DEUS NÃO É RELIGIÃO OU SEITA, POIS RELIGIÕES E SEITAS SÃO COISAS DOS HOMENS E MULHERES, COMO AS CRENDICES.

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8:32 - Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade. João 17:17 - Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna. João 6:47 - Porque nada podemos contra a verdade, senão pela verdade. 2 Coríntios 13:8.


O AMOR DE DEUS PARA COM OS SERES HUMANOS, É ABSOLUTAMENTE INCONDICIONAL, POIS OS CRIOU A SUA IMAGEM E SEMELHANÇA EM ESPÍRITO, E NÃO PODE NEGAR-SE A SI PRÓPRIO.


www.palavra10.com, é o maior site de receitas culinárias do mundo. São aproximadamente 1.500.000 receitas culinárias, com fotos dos pratos  (alimentos preparados). Clicando nas fotos você verá as receitas e os modos de preparos, entre outras orientações e divulgações. Neste site você encontra orientações pessoais, que se tornam uma autoajuda necessária para os problemas pessoais diários. Confira tudo.

 COMPARTILHE O SITE www.palavra10.com COM SEUS AMIGOS E PARENTES.


 CRIAÇÃO DA RAÇA HUMANA RACIONAL
Existem dois períodos distintos e importantes na criação da vida humana. 1º Período: Antes da criação do homem racional (pré-história) e 2º Período após a criação do homem racional, este último citado na Bíblia, em Gênesis Capítulo 1º (criação dos espíritos do homem e da mulher), e Gênesis, Capítulo 2º (criação dos corpos do homem e da mulher). É muito grande a falta de entendimento dos Ciêntistas e dos Religiosos, tornado-os radicais.


AJUDE A MANTER ESTE WEBSITE, DEPOSITE QUALQUER QUANTIA NA CONTA POUPANÇA DO BANCO DO BRASIL Nº 35.747-2, AGÊNCIA Nº 0869-9.

 

  

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
PALAVRA10
O QUE VOCÊ ACHA DESTE SITE?
ÓTIMO
BOM
REGULAR
Ver Resultados

Rating: 2.9/5 (5429 votos)




ONLINE
2





Partilhe esta Página





 

 


* LIVRO DE ECLESIASTES: AUTOR SALOMÃO - 12 CAPÍT.
* LIVRO DE ECLESIASTES: AUTOR SALOMÃO - 12 CAPÍT.

SALOMÃO

 

Salomão é um personagem da Bíblia (mencionado, sobretudo, no Livro dos Reis), filho de David com Bate-Seba, que teria se tornado o terceiro rei de Israel, governando durante cerca de quarenta anos (segundo algumas cronologias bíblicas, de 1009 a 922 A.C.).

Salomão na tradição bíblica

O nome Salomão ou Shlomô (em hebraico: שלמה), deriva da palavra Shalom, que significa "paz" e tem o significado de "Pacifico". Também chamado de Jedidias (em árabe سليمان Sulayman) pelo profeta Natã, nome que em hebraico significa "Amado deJeová". (II Samuel 12:24, 25)

Foi quem ordenou a construção do Templo de Jerusalém, no seu 4.º ano, também conhecido como o Templo de Salomão, levado a efeito por Hiram Abiff, segundo a Bíblia, em Reis e em Crônicas. Depois disso, mandou construir um novo Palácio Real para o Sumo Sacerdote, o Palácio da Filha de Faraó, a Casa de Cedro do Líbano e o Pórtico das Colunas. A descrição do seu Trono era exemplar único em seus dias. Mandou construir fortes muralhas na cidade de Jerusalém, bem como diversas cidades fortificadas e torres de vigia.

Salomão se notabilizou pela sua grande sabedoria, prosperidade e riquezas abundantes, bem como um longo reinado sem guerras. Foi após a sua morte, que ocorre o previsto cisma nas Tribos de Israel, originando o Reino de Judá (formado pelas 2 Tribos), ao Sul, e o Reino de Israel Setentrional (formado pelas 10 Tribos), ao Norte.

Riquezas de Salomão

Taça de Ouro.

"O peso do ouro que se trazia há Salomão cada ano era de seiscentos e sessenta e seistalentos de ouro" (equivalente a cerca de 10 toneladas de ouro) de tributos, além das outras fontes que não eram o próprio povo. "Todas as taças de que se servia o rei Salomão eram de ouro, [...] não havia nelas prata, porque nos dias de Salomão não se dava a ela estimação nenhuma", ou seja, a riqueza em ouro do rei era tamanha que não precisava demonstrar sua riqueza em prata. Uma hipérbole bíblica: "Fez o rei que, em Jerusalém, houvesse prata como pedras e cedros (madeira nobre) em abundância como ossicômoros (espécie de árvore comum na região) que estão nas planícies."

"O rei tinha no mar uma frota de Társis, com as naus de Hirão; de três em três anos, voltava à frota de Társis, trazendo ouro, prata, marfim, bugios e pavões. Assim, o rei Salomão excedeu a todos os reis do mundo, tanto em riqueza como em sabedoria. Todo o mundo procurava ir ter com ele para ouvir a sabedoria que Deus lhe pusera no coração. Cada um trazia o seu presente: objetos de prata e de ouro, roupas, armaduras, especiarias, cavalos e mulas, assim, ano após ano."

