DEUS NÃO É RELIGIÃO OU SEITA, POIS RELIGIÕES E SEITAS SÃO COISAS DOS HOMENS E MULHERES, COMO AS CRENDICES.

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8:32 - Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade. João 17:17 - Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna. João 6:47 - Porque nada podemos contra a verdade, senão pela verdade. 2 Coríntios 13:8.


O AMOR DE DEUS PARA COM OS SERES HUMANOS, É ABSOLUTAMENTE INCONDICIONAL, POIS OS CRIOU A SUA IMAGEM E SEMELHANÇA EM ESPÍRITO, E NÃO PODE NEGAR-SE A SI PRÓPRIO.


www.palavra10.com, é o maior site de receitas culinárias do mundo. São aproximadamente 1.500.000 receitas culinárias, com fotos dos pratos  (alimentos preparados). Clicando nas fotos você verá as receitas e os modos de preparos, entre outras orientações e divulgações. Neste site você encontra orientações pessoais, que se tornam uma autoajuda necessária para os problemas pessoais diários. Confira tudo.

 COMPARTILHE O SITE www.palavra10.com COM SEUS AMIGOS E PARENTES.


 CRIAÇÃO DA RAÇA HUMANA RACIONAL
Existem dois períodos distintos e importantes na criação da vida humana. 1º Período: Antes da criação do homem racional (pré-história) e 2º Período após a criação do homem racional, este último citado na Bíblia, em Gênesis Capítulo 1º (criação dos espíritos do homem e da mulher), e Gênesis, Capítulo 2º (criação dos corpos do homem e da mulher). É muito grande a falta de entendimento dos Ciêntistas e dos Religiosos, tornado-os radicais.


 

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
PALAVRA10
O QUE VOCÊ ACHA DESTE SITE?
ÓTIMO
BOM
REGULAR
Ver Resultados

Rating: 2.9/5 (5467 votos)




ONLINE
4





Partilhe esta Página





 

 


* LIVRO DE ELISEU - AUTOR JEREMIAS - 12 CAPÍTULOS
* LIVRO DE ELISEU - AUTOR JEREMIAS - 12 CAPÍTULOS

ELISEU

 

Visão Judaico-Cristã

Foi o sucessor de Elias no Reino do Norte de Israel. Era filho de Safat e vivia em Abel Mehola, no Vale do Jordão. Pertencia a uma abastada família que possuía 12 juntas de bois. Serviu a Elias durante algum tempo e, antes deste ter ascendido em direção aos céus numa carruagem de fogo, ELISEU pediu-lhe "porção dobrada do espírito de Elias", isto é, uma porção dupla, que era devido a sua primogenitura como seguidor de Elias. Ele ocupa esta posição por causa da sua designação oficial como sucessor de Elias, na época que em que Elias lançou sobre ele seu manto oficial. (2 Reis 1:17; 2:1, 9, 11, 12.)

Foi um dos profetas que mais tem milagres registrados na Bíblia e dentre eles estão listados:

  • Abriu as águas do Jordão com a capa deixada por Elias (2Reis 2:14)
  • Transformou uma fonte de água má em água potável utilizando sal (2Reis 2:19-22).
  • Amaldiçoou os rapazes que zombavam de sua calvice. Deus então envia duas ursas que matam e despedaçam quarenta e dois destes rapazes. (2Reis 2:23-24)
  • Previu ao rei uma expedição bem-sucedida contra os moabitas (2Reis 3:11-27).
  • Multiplicou o óleo de uma viúva (2Reis 4:1-7).
  • Previu o nascimento do filho de uma sunamita e, quando o menino morreu, ELISEU rogou a Deus e o trouxe de volta à vida (2Reis  4:8-37).
  • Alimentou cem homens com vinte pães e algumas espigas (2Reis 4:42-44).
  • Curou o capitão da Síria Naamã de lepra (2Reis 5:1-19).
  • Fez um machado que havia caído no rio flutuar (2Reis 6:1-7).
  • Adivinhou os planos dos inimigos do rei (2Reis 6:8-12).
  • Previu, durante a grave fome de Samaria, que haveria abundância de comida no dia seguinte e, profetizou a morte do oficial que zombou da profecia (2Reis 7).
  • Após a sua morte, quando um cadáver foi jogado em sua sepultura, assim que tocou nos ossos do profeta, voltou à vida (2Reis 13:20-21).

Morte

ELISEU foi atacado por uma doença sem cura. Ele chamou Jeoás, filho de Jeoacaz e neto de Jeú para ir visitá-lo. ELISEU disse que ele foi como um exército para defender Israel. Ele também pediu que pegasse um arco e flechas e abrisse a janela que desse para o lado da Síria. ELISEU disse para que o rei retesa-se o arco, e pôs suas mãos sobre as do rei, orientando-o a lançar as flechas e declarou..." Flecha da vitória do Senhor", anunciando assim a vitória sobre os siros.Logo em seguida disse a ele que atirasse contra o solo, o que fez o rei, mas somente por três vezes,indignado ELISEU lhe afirma que, se o tivesse feito por seis vezes, teria vencido totalmente os siros.

Um bando de moabitas invadia Israel todo ano. Um desses bandos invadiu um funeral e todos fugiram e jogaram o defunto na sepultura de ELISEU. Quando esse defunto tocou nos ossos do profeta, ele voltou a viver. (2Reis 13:20-21)

Visão muçulmana

Al-Yasa‘, em árabe اليسع , (cerca de 9 a.C. - morte desconhecida) é um

Al-Yasa 'era filho de Safet como o sucessor de Ilyas. Ele herdou de Ilyas o obstinado rei e rainha de Israel os quais não quiseram ouvir suas pregações. Al-Yasa 'fez muitos milagres ao povo para mostrar-lhes o poder de Deus, mas eles o chamaram de mágico, como eles tinham chamado Ilyas anteriormente. Eles continuaram a desconfiar durante toda sua vida. .

Após um período de tempo os Israelitas foram conquistadas pelos assírios. Os assírios destruíram o Monte do Tempo e provocaram enormes prejuízos em Israel.

ELISEU, o profeta dos muitos milagres.

                ELISEU = "Deus é a salvação" - Sucessor do profeta Elias, no reino do norte. Filho de Safat, vivendo em Abel Mehola no vale do Jordão, e pertencia a uma família rica, tinha possuído 12 pares de bois, que trabalhavam em seus campos.

                Deus nomeou como sucessor de Elias, depois de encontrá-lo atrás do arado, jogou seu manto sobre ele (1 Reis 19:16, 19). ELISEU entendeu o significado deste gesto simbólico.
Retornando a sua própria familia, ofereceu um sacrifício e deu ao seu povo uma festa de despedida, e em seguida, foi e serviu a Elias (1 Reis 19:19-21).

                Elias, antes de ser levado embora, atravessou o Jordão, e ELISEU recusou a deixá-lo. Elias disse-lhe para perguntar o que ele queria. ELISEU teve a sabedoria de pedir uma porção dobrada do poder de Elias. 

                Ele viu o carro de fogo levando a Elias, o seu senhor, apanhou o manto que Elias tinha deixado cair, e ele bateu no Jordão, que foi aberto. ELISEU atravessou o rio, e se mudou para a Cisjordânia (2 Reis 2:1-18).

                Uma série de acontecimentos sobrenaturais marca a carreira de seu ministério, milagres de conhecimento, poder e maravilhas, todos os elogios especificamente em nome do Senhor. Na história da redenção é parte do segundo grupo de milagres. Milagres de ELISEU ocorreu num momento em que a religião de Jeová estava enfrentando uma afronta da parte de adoração a Baal. Da mesma forma que os milagres de Elias, ELISEU foi concebido para demonstrar a autoridade do profeta e de apresentar o Deus vivo. 

