É um tipo de semelhança entre o que é e o que é dito? Mas, que tipo de semelhança pode haver entre as palavras e as coisas?

método científico, por exemplo, estabelece procedimentos para se realizar essa correspondência. Nesse caso um juízo de verdade V é então legitimado, de forma tal que a comunidade de cientisitas (que partilham entre si conhecimento e experiências) aceita/certifica como verdadeira a proposição P, oriunda da correspondência realizada entre P(V) e a "realidade empírica", via método científico.

Verdade por correspondência

O conceito de verdade como correspondência é o mais antigo e divulgado. Pressuposto por muitas das escolas pré-socráticas, foi pela primeira vez, explicitamente formulado por Platão com a definição do discurso verdadeiro, no diálogo Crátilo: "Verdadeiro é o discurso que diz as coisas como são; falso é aquele que as diz como não são." (Crtas.,385b;v.Sof.,262 e; Fil.,37c). Por sua vez Aristóteles dizia: "Negar aquilo que é, e afirmar aquilo que não é, é falso, enquanto afirmar o que é e negar o que não é, é a verdade." (Met.,IV,7,1011b 26 e segs.;v.V,29.1024b 25).

Aristóteles enunciava também os dois teoremas fundamentais deste conceito da verdade. O primeiro é que a verdade está no pensamento ou na linguagem, não no ser ou na coisa (Met.,VI,4,1027 b 25). O segundo é que a medida da verdade é o ser ou a coisa, não o pensamento ou o discurso: de modo que uma coisa não é branca porque se afirma com verdade que é assim; mas se afirma com verdade que é assim, porque ela é branca. (Met., IX, 10,1051 b 5).

Desmenção

De acordo com a teoria desmencionista da verdade, para chegarmos à verdade de uma proposição basta tirarmos as aspas da mesma. Por exemplo, a proposição "A neve é branca" é verdadeira se, e somente se, a neve é branca.

Deflacionismo

De acordo com o deflacionismo, o predicado de segunda ordem "É verdade que …" não acrescenta nada à frase de primeira ordem à qual ele é aplicado. Por exemplo, não há nenhuma diferença lógica entre a frase "É verdade que a água é molhada" e a frase "A água é molhada".

Desvelamento

Segundo esta concepção, verdade é desvelamento. Conhecer a verdade é deixar o ser se manifestar. É estar aberto para o ser. Nas versões modernas do desvelamento, mais pragmáticas, a verdade é algo "sempre em construção", e que portanto sempre vai possuir "valor verdade" inferior a 100%.

Posição típica de Martin Heidegger (em Ser e tempo, parágrafo 44, e na conferência "A essência da verdade").

Pragmatismo

Para o pragmatismo a verdade é o valor de uma coisa. Em Habermas a verdade se confunde com a validade intersubjetiva, ou consenso. Se uma proposição não é submetida ao crivo da comunidade, nada se pode dizer sobre sua falsidade.

No Empirismo o pragmatismo não se opõe à correspondência, mas se funde a ela: a "verdade empírica" como correspondência obtida por consenso na comunidade científica.

Teorias formais

Verdade lógica

lógica se preocupa com os padrões de razão que podem nos ajudar a dizer se uma proposição é verdadeira ou não. No entanto, a lógica não lida com a verdade no sentido absoluto, como a metafísica. Os lógicos usam linguagem formal para expressar as verdades. Assim só existe verdade em alguma interpretação lógica ou dentro de algum sistema lógico.

Uma verdade lógica (também chamada verdade analítica ou verdade necessária) é uma afirmação que é verdadeira em todos os mundos possíveis ou segundo todas as possíveis interpretações, em contraste com um fato (também chamado proposição sintética ou uma contingência) que só é verdadeiro neste mundo, tal como se desenvolveu historicamente. Uma proposição, como "Se p e q, então p", é considerada uma verdade lógica por causa do significado dos símbolos e palavras que a constituem e não por causa de qualquer fato de qualquer mundo particular. Verdades lógicas são tais que não poderiam ser falsas.

Verdade em matemática

Existem duas abordagens principais para a verdade em matemática: o modelo da teoria da verdade e a teoria da prova da verdade.

Com o desenvolvimento da álgebra booliana no século XIX, modelos matemáticos de lógica começaram a tratar a "verdade", também representada como "V" ou "1", como uma constante arbitrária. "Falsidade" é também uma constante arbitrária que pode ser representado por "F" ou "0". Em lógica proposicional, esses símbolos podem ser manipulados de acordo com um conjunto de axiomas e regras de inferência, muitas vezes dadas na forma de tabelas verdade.

Além disso, desde pelo menos a época do programa de Hilbert, na virada do século XX, até a prova dos teoremas da incompletude de Gödel e o desenvolvimento da tese de Church-Turing, no início daquele século, afirmações verdadeiras em matemática foram geralmente assumidas como demonstráveis ​​em um sistema axiomático formal.

Os trabalhos de GödelTuring e outros abalaram este pressuposto, com o desenvolvimento de proposições que são verdadeiras, mas não podem ser comprovadas dentro do sistema. Dois exemplos podem ser encontrados nos Problemas de Hilbert. O trabalho sobre os 10 problemas de Hilbert levou, no final do século XX, à construção de equações diofantinas específicas, para as quais é indecidível se têm uma solução, ou, se tiverem, se teriam um número finito ou infinito de soluções. Mais fundamentalmente, o primeiro problema de Hilbert estava na hipótese do continuum. Gödel e Paul Cohen mostraram que essa hipótese não pode ser provada ou refutada usando os axiomas padrão da teoria dos conjuntos. Na opinião de alguns é, então, igualmente razoável tomar tanto a hipótese do continuum quanto a sua negação, como um novo axioma.

Teoria semântica da verdade

teoria semântica da verdade tem como caso geral, para um dado idioma:

'P' é verdadeiro se e somente se P

onde "P" refere-se à sentença (o nome da sentença), e P é apenas a própria sentença.

