DEUS NÃO É RELIGIÃO OU SEITA, POIS RELIGIÕES E SEITAS SÃO COISAS DOS HOMENS E MULHERES, COMO AS CRENDICES.

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8:32 - Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade. João 17:17 - Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna. João 6:47 - Porque nada podemos contra a verdade, senão pela verdade. 2 Coríntios 13:8.


O AMOR DE DEUS PARA COM OS SERES HUMANOS, É ABSOLUTAMENTE INCONDICIONAL, POIS OS CRIOU A SUA IMAGEM E SEMELHANÇA EM ESPÍRITO, E NÃO PODE NEGAR-SE A SI PRÓPRIO.


www.palavra10.com, é o maior site de receitas culinárias do mundo. São aproximadamente 1.500.000 receitas culinárias, com fotos dos pratos  (alimentos preparados). Clicando nas fotos você verá as receitas e os modos de preparos, entre outras orientações e divulgações. Neste site você encontra orientações pessoais, que se tornam uma autoajuda necessária para os problemas pessoais diários. Confira tudo.

 COMPARTILHE O SITE www.palavra10.com COM SEUS AMIGOS E PARENTES.


 CRIAÇÃO DA RAÇA HUMANA RACIONAL
Existem dois períodos distintos e importantes na criação da vida humana. 1º Período: Antes da criação do homem racional (pré-história) e 2º Período após a criação do homem racional, este último citado na Bíblia, em Gênesis Capítulo 1º (criação dos espíritos do homem e da mulher), e Gênesis, Capítulo 2º (criação dos corpos do homem e da mulher). É muito grande a falta de entendimento dos Ciêntistas e dos Religiosos, tornado-os radicais.


AJUDE A MANTER ESTE WEBSITE, DEPOSITE QUALQUER QUANTIA NA CONTA POUPANÇA DO BANCO DO BRASIL Nº 35.747-2, AGÊNCIA Nº 0869-9.

 

  

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
PALAVRA10
O QUE VOCÊ ACHA DESTE SITE?
ÓTIMO
BOM
REGULAR
Ver Resultados

Rating: 2.9/5 (5427 votos)




ONLINE
3





Partilhe esta Página





 

 


JEOVÁ E TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
JEOVÁ E TESTEMUNHAS DE JEOVÁ

JEOVÁ E TESTEMUNHAS DE JEOVÁ

JEOVÁ

 

Jeová ou Javé é uma representação aportuguesada, com perda sintáctica da letra h (i.e., pois advém de Jehová), do hebraico יְהֹוָה, uma vocalização do Tetragrammaton ("Tetragrama") יהוה (YHWH), o nome próprio de Deus.

O nome יְהֹוָה (YeHoVaH) aparece cerca de 7 Mil vezes no texto original das Escrituras Hebraicas, além das 305 ocorrências da forma יֱהֹוִה (YeHoViH).1 O texto em latim mais antigo a utilizar uma vocalização semelhante a 'Jeová' data do século XIII.

A maioria dos acadêmicos e estudiosos acredita que 'Jeová' seja uma forma híbrida tardia (c. 1100 d.C.) derivada da combinação das letras JHVH com as vogais de Adonai, porém existem evidências de que ele já teria sido usado na Antiguidade Tardia (século V). A vocalização histórica se perdeu porque durante o judaísmo do Segundo Templo, entre os séculos III e II a.C., a pronúncia do Tetragrama passou a ser evitada, sendo substituída por 'Adonai', "meus Senhores". Muitos teólogos advogam que o nome Jeová é uma transliteração errada da palavra Jehová (lê-se: ierrová). A Palavra Jehová é uma declinação na língua hebraica para Javé.

Importância do Nome

Muitos peritos e tradutores atuais da Bíblia advogam que se siga a tradição de eliminar o nome distintivo de Deus. Não só alegam que a incerteza a respeito da pronúncia do nome justifica tal proceder, mas também sustentam que a supremacia e a existência ímpar do verdadeiro Deus tornam desnecessário que Ele tenha um nome específico. Tal conceito não encontra respaldo na Bíblia, quer nas Escrituras Hebraico-Aramaicas, quer nas Escrituras Gregas Cristãs, devido as palavras de São Paulo à Igreja em Roma, presentes na Epístola aos Romanos cap. 10, ver. 12,13, que rezam (texto oriundo da Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas): "Pois não há distinção entre judeu e grego, porque há o mesmo Senhor sobre todos, que é rico para com todos os que o invocam. Pois 'todo aquele que invocar o nome de Jeová será salvo' ”. Estas mesmas palavras são baseadas no Livro de Joel, cap. 2, ver. 32, que faz parte das Escrituras Hebraico-Aramaicas, que dizem (texto oriundo da Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas): "E terá de acontecer que todo aquele que invocar o nome de Jeová salvar-se-á; pois no monte Sião e em Jerusalém virão a estar os que escaparam, assim como Jeová disse, e entre os sobreviventes que Jeová está chamando.” Aqueles que apóiam a utilização do Tetragrama e da sua forma aportuguesada, em especial as Testemunhas de Jeová, utilizam esses e outros textos semelhantes para apoiar suas crenças.

O Tetragrama ocorre 6.828 vezes no texto hebraico da Biblia Hebraica e da Biblia Hebraica Stuttgartensia. Nas Escrituras Hebraicas, a Tradução do Novo Mundo contém o nome divino 6.973 vezes, porque os tradutores, entre outras coisas, levaram em conta que, em alguns lugares, os escribas haviam substituído o nome divino com ʼAdho·naí ou ʼElo·hím. (Veja o apêndice na NM, pp. 1501, 1502.)

A própria freqüência do aparecimento do nome atesta sua importância para o Autor da Bíblia, que leva este nome. Seu uso em todas as Escrituras ultrapassa em muito o de quaisquer títulos, tais como “Soberano Senhor” ou “Deus”, aplicados a Ele.

Digno de nota, também, é a importância atribuída aos próprios nomes nas Escrituras Hebraicas e entre os povos semíticos. O professor G. T. Manley indica: “Um estudo da palavra ‘nome’ no V[elho] T[estamento] revela o quanto esta palavra significa em hebraico. O nome não é simples rótulo, mas é representativo da verdadeira personalidade daquele a quem pertence. . . . Quando uma pessoa coloca seu ‘nome’ numa coisa ou em outra pessoa, esta passa a ficar sob sua influência e proteção.” — New Bible Dictionary (Novo Dicionário da Bíblia), editado por J. D. Douglas, 1985, p. 430; compare isso com 3 Everyman’s Talmud (O Talmude de Todos), de A. Cohen, 1949, p. 24;4 Gên 27:36; 1Sa 25:25; Sal 20:1; Pr 22:1;

“Deus” e “Pai” não são distintivos

O título “Deus” não é nem pessoal, nem distintivo (alguém pode até mesmo fazer de seu ventre um deus; Fil 3:19). Nas Escrituras Hebraicas, a mesma palavra (’Elo·hím) é aplicada a Jeová, o verdadeiro Deus, e também a deuses falsos, tais como Dagom, o deus filisteu (Jz 16:23, 24; 1Sa 5:7) e Nisroque, deus assírio. (2Rs 19:37) Caso um hebreu dissesse a um filisteu ou a um assírio que ele adorava a “Deus [’Elo·hím]” isso obviamente não bastaria para identificar a Pessoa à qual se dirigia sua adoração.