O rei Salomão realizou uma expedição a Ofir, terra cuja localização é imprecisa. "Dentre as sugestões apresentadas estão o oeste da Arábia, o Cabo Horn, na África, a Índiae até mesmo o Peru."Nesta expedição ele contou com o apoio de seu amigo, o rei de Tiro, Hirão, que enviou-lhe marinheiros experientes.7 A descrição da expedição é "Chegaram a Ofir e tomaram de lá quatrocentos e vinte talentos de ouro (equivalente a cerca de 16 toneladas de ouro), que trouxeram ao rei Salomão".

Templo de Salomão

Salomão ordenou a construção do primeiro Templo de Jerusalém, o qual começou a ser construído no quarto ano de seu governo, no segundo mês do ano 480 depois da saída de Israel do Egito. Foram necessários 30.000 trabalhadores para serrar a madeira no Líbano, 70.000 para o transporte das cargas e 80.000 que talhavam as pedras nas montanhas, além de 3.300 chefes-oficiais.

O Templo media sessenta côvados de comprimento, vinte de largura e trinta de altura. Era todo revestido em seu interior por cedromadeira nobre, e nenhuma pedra se via; o chão era de tábuas de cipreste, também madeira nobre; posteriormente cobriu-se todo o interior do templo de ouro puro. O Santo dos Santos, câmara mais especial, que guardava a Arca da Aliança, era revestido totalmente de ouro, e era um cubo cuja aresta media vinte côvados. O altar também foi coberto de ouro. O Templo também apresentava enormes átrios (pátios) exteriores13

Reinado de Salomão

Existem diferentes datas para divisão do reino de Israel. Veja isso em Cronologia Bíblica.

Adonias, o filho primogénito de David, proclamou-se pretendente ao Trono e sucessor de seu pai. Segundo os profetas, era da vontade Divina que o sucessor fosse Salomão, filho de David e Bate-Seba. Visto que Salomão não era o herdeiro imediato ao Trono, isso levou a intrigas e conspirações pelos partidários de Adonias. O direito de Salomão ao trono é assegurado mediante ação decidida de sua mãe, do Sumo Sacerdote Zadoque e do profeta Natã, com aprovação do idoso Rei David. Logo que se tornou rei, Salomão eliminou todos os conspiradores e consolidou o seu reinado.

Diferentemente de seu pai, Salomão não se tornou um líder guerreiro, pois isso não foi preciso. Soube manter a grande extensão territorial que herdara de seu pai. Mostrou, de acordo com a tradição judaica, ser um grande governante e um juiz justo e imparcial. Soube habilmente desenvolver o comércio externo e da indústria, as relações diplomáticas com países vizinhos, o que levou a um progresso considerável das cidades israelitas.

Salomão casou com uma filha de Faraó (Anelise) e recebeu como dote de casamento a cidade cananéia de Gezar. Renovou a aliança comercial com Hirão, Rei de Tiro. Ficou conhecido por ter ordenado a construção do Templo de Jerusalém (também conhecido como o Templo de Salomão), no Monte Moriá. Isto ocorreu no seu 4º ano de reinado, exatamente no 480.º ano (479 anos completos mais alguns dias ou meses) após o Êxodo de Israel do Egipto. (Os historiadores e exegetas bíblicos consideram esta data como artificial, embora haja alguns biblistas que a consideram uma sincronização autêntica).

Após isso mandou construir fortes muralhas na cidade de Jerusalém, bem como mandou reconstruir e fortificar diversas cidades (como por exemplo, MegidoBete-SeãHazor…) e construir cidades-armazém.

Salomão organizou uma nova estrutura administrativa, dividindo as terras em 12 distritos administrativos governados por funcionários nomeados diretamente pela administração central. No exército, deu especial importância à cavalaria e aos carros de guerra. Dispunha no porto de Eziom-Geber, no Golfo de Aqaba de uma frota de navios comerciais de longo curso, chamados de "navios de Társis".

Segundo I Reis 11:3, Salomão tinha setecentas esposas e trezentas concubinas, e "suas mulheres lhe perverteram o coração e o seu coração não era perfeito para com o Jeová seu Deus, como o coração de Davi, seu pai".

Divisão do Reino

Com a sua morte, Roboão, seu filho, sucedeu-lhe no trono. Em vez de ouvir o conselho sábio dos anciãos das tribos de Israel para aliviar a carga tributária e os trabalhos compulsórios impostos por seu pai, ele mandou aumenta-los. Isso levou à rebelião das tribos setentrionais e à divisão do Reino em dois novos reinos: o Reino de Israel Setentrional (ou Reino das 10 Tribos, tendo como Rei Jeroboão I), e o Israel Meridional (tendo por capital Jerusalém e como rei, Roboão).

Tradição posterior

A tradição posterior imputaria a Salomão grande sabedoria e ao seu reinado o status de época áurea. Ele é considerado dentro da tradição judaico-cristã, como o homem mais sábio que já viveu até então. A Bíblia nos relata que no seu reinado diversos reis e governantes vinham a Israel fazer perguntas e receber conselhos do Rei Salomão, incluindo a rainha de Sabá. Durante os séculos posteriores, diversas obras de outros autores eram imputadas a Salomão, para dar-lhes valor.