O lógico e filósofo Alfred Tarski desenvolveu a teoria das linguagens formais (como lógica formal). Aqui, ele a restringiu desta forma: nenhuma língua poderia conter seu próprio predicado de verdade - ou seja, a expressão "é verdade" somente seria aplicável a sentenças em outro idioma. A este idioma ele chamou língua objeto - o idioma sobre o qual se fala. O motivo para sua restrição era que as línguas que contêm seu próprio predicado de verdade conteriam frases paradoxais como "Esta sentença não é verdade". Tais sentenças podem, porém, conter um predicado de verdade aplicável a sentenças em outro idioma.

 

Outras teorias da verdade

 

 

Teorias da verdade são teorias que fornecem uma definição de verdade para uma linguagem.

A controvérsia sobre as teorias da verdade tem recentemente sido colocada em três partes:

1) O que é verdadeiro? É uma crença, uma proposição, uma afirmação ou uma frase?

2) E a que corresponde: a um estado de coisas, a uma situação, a uma realidade, ou a um fato?

3) E que relação é essa a que se chama correspondência entre o que é verdadeiro e o que o faz verdadeiro? 

Precisamos de uma teoria acerca do que é verdade. A noção de verdade ocorre frequentemente nas nossas reflexões sobre a linguagem, o pensamento e a ação. Em princípio, a verdade é o objectivo genuíno da investigação científica. Uma teoria explícita da verdade é essencial, pois a questão da verdade parece ser bem mais complexa do que a ideia de correspondência faz parecer. Todavia, descobrir o que seria a verdade pode muito bem estar fora do nosso alcance.

Introdução: perguntas filosóficas sobre a verdade

Há várias perguntas filosoficamente relevantes que se pode fazer a respeito da verdade, e há mais de uma resposta a cada uma delas na história da filosofia, embora algumas predominem. As principais questões são:

Pergunta metafísica: O que é (no que consiste) a verdade? Essa pergunta tem uma versão mais tradicional: Qual é a essência ou natureza da verdade? A essência ou natureza de uma coisa X é tradicionalmente concebida como o conjunto das condições necessárias e suficientes para que algo seja X, ou seja, como o conjunto das características que todos os Xs possuem e apenas os Xs possuem. (A metafísica é tradicionalmente concebida como a disciplina filosófica que estuda a essência das coisas e determina que tipos de coisas existem (ontologia).

Pergunta epistemológica: Como podemos conhecer a verdade? O conhecimento é concebido tradicionalmente como crença verdadeira justificada. Sendo assim, a pergunta epistemológica pode ser formulada assim: como podemos ter crenças verdadeiras justificadas? (A epistemologia é tradicionalmente concebida como a disciplina filosófica que estuda a essência e possibilidade do conhecimento.)

Pergunta Semântica: Qual é o significado da palavra "verdade"? A explicação do significado de uma palavra é geralmente denominada "definição", num sentido amplo. Nesse sentido amplo, a pergunta semântica pode ser reformulada assim: Qual é a definição da palavra "verdade"? Mas há uma pergunta mais geral: qual é a função da palavra "verdade"? (A semântica é tradicionalmente concebida como a parte da filosofia da linguagem que estuda o significado, ou, como algumas vezes é dito, a relação entre as expressões linguísticas e aquilo que elas significam. Mas essa última formulação pode levar a mal-entendidos.)

Há controvérsia sobre qual é a relação entre essas perguntas. Por exemplo: a pergunta metafísica e a pergunta epistemológica não são a mesma pergunta? A resposta a essa questão depende muito de como entendemos (como explicamos o significado de) "significado", algo que também é matéria de controvérsia (W. V. Quine, p.ex., acredita que essa palavra, bem como todas as noções intencionais, não tem utilidade teórica). Se o significado de "verdade" é completamente determinado pelos critérios nos quais nos baseamos para usar essa palavra e a essência da verdade é independente desses critérios, ou seja, se podemos usar a palavra "verdade" e ignorar, ao menos parcialmente, sua essência, então uma análise do significado da palavra "verdade" não fornecerá necessariamente conhecimento sobre a essência da verdade. Além disso, alguns filósofos pensam que a resposta correta à pergunta semântica implica uma dissolução da pergunta metafísica (cf. teoria da verdade como redundância em "Deflacionismo" infra). Se a essência do conhecimento é constituída parcialmente pela verdade (conhecimento = crença verdadeira justificada), então isso mostra que verdade e conhecimento não podem ser a mesma coisa. Não obstante, alguns filósofos tentaram reduzir a verdade total ou parcialmente ao conhecimento e outros deram a mesma resposta à pergunta metafísica e à pergunta epistemológica. Seja como for, uma resposta à pergunta epistemológica depende de uma resposta à pergunta metafísica. Por outro lado, as respostas à pergunta semântica têm relevância filosófica na medida em que determinam em alguma medida a resposta à pergunta metafísica. Por isso, o restante desse verbete se concentra na pergunta metafísica. Normalmente é assim que os verbetes sobre a verdade se estruturam. Eles apresentam teorias da verdade, ou seja, teorias sobre a essência da verdade.

Dois usos de "verdadeiro"

Antes da apresentação das principais teorias da verdade, convém chamar atenção para uma distinção importante entre dois usos de "verdadeiro".

Uso objetual

Algumas vezes atribuímos verdade a objetos materiais, como quando dizemos "isso é ouro verdadeiro". Mas há uma distinção essencial entre esse uso do predicado "é verdadeiro" e o uso em que atribuímos (ao menos aparentemente) a verdade a coisas que dizemos (ou pensamos, ou cremos, etc). Ouro falso não é um tipo de ouro. Ouro falso é um metal que parece ouro, mas não é. Ouro verdadeiro é um metal que não apenas parece ouro, mas é ouro. Nesse uso, "verdadeiro" é sinônimo de "genuíno".

Uso semântico

Uma frase (ou enunciado, ou pensamento, ou crença, etc.) falsa não deixa de ser uma frase por ser falsa. (O problema dos enunciados falsos do Sofista de Platão surge justamente porque um certo argumento de Parmênides conclui que não pode haver enunciados falsos, que um enunciado falso, tal como o ouro falso, não é um tipo de enunciado.) Nesse uso, de "verdadeiro" não é sinônimo de "genuíno". Há relações sistemáticas entre o uso objetual e o semântico de "verdadeiro". Eles podem aparecer na mesma frase. Por exemplo: "A frase 'Esse pedaço de metal é ouro verdadeiro' é verdadeira". Mas, quando se fala de teorias da verdade nesse verbete, é o uso semântico que está em questão.