Nos artigos sobre Jeová, The Imperial Bible-Dictionary5 (O Dicionário Bíblico Imperial) ilustra belamente a diferença entre ʼElo·hím (Deus) e Jeová. A respeito do nome Jeová, diz: “É, em toda a parte, um nome próprio, indicando o Deus pessoal, e somente ele; ao passo que Elohim assume mais o caráter de um substantivo comum, indicando, em geral, deveras, o Supremo, mas não necessária ou uniformemente. . . . O hebreu talvez diga o Elohim, o verdadeiro Deus, contrapondo-o a todos os deuses falsos; mas ele jamais diz o Jeová, pois Jeová é unicamente o nome do verdadeiro Deus.

Ele diz, vez após vez, meu Deus . . .; mas jamais meu Jeová, pois quando ele diz meu Deus, quer dizer Jeová. Ele fala do Deus de Israel, mas jamais do Jeová de Israel, pois não existe nenhum outro Jeová. Ele fala do Deus vivo, mais jamais do Jeová vivo, pois só pode conceber Jeová como estando vivo.” — Editado por P. Fairbairn, Londres, 1874, Vol. I, p. 856.

O mesmo se aplica ao termo grego para Deus, The·ós. Era aplicado tanto ao verdadeiro Deus como a deuses pagãos tais como Zeus e Hermes (os romanos Júpiter e Mercúrio). (Veja At 14:11-15.) A situação real é enfocada pelas palavras de Paulo em 1 Coríntios 8:4-6: “Pois, embora haja os que se chamem ‘deuses’, quer no céu, quer na terra, assim como há muitos ‘deuses’ e muitos ‘senhores’, para nós há realmente um só Deus, o Pai, de quem procedem todas as coisas, e nós para ele.” A crença em numerosos deuses, que torna essencial que o verdadeiro Deus seja diferençado de tais, continua até este século 20.

A referência de Paulo a “Deus, o Pai”, não significa que o nome do verdadeiro Deus seja “Pai”, pois a designação “pai” se aplica também a todo genitor varão humano e descreve homens em outros relacionamentos. (Ro 4:11, 16; 1Co 4:15) Ao Messias se dá o título de “Pai Eterno”.

(Is 9:6) Jesus chamou a Satanás de “pai” de certos opositores assassinos. (Jo 8:44) O termo também era aplicado aos deuses das nações, representando-se o deus grego, Zeus, como o grande deus-pai na poesia homérica. Que “Deus, o Pai”, possui um nome, um que é diferente do nome do seu Filho, é indicado em numerosos textos. (Mt 28:19; Re 3:12; 14:1)

Paulo conhecia o nome pessoal de Deus, Jeová, conforme encontrado no relato da criação, em Gênesis, que Paulo citou em seus escritos. Este nome, Jeová, distingue “Deus, o Pai” (veja Is 64:8), bloqueando assim qualquer tentativa de fundir ou misturar Sua identidade e pessoa com a de qualquer outro a quem o título “deus” ou “pai” possa ser aplicado.

Não um deus tribal. Jeová é chamado de o “Deus de Israel” e ‘o Deus de seus antepassados’. (1Cr 17:24; Êx 3:16) Todavia, esta associação íntima com os hebreus e com a nação israelita não dá motivos para se limitar tal nome ao de um deus tribal, como alguns têm feito. O apóstolo cristão, Paulo, escreveu: “É ele somente o Deus dos judeus? Não o é também de pessoas das nações? Sim, também de pessoas das nações.” (Ro 3:29) Jeová não é somente o “Deus de toda a terra” (Is 54:5), mas também é o Deus do universo, “Aquele que fez o céu e a terra”. (Sal 124:8)

O pacto feito por Jeová com Abraão, cerca de 2.000 anos antes dos dias de Paulo, prometera bênçãos a pessoas de todas as nações, mostrando o interesse de Deus em toda a humanidade. — Gên 12:1-3; compare isso com At 10:34, 35; 11:18.

Pronúncia correcta Jeová ou Javé?

O Pronunciamento correto e mais aceito do Nome de Deus para a língua Portuguesa é Jeová ou até mesmo Jah, Javé e Aiaweh, Porém em outros idiomas este pronunciamento concordemente muda.

Apesar da discussão sobre sua origem e significado, muitos afirmam que os sons vocálicos originais do Tetragrama YHVH jamais serão conhecidos, estando perdida a pronúncia original. Mas isso não é uma desculpa para se pronunciar o nome de Deus, pois tem o fato de que até mesmo o nome de Jesus na pronúncia original possivelmente fosse pronunciado: Yeshua ou Yehoshua, mas ninguém sabe ao certo. No entanto, pessoas do mundo inteiro usam diferentes formas do nome Jesus, pronunciando-o do modo costumeiro no seu idioma. Elas não deixam de usar o nome só porque não sabem ao como ele era pronunciado no primeiro século.

Esta controvérsia vem sendo travada por muitos anos. Atualmente, muitos eruditos parecem favorecer o nome “Javé” (ou “Iahveh”), de duas sílabas. Mesmo assim, o hebraico ou aramaico, não se usava vogais, era apenas composta por consoantes.

Mas, considerando alguns exemplos de nomes próprios encontrados na Bíblia, que incluem uma forma abreviada do nome de Deus na tradução Jeová. George Wesley Buchanan, professor emérito no Seminário Teológico de Wesley, Washington DC, EUA, afirma que esses nomes próprios podem fornecer indicação de como se pronunciava o nome de Deus.

George Wesley Buchanan explica: "Na antiguidade, os pais muitas vezes davam aos filhos o nome de suas deidades. Isto significa que pronunciavam os nomes dos filhos assim como se pronunciava o nome da deidade. O Tetragrama foi incluído em nomes de pessoas, e eles sempre usavam a vogal do meio."

Por exemplo, Jonatã aparece como (Yoh.na.thán ou Yehoh.na.thán) na Bíblia hebraica, significa "Yaho ou Yahowah deu". O nome do profeta Elias é ’E.li.yáh ou ’E.li.yá.hu. Segundo o Prof. Buchanan, Elias significa: "Meu Deus é Yahoo ou Yahoo-wah." Da mesma forma, o nome hebraico para Jeosafá (Yehoh-sha.phát), significa "Yaho julgou".

A pronúncia do Tetragrama com duas sílabas, como Javé (ou Yahveh), não permitiria a existência do som da vogal o como parte do nome de Deus. Mas, nas dezenas de nomes bíblicos que incorporam o nome divino, o som desta vogal do meio aparece tanto nas formas originais como nas abreviadas, como em Jeonatã e em Jonatã.

O Prof. Buchanan7 diz a respeito do Nome Divino: "Em nenhum caso se omite a vogal oo ou oh. A palavra era às vezes abreviada como ‘YaH’, mas nunca como ‘Ya-VeH’. ... Quando o Tetragrama era pronunciado com uma só sílaba, era ‘YaH’ ou ‘YoH’. Quando era pronunciado com três sílabas, era ‘YaHo.VaH’ ou ‘YaHooVaH’. Se fosse alguma vez abreviado a duas sílabas, teria sido como ‘YaHo’." - ''Biblical Archaeology Review''.

