DEUS NÃO É RELIGIÃO OU SEITA, POIS RELIGIÕES E SEITAS SÃO COISAS DOS HOMENS E MULHERES, COMO AS CRENDICES.

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8:32 - Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade. João 17:17 - Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna. João 6:47 - Porque nada podemos contra a verdade, senão pela verdade. 2 Coríntios 13:8.


O AMOR DE DEUS PARA COM OS SERES HUMANOS, É ABSOLUTAMENTE INCONDICIONAL, POIS OS CRIOU A SUA IMAGEM E SEMELHANÇA EM ESPÍRITO, E NÃO PODE NEGAR-SE A SI PRÓPRIO.


www.palavra10.com, é o maior site de receitas culinárias do mundo. São aproximadamente 1.500.000 receitas culinárias, com fotos dos pratos  (alimentos preparados). Clicando nas fotos você verá as receitas e os modos de preparos, entre outras orientações e divulgações. Neste site você encontra orientações pessoais, que se tornam uma autoajuda necessária para os problemas pessoais diários. Confira tudo.

 COMPARTILHE O SITE www.palavra10.com COM SEUS AMIGOS E PARENTES.


 CRIAÇÃO DA RAÇA HUMANA RACIONAL
Existem dois períodos distintos e importantes na criação da vida humana. 1º Período: Antes da criação do homem racional (pré-história) e 2º Período após a criação do homem racional, este último citado na Bíblia, em Gênesis Capítulo 1º (criação dos espíritos do homem e da mulher), e Gênesis, Capítulo 2º (criação dos corpos do homem e da mulher). É muito grande a falta de entendimento dos Ciêntistas e dos Religiosos, tornado-os radicais.


AJUDE A MANTER ESTE WEBSITE, DEPOSITE QUALQUER QUANTIA NA CONTA POUPANÇA DO BANCO DO BRASIL Nº 35.747-2, AGÊNCIA Nº 0869-9.

 

  

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
PALAVRA10
O QUE VOCÊ ACHA DESTE SITE?
ÓTIMO
BOM
REGULAR
Ver Resultados

Rating: 2.9/5 (5430 votos)




ONLINE
9





Partilhe esta Página





 

 


EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..

EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS,

 ENORME, PODEROSO E

SOFISTICADO.

 

O enorme, poderoso e sofisticado exército espiritual de DEUS, foi criado conforme consta da Bíblia, no Velho Testamento, Capítulo 2º, Versículo 1. O ser humano seja homem ou mulher, consegue com sua enorme lucidez ou ilucidez, desvendar a organização do reino de DEUS, propagando descaradamente as crendices como abaixo estamos apresentando, que não é matéria nossa, e portanto existem contestações sobre a tal organização, cujas vamos tentar elucidar apresentado o que abaixo segue:

 

ANJO

 

ANJO (do latim angelus e do grego ággelos (ἄγγελος), mensageiro), segundo a tradição judaico-cristã, a mais divulgada no ocidente, conforme relatos bíblicos, são criaturas espirituais, conservos de Deus como os homens (Apocalipse 19:10), que servem como ajudantes ou mensageiros de Deus.

Na iconografia comum, os ANJOS geralmente têm asas de ave uma auréola. São donos de uma beleza delicada e de um forte brilho, e por vezes são representados como uma criança, por terem inocência e virtude.

Os relatos bíblicos e a hagiografia cristã contam que os ANJOS muitas vezes foram autores de fenômenos miraculosos, e a crença corrente nesta tradição é que uma de suas missões é ajudar a humanidade em seu processo de aproximação a Deus.

Os ANJOS são ainda figuras importantes em muitas outras tradições religiosas do passado e do presente e o nome de "ANJO" é dado amiúde indistintamente a todas as classes de seres celestes.