Em nome do Senhor curou com água salgada a partir da fonte de Jericó (2 Reis 2:19-22). 
Alguns rapazes que zombaram do profeta receberam a maldição de ELISEU. Dois ursos esquartejaram a 42 destes jovens (2 Reis 2:23-25). 

                          Ele previu que a expedição bem sucedida contra os moabitas (2 Reis 3:11-27), óleo multiplicado por uma viúva (2 Reis 4:1-7), anunciou o nascimento de um filho de uma sunamita, quando este filho morreu, a oração de ELISEU o chamou à vida (2 Reis 4:8-37). 
Ele fez um antídoto para a planta venenosa que era a comida dos profetas (2 Reis 4:38-41). 
Durante a fome, o profeta alimentou 100 homens com 20 pães de cevada e algumas espigas de cevada (2 Reis 4:42-44). 

          Ele ordenou a Naamã para se banhar no rio Jordão para ser curado da lepra (2 Reis 5:1-19), e anunciou que Geazi teria lepra por causa de sua ganância (2 Reis 5:20 -- 27). 
Ele fez flutuar na superfície do Jordão, o machado de ferro que havia caído no rio (2 Reis 6:1-7), e revelou ao rei de Israel, os movimentos e as intenções dos seus inimigos, os sírios (2 Reis 6: 8-12). 

          Em resposta à oração de ELISEU, o Senhor abriu os olhos do seu servo para ver os carros e cavalos de fogo que os protegia (2 Reis 6:13-17). 

          ELISEU feriu com cegueira aos homens que o rei da Síria mandou prendê-lo (2 Reis 6:18-23). 
          Ele declarou, antes que alguém lhe dissesse que um emissário do rei de Israel estava na porta para tirar a sua vida (2 Reis 6:32, 33). 

          Durante a fome do cerco de Samaria, previu que no dia seguinte, a comida seria abundante e farta, acrescentando que o ajudante oficial do rei , que zombavam da profecia, que ele não iria desfrutar. A multidão atropelou esse oficial, que morreu na porta de Samaria (2 Reis 7). 

          ELISEU afirmou que Ben-Hadade, rei da Síria, morreria, e morreu (2 Reis 8:7-15). 
Ele anunciou a destruição de Acabe e toda a sua casa, enviou um jovem profeta para ungir Jeú, que deveria executar o julgamento previsto (2 Reis 9:1-10:28).

          ELISEU revelou antecipadamente que seria 3 vitórias sobre os sírios (2 Reis 13:14-19). 
          Ele morreu durante o reinado de Joás, se lamentou o povo e o rei (2 Reis 3:14-20). 
          Ainda após sua morte um milagre acontece, quando um cadáver foi jogado às pressas na sepultura de ELISEU, tocando os ossos do profeta, o homem se levantou. (R.13 2: 20, 21). 


No capítulo 2 de 2Reis começa o “ciclo de ELISEU”. Já em 1Reis, ELISEU é ungido, por ordem de YHWH, como sucessor de Elias (19,16). Elias é levato para o céu, num carro de fogo, e ELISEU fica com o manto do profeta, que simboliza que ele é o sucessor de Elias.
Com o manto Elias realiza o primeiro milage: em 2Reis 2,14 bate na água do Jordão e elas se abrem para ele passar. Outro milage realiza logo em seguida: em 2Reis 2,19ss ele purifica as águas de uma fonte, que eram ruins. Nos versículos seguintes (23-25) se conta como algumas crianças zombaram de ELISEU, chamando-o de careca. Então ELISEU lhes amaldiçoou e uma ursa despedaçou 40 deles. 

Em 3,16 seguintes, graças às palavras de ELISEU, outro prodígio acontece: aparece na terra água para matar a sede do povo de Israel.

No capítulo 4 temos outros milages do profeta ELISEU: primeiro multiplica o óleo e a farinha de uma viúva em dificuldades; depois faz com que uma mulher estéril tenha um filho. Este mesmo filho, mais tarde, morre e é ressuscitado pelo profeta. Nos versículos 38-41 cria um antídoto à uma sopa envenenada. Nos seguintes versículos 42-44 conta-se uma multiplicação dos pães realizada por ELISEU.

Em 2Reis 5 temos a narração do milagre mais conhecido de ELISEU, pois é lembrado por Jesus em Lucas 4,27. Trata-se da cura de Naamã, chefe do exército do rei de Aram, que sofria de lepra.

Em 2Reis 6,1-7 conta-se como ELISEU encontra facilmente um machado caído nas águas do Jordão. Depois disso, no mesmo capítulo, narra-se como o profeta captura com facilidade um grupo de soldados arameus.

O capítulo 7 conta como a cidade de Samaria fica livre da ocupação graças às palavras eficazes de ELISEU.

Finalmente, em 2Reis 13 é contado o último milagre de ELISEU, realizado já quando tinha morrido. Um defunto foi jogado no túmulo de ELISEU e quanto o defunto tocou os ossos de ELISEU, voltou à vida.

1 Reis 19 

1 E Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito, e como totalmente matara todos os profetas à espada.

2 Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se de certo amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles.

3 O que vendo ele, se levantou e, para escapar com vida, se foi, e chegando a Berseba, que é de Judá, deixou ali o seu servo.

4 Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais.

5 E deitou-se, e dormiu debaixo do zimbro; e eis que então um anjo o tocou, e lhe disse: Levanta-te, come.

6 E olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas, e uma botija de água; e comeu, e bebeu, e tornou a deitar-se.

7 E o anjo do Senhor tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho.

8 Levantou-se, pois, e comeu e bebeu; e com a força daquela comida caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus.

9 E ali entrou numa caverna e passou ali a noite; e eis que a palavra do Senhor veio a ele, e lhe disse: Que fazes aqui Elias?

10 E ele disse: Tenho sido muito zeloso pelo Senhor Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e só eu fiquei, e buscam a minha vida para ma tirarem.

11 E Deus lhe disse: Sai para fora, e põe-te neste monte perante o Senhor. E eis que passava o Senhor, como também um grande e forte vento que fendia os montes e quebrava as penhas diante do Senhor; porém o Senhor não estava no vento; e depois do vento um terremoto; também o Senhor não estava no terremoto;

12 E depois do terremoto um fogo; porém também o Senhor não estava no fogo; e depois do fogo uma voz mansa e delicada.

13 E sucedeu que, ouvindo-a Elias, envolveu o seu rosto na sua capa, e saiu para fora, e pôs-se à entrada da caverna; e eis que veio a ele uma voz, que dizia: Que fazes aqui, Elias?

14 E ele disse: Eu tenho sido em extremo zeloso pelo Senhor Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e só eu fiquei; e buscam a minha vida para ma tirarem.

15 E o Senhor lhe disse: Vai, volta pelo teu caminho para o deserto de Damasco; e, chegando lá, unge a Hazael rei sobre a Síria.

16 Também a Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei de Israel; e também a ELISEU, filho de Safate de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar.

17 E há de ser que o que escapar da espada de Hazael, matá-lo-á Jeú; e o que escapar da espada de Jeú, matá-lo-á ELISEU.

18 Também deixei ficar em Israel sete mil: todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda a boca que não o beijou.

19 Partiu, pois, Elias dali, e achou a ELISEU, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele, e ele estava com a duodécima; e Elias passou por ele, e lançou a sua capa sobre ele.

20 Então deixou ele os bois, e correu após Elias; e disse: Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe, e então te seguirei. E ele lhe disse: Vai, e volta; pois, que te fiz eu?

21 Voltou, pois, de o seguir, e tomou a junta de bois, e os matou, e com os aparelhos dos bois cozeu as carnes, e as deu ao povo, e comeram; então se levantou e seguiu a Elias, e o servia.

2 Reis 2 

1 Sucedeu que, quando o SENHOR estava para elevar a Elias num redemoinho ao céu, Elias partiu de Gilgal com ELISEU.

2 E disse Elias a ELISEU: Fica-te aqui, porque o Senhor me enviou a Betel. Porém ELISEU disse: Vive o Senhor, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim foram a Betel.