Portadores de verdade

Um portador de verdade é o que quer que se possa dizer verdadeiramente que é verdadeiro. Há muita controvérsia sobre a natureza dos portadores de verdade. Alguns acreditam que apenas um ou alguns dos candidatos a portadores de verdade são portadores de verdade genuínos ou primitivos enquanto outros não o são ou o são apenas derivadamente. Mas há quem ache essa controvérsia inútil, na medida em que qualquer coisa poderia ser portador de verdade. Os principais candidatos são: frases individuais (em inglês token sentences), tipos de frases (em inglês type sentences), enunciados, proposições ou pensamentos e crenças. Nem sempre é clara a distinção entre esses candidatos e, muitas vezes o mesmo candidato recebe diferentes nomes de diferentes filósofos. Mas, em geral, se reconhece a diferença entre uma frase, que é um objeto físico, e aquilo que dizemos ao usar uma frase, o conteúdo da frase. As frases individuais "Está chovendo" e "It is raining", p.ex., dizem a mesma coisa. De modo mais geral ainda, se reconhece a diferença entre uma frase e o ato linguístico realizado ao se usá-la. Uma frase da forma gramatical interrogativa, p.ex., pode ser usada tanto para fazer uma pergunta quanto para fazer um pedido ("Você não quer abrir a porta?"). A maneira correta de caracterizar esse ato linguístico no caso das atribuições de verdade (frases da forma "'p' é verdadeira") é matéria de controvérsia. Também geralmente se reconhece a diferença entre uma crença e sua expressão lingüística. Uma crença é geralmente concebida como uma entidade mental, que pode ocorrer na mente de animais que não possuem linguagem. Para evitar essas controvérsias sobre portadores de verdade, no que se segue se falará apenas de portadores de verdade, sem especificar sua natureza.

Teorias metafísicas da verdade

Há quatro grupos principais de respostas à pergunta metafísica: teorias correspondentistas, teorias coerentistas, teorias pragmatistas e teorias deflacionárias.

Teorias correspondentistas

Teorias da verdade desse grupo são as mais aceitas, entre outras coisas por causa do seu caráter intuitivo. Nossas intuições pré-filosóficas sobre a verdade geralmente nos inclinam a explicar a verdade em termos de correspondência (como podemos ver nas definições de "verdade" da maioria dos dicionários). Segundo as teorias correspondentistas, a verdade é uma relação (ou propriedade relacional) entre dois tipos de entidades: um portador de verdade e um gerador de verdade, isto é, aquilo que torna esse portador verdadeiro (em inglês truth maker). O gerador de verdade é algumas vezes denominado estado de coisas, ou fato. A teoria diz que o portador de verdade f expressa ou representa o gerador de verdade p (f diz que p) e que o portador é verdadeiro quando o gerador de verdade ocorre ou é atual. Mais formalmente:

(f é verdadeiro se, e somente sef diz que p e p)

Há dois tipos de teorias da correspondência: correspondência como congruência e correspondência como correlação. A correspondência como congruência exige que os elementos do gerador de verdade e do portador de verdade estejam estruturados de maneira análoga. (Ludwig Wittgenstein, no Tractatus Logico-Philosophicus eBertrand Russell). A teoria da correspondência como correlação não exige esse isomorfismo (John Langshaw Austin).

Geralmente se considera Aristóteles como um defensor de uma teoria da verdade como correspondência. Ele diz na Metafísica que "Dizer do que é que é e do que não é que não é dizer a verdade e dizer do que é que não é e do que não é que é dizer algo falso". Mas há quem diga que essa passagem pode ser interpretada como a expressão de uma teoria deflacionária da verdade (cf. infra).

Alguns acreditam que toda teoria correspondentista da verdade é uma teoria realista da verdade. Isso depende de como definimos "realismo" nesse contexto. Se uma teoria realista da verdade é aquela que concebe os geradores de verdade (os estados de coisas ou fatos) como entidades independentes da nossa mente, então parece que poderia haver uma teoria correspondentista não-realista da verdade, isto é uma teoria que concebe os geradores de verdade como dependentes da nossa mente. Mas "independente da mente" é uma expressão ambígua. Algo pode ser independente da nossa mente quanto à existência ou quanto aos nossos estados intencionais(pensamento, crença ou conhecimento). Algo pode ser concebido como independente dos nossos estados intencionais, mas não independente da existência da nossa mente (ou de alguma mente). Se uma teoria realista da verdade exige apenas que os geradores de verdade sejam independentes dos nossos estados intencionais, então uma teoria da correspondência que concebesse os geradores de verdade como dependentes da existência da nossa mente (ou de alguma mente) seria realista.

Não se deve confundir a definição correspondentista de "verdade" e o que Alfred Tarski chama de esquema T:

(T) "p" é verdadeira se, e somente se, p

Acreditar que as instâncias desse esquema (ou seja, os portadores de verdade que têm essa forma) são verdadeiras não implica aceitar a teoria correspondentista da verdade. Dizer que "'p' é verdadeira" equivale a "p" não é o mesmo que dizer que "p" é verdadeira porque p. Enquanto a equivalência é uma relação simétrica, a relação expressa por "porque" não é. Em outras palavras: dizer "'p' é verdadeira se, e somente se, p" e "p se, e somente se,'p' verdadeira" é dizer a mesma coisa, mas dizer "'p' é verdadeira porque p" não é o mesmo que dizer "p porque 'p' é verdadeira", salvo se quisermos negar que possa ocorrer fatos (geradores de verdade) aos quais não corresponde nenhum portador de verdade. Parece intuitivo supor que há estados de coisas ou fatos que não são representados por nenhum portador de verdade.