História do Bebê

A Salomão é atribuída a famosa história de que duas mulheres foram ao seu palácio. Duas mulheres tiveram filhos juntos, um dos filhos morreu e a mãe do que morreu, pegou a da outra mãe. De manhã, ela percebeu que aquele que tinha morrido não era seu filho e começaram a discutir. Foram até o palácio do Rei Salomão e contaram-lhe a história. Ele mandou chamar um dos guardas e lhe ordenou: "Corte o bebê ao meio e dê um pedaço para cada uma". Falado isso, uma das mães começou a chorar e disse: "Não, eu prefiro ver meu filho nos braços de outra do que morto nos meus", enquanto a outra disse: "Pra mim é justo". Salomão, reconhecendo a mãe na primeira mulher, mandou que lhe entregassem o filho.

Salomão na tradição islâmica

O Rei Salomão aparece no Corão com o nome de Sulayman ou Suleiman. No Islão, é considerado como um profeta e um grande legislador da parte de Alá.

Salomão à luz da História e da Arqueologia

Até o presente, não há comprovação capaz de conferir autenticidade histórica à figura do rei Salomão, além da própria Bíblia, nem que Jerusalém tenha sido, por volta do século X A.C., o centro de um reino amplo e próspero, conforme descrito no Livro dos Reis. Ademais, tendo sido Salomão um rei famoso por sua sabedoria e riqueza (como mostrado na Bíblia), era de se esperar que seu nome fosse referido por outros povos daquela região, sobretudo pelos fenícios de Tiro, com quem o reino de Salomão manteria intenso comércio. A ausência de quaisquer achados arqueológicos dessa natureza parece indicar que Salomão é, na verdade, o símbolo de um passado glorioso (ainda que legendário) que a maioria dos povos antigos apreciava se atribuir. Entretanto, as menções acerca da riqueza de Salomão e do reino de Israel presentes na Bíblia não são apenas superficiais, mas relatam expressivas fortunas, como a adquirida na expedição a Ofir, onde o lucro foi de cerca de dezesseis toneladas de ouro (precisamente 420 talentos de ouro), e a necessária para a construção do Templo de Salomão (veja os tópicos: Templo de Salomão e Riquezas de Salomão). A construção do templo, aliás, é comprovada arqueologicamente com ruínas encontradas no subsolo do monte Sião. Ademais, a visita da rainha de Sabá comprova que Salomão era conhecido por sua sabedoria e riqueza em todo o Oriente Próximo, pois, para "averiguar se o rei fazia jus à sua reputação", ela partiu de uma terra mui distante, Sabá, que provavelmente se localizava no atual Iêmen.

ECLESIASTES 1 

1 Palavras do pregador, filho de Davi, rei em Jerusalém.

2 Vaidade de vaidades, diz o pregador, vaidade de vaidades! Tudo é vaidade.

3 Que proveito tem o homem, de todo o seu trabalho, que faz debaixo do sol?

4 Uma geração vai, e outra geração vem; mas a terra para sempre permanece.

5 Nasce o sol, e o sol se põe, e apressa-se e volta ao seu lugar de onde nasceu.

6 O vento vai para o sul, e faz o seu giro para o norte; continuamente vai girando o vento, e volta fazendo os seus circuitos.

7 Todos os rios vão para o mar, e contudo o mar não se enche; ao lugar para onde os rios vão, para ali tornam eles a correr.

8 Todas as coisas são trabalhosas; o homem não o pode exprimir; os olhos não se fartam de ver, nem os ouvidos se enchem de ouvir.

9 O que foi, isso é o que há de ser; e o que se fez, isso se fará; de modo que nada há de novo debaixo do sol.

10 Há alguma coisa de que se possa dizer: Vê, isto é novo? Já foi nos séculos passados, que foram antes de nós.

11 Já não há lembrança das coisas que precederam, e das coisas que hão de ser também delas não haverá lembrança, entre os que hão de vir depois.

12 Eu, o pregador, fui rei sobre Israel em Jerusalém.

13 E apliquei o meu coração a esquadrinhar, e a informar-me com sabedoria de tudo quanto sucede debaixo do céu; esta enfadonha ocupação deu Deus aos filhos dos homens, para nela os exercitar.

14 Atentei para todas as obras que se fazem debaixo do sol, e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito.

15 Aquilo que é torto não se pode endireitar; aquilo que falta não se pode calcular.

16 Falei eu com o meu coração, dizendo: Eis que eu me engrandeci, e sobrepujei em sabedoria a todos os que houve antes de mim em Jerusalém; e o meu coração contemplou abundantemente a sabedoria e o conhecimento.

17 E apliquei o meu coração a conhecer a sabedoria e a conhecer os desvarios e as loucuras, e vim a saber que também isto era aflição de espírito.

18 Porque na muita sabedoria há muito enfado; e o que aumenta em conhecimento, aumenta em dor.

ECLESIASTES 2 

1 Disse eu no meu coração: Ora vem, eu te provarei com alegria; portanto goza o prazer; mas eis que também isso era vaidade.