3 Então os filhos dos profetas que estavam em Betel saíram ao encontro de ELISEU, e lhe disseram: Sabes que o SENHOR hoje tomará o teu senhor por sobre a tua cabeça? E ele disse: Também eu bem o sei; calai-vos.

4 E Elias lhe disse: ELISEU, fica-te aqui, porque o Senhor me enviou a Jericó. Porém ele disse: Vive o Senhor, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim foram a Jericó.

5 Então os filhos dos profetas que estavam em Jericó se chegaram a ELISEU, e lhe disseram: Sabes que o SENHOR hoje tomará o teu senhor por sobre a tua cabeça? E ele disse: Também eu bem o sei; calai-vos.

6 E Elias disse: Fica-te aqui, porque o Senhor me enviou ao Jordão. Mas ele disse: Vive o Senhor, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim ambos foram juntos.

7 E foram cinqüenta homens dos filhos dos profetas, e pararam defronte deles, de longe: e assim ambos pararam junto ao Jordão.

8 Então Elias tomou a sua capa e a dobrou, e feriu as águas, as quais se dividiram para os dois lados; e passaram ambos em seco.

9 Sucedeu que, havendo eles passado, Elias disse a ELISEU: Pede-me o que queres que te faça, antes que seja tomado de ti. E disse ELISEU: Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim.

10 E disse: Coisa difícil pediste; se me vires quando for tomado de ti, assim se te fará, porém, se não, não se fará.

11 E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho.

12 O que vendo ELISEU, clamou: Meu pai, meu pai, carros de Israel, e seus cavaleiros! E nunca mais o viu; e, pegando as suas vestes, rasgou-as em duas partes.

13 Também levantou a capa de Elias, que dele caíra; e, voltando-se, parou à margem do Jordão.

14 E tomou a capa de Elias, que dele caíra, e feriu as águas, e disse: Onde está o Senhor Deus de Elias? Quando feriu as águas elas se dividiram de um ao outro lado; e ELISEU passou.

15 Vendo-o, pois, os filhos dos profetas que estavam defronte em Jericó, disseram: O espírito de Elias repousa sobre ELISEU. E vieram-lhe ao encontro, e se prostraram diante dele em terra.

16 E disseram-lhe: Eis que agora entre os teus servos há cinqüenta homens valentes; ora deixa-os ir para buscar a teu senhor; pode ser que o elevasse o Espírito do SENHOR e o lançasse em algum dos montes, ou em algum dos vales. Porém ele disse: Não os envieis.

17 Mas eles insistiram com ele, até que, constrangido, disse-lhes: Enviai. E enviaram cinqüenta homens, que o buscaram três dias, porém não o acharam.

18 Então voltaram para ele, pois ficara em Jericó; e disse-lhes: Eu não vos disse que não fôsseis?

19 E os homens da cidade disseram a ELISEU: Eis que é boa a situação desta cidade, como o meu senhor vê; porém as águas são más, e a terra é estéril.

20 E ele disse: Trazei-me um prato novo, e ponde nele sal. E lho trouxeram.

21 Então saiu ele ao manancial das águas, e deitou sal nele; e disse: Assim diz o Senhor: Sararei a estas águas; e não haverá mais nelas morte nem esterilidade.

22 Ficaram, pois, sãs aquelas águas, até ao dia de hoje, conforme a palavra que ELISEU tinha falado.

23 Então subiu dali a Betel; e, subindo ele pelo caminho, uns meninos saíram da cidade, e zombavam dele, e diziam-lhe: Sobe, calvo; sobe, calvo!

24 E, virando-se ele para trás, os viu, e os amaldiçoou no nome do Senhor; então duas ursas saíram do bosque, e despedaçaram quarenta e dois daqueles meninos.

25 E dali foi para o monte Carmelo de onde voltou para Samaria.

2 Reis 3 

1 E Jorão, filho de Acabe, começou a reinar sobre Israel, em Samaria, no décimo oitavo ano de Jeosafá, rei de Judá; e reinou doze anos.

2 E fez o que era mau aos olhos do Senhor; porém não como seu pai, nem como sua mãe; porque tirou a estátua de Baal, que seu pai fizera.

3 Contudo aderiu aos pecados de Jeroboão, filho de Nebate, com que fizera Israel pecar; não se apartou deles.

4 Então Mesa, rei dos moabitas, era criador de gado, e pagava de tributo, ao rei de Israel, cem mil cordeiros, e cem mil carneiros com a sua lã.

5 Sucedeu, porém, que, morrendo Acabe, o rei dos moabitas se rebelou contra o rei de Israel.

6 Por isso Jorão ao mesmo tempo saiu de Samaria, e fez revista de todo o Israel.

7 E foi, e mandou dizer a Jeosafá, rei de Judá: O rei dos moabitas se rebelou contra mim; irás tu comigo à guerra contra os moabitas? E disse ele: Subirei; e eu serei como tu, o meu povo como o teu povo, e os meus cavalos como os teus cavalos.

8 E ele disse: Por que caminho subiremos? Então disse ele: Pelo caminho do deserto de Edom.

9 E partiram o rei de Israel, o rei de Judá e o rei de Edom; e andaram rodeando com uma marcha de sete dias, e não havia água para o exército e nem para o gado que os seguia.

10 Então disse o rei de Israel: Ah! o Senhor chamou a estes três reis, para entregá-los nas mãos dos moabitas.

11 E disse Jeosafá: Não há aqui algum profeta do Senhor, para que consultemos ao Senhor por ele? Então respondeu um dos servos do rei de Israel, dizendo: Aqui está ELISEU, filho de Safate, que derramava água sobre as mãos de Elias.

12 E disse Jeosafá: Está com ele a palavra do Senhor. Então o rei de Israel, Jeosafá, e o rei de Edom desceram a ter com ele.

13 Mas ELISEU disse ao rei de Israel: Que tenho eu contigo? Vai aos profetas de teu pai e aos profetas de tua mãe. Porém o rei de Israel lhe disse: Não, porque o Senhor chamou a estes três reis para entregá-los nas mãos dos moabitas.

14 E disse ELISEU: Vive o Senhor dos Exércitos, em cuja presença estou, que se eu não respeitasse a presença de Jeosafá, rei de Judá, não olharia para ti nem te veria.

15 Ora, pois, trazei-me um músico. E sucedeu que, tocando o músico, veio sobre ele a mão do Senhor.

16 E disse: Assim diz o Senhor: Fazei neste vale muitas covas.

17 Porque assim diz o Senhor: Não vereis vento, e não vereis chuva; todavia este vale se encherá de tanta água, que bebereis vós, o vosso gado e os vossos animais.

18 E ainda isto é pouco aos olhos do Senhor; também entregará ele os moabitas nas vossas mãos.

19 E ferireis a todas as cidades fortes, e a todas as cidades escolhidas, e todas as boas árvores cortareis, e entupireis todas as fontes de água, e danificareis com pedras todos os bons campos.

20 E sucedeu que, pela manhã, oferecendo-se a oferta de alimentos, eis que vinham as águas pelo caminho de Edom; e a terra se encheu de água.

21 Ouvindo, pois, todos os moabitas que os reis tinham subido para pelejarem contra eles, convocaram a todos os que estavam em idade de cingir cinto e daí para cima, e puseram-se às fronteiras.

22 E, levantando-se de madrugada, e saindo o sol sobre as águas, viram os moabitas, defronte deles, as águas vermelhas como sangue.

23 E disseram: Isto é sangue; certamente que os reis se destruíram à espada e se mataram um ao outro! Agora, pois, à presa, moabitas!

24 Porém, chegando eles ao arraial de Israel, os israelitas se levantaram, e feriram os moabitas, os quais fugiram diante deles e ainda entraram nas suas terras, ferindo ali também os moabitas.