Segue-se outra declaração feita pelo hebraísta Wilhelm Gesenius, no Dicionário Hebraico e Caldeu das Escrituras do Velho Testamento (em alemão): "Os que acham que הוהי [Ye-Ho-Vah] era a pronúncia real [do Nome de Deus] não estão totalmente sem base para defender sua opinião. Assim se podem explicar mais satisfatoriamente as sílabas abreviadas והי [Ye-Ho] e וי [Yo], com que começam muitos nomes próprios." Na introdução da tradução de Os Cinco Livros de Moisés, Everett Fox afirma: "Tanto as tentativas antigas como as novas, para recuperar a pronúncia correcta do nome hebraico [de Deus], não foram bem-sucedidas; não se pode provar conclusivamente o Jeová que se ouve às vezes, nem o padrão erudito Javé (Iahveh)."

A pronuncia original de יהוה é desconhecida, mas por séculos o uso da tradução Jeová9 , passou a ser amplamente divulgado e estabelecido entre muitos cristãos, tornando-se uma pronúncia familiar e popular em muitos idiomas, assim vários grupos religiosos, mais notavelmente as Testemunhas de Jeová, continuam a usá-la, ainda que muitos outros grupos religiosos favoreçam a pronúncia Javé ou Iavé, ou mesmo o titulo SENHOR.


 

TESTEMUNHAS DE JEOVÁ

 

 

As Testemunhas de Jeová são uma denominação cristã não-trinitária, milenarista e restauracionista que possuem adeptos em 239 países e territórios autônomos, ascendendo a mais de 7.500.000 praticantes, apesar de reunirem um número muito superior de simpatizantes. São conhecidas pelo seu trabalho regular e persistente de evangelização de casa em casa e nas ruas e pelo seu uso particular da Bíblia, que suscita polêmicas.

Adoram exclusivamente a Jeová e são seguidores de Jesus Cristo. Seguem Biblicamente as instruções deixada por Jesus Cristo, mas rejeitam a classificação de serem fundamentalistas no sentido em que o termo é comumente usado. Procuram basear todas as suas práticas e doutrinas no conteúdo da Bíblia, conforme orientados pelo seu Corpo Governante.

Nos últimos dez anos, mais de três milhões de pessoas foram batizadas, uma média de cinco mil novos membros por semana. Além disso, no ano de 2011, 19.374.737 pessoas assistiram à Comemoração da Morte de Cristo, constituindo um número bem superior aos dos membros ativos, o que revela que vários outros milhões de simpatizantes têm assistido às suas reuniões e/ou participado de seus cursos bíblicos gratuitos semanais. Só é contado como membro quem já estudou a Bíblia por algum tempo com as Testemunhas de Jeová, a ponto de evidenciar claro entendimento das crenças, tendo demonstrado viver segundo as normas de conduta moral aprendidas, participado na obra de pregação pública, se dedicado a Deus e se Batizado.

As Testemunhas de Jeová são bem conhecidas por sua regularidade e persistência na obra de evangelização de casa em casa e nas ruas. Possuem alguns dos maiores parques gráficos do mundo visando a impressão e distribuição de centenas de milhões de exemplares da Bíblia e de publicações baseadas nela. Como parte da sua adoração a Deus, assistem semanalmente a reuniões congregacionais e a grandes eventos anuais, onde o estudo da Bíblia, orientada pelo Corpo Governante, constitui a principal temática. São ainda conhecidas por recusarem muitas das doutrinas centrais das demais religiões cristãs e pelo apego a fortes valores que afirmam ser baseados na Bíblia, nomeadamente quanto à neutralidade política, à moralidade sexual, à honestidade e à recusa em aceitar transfusões de sangue.

São considerados por alguns teólogos e sociólogos de propagandistas cristãos, de um novo culto cristão, de uma seita cristã influenciada pelo judaísmo ou de fanáticos que rejeitam tratamento médico. Porém, as Testemunhas de Jeová dizem seguir à risca os preceitos bíblicos. Afirmam que não inventaram uma nova religião, mas apenas seguem o que está escrito na Bíblia, e que não importa qual seja a situação, ela contém as orientações e os conselhos para suas vidas. Afirmam que suas crenças, ensinos e atividades são baseadas nela, e por isso incentivam a sua leitura diária. Para ajuda ao entendimento bíblico, suas publicações são produzidas e distribuídas em muitas campanhas missionárias ao redor do mundo

História e atividades básicas

As Testemunhas de Jeová iniciaram suas atividades na era moderna a partir da década de 1870 do Século XIX, quando Charles Taze Russell e alguns amigos formaram um pequeno grupo de estudo não sectário da Bíblia, em Allegheny (hoje integrada na cidade de Pittsburgo, Pensilvânia), nos Estados Unidos. Com o fim de publicar as suas ideias sobre o que considerava ser a verdade bíblica em contraste com erros doutrinais que atribuía a outras denominações religiosas, Russell começou a publicar A Sentinela, que se assume como a mais distribuída revista religiosa do mundo, bem como a mais traduzida revista de qualquer género. As pessoas que recebiam a revista começaram a reunir-se em grupos para estudo da Bíblia. Assim, acabaram por tornar-se conhecidos por Estudantes da Bíblia ou, quando A Sentinela começou a ser traduzida em outras línguas, Estudantes Internacionais da Bíblia.

Originalmente, a impressão de A Sentinela e tratados religiosos era feita quase que inteiramente por firmas comerciais. Mas, visando uma maior divulgação pela página impressa, Russell fundou a Sociedade de Tratados da Torre de Vigia de Sião, sendo que esta associação religiosa é hoje conhecida como Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados de Pensilvânia. Estava deste modo formado o principal instrumento legal do grupo religioso que posteriormente viria a ficar conhecido por Testemunhas de Jeová, visando a realização da sua obra mundial de evangelização. Usualmente, ao se empregar a expressão Sociedade Torre de Vigia, pretende-se mencionar esta primeira Sociedade (Watch Tower Society), ainda em funcionamento hoje em dia. A diretoria desta Sociedade veio a constituir o que se convencionou chamar Corpo Governante, ou seja, o grupo de homens responsáveis pelas atividades mundiais das Testemunhas de Jeová. Durante muitos anos, a expressão "a Sociedade", usada pelas Testemunhas, era uma referência direta a este Corpo Governante. Finalmente, a partir da década de 1970, passou a existir uma clara distinção entre o Corpo Governante e as várias sociedades jurídicas que as Testemunhas usam em todo o mundo. Estas sociedades ou associações, incluindo a mais antiga delas, são encaradas como simples instrumentos legais para as suas atividades.

Hoje, as Testemunhas de Jeová constituem um grupo mundial de milhões de membros, agrupados em células locais designadas por Congregações, unidas sob uma estrutura mundial que coordena todas as suas atividades. Apesar de possuírem o que chamam de organização e nela existirem homens que assumem responsabilidades locais ou mais abrangentes, as Testemunhas não formam distinção entre clero e leigos, tal como acontece com muitas denominações religiosas. Os seus responsáveis não possuem títulos honoríficos, não usam vestimenta ou símbolos distintivos, não se lhes impõe o celibato, não são assalariados e espera-se que sejam os primeiros a dar o exemplo de boa conduta e moral aos restantes membros da congregação.

Preocupam-se também em divulgar os seus ensinos por publicarem milhares de milhões de páginas de informação em várias centenas de línguas, sem esquecer os que têm necessidades especiais, tal como os surdos ou cegos. Aos interessados oferecem estudos domiciliares e gratuitos da Bíblia, o que por vezes acaba atraindo muitos visitantes aos seus centros de reunião, conhecidos por Salões do Reino. As suas reuniões e congressos, bem como a realização de cerimónias de casamento e funerais, são sempre realizadas gratuitamente e, em qualquer ministração religiosa, nunca fazem coletas, nem cobram dízimos. Aceitam contribuições voluntárias e anónimas para o financiamento da sua obra e dos seus locais de reunião. Mantêm ainda extensos programas de educação e de serviço voluntário em várias frentes.