Os muçulmanoszoroastrianosespíritashindus e budistas, todos aceitam como fato sua existência, dando-lhes variados nomes, mas às vezes são descritos como tendo características e funções bem diferentes daquelas apontadas pela tradição judaico-cristã, esta mesma apresentando contradições e inconsistências de acordo com os vários autores que se ocuparam deste tema. O Espiritismo faz uma descrição em muito semelhante à judaico-cristã, considerando-os seres perfeitos que atuam como mensageiros dos planos superiores, sem, no entanto, tentar atribuir forma ou aparência a tais seres: seria apenas uma visão de suas formas morais. A diferença da visão espírita se faz apenas pelo raciocínio de que Deus, sendo soberanamente justo e bom (atributos que seguem-lhe a perfeição, ou seja, Deus não precisa evoluir, já é e sempre foi perfeito e imutável), não os teria criado perfeitos, pois isso seria creditar a Deus a capacidade de ser injusto, face à necessidade que os homens enfrentam de experimentação sucessiva para aperfeiçoarem-se. O Espiritismo apresenta a visão de que tais seres angélicos, independente de suas hierarquias celestiais, estão nesse ponto evolutivo por mérito próprio, são espíritos santificados e livres da interferência da matéria pelas próprias escolhas que fizeram no sentido evolutivo e de renúncia de si mesmos ao longo do tempo, sendo facultado também aos homens atuais - ainda muito materializados - atingirem, através de seus esforços morais e intelectuais nas múltiplas reencarnações, tais pontos de perfeição. (O Céu e o Inferno, Allan Kardec, 1865). Dentro do Cristianismo Esotérico e da Cabala, são chamados de ANJOS aos espíritos num grau de evolução imediatamente superior ao do homem e imediatamente inferior ao dos ARCANJOS. Para os muçulmanos alguns ANJOS são bons, outros maus, e outras classes possuem traços ambíguos. No Hinduísmo e no Budismo são descritos como seres autoluminosos, donos de vários poderes, sendo que alguns são dotados de corpos densos e capazes de comer e beber. Já os teosofistas afirmam que existem inumeráveis classes de ANJOS, com variadas funções, aspectos e atributos, desde diminutas criaturas microscópicas até colossos de dimensões planetárias, responsáveis pela manutenção de uma infinidade de processos naturais. Além disso a cultura popular em vários países do mundo deu origem a um copioso folclore sobre os ANJOS, que muitas vezes se afasta bastante da descrição mantida pelos credos institucionalizados dessas regiões.

As hierarquias angélicas no Cristianismo

No Cristianismo os ANJOS foram estudados de acordo com diversos sistemas de classificação em coros ou hierarquias angélicas. A mais influente de tais classificações foi estabelecida pelo Pseudo-Dionísio, o Areopagita entre os séculos IV e V, em seu livro De Coelesti Hierarchia.

No Cristianismo a fonte primária ao estudo dos ANJOS são as citações bíblicas, como quando três ANJOS apareceram a Abraão, embora existam apenas sugestões ambíguas para a construção de um sistema como se ele se tivesse desenvolvido em tempos posteriores. Isaías fala de SERAFINS; outro ANJO acompanhou Tobias; a Virgem Maria recebeu uma visita angélica na anunciação do futuro nascimento de Cristo, e o próprio Jesus fala deles em vários momentos, como quando sofreu a tentação no deserto e na cena do horto das oliveiras, quando um ANJO lhe fortalecia antes da Paixão.

São Paulo faz alusão a cinco ordens de ANJOS. Depois foi São Dionísio um dos primeiros a propor um sistema organizado do estudo dos ANJOS e seus escritos tiveram muita influência, mas foi precedido por outros escritores, como São ClementeSanto Ambrósio e São Jerônimo. Na Idade Média surgiram muitos outros esquemas, alguns baseados no do Areopagita, outros independentes, sugerindo uma hierarquia bastante diferente. Alguns autores acreditavam que apenas os ANJOS de classes inferiores interferiam nos assuntos humanos.

Tradições esotéricas cristãs também foram invocadas para se organizar um quadro mais exato. As classificações propostas na Idade Média são as seguintes:

São Clemente, em Constituições Apostólicas, século I:

1. SERAFINS, 2. QUERUBINS, 3. Éons, 4. HOSTES, 5. POTESTADES, 6. Autoridades, 7. Principados, 8. Tronos, 9. ARCANJOS, 10. ANJOS, 11. Dominações.