2 Ao riso disse: Está doido; e da alegria: De que serve esta?

3 Busquei no meu coração como estimular com vinho a minha carne (regendo porém o meu coração com sabedoria), e entregar-me à loucura, até ver o que seria melhor que os filhos dos homens fizessem debaixo do céu durante o número dos dias de sua vida.

4 Fiz para mim obras magníficas; edifiquei para mim casas; plantei para mim vinhas.

5 Fiz para mim hortas e jardins, e plantei neles árvores de toda a espécie de fruto.

6 Fiz para mim tanques de águas, para regar com eles o bosque em que reverdeciam as árvores.

7 Adquiri servos e servas, e tive servos nascidos em casa; também tive grandes possessões de gados e ovelhas, mais do que todos os que houve antes de mim em Jerusalém.

8 Amontoei também para mim prata e ouro, e tesouros dos reis e das províncias; provi-me de cantores e cantoras, e das delícias dos filhos dos homens; e de instrumentos de música de toda a espécie.

9 E fui engrandecido, e aumentei mais do que todos os que houve antes de mim em Jerusalém; perseverou também comigo a minha sabedoria.

10 E tudo quanto desejaram os meus olhos não lhes neguei, nem privei o meu coração de alegria alguma; mas o meu coração se alegrou por todo o meu trabalho, e esta foi a minha porção de todo o meu trabalho.

11 E olhei eu para todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também para o trabalho que eu, trabalhando, tinha feito, e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito, e que proveito nenhum havia debaixo do sol.

12 Então passei a contemplar a sabedoria, e a loucura e a estultícia. Pois que fará o homem que seguir ao rei? O mesmo que outros já fizeram.

13 Então vi eu que a sabedoria é mais excelente do que a estultícia, quanto a luz é mais excelente do que as trevas.

14 Os olhos do homem sábio estão na sua cabeça, mas o louco anda em trevas; então também entendi eu que o mesmo lhes sucede a ambos.

15 Assim eu disse no meu coração: Como acontece ao tolo, assim me sucederá a mim; por que então busquei eu mais a sabedoria? Então disse no meu coração que também isto era vaidade.

16 Porque nunca haverá mais lembrança do sábio do que do tolo; porquanto de tudo, nos dias futuros, total esquecimento haverá. E como morre o sábio, assim morre o tolo!

17 Por isso odiei esta vida, porque a obra que se faz debaixo do sol me era penosa; sim, tudo é vaidade e aflição de espírito.

18 Também eu odiei todo o meu trabalho, que realizei debaixo do sol, visto que eu havia de deixá-lo ao homem que viesse depois de mim.

19 E quem sabe se será sábio ou tolo? Todavia, se assenhoreará de todo o meu trabalho que realizei e em que me houve sabiamente debaixo do sol; também isto é vaidade.

20 Então eu me volvi e entreguei o meu coração ao desespero no tocante ao trabalho, o qual realizei debaixo do sol.

21 Porque há homem cujo trabalho é feito com sabedoria, conhecimento, e destreza; contudo deixará o seu trabalho como porção de quem nele não trabalhou; também isto é vaidade e grande mal.

22 Porque, que mais tem o homem de todo o seu trabalho, e da aflição do seu coração, em que ele anda trabalhando debaixo do sol?

23 Porque todos os seus dias são dores, e a sua ocupação é aflição; até de noite não descansa o seu coração; também isto é vaidade.

24 Não há nada melhor para o homem do que comer e beber, e fazer com que sua alma goze do bem do seu trabalho. Também vi que isto vem da mão de Deus.

25 Pois quem pode comer, ou quem pode gozar melhor do que eu?

26 Porque ao homem que é bom diante dele, dá Deus sabedoria e conhecimento e alegria; mas ao pecador dá trabalho, para que ele ajunte, e amontoe, para dá-lo ao que é bom perante Deus. Também isto é vaidade e aflição de espírito.

ECLESIASTES 3 

1 Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.

2 Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;

3 Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar;

4 Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;

5 Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar;

6 Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora;

7 Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;

8 Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.

9 Que proveito tem o trabalhador naquilo em que trabalha?

10 Tenho visto o trabalho que Deus deu aos filhos dos homens, para com ele os exercitar.

11 Tudo fez formoso em seu tempo; também pôs o mundo no coração do homem, sem que este possa descobrir a obra que Deus fez desde o princípio até ao fim.

12 Já tenho entendido que não há coisa melhor para eles do que alegrar-se e fazer bem na sua vida;

13 E também que todo o homem coma e beba, e goze do bem de todo o seu trabalho; isto é um dom de Deus.

14 Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe deve acrescentar, e nada se lhe deve tirar; e isto faz Deus para que haja temor diante dele.

15 O que é, já foi; e o que há de ser, também já foi; e Deus pede conta do que passou.

16 Vi mais debaixo do sol que no lugar do juízo havia impiedade, e no lugar da justiça havia iniqüidade.

17 Eu disse no meu coração: Deus julgará o justo e o ímpio; porque há um tempo para todo o propósito e para toda a obra.

18 Disse eu no meu coração, quanto a condição dos filhos dos homens, que Deus os provaria, para que assim pudessem ver que são em si mesmos como os animais.