Apesar de duramente perseguidas e proscritas em muitos países, sendo alvo de críticas e várias controvérsias devido à sua singular, e muitas vezes controversa, interpretação da Bíblia e apego intransigente às suas doutrinas que, em grande parte, diferem da teologia do cristianismo ortodoxo, as Testemunhas de Jeová continuam a experimentar aumento entre as suas fileiras. Na defesa do que consideram ser a pura e verdadeira fé, rejeitam qualquer envolvimento no ecumenismo,22 também mantendo uma estrita neutralidade política e militar, em tempos de guerra ou paz, em qualquer lugar do mundo.

Defendendo uma conduta moral bastante rígida, mostram um zelo notável, que alguns consideram proselitismo agressivo, no que chamam "obra de pregação das Boas Novas do Reino". Este serviço realizado voluntariamente distingue-as e torna-as conhecidas mundialmente, sendo habitual observá-las nas suas regulares visitas às casas dos seus vizinhos e no contato direto com o público onde quer que haja pessoas.

O seu nome distintivo

Esta comunidade religiosa era conhecida inicialmente como Estudantes da Bíblia. Os seus membros foram também chamados de "russellitas", "rutherfordistas", "auroristas do milénio" e "antiinfernistas". Em 1931, entenderam que deveriam fazer uma distinção entre a maioria dos membros que eram leais à Diretoria da Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados e certos grupos dissidentes que também se intitulavam Estudantes da Bíblia. Além disso, consideraram que o termo Estudantes da Bíblia era demasiado vago para servir como designação distintiva. Assim, no domingo, 26 de julho de 1931, no culminar do Congresso realizado em Columbus, Ohio, nos Estados Unidos, os presentes adotaram unanimemente uma resolução intitulada "Um Novo Nome", apresentada por Joseph Rutherford, o segundo presidente da Sociedade Torre de Vigia. Nela foi proposto o nome descritivo e distintivo de "Testemunhas de Jeová". Para legitimar a escolha do nome usaram o texto bíblico de Isaías 43:10 que, conforme a Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas (NM), publicada pelas Testemunhas de Jeová cerca de vinte anos mais tarde, diz:

"Vós sois as minhas testemunhas", é a pronunciação de Jeová, "sim, meu servo a quem escolhi, para que saibais e tenhais fé em mim, e para que entendais que eu sou o Mesmo. Antes de mim não foi formado nenhum Deus e depois de mim continuou a não haver nenhum."

Algumas vezes as suas publicações usam a expressão "Testemunhas Cristãs de Jeová", como forma de reforçar a sua crença em Jesus Cristo como o Filho de Deus e Salvador da humanidade e não apenas em Jeová Deus, seu Pai. Também afirmam que fazem parte de uma "grande nuvem de testemunhas" pré-cristãs de Jeová. (Hebreus 11 a 12:1) Argumentam que o próprio Jesus Cristo é chamado de "testemunha fiel e verdadeira". (Revelação ou Apocalipse 3:14)

Afirmam que, desde o início, teria existido apenas uma religião verdadeira, constituída por aqueles que a Bíblia menciona como fazendo a vontade de Jeová, e que todas as outras formas de adoração podem ser englobadas num império mundial de religião falsa. Consideram que uma das características principais que fazem com que qualquer grupo religioso, seja ele cristão ou não, seja incluído no conjunto da religião falsa é o desprezar ou simplesmente não reconhecer e divulgar o Nome de Deus, conforme apresentado na Bíblia pelo Tetragrama YHVH, e pronunciado consoante a forma mais popular na língua de cada país. As Testemunhas de Jeová têm orgulho em divulgar o Nome de Deus, preferindo em português a forma Jeová. Apesar de não considerarem incorreto o uso de Javé ou Iavé, preferem a forma Jeová (em português) por ser o uso mais comum em grande número das traduções bíblicas modernas bem como em outras obras seculares e na conversação diária.

Fundamentação das suas doutrinas

As Testemunhas de Jeová dizem que a única autoridade reconhecida para seu grupo, em termos teológicos, é a Bíblia. Usam frequentemente a NM - Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas, publicada pela Sociedade Torre de Vigia desde 1950, embora citem e usem diversas outras traduções da Bíblia, conforme se evidencia pela análise das suas publicações. Nos países em que as Testemunhas de Jeová não possuem A Tradução do Novo Mundo no seu idioma, recorrem as versões da Bíblia mais populares disponíveis.

Confiam no Corpo Governante para fornecer ensino e entendimento bíblico, isto é a interpretação dos textos bíblicos. Este Corpo Governante é composto de homens considerados espiritualmente qualificados, dentro da análise de membros que já pertençam a tal grupo, procedentes de vários países, e usam como base a sede mundial das Testemunhas de Jeová, nos Estados Unidos. Acreditam que este órgão central de homens mais experientes está sob a liderança de Jesus Cristo,(Mateus 28:19-20, João 14:15-18,26 Atos 1:8) promovendo e coordenando a obra das Testemunhas de Jeová em mais de cem mil congregações nos 236 países onde se encontram. No entanto, sempre ressaltam que nem os membros do Corpo Governante nem qualquer outra Testemunha de Jeová afirmam ser inspirados por Deus, ao contrário do que creem ter acontecido com os escritores bíblicos, cuja escrita terá sido guiada pelo Espírito Santo. Assim, suas publicações podem e estão sujeitas a alterações a nível doutrinal, talvez quando um estudo mais detalhado de determinado assunto conduz a um ajuste de pensamento.(Provérbios 2:1-9,3:7,4:18,Daniel 12:3,10, João 17:17). Dizem que a interpretação da Bíblia realizada pelo Corpo Governante, é feita pelo estudo do inteiro contexto bíblico, através da comparação de textos e análise do significado original das palavras, considerando que todos os versículos devem se harmonizar e complementar de forma a que se chegue num claro e homogêneo entendimento.Não creem na divindade do Livro de Mórmon, do Corão, do Livro dos Espíritos e nos Livros apócrifos.

Divulgação das suas doutrinas

As Testemunhas de Jeová procuram empenhar-se na divulgação mundial das suas crenças através de vários meios e, em especial, através da página impressa. Nas suas convenções anuais, são apresentados à comunidade novos livros, brochuras e outros artigos para divulgação doutrinária. Apesar de estarem presentes na Internet, atualmente não possuem quaisquer emissões de TV ou Rádio. No entanto, foram pioneiras no uso do cinema sincronizado com som e fizeram vasto uso de emissoras de rádio no passado, principalmente na década de 1930 e 1940, quando chegaram a montar as maiores redes radiofônicas da época.27

Hoje possuem alguns dos maiores parques gráficos do mundo, com capacidade para imprimir centenas de milhões de exemplares de publicações a cada ano, sendo que algumas das suas edições estão entre as mais distribuídas mundialmente. Apenas nos últimos 30 anos do Século XX, imprimiram-se mais de vinte bilhões de livros, folhetos, brochuras e revistas. Os títulos publicados são traduzidos individualmente em dezenas ou mesmo centenas de idiomas e apresentados em versões diferentes, tal como edições com caracteres de grandes dimensões ou em braille para os que possuem deficiências visuais, DVDs em língua de sinais, gravações áudio cassete e mp3, entre outros.