25 E arrasaram as cidades, e cada um lançou a sua pedra em todos os bons campos, e os entulharam, e entupiram todas as fontes de água, e cortaram todas as boas árvores, até que só em Quir-Haresete deixaram ficar as pedras, mas os fundeiros a cercaram e a feriram.

26 Mas, vendo o rei dos moabitas que a peleja prevalecia contra ele, tomou consigo setecentos homens que sacavam espada, para romperem contra o rei de Edom, porém não puderam.

27 Então tomou a seu filho primogênito, que havia de reinar em seu lugar, e o ofereceu em holocausto sobre o muro; pelo que houve grande indignação em Israel; por isso retiraram-se dele, e voltaram para a sua terra.

2 Reis 4 

1 E uma mulher, das mulheres dos filhos dos profetas, clamou a ELISEU, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao SENHOR; e veio o credor, para levar os meus dois filhos para serem servos.

2 E ELISEU lhe disse: Que te hei de fazer? Dize-me que é o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite.

3 Então disse ele: Vai, pede emprestadas, de todos os teus vizinhos, vasilhas vazias, não poucas.

4 Então entra, e fecha a porta sobre ti, e sobre teus filhos, e deita o azeite em todas aquelas vasilhas, e põe à parte a que estiver cheia.

5 Partiu, pois, dele, e fechou a porta sobre si e sobre seus filhos; e eles lhe traziam as vasilhas, e ela as enchia.

6 E sucedeu que, cheias que foram as vasilhas, disse a seu filho: Traze-me ainda uma vasilha. Porém ele lhe disse: Não há mais vasilha alguma. Então o azeite parou.

7 Então veio ela, e o fez saber ao homem de Deus; e disse ele: Vai, vende o azeite, e paga a tua dívida; e tu e teus filhos vivei do resto.

8 Sucedeu também um dia que, indo ELISEU a Suném, havia ali uma mulher importante, a qual o reteve para comer pão; e sucedeu que todas as vezes que passava por ali entrava para comer pão.

9 E ela disse a seu marido: Eis que tenho observado que este que sempre passa por nós é um santo homem de Deus.

10 Façamos-lhe, pois, um pequeno quarto junto ao muro, e ali lhe ponhamos uma cama, uma mesa, uma cadeira e um candeeiro; e há de ser que, vindo ele a nós, para ali se recolherá.

11 E sucedeu que um dia ele chegou ali, e recolheu-se àquele quarto, e se deitou.

12 Então disse ao seu servo Geazi: Chama esta sunamita. E chamando-a ele, ela se pôs diante dele.

13 Porque ele tinha falado a Geazi: Dize-lhe: Eis que tu nos tens tratado com todo o desvelo; que se há de fazer por ti? Haverá alguma coisa de que se fale por ti ao rei, ou ao capitão do exército? E disse ela: Eu habito no meio do meu povo.

14 Então disse ele: Que se há de fazer por ela? E Geazi disse: Ora ela não tem filho, e seu marido é velho.

15 Por isso disse ele: Chama-a. E, chamando-a ele, ela se pôs à porta.

16 E ele disse: A este tempo determinado, segundo o tempo da vida, abraçarás um filho. E disse ela: Não, meu senhor, homem de Deus, não mintas à tua serva.

17 E concebeu a mulher, e deu à luz um filho, no tempo determinado, no ano seguinte, segundo ELISEU lhe dissera.

18 E, crescendo o filho, sucedeu que um dia saiu para ter com seu pai, que estava com os segadores,

19 E disse a seu pai: Ai, a minha cabeça! Ai, a minha cabeça! Então disse a um moço: Leva-o à sua mãe.

20 E ele o tomou, e o levou à sua mãe; e esteve sobre os seus joelhos até ao meio-dia, e morreu.

21 E subiu ela, e o deitou sobre a cama do homem de Deus; e fechou a porta, e saiu.

22 E chamou a seu marido, e disse: Manda-me já um dos moços, e uma das jumentas, para que eu corra ao homem de Deus, e volte.

23 E disse ele: Por que vais a ele hoje? Não é lua nova nem sábado. E ela disse: Tudo vai bem.

24 Então albardou a jumenta, e disse ao seu servo: Guia e anda, e não te detenhas no caminhar, senão quando eu to disser.

25 Partiu ela, pois, e foi ao homem de Deus, ao monte Carmelo; e sucedeu que, vendo-a o homem de Deus de longe, disse a Geazi, seu servo: Eis aí a sunamita.

26 Agora, pois, corre-lhe ao encontro e dize-lhe: Vai bem contigo? Vai bem com teu marido? Vai bem com teu filho? E ela disse: Vai bem.

27 Chegando ela, pois, ao homem de Deus, ao monte, pegou nos seus pés; mas chegou Geazi para retirá-la; disse porém o homem de Deus: Deixa-a, porque a sua alma está triste de amargura, e o Senhor me encobriu, e não me manifestou.

28 E disse ela: Pedi eu a meu senhor algum filho? Não disse eu: Não me enganes?

29 E ele disse a Geazi: Cinge os teus lombos, toma o meu bordão na tua mão, e vai; se encontrares alguém não o saúdes, e se alguém te saudar, não lhe respondas; e põe o meu bordão sobre o rosto do menino.

30 Porém disse a mãe do menino: Vive o Senhor, e vive a tua alma, que não te hei de deixar. Então ele se levantou, e a seguiu.

31 E Geazi passou adiante deles, e pôs o bordão sobre o rosto do menino; porém não havia nele voz nem sentido; e voltou a encontrar-se com ele, e lhe trouxe aviso, dizendo: O menino não despertou.

32 E, chegando ELISEU àquela casa, eis que o menino jazia morto sobre a sua cama.

33 Então entrou ele, e fechou a porta sobre eles ambos, e orou ao Senhor.

34 E subiu à cama e deitou-se sobre o menino, e, pondo a sua boca sobre a boca dele, e os seus olhos sobre os olhos dele, e as suas mãos sobre as mãos dele, se estendeu sobre ele; e a carne do menino aqueceu.

35 Depois desceu, e andou naquela casa de uma parte para a outra, e tornou a subir, e se estendeu sobre ele, então o menino espirrou sete vezes, e abriu os olhos.

36 Então chamou a Geazi, e disse: Chama esta sunamita. E chamou-a, e veio a ele. E disse ele: Toma o teu filho.

37 E entrou ela, e se prostrou a seus pés, e se inclinou à terra; e tomou o seu filho e saiu.

38 E, voltando ELISEU a Gilgal, havia fome naquela terra, e os filhos dos profetas estavam assentados na sua presença; e disse ao seu servo: Põe a panela grande ao lume, e faze um caldo de ervas para os filhos dos profetas.

39 Então um deles saiu ao campo a apanhar ervas, e achou uma parra brava, e colheu dela enchendo a sua capa de colocíntidas; e veio, e as cortou na panela do caldo; porque não as conheciam.

40 Assim deram de comer para os homens. E sucedeu que, comendo eles daquele caldo, clamaram e disseram: Homem de Deus, há morte na panela. Não puderam comer.

41 Porém ele disse: Trazei farinha. E deitou-a na panela, e disse: Dai de comer ao povo. E já não havia mal nenhum na panela.

42 E um homem veio de Baal-Salisa, e trouxe ao homem de Deus pães das primícias, vinte pães de cevada, e espigas verdes na sua palha, e disse: Dá ao povo, para que coma.

43 Porém seu servo disse: Como hei de pôr isto diante de cem homens? E disse ele: Dá ao povo, para que coma; porque assim diz o Senhor: Comerão, e sobejará.

44 Então lhos pôs diante, e comeram e ainda sobrou, conforme a palavra do Senhor.

2 Reis 5 

1 E Naamã, capitão do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu SENHOR, e de muito respeito; porque por ele o SENHOR dera livramento aos sírios; e era este homem herói valoroso, porém leproso.