A chamada concepção semântica da verdade de Alfred Tarski é apresentada por ele como uma versão da teoria da verdade como correspondência. Mas há quem discorde disso e a veja como precursora do deflacionismo. Uma das motivações da teoria de Tarski era evitar que o paradoxo do mentiroso fosse formulado em uma linguagem que estivesse de acordo com a concepção semântica da verdade. Em tal linguagem o predicado "é verdadeiro" nunca é usado para atribuir verdade aos portadores de verdade da própria linguagem (metalinguagem), mas apenas aos portadores de verdade de uma linguagem objeto. Segundo Tarski a linguagem ordinária permite a formulação do paradoxo do mentiroso porque nela o predicado "é verdadeiro" atribui verdade aos portadores de verdade da própria linguagem ordinária.

Teorias coerentistas

Segundo as teorias coerentistas da verdade, a verdade é uma relação (ou propriedade relacional) não entre os portadores de verdade e os geradores de verdade, mas entre os próprios geradores de verdade. A teoria diz que um portador de verdade é verdadeiro se faz parte de um conjunto coerente de portadores de verdade. A coerência é geralmente definida (quando é) do seguinte modo: um conjunto de portadores de verdade é coerente quando nenhum contradiz o outro e quando qualquer subconjunto desse conjunto implica os demais portadores de verdade do conjunto. Mas não poderia haver dois conjuntos internamente coerentes de portadores de verdade de tal forma que um contradissesse o outro? Qual dos dois então teria portadores de verdade verdadeiros? É para evitar essa dificuldade que se costuma complementar a definição coerentista de verdade do seguinte modo: um portador de verdade é verdadeiro quando faz parte de um conjunto coerente de crenças que descreve completamente o mundo. Um romance de ficção, por exemplo, não atende a essa última exigência, apesar de ser internamente coerente. Mais formalmente:

(f)(f é verdadeiro se, e somente se, f faz parte de um conjunto coerente de portadores de verdade que descreve completamente o mundo)

Teorias pragmatistas

Não é muito claro se, de acordo com as teorias pragmatistas da verdade, a verdade é uma propriedade que os portadores de verdade possuem independentemente das relações que mantêm entre si ou com geradores de verdade. A teoria diz que um portador de verdade é verdadeiro quando a crença na sua verdade é útil. Geralmente se acrescenta que essa utilidade deve ser medida a longo prazo. Uma crença imediatamente útil pode mostrar-se um obstáculo para a ação a longo prazo. A utilidade em questão é referente principalmente às ações de lidar com objetos no mundo, comunicar-se, prever e explicar acontecimentos. Mais formalmente:

(f)(fé verdadeiro se, e somente se, a crença que f é verdadeiro é útil a longo prazo)

Teorias deflacionárias

Segundo as teorias deflacionárias da verdade, a verdade não é uma propriedade substancial, cuja natureza esteja oculta à espera de uma descoberta. Essa tese é sustentada através de uma análise da função do predicado "é verdadeiro". A função desse predicado é trivial e pode ser completamente explicada por meio do esquema T. (Mas aceitar que as instâncias do esquema T são verdadeiras não é o mesmo que aceitar o deflacionismo, ou seja, que a função do predicado "é verdadeiro" pode ser completamente explicada por meio do esquema T.) Para os deflacionistas, as teorias tradicionais da verdade estão todas equivocadas justamente porque supõem que a verdade é uma propriedade substancial cuja natureza oculta deve ser exibida por uma teoria. Há dois tipos de teorias deflacionárias da verdade: a teoria da verdade como redundância e o minimalismo.

De acordo com a teoria da verdade como redundância (geralmente atribuída a Frank P. Ramsey e às vezes chamada de teoria descitacional da verdade [em inglêsdisquotational theory of truth]), o esquema T é uma equivalência intencional, ou seja, uma sinonímia de acordo com a qual "'p' é verdadeira" significa o mesmo que "p" e, por isso, "é verdadeira" é redundante. Para o teórico da redundância, a verdade não é uma propriedade substancial porque não é propriedade nenhuma. A expressão "é verdadeira" é um pseudopredicado que não denota nenhuma propriedade. Com base nisso o teórico da verdade como redundância sustenta que o predicado "é verdadeiro" é eliminável da linguagem sem perda de capacidade expressiva. Isso significa que poderíamos dizer tudo o que dizemos usando esse predicado sem usá-lo.

De acordo com o minimalismo (defendido por Paul Horwich), o esquema T é uma equivalência essencial (extensional necessária), mas não intencional. O minimalista acredita que o predicado "é verdadeiro" não é eliminável da linguagem sem perda de capacidade expressiva. Segundo o minimalista, o predicado "é verdadeira" é um predicado genuíno que denota uma propriedade genuína, não uma propriedade substancial, mas uma propriedade lógica. (O minimalista tem uma concepção minimalista de predicado e propriedade.) Segundo o minimalismo, o conceito de verdade é neutro com relação à controvérisa entre realistas e anti-realistas.

 

CERTEZA

 

Um argumento é uma CERTEZA se, e somente se, a hipótese das premissas do argumento se tornou uma verdade, depois da conclusão provada. Veja este exemplo:

Sem olhar, Laurêncio tirou 100 bolinhas de um saco de 100. Das bolinhas que Laurêncio tirou 100 eram vermelhas.

Laurêncio colocou todas as bolinhas de volta no saco.

Portanto, a próxima bola que Laurêncio puxar para fora da bolsa será vermelha.

A premissa da hipótese tornou-se, realmente, uma conclusão provada. Portanto, esse argumento é uma CERTEZA.

Veja no verbete convicção as diferenças entre este termo e a CERTEZA.

CERTEZA na psicologia

CERTEZA é uma condição psicológica, ou estado mental, de que as coisas são tais quais o indivíduo as concebe , ou ainda de estar na posse da verdade. Em outras palavras, caracteriza-se pela absoluta adesão a uma ideia, opinião ou fato, desconsiderando qualquer possibilidade de erro ou equívoco, sendo logo, um antagonismo à dúvida.

CERTEZA na ciência

CERTEZA na metodologia científica é um conceito que designa comprovação ou confirmação, com uso do raciocínio lógico (método matemático) e do sistema de verificação empírica com evidências físicas.