Desde 1926, a Sociedade Torre de Vigia, publicou mais de 165 milhões de exemplares de diversas versões da Bíblia, em 83 línguas. Além da Bíblia, sua mensagem é apresentada ao público, principalmente através de duas revistas:

A Sentinela - Anunciando o Reino de Jeová

Despertai!

A Sentinela, a sua principal revista para estudo bíblico, tem uma tiragem média quinzenal de 44.978.000 de exemplares, dando-lhe a maior circulação de qualquer revista religiosa do mundo. É publicada em 209 línguas.

Seus membros são atualmente mais de 7,6 milhões em toda a Terra, devem "qualificar" como predicadores ou "publicadores" para ser considerados neste registro internacional.

Todas as edições são traduzidas e impressas para a publicação simultânea.

A revista mensal Despertai!, publicada em 98 línguas, possui uma temática de interesse geral sob uma perspectiva religiosa. Tem uma tiragem média de 43.524.000 de exemplares, segundo a edição de 1 de agosto de 2013. Todas as suas edições também são editadas em tradução simultânea para publicação concomitante.

As Testemunhas de Jeová usam extensivamente o programa de estudo bíblico domiciliar baseado no livro didático O Que a Bíblia Realmente Ensina?. Ao longo de 193 páginas, o livro aborda num estilo simples e direto diversos assuntos religiosos nos quais se apresentam as doutrinas defendidas pelas Testemunhas de Jeová. Mais de 110 milhões de exemplares foram produzidos em 220 línguas desde que o livro foi lançado em 2005.

Além disso, A Sociedade Torre de Vigia tem produzido enciclopédias bíblicas, como a obra Estudo Perspicaz das Escrituras, e outras concordâncias e guias de estudo com profundidade de investigação sobre temas específicos da Bíblia. Lançam ainda documentários e filmes sobre diversos temas, discos com temas musicais orquestrados e acompanhados por coro e CD-ROM's com a Bíblia e o conteúdo eletrônico da maioria de suas publicações dos últimos 35 anos. Até Novembro de 2009, o número total de línguas em que as publicações das Testemunhas de Jeová eram editadas alcançava os 500 idiomas, em alguns dos quais são as únicas matérias impressas.

Internet

As Testemunhas de Jeová mantêm o www.jw.org/pt como web site oficial. No ar a partir de agosto de 2012, este site inclui informação educativa publicada em 407 idiomas, como o Português, Inglês, Chinês, Francês, Espanhol, Assírio, Bengali, Twi entre outros idiomas, bem como vídeos em Língua de Sinais Americana, Língua Brasileira de Sinais, Língua de Sinais Colombiana, Língua de Sinais Japonesa, Língua Gestual Dinamarquesa, entre outras, destacando artigos de suas publicações e esclarecendo ao público suas crenças e identidade. Entre outras informações úteis, o site disponibiliza os endereços postais de 115 filiais em todo o mundo, onde o visitante pode obter mais informações ou solicitar a assistência pessoal das Testemunhas de Jeová de sua região. Downloads de áudio das publicações, dramatizações e músicas, algumas de suas publicações, incluindo as revistas A Sentinela e Despertai, em formato PDF, também estão disponíveis. Também tem um recurso on-line para a mídia.

A Associação Torre de Vigia produziu 21 documentários em vídeo sobre uma variedade de temas históricos e bíblicos, em 78 idiomas. A Bíblia completa está disponível no formato MP3 em português e em um grande número de outras línguas. Além disso, outros livros, brochuras e artigos atuais das revistas A Sentinela e Despertai! estão disponíveis nos formatos MP3 ou disco compacto.

Tradução

No início da década de 1980, uma equipe de voluntários de vários países desenvolveu o MEPS, ou Sistema eletrônico de fotocomposição multilíngüe, que atualmente tem capacidade de traduzir matérias em 644 idiomas, utilizando 29 alfabetos e conjunto de caracteres. Hoje mais de 2500 voluntários trabalham em seus departamentos de tradução em todo o mundo.

Em novembro de 2009 o site JW-media anunciou um novo marco na edição e tradução – 500 idiomas. Em entrevista, Rudi Hartl, Coordenador de Tradução, falou do Centro Educacional da Torre de Vigia em Patterson, Nova York, onde muitos dos detalhes de tradução são organizados: "Em alguns casos as línguas em que as Testemunhas de Jeová empreendem a tradução das publicações da Bíblia têm apenas alguns milhares de leitores, um fator claro que elimina qualquer sugestão de que a motivação seja a financeira." E acrescentou: "Chegamos nesta medida na edição e tradução porque nos preocupamos com as pessoas e queremos que o maior número possível se beneficie de tesouros descobertos apenas com um estudo da Bíblia."

As Testemunhas de Jeová encaram a sua religião como um modo de vida, sendo que todos os outros interesses, incluindo o emprego e a família, giram em torno da adoração exclusiva que prestam a Jeová Deus. Assim, não importa o que façam, incluindo a seleção de diversão ou de vestuário, de carreira na escola ou na profissão ou mesmo a escolha de cônjuge, o comportamento e interação com a comunidade, nos negócios ou em lazer, tudo isso é influenciado pela decisão que tomaram de dedicar a sua vida incondicionalmente a Jeová. A Bíblia é encarada como um manual de aplicação prática e obrigatória em todos os campos da vida. Pretendem aplicar seriamente a seguinte injunção bíblica:

1 Coríntios 10:31

"Portanto, quer comais, quer bebais, quer façais qualquer outra coisa, fazei todas as coisas para a glória de Deus." (NM)

Afirmando-se cristãs, observam o exemplo de Jesus procurando imitá-lo, conforme a seguinte instrução:

1 Pedro 2:21

"Fostes chamados para este proceder, porque até mesmo Cristo sofreu por vós, deixando-vos um modelo para seguirdes de perto os seus passos." (NM)

Todas as Testemunhas de Jeová são incentivadas a serem diligentes estudantes da Bíblia e das publicações que afirmam serem baseadas nela, bem como a apresentar um elevado grau de compromisso com a sua religião. Crêem que todas elas, sejam homens ou mulheres, são ministros de Deus, ordenados no dia do seu batismo pessoal por imersão completa em água. Este passo não é permitido a crianças incapazes de tomar decisões, no entanto alguns crentes desta religião afirmam terem sido batizados com 14 anos e alguns com ainda menor idade, afirmando que possuíam nessa altura maturidade suficiente e conhecimento para tomar esta decisão. Usualmente, alguém que se reúne com as Testemunhas necessita de vários meses, ou mesmo anos, para ser aprovada para o batismo e só depois de expressar convictamente o seu desejo de se tornar uma Testemunha de Jeová.

Além do seu estudo pessoal da Bíblia, assistem também a reuniões congregacionais, usualmente duas vezes por semana, em locais conhecidos por Salões do Reino ou em casas particulares, para instrução coletiva e encorajamento mútuo. Outras reuniões de maiores dimensões ocorrem, usualmente, três vezes por ano, em Salões de Assembleias mantidos por elas ou em instalações públicas alugadas, como estádios desportivos ou auditórios municipais.