2 E saíram tropas da Síria, da terra de Israel, e levaram presa uma menina que ficou ao serviço da mulher de Naamã.

3 E disse esta à sua senhora: Antes o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra.

4 Então foi Naamã e notificou ao seu senhor, dizendo: Assim e assim falou a menina que é da terra de Israel.

5 Então disse o rei da Síria: Vai, anda, e enviarei uma carta ao rei de Israel. E foi, e tomou na sua mão dez talentos de prata, seis mil siclos de ouro e dez mudas de roupas.

6 E levou a carta ao rei de Israel, dizendo: Logo, em chegando a ti esta carta, saibas que eu te enviei Naamã, meu servo, para que o cures da sua lepra.

7 E sucedeu que, lendo o rei de Israel a carta, rasgou as suas vestes, e disse: Sou eu Deus, para matar e para vivificar, para que este envie a mim um homem, para que eu o cure da sua lepra? Pelo que deveras notai, peço-vos, e vede que busca ocasião contra mim.

8 Sucedeu, porém, que, ouvindo ELISEU, homem de Deus, que o rei de Israel rasgara as suas vestes, mandou dizer ao rei: Por que rasgaste as tuas vestes? Deixa-o vir a mim, e saberá que há profeta em Israel.

9 Veio, pois, Naamã com os seus cavalos, e com o seu carro, e parou à porta da casa de ELISEU.

10 Então ELISEU lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será curada e ficarás purificado.

11 Porém, Naamã muito se indignou, e se foi, dizendo: Eis que eu dizia comigo: Certamente ele sairá, pôr-se-á em pé, invocará o nome do Senhor seu Deus, e passará a sua mão sobre o lugar, e restaurará o leproso.

12 Não são porventura Abana e Farpar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não me poderia eu lavar neles, e ficar purificado? E voltou-se, e se foi com indignação.

13 Então chegaram-se a ele os seus servos, e lhe falaram, e disseram: Meu pai, se o profeta te dissesse alguma grande coisa, porventura não a farias? Quanto mais, dizendo-te ele: Lava-te, e ficarás purificado.

14 Então desceu, e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne de um menino, e ficou purificado.

15 Então voltou ao homem de Deus, ele e toda a sua comitiva, e chegando, pôs-se diante dele, e disse: Eis que agora sei que em toda a terra não há Deus senão em Israel; agora, pois, peço-te que aceites uma bênção do teu servo.

16 Porém ele disse: Vive o Senhor, em cuja presença estou, que não a aceitarei. E instou com ele para que a aceitasse, mas ele recusou.

17 E disse Naamã: Se não queres, dê-se a este teu servo uma carga de terra que baste para carregar duas mulas; porque nunca mais oferecerá este teu servo holocausto nem sacrifício a outros deuses, senão ao Senhor.

18 Nisto perdoe o SENHOR a teu servo; quando meu senhor entrar na casa de Rimom para ali adorar, e ele se encostar na minha mão, e eu também tenha de me encurvar na casa de Rimom; quando assim me encurvar na casa de Rimom, nisto perdoe o SENHOR a teu servo.

19 E ele lhe disse: Vai em paz. E foi dele a uma pequena distância.

20 Então Geazi, servo de ELISEU, homem de Deus, disse: Eis que meu senhor poupou a este sírio Naamã, não recebendo da sua mão alguma coisa do que trazia; porém, vive o SENHOR que hei de correr atrás dele, e receber dele alguma coisa.

21 E foi Geazi a alcançar Naamã; e Naamã, vendo que corria atrás dele, desceu do carro a encontrá-lo, e disse-lhe: Vai tudo bem?

22 E ele disse: Tudo vai bem; meu senhor me mandou dizer: Eis que agora mesmo vieram a mim dois jovens dos filhos dos profetas da montanha de Efraim; dá-lhes, pois, um talento de prata e duas mudas de roupas.

23 E disse Naamã: Sê servido tomar dois talentos. E instou com ele, e amarrou dois talentos de prata em dois sacos, com duas mudas de roupas; e pô-los sobre dois dos seus servos, os quais os levaram diante dele.

24 E, chegando ele a certa altura, tomou-os das suas mãos, e os depositou na casa; e despediu aqueles homens, e foram-se.

25 Então ele entrou, e pôs-se diante de seu senhor. E disse-lhe ELISEU: Donde vens, Geazi? E disse: Teu servo não foi nem a uma nem a outra parte.

26 Porém ele lhe disse: Porventura não foi contigo o meu coração, quando aquele homem voltou do seu carro a encontrar-te? Era a ocasião para receberes prata, e para tomares roupas, olivais e vinhas, ovelhas e bois, servos e servas?

27 Portanto a lepra de Naamã se pegará a ti e à tua descendência para sempre. Então saiu de diante dele leproso, branco como a neve.

2 Reis 6 

1 E disseram os filhos dos profetas a ELISEU: Eis que o lugar em que habitamos diante da tua face, nos é estreito.

2 Vamos, pois, até ao Jordão e tomemos de lá, cada um de nós, uma viga, e façamo-nos ali um lugar para habitar. E disse ele: Ide.

3 E disse um: Serve-te de ires com os teus servos. E disse: Eu irei.

4 E foi com eles; e, chegando eles ao Jordão, cortaram madeira.

5 E sucedeu que, derrubando um deles uma viga, o ferro caiu na água; e clamou, e disse: Ai, meu senhor! ele era emprestado.

6 E disse o homem de Deus: Onde caiu? E mostrando-lhe ele o lugar, cortou um pau, e o lançou ali, e fez flutuar o ferro.

7 E disse: Levanta-o. Então ele estendeu a sua mão e o tomou.

8 E o rei da Síria fazia guerra a Israel; e consultou com os seus servos, dizendo: Em tal e tal lugar estará o meu acampamento.

9 Mas o homem de Deus enviou ao rei de Israel, dizendo: Guarda-te de passares por tal lugar; porque os sírios desceram ali.

10 Por isso o rei de Israel enviou àquele lugar, de que o homem de Deus lhe dissera, e de que o tinha avisado, e se guardou ali, não uma nem duas vezes.

11 Então se turbou com este incidente o coração do rei da Síria, chamou os seus servos, e lhes disse: Não me fareis saber quem dos nossos é pelo rei de Israel?

12 E disse um dos servos: Não, ó rei meu senhor; mas o profeta ELISEU, que está em Israel, faz saber ao rei de Israel as palavras que tu falas no teu quarto de dormir.

13 E ele disse: Vai, e vê onde ele está, para que envie, e mande trazê-lo. E fizeram-lhe saber, dizendo: Eis que está em Dotã.

14 Então enviou para lá cavalos, e carros, e um grande exército, os quais chegaram de noite, e cercaram a cidade.

15 E o servo do homem de Deus se levantou muito cedo e saiu, e eis que um exército tinha cercado a cidade com cavalos e carros; então o seu servo lhe disse: Ai, meu senhor! Que faremos?

16 E ele disse: Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles.

17 E orou ELISEU, e disse: Senhor, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o Senhor abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de ELISEU.

18 E, como desceram a ele, ELISEU orou ao Senhor e disse: Fere, peço-te, esta gente de cegueira. E feriu-a de cegueira, conforme a palavra de ELISEU.

19 Então ELISEU lhes disse: Não é este o caminho, nem é esta a cidade; segui-me, e guiar-vos-ei ao homem que buscais. E os guiou a Samaria.

20 E sucedeu que, chegando eles a Samaria, disse ELISEU: Ó Senhor, abre a estes os olhos para que vejam. O Senhor lhes abriu os olhos, para que vissem, e eis que estavam no meio de Samaria.

21 E, quando o rei de Israel os viu, disse a ELISEU: Feri-los-ei, feri-los-ei, meu pai?

22 Mas ele disse: Não os ferirás; feririas tu os que tomasses prisioneiros com a tua espada e com o teu arco? Põe-lhes diante pão e água, para que comam e bebam, e se vão para seu senhor.