Santo Ambrósio, em Apologia do Profeta David, século IV:

1. SERAFINS, 2. QUERUBINS, 3. Dominações, 4. Tronos, 5. Principados, 6. POTESTADES, 7. Virtudes, 8. ANJOS, 9. ARCANJOS.

São Jerônimo, século IV:

1. SERAFINS, 2. QUERUBINS, 3. POTESTADES, 4. Dominações, 5. Tronos, 6. ARCANJOS, 7. ANJOS.

Pseudo-Dionísio, o Areopagita, em De Coelesti Hierarchia, c. século V:

1. SERAFINS, 2. QUERUBINS, 3. Tronos, 4. Dominações, 5. Virtudes, 6. POTESTADES, 7. Principados, 8. ARCANJOS, 9. ANJOS.

São Gregório Magno, em Homilia, século VI:

1. SERAFINS, 2. QUERUBINS, 3. Tronos, 4. Dominações, 5. Principados, 6. POTESTADES, 7. Virtudes, 8. ARCANJOS, 9. ANJOS.

Santo Isidoro de Sevilha, em Etymologiae, século VII:

1. SERAFINS, 2. QUERUBINS, 3. POTESTADES, 4. Principados, 5. Virtudes, 6. Dominações, 7. Tronos, 8. ARCANJOS, 9. ANJOS

João de Damasco, em De Fide Orthodoxa, século VIII:

1. SERAFINS, 2. QUERUBINS, 3. Tronos, 4. Dominações, 5. POTESTADES, 6. Autoridades (Virtudes), 7. Governantes (Principados), 8. ARCANJOS, 9. ANJOS.

São Tomás de Aquino, em Summa Theologica, (1225-1274):

1. SERAFINS, 2. QUERUBINS, 3. Tronos, 4. Dominações, 5. Virtudes, 6. POTESTADES, 7. Principados, 8. ARCANJOS, 9. ANJOS.

Dante Alighieri, na Divina Comédia (1308-1321):

1. SERAFINS, 2. QUERUBINS, 3. Tronos, 4. Dominações, 5. Virtudes, 6. POTESTADES, 7. ARCANJOS, 8. Principados, 9. ANJOS.

De todas estas ordenações a mais corrente, derivada do Pseudo-Dionísio e de Tomás de Aquino, divide os ANJOS em nove coros, agrupados em três trìades:

Primeira Tríade

A 1ª Ordem é composta pelos ANJOS mais próximos de Deus, que desempenham suas funções diante do Pai.

SERAFINS

O nome SERAFIM vem do hebreu saraf (שרף), e do gregoséraph, que significam "abrasar, queimar, consumir". Também foram chamados de ardentes ou de serpentes de fogo. É a ordem mais elevada da esfera mais alta. São os ANJOS mais próximos de Deus e emanam a essência divina em mais alto grau. Assistem ante o Trono de Deus e é seu privilégio estar unido a Deus de maneira mais íntima, e são descritos em Isaías como cantando perpetuamente o louvor de Deus e tendo seis asas.

O Pseudo-Dionísio diz que sua natureza ígnea espelha a exuberância de sua atividade perpétua e infatigável, e sua capacidade de inflamar os ANJOS inferiores no cumprimento dos desígnios divinos, purificando-os com seu fogo e iluminando suas inteligências, destruindo toda sombra. Pico della Mirandola fala deles em sua Oração sobre a Dignidade do Homem (1487) como incandescentes do fogo da caridade, e modelos da mais alta aspiração humana

QUERUBINS

Do hebreu כרוב - keruv, ou do plural כרובים - keruvim, os QUERUBINS são seres misteriosos, descritos tanto no Cristianismo como em tradições mais antigas às vezes mostrando formas híbridas de homem e animal. Os povos da Mesopotâmia tinham o nome karabu e suas variantes para denominar seres fantásticos com forma de touro alado de face humana, e a palavra significa em algumas daquelas línguas "poderoso", noutras "abençoado".