Todas as Testemunhas, alistadas nos seus relatórios anuais, são também publicadores ativos da mensagem que consideram urgente transmitir. Participam regularmente em atividades formais organizadas localmente para contactar seus vizinhos, embora também aproveitem ocasiões informais para falar com conhecidos ou simplesmente com aqueles com quem cruzam ao longo do dia.

Eles se reúnem em salões de congresso e assembleias, com muitas pessoas diferentes entre si.

Serviço voluntário das Testemunhas de Jeová

As Testemunhas de Jeová encontram-se entre as organizações que usam amplamente o serviço voluntário e, praticando sua fé religiosa com base no Cristianismo primitivo dos apóstolos,(1Coríntios 11:1) encaram o amor ao próximo como um sinal identificador do cristianismo genuíno. Todos os seus membros são voluntários, usando as suas habilidades, tempo, esforço e recursos financeiros em projetos específicos promovidos pela organização a que pertencem.

Dentre as diversas frentes de trabalho voluntário, destaca-se como significativa contribuição social o trabalho realizado com os surdos. Em vários países, voluntários Testemunhas de Jeová ajudam milhares de surdos, desde a alfabetização na sua primeira língua, como a LIBRAS no Brasil e a LGP em Portugal, passando pelo idioma escrito de sua região, quando se aplica. Atualmente 59 equipes de tradutores ao redor do mundo traduzem, produzem e distribuem gratuitamente publicações em vídeos DVDs em 43 línguas de sinais para o benefício dos surdos,34 fornecendo suporte para mais de 1.200 congregações em língua de sinais de diversos países. Diversas publicações em 43 Línguas de sinais, incluindo partes da Bíblia, todas em vídeos, podem ser baixados diretamente do site www.jw.org. Seu trabalho não raro proporciona muito mais do que ajuda espiritual, servindo como intérpretes em língua de sinais por acompanhá-los em escolas, médicos, advogados, entrevistas de emprego, etc. Também estendem aos familiares e colegas de trabalho dos surdos a oportunidade de conhecer a língua de sinais, usando para isso DVDs visuais ou outras publicações produzidas pelas próprias Testemunhas de Jeová com o objetivo de facilitar o aprendizado e a inclusão social e espiritual dos surdos às suas famílias e comunidades.

Outra forma de serviço voluntário prestado pelas Testemunhas de Jeová é a ajuda humanitária. Nessas ocasiões elas não restringem seus serviços apenas a seus concrentes (apesar de darem preferência a eles, e só depois ajudam os restantes necessitados). Desde a Segunda Guerra Mundial, as Testemunhas de Jeová têm organizado ajuda humanitária de socorro aos seus irmãos cristãos e outras pessoas que sofrem efeitos da guerra, desastres naturais ou outras calamidades. Sua experiência na organização de um grande número de voluntários que atuam em projetos de construções de Salões do Reino e em seus congressos anuais contribui para o seu reconhecido sucesso neste respeito. Muitas vezes são a primeira agência de Socorro urgente a aparecer em cena.

Conceito sobre outras religiões

As Testemunhas de Jeová consideram-se praticantes da religião verdadeira (o primitivo Cristianismo, 2Timóteo 1:13,1Pedro 2:21,1Coríntios 11:1,Efésios 5:1-2 ), e agindo assim, acreditam que serão salvas como grupo, o que não significa que cada Testemunha individual já esteja salva.( Sofonias 2:2-4) Ensinam que, para alguém poder ser salvo, a pessoa tem de obter conhecimento sobre a vontade de Jeová Deus e de seu filho, Jesus Cristo (João 17:3), conforme entendem estar expressa na Bíblia, e pôr em prática aquilo que aprende, mantendo a sua integridade sob quaisquer circunstâncias, até o fim (Mateus 24:13).

Já por muitos anos as suas publicações têm expresso a opinião de que todas as outras religiões não imitam corretamente o Cristianismo primitivo apostólico, particularmente as religiões da cristandade, ou seja, aquelas que professam ser cristãs. A todas as religiões revelam sua permissividade moral, envolvimento na política e nos conflitos mundiais, divulgação de ensinos que consideram pagãos e antibíblicos, ostentação material, conduta imprópria ou destaque pessoal dos seus líderes e que, por essas razões, todas elas serão merecidamente reprovadas por Deus e dissolvidas. Crêem, de acordo com seu entendimento de profecias bíblicas, que isso acontecerá às mãos dos governos políticos do mundo que abolirão a religião e que, sem perceberem, apenas estarão a executar o julgamento de Deus.

Embora sejam acusadas de intolerância para com as outras religiões, inclusive não participando de manifestações ecumênicas, muitas respeitam as diferenças de opinião apesar de procurarem impor suas crenças na sua obra de pregação. Desaprovam as organizações religiosas nas suas doutrinas e práticas que consideram biblicamente erradas, mas nunca a individual e a sinceridade dos seus crentes.

Oposição às Testemunhas de Jeová

Durante o Século XX e XXI, as Testemunhas de Jeová são consideradas como um dos grupos religiosos mais perseguidos por todas as vertentes do poder, seja religioso, seja político. Além de esta afirmação ser várias vezes mencionada nas suas publicações, outras fontes também se referem a esta oposição. Sobre isto, o editor da en:United Church Observer, que se assume como uma das mais antigas e respeitadas revistas religiosas do Canadá, escreveu:

A oposição a este grupo religioso, espalhado pelos vários continentes, ainda permanece viva em quase três dezenas de países, onde as suas atividades estão banidas oficialmente e vários dos seus membros estão encarcerados. Segundo as Testemunhas, a perseguição movida contra elas, mesmo em países considerados democráticos, tem tomado muitas formas distintas, desde a intolerância na família, na escola, no emprego e na sociedade em geral.

Oposição durante os governos de Vargas e Dutra

Entre 1940 e 1947 no Brasil, meio aos governos de Getúlio Vargas e Eurico Gaspar Dutra, à Segunda Guerra Mundial e ao início da Guerra Fria, a Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados teve suas publicações confiscadas, membros presos e seu registro de atividades de Associação jurídica proscrito no país. Sob alegações diversas e contraditórias, as Testemunhas de Jeová foram acusadas de propagandear o nazismo, o fascismo, o anarquismo e o comunismo.

Em outubro de 2007 o site da Universidade de São Paulo, publicou um trabalho acadêmico, contendo uma dissertação de mestrado com o título: A torre sob vigia: as Testemunhas de Jeová em São Paulo (1930-1954). Esta dissertação tem o objetivo de analisar a ação das Testemunhas de Jeová em São Paulo entre os anos de 1930 e 1954 e a repressão imposta pelo Estado.

O trabalho foi muito bem pesquisado e está balizado em documentos da época, acessados pelo autor tanto em órgãos públicos quanto no museu histórico da Associação Torre de Vigia em Cesário Lange, SP.

A dissertação busca perceber até que ponto a perseguição policial e judicial empreendida contra essa organização religiosa, que contava com menos de 1000 adeptos até 1947, encontrava eco no estreitamento de interesses entre a Igreja Católica e o Estado brasileiro.

Posições das Testemunhas de Jeová

As Testemunhas de Jeová em relação ao não uso de sangue é uma das mais controversas e criticadas ao longo dos anos. Ao longo da sua história, as suas crenças, doutrinas e práticas religiosas têm sido, amiúde, alvo de algumas controvérsias devido ao facto de muitos dos seus ensinamentos (como previsão da data do Armagedom) nunca se cumpriram. Especialmente visadas têm sido as suas doutrinas sobre a vinda iminente de um Armagedom mundial, o seu trabalho intenso de proselitismo, a sua neutralidade e distanciamento quanto a tradições seculares ou assuntos políticos, a prática da desassociação de membros, a rejeição do uso de sangue na alimentação e na medicina, entre outras temáticas.