19 Porque o que sucede aos filhos dos homens, isso mesmo também sucede aos animais, e lhes sucede a mesma coisa; como morre um, assim morre o outro; e todos têm o mesmo fôlego, e a vantagem dos homens sobre os animais não é nenhuma, porque todos são vaidade.

20 Todos vão para um lugar; todos foram feitos do pó, e todos voltarão ao pó.

21 Quem sabe que o fôlego do homem vai para cima, e que o fôlego dos animais vai para baixo da terra?

22 Assim que tenho visto que não há coisa melhor do que alegrar-se o homem nas suas obras, porque essa é a sua porção; pois quem o fará voltar para ver o que será depois dele?

ECLESIASTES 4 

1 Depois voltei-me, e atentei para todas as opressões que se fazem debaixo do sol; e eis que vi as lágrimas dos que foram oprimidos e dos que não têm consolador, e a força estava do lado dos seus opressores; mas eles não tinham consolador.

2 Por isso eu louvei os que já morreram, mais do que os que vivem ainda.

3 E melhor que uns e outros é aquele que ainda não é; que não viu as más obras que se fazem debaixo do sol.

4 Também vi eu que todo o trabalho, e toda a destreza em obras, traz ao homem a inveja do seu próximo. Também isto é vaidade e aflição de espírito.

5 O tolo cruza as suas mãos, e come a sua própria carne.

6 Melhor é a mão cheia com descanso do que ambas as mãos cheias com trabalho, e aflição de espírito.

7 Outra vez me voltei, e vi vaidade debaixo do sol.

8 Há um que é só, e não tem ninguém, nem tampouco filho nem irmão; e contudo não cessa do seu trabalho, e também seus olhos não se satisfazem com riqueza; nem diz: Para quem trabalho eu, privando a minha alma do bem? Também isto é vaidade e enfadonha ocupação.

9 Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho.

10 Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante.

11 Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará?

12 E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.

13 Melhor é a criança pobre e sábia do que o rei velho e insensato, que não se deixa mais admoestar.

14 Porque um sai do cárcere para reinar; enquanto outro, que nasceu em seu reino, torna-se pobre.

15 Vi a todos os viventes andarem debaixo do sol com a criança, a sucessora, que ficará no seu lugar.

16 Não tem fim todo o povo que foi antes dele; tampouco os que lhe sucederem se alegrarão dele. Na verdade que também isto é vaidade e aflição de espírito.

ECLESIASTES 5 

1 Guarda o teu pé, quando entrares na casa de Deus; porque chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal.

2 Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus; porque Deus está nos céus, e tu estás sobre a terra; assim sejam poucas as tuas palavras.

3 Porque, da muita ocupação vêm os sonhos, e a voz do tolo da multidão das palavras.

4 Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos; o que votares, paga-o.

5 Melhor é que não votes do que votares e não cumprires.

6 Não consintas que a tua boca faça pecar a tua carne, nem digas diante do anjo que foi erro; por que razão se iraria Deus contra a tua voz, e destruiria a obra das tuas mãos?

7 Porque, como na multidão dos sonhos há vaidades, assim também nas muitas palavras; mas tu teme a Deus.

8 Se vires em alguma província opressão do pobre, e violência do direito e da justiça, não te admires de tal procedimento; pois quem está altamente colocado tem superior que o vigia; e há mais altos do que eles.

9 O proveito da terra é para todos; até o rei se serve do campo.

10 Quem amar o dinheiro jamais dele se fartará; e quem amar a abundância nunca se fartará da renda; também isto é vaidade.

11 Onde os bens se multiplicam, ali se multiplicam também os que deles comem; que mais proveito, pois, têm os seus donos do que os ver com os seus olhos?

12 Doce é o sono do trabalhador, quer coma pouco quer muito; mas a fartura do rico não o deixa dormir.

13 Há um grave mal que vi debaixo do sol, e atrai enfermidades: as riquezasque os seus donos guardam para o seu próprio dano;

14 Porque as mesmas riquezas se perdem por qualquer má ventura, e havendo algum filho nada lhe fica na sua mão.

15 Como saiu do ventre de sua mãe, assim nu tornará, indo-se como veio; e nada tomará do seu trabalho, que possa levar na sua mão.

16 Assim que também isto é um grave mal que, justamente como veio, assim há de ir; e que proveito lhe vem de trabalhar para o vento,

17 E de haver comido todos os seus dias nas trevas, e de haver padecido muito enfado, e enfermidade, e furor?

18 Eis aqui o que eu vi, uma boa e bela coisa: comer e beber, e gozar cada um do bem de todo o seu trabalho, em que trabalhou debaixo do sol, todos os dias de vida que Deus lhe deu, porque esta é a sua porção.

19 E a todo o homem, a quem Deus deu riquezas e bens, e lhe deu poder para delas comer e tomar a sua porção, e gozar do seu trabalho, isto é dom de Deus.

20 Porque não se lembrará muito dos dias da sua vida; porquanto Deus lhe enche de alegria o seu coração.

ECLESIASTES 6 

1 Há um mal que tenho visto debaixo do sol, e é mui freqüente entre os homens:

2 Um homem a quem Deus deu riquezas, bens e honra, e nada lhe falta de tudo quanto a sua alma deseja, e Deus não lhe dá poder para daí comer, antes o estranho lho come; também isto é vaidade e má enfermidade.