23 E apresentou-lhes um grande banquete, e comeram e beberam; e os despediu e foram para seu senhor; e não entraram mais tropas de sírios na terra de Israel.

24 E sucedeu, depois disto, que Ben-Hadade, rei da Síria, ajuntou todo o seu exército; e subiu e cercou a Samaria.

25 E houve grande fome em Samaria, porque eis que a cercaram, até que se vendeu uma cabeça de um jumento por oitenta peças de prata, e a quarta parte de um cabo de esterco de pombas por cinco peças de prata.

26 E sucedeu que, passando o rei pelo muro, uma mulher lhe bradou, dizendo: Acode-me, ó rei meu senhor.

27 E ele lhe disse: Se o Senhor te não acode, donde te acudirei eu? Da eira ou do lagar?

28 Disse-lhe mais o rei: Que tens? E disse ela: Esta mulher me disse: Dá cá o teu filho, para que hoje o comamos, e amanhã comeremos o meu filho.

29 Cozemos, pois, o meu filho, e o comemos; mas dizendo-lhe eu ao outro dia: Dá cá o teu filho, para que o comamos; escondeu o seu filho.

30 E sucedeu que, ouvindo o rei as palavras desta mulher, rasgou as suas vestes, e ia passando pelo muro; e o povo viu que o rei trazia cilício por dentro, sobre a sua carne,

31 E disse: Assim me faça Deus, e outro tanto, se a cabeça de ELISEU, filho de Safate, hoje ficar sobre ele.

32 Estava então ELISEU assentado em sua casa, e também os anciãos estavam assentados com ele. E enviou o rei um homem adiante de si; mas, antes que o mensageiro viesse a ele, disse ele aos anciãos: Vistes como o filho do homicida mandou tirar-me a cabeça? Olhai pois que, quando vier o mensageiro, fechai-lhe a porta, e empurrai-o para fora com a porta; porventura não vem, após ele, o ruído dos pés de seu senhor?

33 E, estando ele ainda falando com eles, eis que o mensageiro descia a ele; e disse: Eis que este mal vem do Senhor, que mais, pois, esperaria do Senhor?

2 Reis 7 

1 Então disse ELISEU: Ouvi a palavra do SENHOR; assim diz o SENHOR: Amanhã, quase a este tempo, haverá uma medida de farinha por um siclo, e duas medidas de cevada por um siclo, à porta de Samaria.

2 Porém um senhor, em cuja mão o rei se encostava, respondeu ao homem de Deus e disse: Eis que ainda que o SENHOR fizesse janelas no céu, poder-se-ia fazer isso? E ele disse: Eis que o verás com os teus olhos, porém disso não comerás.

3 E quatro homens leprosos estavam à entrada da porta, os quais disseram uns aos outros: Para que estaremos nós aqui até morrermos?

4 Se dissermos: Entremos na cidade, há fome na cidade, e morreremos aí; e se ficarmos aqui, também morreremos. Vamos nós, pois, agora, e passemos para o arraial dos sírios; se nos deixarem viver, viveremos, e se nos matarem, tão-somente morreremos.

5 E levantaram-se ao crepúsculo, para irem ao arraial dos sírios; e, chegando à entrada do arraial dos sírios, eis que não havia ali ninguém.

6 Porque o Senhor fizera ouvir no arraial dos sírios ruído de carros e ruído de cavalos, como o ruído de um grande exército; de maneira que disseram uns aos outros: Eis que o rei de Israel alugou contra nós os reis dos heteus e os reis dos egípcios, para virem contra nós.

7 Por isso se levantaram, e fugiram no crepúsculo, e deixaram as suas tendas, os seus cavalos, os seus jumentos e o arraial como estava; e fugiram para salvarem a sua vida.

8 Chegando, pois, estes leprosos à entrada do arraial, entraram numa tenda, e comeram, beberam e tomaram dali prata, ouro e roupas, e foram e os esconderam; então voltaram, e entraram em outra tenda, e dali também tomaram alguma coisa e a esconderam.

9 Então disseram uns para os outros: Não fazemos bem; este dia é dia de boas novas, e nos calamos; se esperarmos até à luz da manhã, algum mal nos sobrevirá; por isso agora vamos, e o anunciaremos à casa do rei.

10 Vieram, pois, e bradaram aos porteiros da cidade, e lhes anunciaram, dizendo: Fomos ao arraial dos sírios e eis que lá não havia ninguém, nem voz de homem, porém só cavalos atados, jumentos atados, e as tendas como estavam.

11 E chamaram os porteiros, e o anunciaram dentro da casa do rei.

12 E o rei se levantou de noite, e disse a seus servos: Agora vos farei saber o que é que os sírios nos fizeram; bem sabem eles que esfaimados estamos, pelo que saíram do arraial, a esconder-se pelo campo, dizendo: Quando saírem da cidade, então os tomaremos vivos, e entraremos na cidade.

13 Então um dos seus servos respondeu e disse: Tomem-se, pois, cinco dos cavalos que restam aqui dentro (eis que são como toda a multidão dos israelitas que ficaram aqui; e eis que são como toda a multidão dos israelitas que já pereceram) e enviemo-los, e vejamos.

14 Tomaram, pois, dois cavalos de carro; e o rei os enviou com mensageiros após o exército dos sírios, dizendo: Ide, e vede.

15 E foram após eles até ao Jordão, e eis que todo o caminho estava cheio de roupas e de aviamentos que os sírios, apressando-se, lançaram fora; e voltaram os mensageiros e o anunciaram ao rei.

16 Então saiu o povo, e saqueou o arraial dos sírios; e havia uma medida de farinha por um siclo, e duas medidas de cevada por um siclo, conforme a palavra do Senhor.

17 E pusera o rei à porta o senhor em cuja mão se encostava; e o povo o atropelou na porta, e morreu, como falara o homem de Deus, o que falou quando o rei descera a ele.

18 Porque assim sucedeu como o homem de Deus falara ao rei dizendo: Amanhã, quase a este tempo, haverá duas medidas de cevada por um siclo, e uma medida de farinha por um siclo, à porta de Samaria.

19 E aquele senhor respondeu ao homem de Deus, e disse: Eis que ainda que o SENHOR fizesse janelas no céu poderia isso suceder? E ele disse: Eis que o verás com os teus olhos, porém dali não comerás.

20 E assim lhe sucedeu, porque o povo o atropelou à porta, e morreu.

2 Reis 8 

1 E falou ELISEU àquela mulher cujo filho ele ressuscitara, dizendo: Levanta-te e vai, tu e a tua família, e peregrina onde puderes peregrinar; porque o SENHOR chamou a fome, a qual também virá à terra por sete anos.

2 E levantou-se a mulher, e fez conforme a palavra do homem de Deus; porque foi ela com a sua família, e peregrinou na terra dos filisteus sete anos.

3 E sucedeu que, ao fim dos sete anos, a mulher voltou da terra dos filisteus, e saiu a clamar ao rei pela sua casa e pelas suas terras.

4 Ora o rei falava a Geazi, servo do homem de Deus, dizendo: Conta-me, peço-te, todas as grandes obras que ELISEU tem feito.

5 E sucedeu que, contando ele ao rei como ressuscitara a um morto, eis que a mulher cujo filho ressuscitara clamou ao rei pela sua casa e pelas suas terras. Então disse Geazi: Ó rei meu senhor, esta é a mulher, e este o seu filho a quem ELISEU ressuscitou.

6 E o rei perguntou à mulher, e ela lho contou. Então o rei lhe deu um oficial, dizendo: Faze-lhe restituir tudo quanto era seu, e todas as rendas das terras desde o dia em que deixou a terra até agora.