Muitos médicos têm reconhecido que a posição contrária à transfusão de hemocomponentes por parte das Testemunhas de Jeová incentivou a pesquisa de tratamentos alternativos, permitindo efetuar cirurgias complexas sem a necessidade do uso de sangue total e hemoterapia, técnicas que beneficiam tanto as Testemunhas como outros pacientes. Uma parte da comunidade médica, porém, continua crítica em relação a opção religiosa, recusando-se a dar tratamento ou submeter a cirurgias a menos que seja permitida a transfusão sanguínea. Isto obriga estes pacientes a buscar tratamento em outros hospitais ou buscar um médico disposto a utilizar as diversas técnicas disponíveis para se evitar transfusões.

Os homens adeptos da Testemunhas de Jeová são dispensados do serviço militar obrigatório, bem como jurar à bandeira por objeção de consciência.

Críticas.

As estatísticas recolhidas durante o que as Testemunhas designam por Relatório Mundial do Ano de Serviço, ou seja, num período de doze meses de setembro a agosto, foram publicadas no Anuário das Testemunhas de Jeová de 2012. Este relatório, com dados atuais e dos anos anteriores, de cada um dos países onde estão activas, também está disponível na internet, em pdf, no seu web site de downloads.

Segundo o Ano de Serviço de 2011, as Testemunhas de Jeová tiveram um auge de 7.659.019 publicadores ao redor do globo, em 236 países ou regiões autónomas, o que constitui o maior número de sempre de membros ativos. Este número representa um aumento de 2.4% sobre o total de publicadores indicados no Ano de Serviço de 2010.

O número de adeptos refere-se apenas ao número de publicadores que participam regularmente na divulgação da crença (o que inclui publicadores batizados e não-batizados), não sendo por isso, comparável com as estatísticas apresentadas por outros grupos religiosos. Ainda segundo o relatório do ano de Serviço de 2011, registra-se o número de 8.490.746 estudantes que realizaram cursos bíblicos semanais durante o ano . Destes, 263.131 tornaram-se novos membros batizados. Também são relatadas 19.374.737 pessoas presentes na Comemoração da Morte de Cristo, o que também constitui o maior número da história. Estes membros ativos das Testemunhas e novos estudantes encontram-se distribuídos por 109.403 congregações.

Brasil

As Testemunhas de Jeová do Brasil somam cerca de 757.000 pessoas, que se distribuem em 11.127 congregações. O Brasil é na atualidade o segundo país com maior número de Testemunhas de Jeová, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Em 2012, foram realizados 30.989 batismos no país; no evento da Comemoração da Morte de Cristo estiveram presentes 1.663.221 pessoas; foram realizados em média 803.959 estudos bíblicos; e foram dedicadas 149.554.562 horas à evangelização.

Portugal

As Testemunhas de Jeová contam com cerca de 49.500 praticantes em Portugal, distribuídos por 643 congregações, sendo que os simpatizantes alcançam um número similar. Isso pode ser constatado no Anuário das Testemunhas de Jeová de 2013 que refere terem assistido 94.980 pessoas em 2012 à sua principal celebração, a Comemoração da Morte de Cristo.45

Totais Gerais de 2012

Informação

Quantidade

Sedes das Testemunhas de Jeová

96

Países que relataram

239

Total de congregações

111.719

Assistência à Comemoração da Morte de Cristo

19.013.343

Participantes da Comemoração (que tomaram os emblemas)

12.604

Auge de publicadores no serviço do Reino

7.782.346

Média mensal de publicadores

7.538.994

Porcentagem de aumento sobre 2011

1,9

Total de batizados

268.777

Média mensal de pioneiros auxiliares

416.993

Média mensal de pioneiros (regulares e especiais)

950.022

Total de horas dedicadas à pregação

1.748.697.447

Média mensal de estudos bíblicos

8.759.988

Erros dos Testemunhas de Jeová, Russelismo, Russelitas, Torre de Vigia: aniquilamento ao invés de sofrimento eterno; Arianismo e unitarianismo; inconsciência ou sono das almas; só Reino e não céu e Reino; negação da divindade de Cristo, da Trindade, do Hades, de transfusão de sangue, do servir nas Forças Armadas em defesa da pátria em guerra, da pátria, Hino Nacional e bandeira; confundir que a alma é o sangue; ... Dez razões que provam que as Testemunhas de Jeová não são de Deus. Por um ex Jeová.

Dez Razões Que Provam Que as Testemunhas de Jeová Não São de Deus

A Bíblia diz-nos que devemos testar tudo. (1 Tessalonicenses 5:21) Ao longo dos anos eu testei as Testemunhas de Jeová. Fui criado nessa religião e os meus pais, avós e bisavós eram Estudantes da Bíblia ou Testemunhas de Jeová. Estou feliz por já não ser membro da comunidade conhecida como Testemunhas de Jeová porque não acredito que os ensinos delas sejam religiosos, nem cristãos.

Alguns talvez perguntem: “Bem, porque é que não permaneceu lá para tentar mudar o movimento?” Muitos de nós tentaram fazer isso, mas foi impossível, do mesmo modo que foi impossível para os cristãos primitivos reformar o Judaísmo dos seus dias. Nós fomos expulsos das sinagogas. Portanto, para avisar outras pessoas e para refutar algumas das alegações disparatadas feitas por apologistas das Testemunhas de Jeová, neste artigo apresento razões concretas porque penso que a fé das Testemunhas de Jeová é estéril, não-cristã. Embora até seja possível encontrar Cristo entre algumas Testemunhas de Jeová, a mentalidade dessa comunidade é basicamente anti-cristã.