Pode-se "ter CERTEZA" de uma idéia quando baseada em experiências e métodos reconhecidos pela comunidade científica, sendo estes nomeados como o Método científico. Nesse sentido, é geralmente associada ao contexto científico de forma democrática, ou seja, dependente do trabalho intelectual e consenso de uma maioria de cientistas que avaliará e determinará a legitimidade e imparcialidade dos estudos, autorgando o status de comprovação científica e tendo sempre por base sistemas minuciosos de mensuração. Para a ciência a CERTEZA é resultante apenas de conclusões obtidas a partir do estudo sistemático e controlado dos fenômenos investigados.

Entretanto, no meio científico, a CERTEZA absoluta não existe, pois se reconhece diferentes níveis de inCERTEZA em todas as observações e medições até então estabelecidas, dada a complexidade dos fenômenos a que se propõe o estudo, sendo estes constituidos, na maioria das vezes, por conjuntos co-dependentes de variáveis interventivas e intervenientes. Logo, com o reconhecimento que não existem de CERTEZAs incontestáveis, visto que elas podem ser corrigidas, aprimoradas ou abandonadas ao longo do tempo. Tal processo se dá em função da descoberta de novas evidências, carcterizando um sistema de replicabilidade e refutabilidade.

Na filosofia de René Descartes a CERTEZA é o critério da verdade.

 CERTEZA ABSOLUTA

Um argumento é uma CERTEZA absoluta se, e somente se, a hipótese de todas as infinitas premissas do argumento, mesmo aquelas ocultas, se tornasse uma verdade, depois da conclusão provada. Veja este exemplo:

Sem olhar, Laurêncio tirou 100 bolinhas de um saco de 100. Das bolinhas que Laurêncio tirou 100 eram vermelhas.

Laurêncio colocou todas as bolinhas de volta no saco.

Portanto, a próxima bola que Laurêncio puxar para fora da bolsa será vermelha.

A premissa da hipótese tornou-se, realmente, uma conclusão provada. Portanto, esse argumento é uma CERTEZA. Mas não é uma CERTEZA absoluta, pois Laurêncio não observou todas as características das bolinhas para constatar que todas as premissas desconhecidas foram satisfeitas. As características ocultas são:

- 25 bolinhas estão pintadas com uma tinta com características similares a da pedra Alexandrita que muda de cor conforme o tipo de iluminação. Quando estão sob a luz do Sol a cor delas é vermelha, mas quando é noite sob a luz de lâmpada incandescente elas são de cor verde.

- Outras 25 bolinhas estão pintadas com uma tinta sensivel a temperatura. Quando a temperatura ambiente esta acima de 17° Celsius, elas são de cor vermelha. Quando a temperatura ambiente esta abaixo de 17° Celsius, elas são de cor azul.

- Outras 25 bolinhas estão pintadas com uma tinta sensivel a umidade relativa do ar. Quando a umidade esta acima de 30%, elas são vermelhas. Mas quando a umidade esta abaixo de 30% elas são de cor amarela.

- As ultimas 25 bolinhas são pintadas com uma tinta sensível ao Tempo. Hoje elas são vermelhas, mas a passagem do tempo ira fazer elas mudarem para a cor branca em três meses.

Quando Laurêncio tirou as 100 bolinhas do saco pela primeira vez , foi há seis meses , numa temperatura de 25° Celsius, numa umidade relativa do ar de 40%, durante o dia, sob o Sol. Então, Laurêncio colocou todas as bolinhas de volta no saco, e teve a CERTEZA de que a próxima bolinha que tiraria do saco seria vermelha.

Mas ele aguardou até hoje para tirar a próxima bolinha. No entanto, hoje, a temperatura é de 10° Celsius, a umidade relativa do ar de 25%, agora é noite e está sob a luz de uma lâmpada incandescente.

Quando Laurêncio tirar a próxima bolinha de saco, terá uma surpresa, pois sua CERTEZA foi destruída por premissas ocultas que ele desconhecia, e ele não vai tirar uma bolinha vermelha do saco.

Pode-se concluir com o exemplo que qualquer argumento pode ter um numero indeterminado ou até infinito de premissas ocultas, podendo mudar um argumento que era uma CERTEZA, para uma convicção ou até para algo equivocado.

O exemplo acima mostra a razão pela qual, na ciência, não existe CERTEZA absoluta, pois sempre existe algum grau de INCERTEZA  em todas as observações e medições. Não existem CERTEZAS incontestáveis, elas podem ser corrigidas, aprimoradas e abandonadas ao longo dos tempos. Isso é conseguido através de mais evidências, que tornam a CERTEZA uma verdade.

 

VERSÍCULOS DA BÍBLIA

 