3 Se o homem gerar cem filhos, e viver muitos anos, e os dias dos seus anos forem muitos, e se a sua alma não se fartar do bem, e além disso não tiver sepultura, digo que um aborto é melhor do que ele.

4 Porquanto debalde veio, e em trevas se vai, e de trevas se cobre o seu nome.

5 E ainda que nunca viu o sol, nem conheceu nada, mais descanso tem este do que aquele.

6 E, ainda que vivesse duas vezes mil anos e não gozasse o bem, não vão todos para um mesmo lugar?

7 Todo o trabalho do homem é para a sua boca, e contudo nunca se satisfaz o seu apetite.

8 Porque, que mais tem o sábio do que o tolo? E que mais tem o pobre que sabe andar perante os vivos?

9 Melhor é a vista dos olhos do que o vaguear da cobiça; também isto é vaidade e aflição de espírito.

10 Seja qualquer o que for, já o seu nome foi nomeado, e sabe-se que é homem, e que não pode contender com o que é mais forte do que ele.

11 Na verdade que há muitas coisas que multiplicam a vaidade; que mais tem o homem de melhor?

12 Pois, quem sabe o que é bom nesta vida para o homem, por todos os dias da sua vida de vaidade, os quais gasta como sombra? Quem declarará ao homem o que será depois dele debaixo do sol?

ECLESIASTES 7 

1 Melhor é a boa fama do que o melhor ungüento, e o dia da morte do que o dia do nascimento de alguém.

2 Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, porque naquela está o fim de todos os homens, e os vivos o aplicam ao seu coração.

3 Melhor é a mágoa do que o riso, porque com a tristeza do rosto se faz melhor o coração.

4 O coração dos sábios está na casa do luto, mas o coração dos tolos na casa da alegria.

5 Melhor é ouvir a repreensão do sábio, do que ouvir alguém a canção do tolo.

6 Porque qual o crepitar dos espinhos debaixo de uma panela, tal é o riso do tolo; também isto é vaidade.

7 Verdadeiramente que a opressão faria endoidecer até ao sábio, e o suborno corrompe o coração.

8 Melhor é o fim das coisas do que o princípio delas; melhor é o paciente de espírito do que o altivo de espírito.

9 Não te apresses no teu espírito a irar-te, porque a ira repousa no íntimo dos tolos.

10 Nunca digas: Por que foram os dias passados melhores do que estes? Porque não provém da sabedoria esta pergunta.

11 Tão boa é a sabedoria como a herança, e dela tiram proveito os que vêem o sol.

12 Porque a sabedoria serve de defesa, como de defesa serve o dinheiro; mas a excelência do conhecimento é que a sabedoria dá vida ao seu possuidor.

13 Atenta para a obra de Deus; porque quem poderá endireitar o que ele fez torto?

14 No dia da prosperidade goza do bem, mas no dia da adversidade considera; porque também Deus fez a este em oposição àquele, para que o homem nada descubra do que há de vir depois dele.

15 Tudo isto vi nos dias da minha vaidade: há justo que perece na sua justiça, e há ímpio que prolonga os seus dias na sua maldade.

16 Não sejas demasiadamente justo, nem demasiadamente sábio; por que te destruirias a ti mesmo?

17 Não sejas demasiadamente ímpio, nem sejas louco; por que morrerias fora de teu tempo?

18 Bom é que retenhas isto, e também daquilo não retires a tua mão; porque quem teme a Deus escapa de tudo isso.

19 A sabedoria fortalece ao sábio, mais do que dez poderosos que haja na cidade.

20 Na verdade que não há homem justo sobre a terra, que faça o bem, e nunca peque.

21 Tampouco apliques o teu coração a todas as palavras que se disserem, para que não venhas a ouvir o teu servo amaldiçoar-te.

22 Porque o teu coração também já confessou que muitas vezes tu amaldiçoaste a outros.

23 Tudo isto provei-o pela sabedoria; eu disse: Sabedoria adquirirei; mas ela ainda estava longe de mim.

24 O que já sucedeu é remoto e profundíssimo; quem o achará?

25 Eu apliquei o meu coração para saber, e inquirir, e buscar a sabedoria e a razão das coisas, e para conhecer que a impiedade é insensatez e que a estultícia é loucura.

26 E eu achei uma coisa mais amarga do que a morte, a mulher cujo coração são redes e laços, e cujas mãos são ataduras; quem for bom diante de Deus escapará dela, mas o pecador virá a ser preso por ela.

27 Vedes aqui, isto achei, diz o pregador, conferindo uma coisa com a outra para achar a razão delas;

28 A qual ainda busca a minha alma, porém ainda não a achei; um homem entre mil achei eu, mas uma mulher entre todas estas não achei.

29 Eis aqui, o que tão-somente achei: que Deus fez ao homem reto, porém eles buscaram muitas astúcias.

ECLESIASTES 8 

1 Quem é como o sábio? E quem sabe a interpretação das coisas? A sabedoria do homem faz brilhar o seu rosto, e a dureza do seu rosto se muda.