7 Depois veio ELISEU a Damasco, estando Ben-Hadade, rei da Síria, doente; e lho anunciaram, dizendo: O homem de Deus é chegado aqui.

8 Então o rei disse a Hazael: Toma um presente na tua mão, e vai a encontrar-te com o homem de Deus; e pergunta por ele ao Senhor, dizendo: Hei de sarar desta doença?

9 Foi, pois, Hazael a encontrar-se com ele, e tomou um presente na sua mão, a saber: de tudo o que de bom havia em Damasco, quarenta camelos carregados; e veio, e se pôs diante dele e disse: Teu filho Ben-Hadade, rei da Síria, me enviou a ti, a dizer: Sararei eu desta doença?

10 E ELISEU lhe disse: Vai, e dize-lhe: Certamente viverás. Porém, o Senhor me tem mostrado que certamente morrerá.

11 E afirmou a sua vista, e fitou os olhos nele até se envergonhar; e o homem de Deus chorou.

12 Então disse Hazael: Por que chora o meu senhor? E ele disse: Porque sei o mal que hás de fazer aos filhos de Israel; porás fogo às suas fortalezas, e os seus jovens matarás à espada, e os seus meninos despedaçarás, e as suas mulheres grávidas fenderás.

13 E disse Hazael: Pois, que é teu servo, que não é mais do que um cão, para fazer tão grande coisa? E disse ELISEU: O Senhor me tem mostrado que tu hás de ser rei da Síria.

14 Então partiu de ELISEU, e foi a seu senhor, o qual lhe disse: Que te disse ELISEU? E disse ele: Disse-me que certamente viverás.

15 E sucedeu que no outro dia tomou um cobertor e o molhou na água, e o estendeu sobre o seu rosto, e morreu; e Hazael reinou em seu lugar.

16 E no ano quinto de Jorão, filho de Acabe, rei de Israel, reinando ainda Jeosafá em Judá, começou a reinar Jeorão, filho de Jeosafá, rei de Judá.

17 Era ele da idade de trinta e dois anos quando começou a reinar, e oito anos reinou em Jerusalém.

18 E andou no caminho dos reis de Israel, como também fizeram os da casa de Acabe, porque tinha por mulher a filha de Acabe, e fez o que era mal aos olhos do Senhor.

19 Porém o Senhor não quis destruir a Judá por amor de Davi, seu servo, como lhe tinha falado que lhe daria, para sempre, uma lâmpada, a ele e a seus filhos.

20 Nos seus dias se rebelaram os edomitas, contra o mando de Judá, e puseram sobre si um rei.

21 Por isso Jeorão passou a Zair, e todos os carros com ele; e ele se levantou de noite, e feriu os edomitas que estavam ao redor dele, e os capitães dos carros; e o povo foi para as suas tendas.

22 Todavia os edomitas ficaram rebeldes, contra o mando de Judá, até ao dia de hoje; então, no mesmo tempo, Libna também se rebelou.

23 O mais dos atos de Jeorão, e tudo quanto fez, porventura não está escrito no livro das crônicas de Judá?

24 E Jeorão dormiu com seus pais, e foi sepultado com seus pais na cidade de Davi; e Acazias, seu filho, reinou em seu lugar.

25 No ano doze de Jorão, filho de Acabe, rei de Israel, começou a reinar Acazias, filho de Jeorão, rei de Judá.

26 Era Acazias de vinte e dois anos de idade quando começou a reinar, e reinou um ano em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Atalia, filha de Onri, rei de Israel.

27 E andou no caminho da casa de Acabe, e fez o que era mal aos olhos do Senhor, como a casa de Acabe, porque era genro da casa de Acabe.

28 E foi com Jorão, filho de Acabe, a Ramote de Gileade, à peleja contra Hazael, rei da Síria; e os sírios feriram a Jorão.

29 Então voltou o rei Jorão para se curar, em Jizreel, das feridas que os sírios lhe fizeram em Ramá, quando pelejou contra Hazael, rei da Síria; e desceu Acazias, filho de Jeorão, rei de Judá, para ver a Jorão, filho de Acabe, em Jizreel, porquanto estava doente.

2 Reis 9 

1 Então o profeta ELISEU chamou um dos filhos dos profetas, e lhe disse: Cinge os teus lombos; e toma este vaso de azeite na tua mão, e vai a Ramote de Gileade;

2 E, chegando lá, vê onde está Jeú, filho de Jeosafá, filho de Ninsi; entra, e faze que ele se levante do meio de seus irmãos, e leva-o à câmara interior.

3 E toma o vaso de azeite, e derrama-o sobre a sua cabeça, e dize: Assim diz o Senhor: Ungi-te rei sobre Israel. Então abre a porta, foge, e não te detenhas.

4 Foi, pois, o moço, o jovem profeta, a Ramote de Gileade.

5 E, entrando ele, eis que os capitães do exército estavam assentados ali; e disse: Capitão, tenho uma palavra que te dizer. E disse Jeú: A qual de todos nós? E disse: A ti, capitão!

6 Então se levantou, entrou na casa, e derramou o azeite sobre a sua cabeça, e disse: Assim diz o Senhor Deus de Israel: Ungi-te rei sobre o povo do Senhor, sobre Israel.

7 E ferirás a casa de Acabe, teu senhor, para que eu vingue o sangue de meus servos, os profetas, e o sangue de todos os servos do SENHOR, da mão de Jezabel.

8 E toda a casa de Acabe perecerá; destruirei de Acabe todo o homem, tanto o encerrado como o absolvido em Israel.

9 Porque à casa de Acabe hei de fazer como à casa de Jeroboão, filho de Nebate, e como à casa de Baasa, filho de Aías.

10 E os cães comerão a Jezabel no pedaço de campo de Jizreel; não haverá quem a enterre. Então abriu a porta e fugiu.

11 E, saindo Jeú aos servos de seu senhor, disseram-lhe: Vai tudo bem? Por que veio a ti este louco? E ele lhes disse: Bem conheceis o homem e o seu falar.

12 Mas eles disseram: É mentira; agora faze-nos saber. E disse: Assim e assim me falou, a saber: Assim diz o Senhor: Ungi-te rei sobre Israel.

13 Então se apressaram, tomando cada um a sua roupa puseram debaixo dele, no mais alto degrau; e tocaram a buzina e disseram: Jeú reina!

14 Assim Jeú, filho de Jeosafá, filho de Ninsi, conspirou contra Jorão. Tinha, porém, Jorão cercado a Ramote de Gileade, ele e todo o Israel, por causa de Hazael, rei da Síria.

15 Porém o rei Jorão voltou para se curar em Jizreel das feridas que os sírios lhe fizeram, quando pelejou contra Hazael, rei da Síria. E disse Jeú: Se é da vossa vontade, ninguém saia da cidade, nem escape, para ir denunciar isto em Jizreel.

16 Então Jeú subiu a um carro, e foi a Jizreel, porque Jorão estava deitado ali; e também Acazias, rei de Judá, descera para ver a Jorão.

17 E o atalaia estava na torre de Jizreel, e viu a tropa de Jeú, que vinha, e disse: Vejo uma tropa. Então disse Jorão: Toma um cavaleiro, e envia-lho ao encontro; e diga: Há paz?

18 E o cavaleiro lhe foi ao encontro, e disse: Assim diz o rei: Há paz? E disse Jeú: Que tens tu que fazer com a paz? Passa-te para trás de mim. E o atalaia o fez saber, dizendo: Chegou a eles o mensageiro, porém não volta.

19 Então enviou outro cavaleiro; e, chegando este a eles, disse: Assim diz o rei: Há paz? E disse Jeú: Que tens tu que fazer com a paz? Passa-te para trás de mim.

20 E o atalaia o fez saber, dizendo: Também este chegou a eles, porém não volta; e o andar parece como o andar de Jeú, filho de Ninsi, porque anda furiosamente.