Portanto, aqui estão algumas razões históricas porque as Testemunhas de Jeová, dirigidas pela Watchtower Bible and Tract Society, não são de Deus:
Ponto 1
As Testemunhas de Jeová ensinaram continuamente falsas profecias desde o início do seu movimento.
· Afirmaram falsamente que o fim do mundo atual, ou sistema de coisas, viria em 1914 e 1925. Deixaram repetidamente implícito que o mundo acabaria em 1975.
· Disseram que os santos (o restante dos 144.000) seriam levados para o céu em 1878, 1881, 1914, 1918 e 1920.
· Entre 1925 e 1950, ensinaram que os príncipes da antiguidade (os antepassados de Jesus) regressariam na ressurreição antes da batalha do Armagedom.
· Ensinaram durante muito tempo que o “fim derradeiro” viria em 1914. Quando isso não aconteceu, eles passaram a dizer que o fim viria antes de desaparecer a geração que estava viva em 1914. Agora também mudaram isto.
Ponto 2
As Testemunhas de Jeová afirmam que a luz aumenta mais e mais. De facto, elas mudaram certas doutrinas para trás e para a frente muitas vezes.
· Em 1880 Russell disse que a Igreja não estava sob o novo pacto. Em 1881 disse que estava. Em 1907 disse outra vez que não estava. Como resultado disto, ocorreu o Cisma [divisão] do Novo Pacto, que incluiu alguns dos familiares de Russell. Mais tarde, Rutherford recuou exatamente para a posição defendida pelos New Covenanters [os dissidentes que defendiam que a igreja estava sob o novo pacto].
· A organização mudou a sua posição muitas vezes sobre quem seria e quem não seria ressuscitado. Os pobres habitantes de Sodoma ora são ressuscitados ora são enviados para a Geena, com intervalos de poucos anos.
· A organização vacilou vez após vez em assuntos médicos, muitas vezes com conseqüências sérias para as vidas e saúde das Testemunhas de Jeová. Vejam-se, por exemplo, as muitas posições diferentes acerca das vacinas, dos transplantes de órgãos e do sangue.
· A organização andou para trás e para a frente na questão do serviço alternativo.
· A organização agora defende que os Poderes Mais Altos ou Autoridades Superiores mencionados em Romanos capítulo 13 são os governantes seculares das nações, exatamente como Russell e a maioria das igrejas defenderam. Rutherford teve uma nova luz acerca deste assunto em 1929 que lhe disse que as Autoridades Superiores eram Jeová Deus e Cristo Jesus.
Ponto 3
A organização das Testemunhas de Jeová nem sempre afirmou ser guiada pelo espírito. Nos dias de Russell, o pastor acreditava que ele e o restante ungido eram a Igreja e eram guiados pelo espírito. Mas quando Rutherford tomou o poder, ele argumentou que como Cristo veio ao Templo em 1918 e estava a governar, o espírito santo já não estava presente com o restante. Rutherford ensinou que recebia mensagens ou “flashes de luz no Templo” que vinham dos tronos de Jeová e de Cristo. Dizia também que “novas verdades” eram-lhe reveladas pessoalmente pelos anjos. Depois de ele morrer, Knorr e Franz regressaram ao ensino que diz serem as Testemunhas de Jeová dirigidas pelo espírito.
Ponto 4
As Testemunhas de Jeová foram muito além das Escrituras. Muitas leis que elas desenvolveram não têm nada a ver com as Escrituras: o registo do tempo gasto a pregar, a criação de uma forma hierárquica de governo, a desassociação [excomunhão] dos que fumam ou celebram o Natal e aniversários, muitas regras a respeito do que é próprio ou impróprio o casal fazer na cama, leis a respeito de votar, aceitar cargos públicos, etc., etc.
Ponto 5
Através da Watch Tower Society e de inúmeras declarações públicas, a liderança do movimento tem dito muitas vezes mentiras ultrajantes.
· Em 1894, tanto C. T. Russell como a esposa disseram que o seu casamento era muito harmonioso e que não havia problemas entre eles. Mais tarde, no momento em que se divorciaram, ambos admitiram que tinham existido problemas entre eles em 1894. E apesar disto eles amaldiçoaram vários trabalhadores da Casa da Bíblia [nome do Betel naquele tempo] por terem dito a verdade na publicação Harvest Siftings [Peneira das Colheitas].
· As declarações de Russell acerca de não ter mudado as suas doutrinas em 1909 durante o Cisma do Novo Pacto são pura e simplesmente escandalosas. Se ele acreditava no que disse, estava-se a enganar a si próprio em grande escala.
· Rutherford e companhia mentiram abertamente acerca da razão porque os 4 directores da Watch Tower foram afastados em 1917. A Watch Tower Society perpetua esta mentira até ao dia de hoje. Pode-se mostrar claramente que eles mentiram e ainda estão a mentir através das declarações que fizeram sob juramento no caso de tribunal United States vs. Rutherford et al..
· A Watch Tower tem mentido continuamente acerca da natureza das políticas que tinha na Alemanha Nazi em 1933. A Declaração publicada em Berlim em 1933 foi uma tentativa de colaboração [ou compromisso] com os Nazis, foi abertamente anti-semita, anti-britânica e anti-americana.
· Os ataques que a Sociedade fez contra várias pessoas que questionaram o comportamento dos seus líderes não foi outra coisa senão uma tirada contínua de mentiras. Foi isso que aconteceu em 1894, 1909, 1917, 1918, durante a guerra de Rutherford contra os anciãos eletivos no fim da década de 1920 e na década de 1930, e especificamente no caso de pessoas como Walter Salter, Olin Moyle, Carl Jonsson, Raymond Franz e muitos outros milhares de pessoas, incluindo eu próprio.
Ponto 6
As assim chamadas ‘comissões judicativas’ das Testemunhas de Jeová não operam com base nos princípios bíblicos, com os assuntos tratados de forma aberta e perante pessoas comuns como era o caso em Israel e nas congregações cristãs primitivas. As Testemunhas de Jeová seguem o exemplo do Santo Ofício da Inquisição e dos tribunais feitos à porta fechada, em segredo. Conseqüentemente, acontecem muitas injustiças perante estas ‘comissões judicativas.’
Ponto 7
A pesquisa da Watch Tower é infantil e muitas vezes é desonesta. É típico eles não citarem corretamente as fontes, fazerem citações fora do contexto e avançarem idéias que são completamente bizarras.
· A New World Translation [Tradução do Novo Mundo] contém uma enorme quantidade de argumentação tendenciosa e deturpações intencionais.
· Os artigos da Watch Tower sobre ciência são extremamente maus, e o material que publicam sobre assuntos tais como a evolução é notoriamente desonesto.
· Os trabalhos de tipo histórico feitos pela Watch Tower são ainda piores. O livro Proclamadores [editado em 1993] e o livro As Testemunhas de Jeová no Propósito Divino são uma tentativa de se travestirem de historiadores profissionais para contarem a sua história. Pessoalmente, sinto-me ofendido pelo facto de ao mesmo tempo que me condenam como apóstata e vituperam as minhas publicações, apropriam-se livremente da minha informação e chegam até a usar o meu trabalho nos tribunais.
Ponto 8
As Testemunhas de Jeová ignoram as claras instruções bíblicas em Tiago e noutras partes do Novo Testamento a respeito de obras de caridade, como cuidar das viúvas, dos órfãos e do próximo. Vender revistas de porta em porta não enche barriga. Neste sentido, as Testemunhas de Jeová têm fé (tal como os demônios) mas não têm obras. Não passam de “címbalos barulhentos que retinem”.
Ponto 9
As Testemunhas de Jeová ensinam que, com exceção do restante ungido, são salvas através das obras em vez de ser pela fé. Mais ainda, é-lhes dito que só o restante tem Jesus Cristo como mediador. A vasta maioria é informada que não deve participar na comunhão [Ceia de Cristo]. Como lhes é dito que não são membros do corpo de Cristo, não nascem de novo e não são guiados pelo Espírito (exceto os membros do restante), em que situação se encontram as Testemunhas de Jeová? Romanos 8:9 (ACF) diz: “... Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. (Romanos 8:9)
Todo o que não tem o Espírito de Cristo, não lhe pertence.”
Ponto 10
As Testemunhas de Jeová tornaram-se conhecidas devido ao seu papel na destruição casamentos e nos casos de custódia de crianças. Nos tribunais dos Estados Unidos e do Canadá existem mais casos de custódia de crianças envolvendo Testemunhas de Jeová do que todos os outros casos de custódia de crianças (relacionados com religião) juntos. É óbvio que isto diz algo a respeito das Testemunhas de Jeová que não é particularmente atrativo.


 

CLICK NA FOTO OU NO RESULTADO

DE IMAGEM E VEJA MUITO MAIS...

 

 

Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
1400 × 933 - patrickapologista2.blogspot.com
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA
Resultado de imagem para IMAGENS DE TESTEMUNHAS DE JEOVA