2 Eu digo: Observa o mandamento do rei, e isso em consideração ao juramento que fizeste a Deus.

3 Não te apresses a sair da presença dele, nem persistas em alguma coisa má, porque ele faz tudo o que quer.

4 Porque a palavra do rei tem poder; e quem lhe dirá: Que fazes?

5 Quem guardar o mandamento não experimentará nenhum mal; e o coração do sábio discernirá o tempo e o juízo.

6 Porque para todo o propósito há seu tempo e juízo; porquanto a miséria do homem pesa sobre ele.

7 Porque não sabe o que há de suceder, e quando há de ser, quem lho dará a entender?

8 Nenhum homem há que tenha domínio sobre o espírito, para o reter; nem tampouco tem ele poder sobre o dia da morte; como também não há licença nesta peleja; nem tampouco a impiedade livrará aos ímpios.

9 Tudo isto vi quando apliquei o meu coração a toda a obra que se faz debaixo do sol; tempo há em que um homem tem domínio sobre outro homem, para desgraça sua.

10 Assim também vi os ímpios, quando os sepultavam; e eles entravam, e saíam do lugar santo; e foram esquecidos na cidade, em que assim fizeram; também isso é vaidade.

11 Porquanto não se executa logo o juízo sobre a má obra, por isso o coração dos filhos dos homens está inteiramente disposto para fazer o mal.

12 Ainda que o pecador faça o mal cem vezes, e os dias se lhe prolonguem, contudo eu sei com certeza que bem sucede aos que temem a Deus, aos que temem diante dele.

13 Porém o ímpio não irá bem, e ele não prolongará os seus dias, que são como a sombra; porque ele não teme diante de Deus.

14 Ainda há outra vaidade que se faz sobre a terra: que há justos a quem sucede segundo as obras dos ímpios, e há ímpios a quem sucede segundo as obras dos justos. Digo que também isto é vaidade.

15 Então louvei eu a alegria, porquanto para o homem nada há melhor debaixo do sol do que comer, beber e alegrar-se; porque isso o acompanhará no seu trabalho nos dias da sua vida que Deus lhe dá debaixo do sol.

16 Aplicando eu o meu coração a conhecer a sabedoria, e a ver o trabalho que há sobre a terra (que nem de dia nem de noite vê o homem sono nos seus olhos);

17 Então vi toda a obra de Deus, que o homem não pode perceber, a obra que se faz debaixo do sol; por mais que trabalhe o homem para a descobrir, não a achará; e, ainda que diga o sábio que a conhece, nem por isso a poderá compreender.

ECLESIASTES 9 

1 Deveras todas estas coisas considerei no meu coração, para declarar tudo isto: que os justos, e os sábios, e as suas obras, estão nas mãos de Deus, e também o homem não conhece nem o amor nem o ódio; tudo passa perante ele.

2 Tudo sucede igualmente a todos; o mesmo sucede ao justo e ao ímpio, ao bom e ao puro, como ao impuro; assim ao que sacrifica como ao que não sacrifica; assim ao bom como ao pecador; ao que jura como ao que teme o juramento.

3 Este é o mal que há entre tudo quanto se faz debaixo do sol; a todos sucede o mesmo; e que também o coração dos filhos dos homens está cheio de maldade, e que há desvarios no seu coração enquanto vivem, e depois se vão aos mortos.

4 Ora, para aquele que está entre os vivos há esperança (porque melhor é o cão vivo do que o leão morto).

5 Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento.

6 Também o seu amor, o seu ódio, e a sua inveja já pereceram, e já não têm parte alguma para sempre, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol.

7 Vai, pois, come com alegria o teu pão e bebe com coração contente o teu vinho, pois já Deus se agrada das tuas obras.

8 Em todo o tempo sejam alvas as tuas roupas, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça.

9 Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias da tua vida vã, os quais Deus te deu debaixo do sol, todos os dias da tua vaidade; porque esta é a tua porção nesta vida, e no teu trabalho, que tu fizeste debaixo do sol.

10 Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.

11 Voltei-me, e vi debaixo do sol que não é dos ligeiros a carreira, nem dos fortes a batalha, nem tampouco dos sábios o pão, nem tampouco dos prudentes as riquezas, nem tampouco dos entendidos o favor, mas que o tempo e a oportunidade ocorrem a todos.

12 que também o homem não sabe o seu tempo; assim como os peixes que se pescam com a rede maligna, e como os passarinhos que se prendem com o laço, assim se enlaçam também os filhos dos homens no mau tempo, quando cai de repente sobre eles.

13 Também vi esta sabedoria debaixo do sol, que para mim foi grande:

14 Houve uma pequena cidade em que havia poucos homens, e veio contra ela um grande rei, e a cercou e levantou contra ela grandes baluartes;

15 E encontrou-se nela um sábio pobre, que livrou aquela cidade pela sua sabedoria, e ninguém se lembrava daquele pobre homem.

16 Então disse eu: Melhor é a sabedoria do que a força, ainda que a sabedoria do pobre foi desprezada, e as suas palavras não foram ouvidas.

17 As palavras dos sábios devem em silêncio ser ouvidas, mais do que o clamor do que domina entre os tolos.

18 Melhor é a sabedoria do que as armas de guerra, porém um só pecador destrói muitos bens.

ECLESIASTES 10 

1 Assim como as moscas mortas fazem exalar mau cheiro e inutilizar o ungüento do perfumador, assim é, para o famoso em sabedoria e em honra, um pouco de estultícia.