  • E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a MENTIRA2 Tessalonicenses 2:11
  • Não vos escrevi porque não soubésseis a VERDADE, mas porque a sabeis, e porque nenhuma MENTIRA vem da VERDADE1 João 2:21
  • A VERDADEIRA testemunha não mentirá, mas a testemunha falsa se desboca em MENTIRASProvérbios 14:5
  • amareis a vaidade e buscareis a MENTIRA? (Selá.) Salmos 4:2
  • Suave é ao homem o pão da MENTIRA, mas depois a sua boca se encherá de cascalho. Provérbios 20:17
  • Abomino e odeio a MENTIRA; mas amo a tua lei. Salmos 119:163
  • Por isso deixai a MENTIRA, e falai a VERDADE cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros. Efésios 4:25
  • Pois mudaram a VERDADE de Deus em MENTIRA, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém. Romanos 1:25
  • Mas, se pela minha MENTIRA abundou mais a VERDADE de Deus para glória sua, por que sou eu ainda julgado também como pecador? Romanos 3:7
  • Mas, ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a MENTIRAApocalipse 22:15
  • Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na VERDADE, porque não há VERDADE nele. Quando ele profere MENTIRA, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da MENTIRAJoão 8:44
  • Destruirás aqueles que falam a MENTIRA; o Senhor aborrecerá o homem sanguinário e fraudulento. Salmos 5:6
  • A falsa testemunha não ficará impune e o que respira MENTIRAS não escapará. Provérbios 19:5
  • Tu amas mais o mal do que o bem, e a MENTIRA mais do que o falar a retidão. (Selá.) Salmos 52:3
  • O justo odeia a palavra de MENTIRA, mas o ímpio faz vergonha e se confunde. Provérbios 13:5
  • E zombará cada um do seu próximo, e não falam a VERDADE; ensinam a sua língua a falar a MENTIRA, andam-se cansando em proceder perversamente. Jeremias 9:5
  • Efraim se apascenta de vento, e segue o vento leste; todo o dia multiplica a MENTIRA e a destruição; e fazem aliança com a Assíria, e o azeite se leva ao Egito. Oséias 12:1
  • Lavrastes a impiedade, segastes a iniqüidade, e comestes o fruto da MENTIRA; porque confiaste no teu caminho, na multidão dos teus poderosos. Oséias 10:13
  • Efraim me cercou com MENTIRA, e a casa de Israel com engano; mas Judá ainda domina com Deus, e com os santos está fiel. Oséias 11:12
  • Afasta de mim a vaidade e a palavra MENTIROSA; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; mantém-me do pão da minha porção de costume; Provérbios 30:8
  • E regrarei o juízo pela linha, e a justiça pelo prumo, e a saraiva varrerá o refúgio da MENTIRA, e as águas cobrirão o esconderijo. Isaías 28:17
  • E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e MENTIRA; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro. Apocalipse 21:27
  • Porquanto dizeis: Fizemos aliança com a morte, e com o inferno fizemos acordo; quando passar o dilúvio do açoite, não chegará a nós, porque pusemos a MENTIRA por nosso refúgio, e debaixo da falsidade nos escondemos. Isaías 28:15
  • Certamente que os homens de classe baixa são vaidade, e os homens de ordem elevada são MENTIRA; pesados em balanças, eles juntos são mais leves do que a vaidade. Salmos 62:9
  • Apascenta-se de cinza; o seu coração enganado o desviou, de maneira que já não pode livrar a sua alma, nem dizer: Porventura não há uma MENTIRA na minha mão direita? Isaías 44:20
  • A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de MENTIRA2 Tessalonicenses 2:9
  • A falsa testemunha não ficará impune; e o que profere MENTIRAs perecerá. Provérbios 19:9
  • Agora, pois, eis que o Senhor pôs o espírito de MENTIRA na boca de todos estes teus profetas, e o Senhor falou o mal contra ti. 1 Reis 22:23
  • Agora, pois, eis que o Senhor pôs um espírito de MENTIRA na boca destes teus profetas; e o Senhor falou o mal a teu respeito. 2 Crônicas 18:22
  • Eles somente consultam como o hão de derrubar da sua excelência; deleitam-se em MENTIRAS; com a boca bendizem, mas nas suas entranhas maldizem. (Selá.)Salmos 62:4
  • Porque MENTIRAS vos profetizam, para vos mandarem para longe da vossa terra, e para que eu vos expulse dela, e pereçais. Jeremias 27:10
  • E não deis ouvidos às palavras dos profetas, que vos falam, dizendo: Não servireis ao rei de babilônia; porque vos profetizam MENTIRASJeremias 27:14
  • Esta será a tua sorte, a porção que te será medida por mim, diz o Senhor; pois te esqueceste de mim, e confiaste em MENTIRASJeremias 13:25
  • E disse o profeta Jeremias ao profeta Hananias: Ouve agora, Hananias: Não te enviou o Senhor, mas tu fizeste que este povo confiasse em MENTIRASJeremias 28:15
  • Manda a todos os do cativeiro, dizendo: Assim diz o Senhor acerca de Semaías, o neelamita: Porquanto Semaías vos profetizou, e eu não o enviei, e vos fez confiar em MENTIRASJeremias 29:31
  • Porque os ídolos têm falado vaidade, e os adivinhos têm visto MENTIRA, e contam sonhos falsos; com vaidade consolam, por isso seguem o seu caminho como ovelhas; estão aflitos, porque não há pastor. Zacarias 10:2
  • E os seus profetas têm feito para eles cobertura com argamassa não temperada, profetizando vaidade, adivinhando-lhes MENTIRA, dizendo: Assim diz o Senhor DEUS; sem que o SENHOR tivesse falado. Ezequiel 22:28
  • Embrutecido é todo o homem, no seu conhecimento; envergonha-se todo o artífice da imagem de escultura; porque a sua imagem de fundição é MENTIRA, e nelas não há espírito. Jeremias 51:17
  • O remanescente de Israel não cometerá iniqüidade, nem proferirá MENTIRA, e na sua boca não se achará língua enganosa; mas serão apascentados, e deitar-se-ão, e não haverá quem os espante. Sofonias 3:13
  • Mas eles disseram: É MENTIRA; agora faze-nos saber. E disse: Assim e assim me falou, a saber: Assim diz o Senhor: Ungi-te rei sobre Israel. 2 Reis 9:12
  • Todo o homem é embrutecido no seu conhecimento; envergonha-se todo o fundidor da sua imagem de escultura; porque sua imagem fundida é MENTIRA, e nelas não há espírito. Jeremias 10:14
  • O que diz a VERDADE manifesta a justiça, mas a falsa testemunha diz engano. Provérbios 12:17
  • Eis que ele está com dores de perversidade; concebeu trabalhos, e produziu MENTIRASSalmos 7:14
  • E disse ele: Eu sairei, e serei um espírito de MENTIRA na boca de todos os seus profetas. E ele disse: Tu o induzirás, e ainda prevalecerás; sai e faze assim. 1 Reis 22:22