21 Então disse Jorão: Aparelha o carro. E aparelharam o seu carro. E saiu Jorão, rei de Israel, e Acazias, rei de Judá, cada um em seu carro, e saíram ao encontro de Jeú, e o acharam no pedaço de campo de Nabote, o jizreelita.

22 E sucedeu que, vendo Jorão a Jeú, disse: Há paz, Jeú? E disse ele: Que paz, enquanto as prostituições da tua mãe Jezabel e as suas feitiçarias são tantas?

23 Então Jorão voltou as mãos e fugiu; e disse a Acazias: Traição há, Acazias.

24 Mas Jeú entesou o seu arco com toda a força, e feriu a Jorão entre os braços, e a flecha lhe saiu pelo coração; e ele caiu no seu carro.

25 Então Jeú disse a Bidcar, seu capitão: Toma-o, lança-o no pedaço do campo de Nabote, o jizreelita; porque, lembra-te de que, indo eu e tu juntos a cavalo após seu pai, Acabe, o Senhor pôs sobre ele esta sentença, dizendo:

26 Por certo vi ontem, à tarde, o sangue de Nabote e o sangue de seus filhos, diz o Senhor; e neste mesmo campo te retribuirei, diz o Senhor. Agora, pois, toma-o e lança-o neste campo, conforme a palavra do Senhor.

27 O que vendo Acazias, rei de Judá, fugiu pelo caminho da casa do jardim; porém Jeú o perseguiu dizendo: Feri também a este; e o feriram no carro à subida de Gur, que está junto a Ibleão. E fugiu a Megido, e morreu ali.

28 E seus servos o levaram num carro a Jerusalém, e o sepultaram na sua sepultura junto a seus pais, na cidade de Davi

29 (E no ano undécimo de Jorão, filho de Acabe, começou Acazias a reinar sobre Judá).

30 Depois Jeú veio a Jizreel, o que ouvindo Jezabel, pintou-se em volta dos olhos, enfeitou a sua cabeça, e olhou pela janela.

31 E, entrando Jeú pelas portas, disse ela: Teve paz Zinri, que matou a seu senhor?

32 E levantou ele o rosto para a janela e disse: Quem é comigo? quem? E dois ou três eunucos olharam para ele.

33 Então disse ele: Lançai-a daí abaixo. E lançaram-na abaixo; e foram salpicados com o seu sangue a parede e os cavalos, e Jeú a atropelou.

34 Entrando ele e havendo comido e bebido, disse: Olhai por aquela maldita, e sepultai-a, porque é filha de rei.

35 E foram para a sepultar; porém não acharam dela senão somente a caveira, os pés e as palmas das mãos.

36 Então voltaram, e lho fizeram saber; e ele disse: Esta é a palavra do Senhor, a qual falou pelo ministério de Elias, o tisbita, seu servo, dizendo: No pedaço do campo de Jizreel os cães comerão a carne de Jezabel.

37 E o cadáver de Jezabel será como esterco sobre o campo, na herdade de Jizreel; de modo que não se possa dizer: Esta é Jezabel.

2 Reis 13 

1 No ano vinte e três de Joás, filho de Acazias, rei de Judá, começou a reinar Jeoacaz, filho de Jeú, sobre Israel, em Samaria, e reinou dezessete anos.

2 E fez o que era mau aos olhos do Senhor; porque seguiu os pecados de Jeroboão, filho de Nebate, que fez pecar a Israel; não se apartou deles.

3 Por isso a ira do Senhor se acendeu contra Israel; e entregou-os na mão de Hazael, rei da Síria, e na mão de Ben-Hadade, filho de Hazael, todos aqueles dias.

4 Porém Jeoacaz suplicou diante da face do Senhor; e o Senhor ouviu; porque viu a opressão de Israel, pois o rei da Síria os oprimia.

5 E o Senhor deu um salvador a Israel, e saíram de sob as mãos dos sírios; e os filhos de Israel habitaram nas suas tendas, como no passado

6 (Contudo não se apartaram dos pecados da casa de Jeroboão, com que fez Israel pecar; porém ele andou neles e também o bosque ficou em pé em Samaria).

7 Porque não deixou a Jeoacaz, do povo, senão só cinqüenta cavaleiros, dez carros e dez mil homens de pé, porquanto o rei da Síria os tinha destruído e os tinha feito como o pó, trilhando-os.

8 Ora, o mais dos atos de Jeoacaz, e tudo quanto fez, e o seu poder, porventura não está escrito no livro das crônicas dos reis de Israel?

9 E Jeoacaz dormiu com seus pais, e o sepultaram em Samaria; e Jeoás, seu filho, reinou em seu lugar.

10 No ano trinta e sete de Joás, rei de Judá, começou a reinar Jeoás, filho de Jeoacaz, sobre Israel, em Samaria, e reinou dezesseis anos.

11 E fez o que era mau aos olhos do Senhor; não se apartou de nenhum dos pecados de Jeroboão, filho de Nebate, com que fez Israel pecar, porém andou neles.

12 Ora, o mais dos atos de Jeoás, e tudo quanto fez, e o seu poder, com que pelejou contra Amazias, rei de Judá, porventura não está escrito no livro das crônicas dos reis de Israel?

13 E Jeoás dormiu com seus pais, e Jeroboão se assentou no seu trono; e Jeoás foi sepultado em Samaria, junto aos reis de Israel.

14 E ELISEU estava doente da enfermidade de que morreu, e Jeoás, rei de Israel, desceu a ele, e chorou sobre o seu rosto, e disse: Meu pai, meu pai, o carro de Israel, e seus cavaleiros!

15 E ELISEU lhe disse: Toma um arco e flechas. E tomou um arco e flechas.

16 Então disse ao rei de Israel: Põe a tua mão sobre o arco. E pôs sobre ele a sua mão; e ELISEU pôs as suas mãos sobre as do rei.

17 E disse: Abre a janela para o oriente. E abriu-a. Então disse ELISEU: Atira. E atirou; e disse: A flecha do livramento do Senhor é a flecha do livramento contra os sírios; porque ferirás os sírios; em Afeque, até os consumir.

18 Disse mais: Toma as flechas. E tomou-as. Então disse ao rei de Israel: Fere a terra. E feriu-a três vezes, e cessou.

19 Então o homem de Deus se indignou muito contra ele, e disse: Cinco ou seis vezes a deverias ter ferido; então feririas os sírios até os consumir; porém agora só três vezes ferirás os sírios.

20 Depois morreu ELISEU, e o sepultaram. Ora, as tropas dos moabitas invadiram a terra à entrada do ano.

21 E sucedeu que, enterrando eles um homem, eis que viram uma tropa, e lançaram o homem na sepultura de ELISEU; e, caindo nela o homem, e tocando os ossos de ELISEU, reviveu, e se levantou sobre os seus pés.

22 E Hazael, rei da Síria, oprimiu a Israel todos os dias de Jeoacaz.

23 Porém o Senhor teve misericórdia deles, e se compadeceu deles, e tornou-se para eles por amor da sua aliança com Abraão, Isaque e Jacó, e não os quis destruir, e não os lançou ainda da sua presença.

24 E morreu Hazael, rei da Síria e Ben-Hadade, seu filho, reinou em seu lugar.

25 E Jeoás, filho de Jeoacaz, tornou a tomar as cidades das mãos de Ben-Hadade, que ele tinha tomado das mãos de Jeoacaz, seu pai, na guerra; três vezes Jeoás o feriu, e recuperou as cidades de Israel.


 

CLICK NA FOTO OU NO RESULTADO

DE IMAGEM E VEJA MUITO MAIS...

 

 

Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
500 × 500 - ky1.com.br
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
3 dias atrás
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
5 dias atrás
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
5 dias atrás
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
1 dia atrás
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
5 dias atrás
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
6 dias atrás
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
5 dias atrás
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
5 dias atrás
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ELISEU VELHO TESTAMENTO