2 O coração do sábio está à sua direita, mas o coração do tolo está à sua esquerda.

3 E, até quando o tolo vai pelo caminho, falta-lhe o seu entendimento e diz a todos que é tolo.

4 Levantando-se contra ti o espírito do governador, não deixes o teu lugar, porque a submissão é um remédio que aplaca grandes ofensas.

5 Ainda há um mal que vi debaixo do sol, como o erro que procede do governador.

6 A estultícia está posta em grandes alturas, mas os ricos estão assentados em lugar baixo.

7 Vi os servos a cavalo, e os príncipes andando sobre a terra como servos.

8 Quem abrir uma cova, nela cairá, e quem romper um muro, uma cobra o morderá.

9 Aquele que transporta pedras, será maltratado por elas, e o que racha lenha expõe-se ao perigo.

10 Se estiver embotado o ferro, e não se afiar o corte, então se deve redobrar a força; mas a sabedoria é excelente para dirigir.

11 Seguramente a serpente morderá antes de estar encantada, e o falador não é melhor.

12 Nas palavras da boca do sábio há favor, porém os lábios do tolo o devoram.

13 O princípio das palavras da sua boca é a estultícia, e o fim do seu falar um desvario péssimo.

14 O tolo multiplica as palavras, porém, o homem não sabe o que será; e quem lhe fará saber o que será depois dele?

15 O trabalho dos tolos a cada um deles fatiga, porque não sabem como ir à cidade.

16 Ai de ti, ó terra, quando teu rei é uma criança, e cujos príncipes comem de manhã.

17 Bem-aventurada tu, ó terra, quando teu rei é filho dos nobres, e teus príncipes comem a tempo, para se fortalecerem, e não para bebedice.

18 Por muita preguiça se enfraquece o teto, e pela frouxidão das mãos a casa goteja.

19 Para rir se fazem banquetes, e o vinho produz alegria, e por tudo o dinheiro responde.

20 Nem ainda no teu pensamento amaldiçoes ao rei, nem tampouco no mais interior da tua recâmara amaldiçoes ao rico; porque as aves dos céus levariam a voz, e os que têm asas dariam notícia do assunto.

ECLESIASTES 11 

1 Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás.

2 Reparte com sete, e ainda até com oito, porque não sabes que mal haverá sobre a terra.

3 Estando as nuvens cheias, derramam a chuva sobre a terra, e caindo a árvore para o sul, ou para o norte, no lugar em que a árvore cair ali ficará.

4 Quem observa o vento, nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará.

5 Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da mulher grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas.

6 Pela manhã semeia a tua semente, e à tarde não retires a tua mão, porque tu não sabes qual prosperará, se esta, se aquela, ou se ambas serão igualmente boas.

7 Certamente suave é a luz, e agradável é aos olhos ver o sol.

8 Porém, se o homem viver muitos anos, e em todos eles se alegrar, também se deve lembrar dos dias das trevas, porque hão de ser muitos. Tudo quanto sucede é vaidade.

9 Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas te trará Deus a juízo.

10 Afasta, pois, a ira do teu coração, e remove da tua carne o mal, porque a adolescência e a juventude são vaidade.

ECLESIASTES 12 

1 Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento;

2 Antes que se escureçam o sol, e a luz, e a lua, e as estrelas, e tornem a vir as nuvens depois da chuva;

3 No dia em que tremerem os guardas da casa, e se encurvarem os homens fortes, e cessarem os moedores, por já serem poucos, e se escurecerem os que olham pelas janelas;

4 E as portas da rua se fecharem por causa do baixo ruído da moedura, e se levantar à voz das aves, e todas as filhas da música se abaterem.

5 Como também quando temerem o que é alto, e houver espantos no caminho, e florescer a amendoeira, e o gafanhoto for um peso, e perecer o apetite; porque o homem se vai à sua casa eterna, e os pranteadore andarão rodeando pela praça;

6 Antes que se rompa o cordão de prata, e se quebre o copo de ouro, e se despedace o cântaro junto à fonte, e se quebre a roda junto ao poço,

7 E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.

8 Vaidade de vaidades, diz o pregador, tudo é vaidade.

9 E, quanto mais sábio foi o pregador, tanto mais ensinou ao povo sabedoria; e atentando, e esquadrinhando, compôs muitos provérbios.

10 Procurou o pregador achar palavras agradáveis; e escreveu-as com retidão, palavras de verdade.

11 As palavras dos sábios são como aguilhões, e como pregos, bem fixados pelos mestres das assembléias, que nos foram dadas pelo único Pastor.

12 E, demais disto, filho meu, atenta: não há limite para fazer livros, e o muito estudar é enfado da carne.

13 De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem.

14 Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau.


CLICK NA FOTO OU NO RESULTADO

DE IMAGEM E VEJA MUITO MAIS... 

 

 

Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
638 × 479 - pt.slideshare.net
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
6 dias atrás
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
3 dias atrás
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
3 dias atrás
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES
Resultado de imagem para IMAGENS DO LIVRO DE ECLESIASTES