  • E ele disse: Eu sairei, e serei um espírito de MENTIRA na boca de todos os seus profetas. E disse o Senhor: Tu o persuadirás, e ainda prevalecerás; sai, e faze-o assim. 2 Crônicas 18:21
  • Também estes dois reis terão o coração atento para fazerem o mal, e a uma mesma mesa falarão a MENTIRA; mas isso não prosperará, porque ainda verá o fim no tempo determinado. Daniel 11:27
  • Que aproveita a imagem de escultura, depois que a esculpiu o seu artífice? Ela é imagem de fundição que ensina MENTIRA, para que quem a formou confie na sua obra, fazendo ídolos mudos? Habacuque 2:18
  • Mas o rei se regozijará em Deus; qualquer que por ele jurar se gloriará; porque se taparão as bocas dos que falam a MENTIRASalmos 63:11
  • E encurvam a língua como se fosse o seu arco, para a MENTIRA; fortalecem-se na terra, mas não para a VERDADE; porque avançam de malícia em malícia, e a mim não me conhecem, diz o Senhor. Jeremias 9:3
  • E conhecereis a VERDADE, e a VERDADE vos libertará. João 8:32
  • Santifica-os na tua VERDADE; a tua palavra é a VERDADEJoão 17:17
  • Porque nada podemos contra a VERDADE, senão pela VERDADE2 Coríntios 13:8
  • Na VERDADE, na VERDADE vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna. João 6:47
  • Não vos escrevi porque não soubésseis a VERDADE, mas porque a sabeis, e porque nenhuma MENTIRA vem da VERDADE1 João 2:21
  • Respondeu-lhes Jesus: Em VERDADE, em VERDADE vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado. João 8:34
  • Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em VERDADE, em VERDADE vos digo que eu sou a porta das ovelhas. João 10:7
  • Em VERDADE, em VERDADE vos digo que, se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte. João 8:51
  • A tua justiça é uma justiça eterna, e a tua lei é a VERDADESalmos 119:142
  • Disse-lhes Jesus: Em VERDADE, em VERDADE vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou. João 8:58
  • O ancião à senhora eleita, e a seus filhos, aos quais amo na VERDADE, e não somente eu, mas também todos os que têm conhecido a VERDADE2 João 1:1
  • Jesus respondeu, e disse-lhe: Na VERDADE, na VERDADE te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. João 3:3
  • Para o que (digo a VERDADE em Cristo, não minto) fui constituído pregador, e apóstolo, e doutor dos gentios na fé e na VERDADE1 Timóteo 2:7
  • Porque muito me alegrei quando os irmãos vieram, e testificaram da tua VERDADE, como tu andas na VERDADE3 João 1:3
  • E disse-lhe: Na VERDADE, na VERDADE vos digo que daqui em diante vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem. João 1:51
  • Jesus respondeu: Na VERDADE, na VERDADE te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. João 3:5
  • Jesus respondeu-lhes e disse: Na VERDADE, na VERDADE vos digo que me buscais, não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes. João 6:26
  • A tua palavra é a VERDADE desde o princípio, e cada um dos teus juízos dura para sempre. Salmos 119:160
  • Porque a minha boca proferirá a VERDADE, e os meus lábios abominam a impiedade. Provérbios 8:7
  • Porque a tua benignidade está diante dos meus olhos; e tenho andado na tua VERDADESalmos 26:3
  • E ele, respondendo, disse: Em VERDADE vos digo que vos não conheço. Mateus 25:12
  • Não folga com a injustiça, mas folga com a VERDADE1 Coríntios 13:6
  • Na palavra da VERDADE, no poder de Deus, pelas armas da justiça, à direita e à esquerda, 2 Coríntios 6:7
  • Fiz-me acaso vosso inimigo, dizendo a VERDADEGálatas 4:16
  • Corríeis bem; quem vos impediu, para que não obedeçais à VERDADEGálatas 5:7
  • Se é que o tendes ouvido, e nele fostes ensinados, como está a VERDADE em Jesus; Efésios 4:21
  • (Porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e VERDADE); Efésios 5:9
  • Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a VERDADE, e vestida a couraça da justiça; Efésios 6:14
  • Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da VERDADE1 Timóteo 2:4
  • Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da VERDADE2 Timóteo 3:7
  • E desviarão os ouvidos da VERDADE, voltando às fábulas. 2 Timóteo 4:4
  • Não dando ouvidos às fábulas judaicas, nem aos mandamentos de homens que se desviam da VERDADETito 1:14
  • Instruidor dos néscios, mestre de crianças, que tens a forma da ciência e da VERDADE na lei; Romanos 2:20
  • VERDADE é, Senhor, que os reis da Assíria assolaram todas as nações e suas terras. Isaías 37:18
  • Compra a VERDADE, e não a vendas; e também a sabedoria, a instrução e o entendimento. Provérbios 23:23
  • Irmãos, se algum dentre vós se tem desviado da VERDADE, e alguém o converter, Tiago 5:19
  • Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em VERDADE1 João 3:18
  • E nisto conhecemos que somos da VERDADE, e diante dele asseguraremos nossos corações; 1 João 3:19
  • Por amor da VERDADE que está em nós, e para sempre estará conosco: 2 João 1:2
  • O presbítero ao amado Gaio, a quem em VERDADE eu amo. 3 João 1:1
  • Portanto, aos tais devemos receber, para que sejamos cooperadores da VERDADE.3 João 1:8
  • E disse: Em VERDADE vos digo que nenhum profeta é bem recebido na sua pátria. Lucas 4:24
  • Vós mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da VERDADEJoão 5:33
  • Mas, porque vos digo a VERDADE, não me credes. João 8:45
  • A VERDADE brotará da terra, e a justiça olhará desde os céus. Salmos 85:11
  • Para fazer-te saber a CERTEZA das palavras da VERDADE, e assim possas responder palavras de VERDADE aos que te consultarem? Provérbios 22:21
  • Estas são as coisas que deveis fazer: Falai a VERDADE cada um com o seu próximo; executai juízo de VERDADE e de paz nas vossas portas. Zacarias 8:16
  • Na VERDADE, na VERDADE te digo que nós dizemos o que sabemos, e testificamos o que vimos; e não aceitais o nosso testemunho. João 3:11
  • Em VERDADE, em VERDADE vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão. João 5:25
  • Tendo Jesus dito isto, turbou-se em espírito, e afirmou, dizendo: Na VERDADE, na VERDADE vos digo que um de vós me há de trair. João 13:21
  • Tu estás perto, ó Senhor, e todos os teus mandamentos são a VERDADESalmos 119:151
  • Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a VERDADE no seu coração. Salmos 15:2
  • Nas tuas mãos encomendo o meu espírito; tu me redimiste, Senhor Deus da VERDADESalmos 31:5
  • Em VERDADE vos digo que todas estas coisas hão de vir sobre esta geração. Mateus 23:36
  • Em VERDADE vos digo que o porá sobre todos os seus bens. Mateus 24:47
  • Mas a indignação e a ira aos que são contenciosos, desobedientes à VERDADE e obedientes à iniqüidade; Romanos 2:8
  • Em VERDADE vos digo que sobre todos os seus bens o porá. Lucas 12:44
  • E disse-lhe Jesus: Em VERDADE te digo que hoje estarás comigo no Paraíso. Lucas 23:43
  • Disse-lhe, pois, Pilatos: Logo tu és rei? Jesus respondeu: Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da VERDADE. Todo aquele que é da VERDADE ouve a minha voz. João 18:37
  • Disse-lhes, pois, Jesus: Na VERDADE, na VERDADE vos digo: Moisés não vos deu o pão do céu; mas meu Pai vos dá o VERDADEIRO pão do céu. João 6:32
  • Mas, quando vier aquele Espírito de VERDADE, ele vos guiará em toda a VERDADE; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. João 16:13
  • VERDADE é, ó Senhor, que os reis da Assíria assolaram as nações e as suas terras.2 Reis 19:17
  • E não tires totalmente a palavra de VERDADE da minha boca, pois tenho esperado nos teus juízos. Salmos 119:43
  • E neste teu esplendor cavalga prosperamente, por causa da VERDADE, da mansidão e da justiça; e a tua destra te ensinará coisas terríveis. Salmos 45:4
  • Como a VERDADE de Cristo está em mim, esta glória não me será impedida nas regiões da Acaia. 2 Coríntios 11:10
  • VERDADE é que também alguns pregam a Cristo por inveja e porfia, mas outros de boa vontade; Filipenses 1:15
  • Para que sejam julgados todos os que não creram a VERDADE, antes tiveram prazer na iniqüidade. 2 Tessalonicenses 2:12
  • Perversas contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da VERDADE, cuidando que a piedade seja causa de ganho; aparta-te dos tais. 1 Timóteo 6:5
  • Os quais se desviaram da VERDADE, dizendo que a ressurreição era já feita, e perverteram a fé de alguns. 2 Timóteo 2:18
  • E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na VERDADEJoão 17:19
  • Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a VERDADE em injustiça. Romanos 1:18
  • E bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a VERDADE sobre os que tais coisas fazem. Romanos 2:2
  • Em Cristo digo a VERDADE, não minto (dando-me testemunho a minha consciência no Espírito Santo): Romanos 9:1
  • E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da VERDADE2 Pedro 2:2
  • Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a VERDADE1 João 1:6
  • Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há VERDADE em nós. 1 João 1:8
  • Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a VERDADE1 João 2:4
  • Graça, misericórdia e paz, da parte de Deus Pai e da do Senhor Jesus Cristo, o Filho do Pai, seja convosco na VERDADE e amor. 2 João 1:3
  • Não tenho maior gozo do que este, o de ouvir que os meus filhos andam na VERDADE3 João 1:4
  • Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a VERDADE vieram por Jesus Cristo.João 1:17
  • Porque tiveste cinco maridos, e o que agora tens não é teu marido; isto disseste com VERDADEJoão 4:18
  • Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em VERDADEJoão 4:24
  • Quem dentre vós me convence de pecado? E se vos digo a VERDADE, por que não credes? João 8:46
  • Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a VERDADE e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6
  • Jesus, pois, lhes disse: Na VERDADE, na VERDADE vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos. João 6:53
  • Na VERDADE, na VERDADE vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai. João 14:12
  • E muitos iam ter com ele, e diziam: Na VERDADE João não fez sinal algum, mas tudo quanto João disse deste era VERDADEJoão 10:41
  • Todos dão testemunho de Demétrio, até a mesma VERDADE; e também nós testemunhamos; e vós bem sabeis que o nosso testemunho é VERDADEIRO3 João 1:12
  • Na VERDADE, todo homem anda numa và aparência; na VERDADE, em vão se inquietam; amontoam riquezas, e não sabem quem as levará. Salmos 39:6
  • E aquele que o viu testificou, e o seu testemunho é VERDADEIRO; e sabe que é VERDADE o que diz, para que também vós o creiais. João 19:35
  • Porém agora é VERDADE que eu sou remidor, mas ainda outro remidor há mais chegado do que eu. Rute 3:12
  • Mas ele disse: Não deliro, ó potentíssimo Festo; antes digo palavras de VERDADE e de um são juízo. Atos 26:25
  • Procurou o pregador achar palavras agradáveis; e escreveu-as com retidão, palavras de VERDADEEclesiastes 12:10
  • Na VERDADE vós sois a nossa glória e gozo. 1 Tessalonicenses 2:20
  • Na VERDADE, na VERDADE vos digo que vós chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará, e vós estareis tristes, mas a vossa tristeza se converterá em alegria. João 16:20
  • E naquele dia nada me perguntareis. Na VERDADE, na VERDADE vos digo que tudo quanto pedirdes a meu Pai, em meu nome, ele vo-lo há de dar. João 16:23
  • Na VERDADE, na VERDADE vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. João 5:24
  • Na VERDADE, na VERDADE vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador. João 10:1
  • Na VERDADE, na VERDADE vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto. João 12:24
  • Na VERDADE, na VERDADE vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou. João 13:16



 


CLICK NA FOTO OU NO RESULTADO

DE IMAGEM E VEJA MUITO MAIS...

 

Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?

Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
850 × 400 - kdfrases.com
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
20 horas atrás
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
5 dias atrás
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
3 dias atrás
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
4 dias atrás
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
5 dias atrás
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
3 dias atrás
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?
Resultado de imagem para IMAGENS DE MENTIRA OU VERDADE, O QUE É MELHOR?