No Gênesis aparece um QUERUBIM como guardião do Jardim do Éden, expulsando Adão e Eva após o pecado originalEzequiel os descreve como guardiães do trono de Deus e diz que o ruflar de suas asas enchia todo o templo da divindade e se parecia com som de vozes humanas; a cada um estava ligada uma roda, e se moviam em todas as direções sem se voltar, pois possuíam quatro faces: leão, (O leão sempre foi reconhecido como forte, feroz, majestoso, ele é o rei dos animais e essa face simboliza então sua força). touro, (o touro é reconhecido como um animal que trabalha pacientemente para seu dono. Ele é forte, podendo carregar um urso, e conhece o seu dono). águia, (como um ANJO, este pássaro voa acima das tempestades, enquanto abaixo delas existem tristezas, perigos, e angústias. Um pássaro ligeiro e poderoso, elegante, incansável) e homem, Esta face fala da mente, razão, afeições,e todas as coisas que envolvem a natureza humana, isso, para alguns estudiosos, significa que eles assim como os homens possuem o livre arbítrio. E eram inteiramente cobertos de olhos, significando a sua onisciência. Mas as imagens QUERUBINS que Moisés colocou sobre a Arca da Aliança tinham forma humana, embora com asas.

Os QUERUBINS, para alguns teólogos, ocupam o topo da hierarquia, pois alguns não consideram os SERAFINS como ANJOS, uma vez que a palavra hebraica para ANJO é "malak" (mensageiro) e da mesma forma no grego, ANJO é "angelus" (mensageiro) e estas figuras aladas que aparecem, na Bíblia, apenas em Isaías capítulo 6, onde exaltam a Deus mas não comunicam mensagens ao profeta.

São Jerônimo e Santo Agostinho interpretam seu nome como "plenitude de sabedoria e ciência". São representados muitas vezes como crianças pequenas dotadas de asas, chamados putti (meninos) em italiano. Têm o poder de conhecer e contemplar a Deus, e serem receptivos ao mais alto dom da luz e da verdade, à beleza e à sabedoria divinas em sua primeira manifestação. Estão cheio do amor divino e o derramam sobre os níveis abaixo deles.

Satanás é descrito como o QUERUBIM ungido, sendo chamado antes pelo nome de Lúcifer ou Belial.

Tronos ou Ofanins

Os Tronos têm seu nome derivado do grego thronos, que significa "anciãos". São chamados também de erelins ou ofanins, ou algumas vezes de Sedes Dei (Trono de Deus), e são identificados com os 24 anciãos que perpetuamente se prostram diante de Deus e a Seus pés lançam suas coroas. São os símbolos da autoridade divina e da humildade, e da perfeita pureza, livre de toda contaminação.

Segunda Tríade

A 2ª Ordem é composta pelos Príncipes da Corte celestial.

Dominações

As Dominações ou Domínios (do latim dominationes) têm a função de regular as atividades dos ANJOS inferiores, distribuem aos outros ANJOS as funções e seus mistérios, e presidem os destinos das nações. Crê-se que as Dominações possuam uma forma humana alada de beleza inefável, e são descritos portando orbes de luz e cetros indicativos de seu poder de governo. Sua liderança também é afirmada na tradução do termo grego kyriotes [küriotés], que significa "senhor", aplicado a esta classe de seres.

São ANJOS que auxiliam nas emergências ou conflitos que devem ser resolvidos logo. Também atuam como elementos de integração entre os mundos materiais e espirituais, embora raramente entrem em contato com as pessoas.

Virtudes

As Virtudes são os responsáveis pela manutenção do curso dos astros para que a ordem do universo seja preservada. Seu nome está associado ao grego dunamis, significando "poder" ou "força", e traduzido como "virtudes" em Efésios 1:21, e seus atributos são a pureza e a fortaleza. O Pseudo-Dionísio diz que eles possuem uma virilidade e poder inabaláveis, buscando sempre espelhar-se na fonte de todas as virtudes e as transmitindo aos seus inferiores.

Orientam as pessoas sobre sua missão. São encarregados de eliminar os obstáculos que se opõe ao cumprimento das ordens de Deus, afastando os ANJOS maus que assediam as nações para desviá-las de seu fim, e mantendo assim as criaturas e a ordem da Divina providência. Eles são particularmente importantes porque têm a capacidade de transmitir grande quantidade de energia divina. Imersas na força de Deus, as Virtudes derramam bênçãos do alto, frequentemente na forma de milagres. São sempre associados com os heróis e aqueles que lutam em nome de Deus e da verdade. São chamados quando se necessita de coragem.

POTESTADES

As POTESTADES ou Potências são também chamadas de "condutores da ordem sagrada". Executam as grandes ações que tocam no governo universal. Eles são os portadores da consciência de toda a humanidade, os encarregados da sua história e de sua memória coletiva, estando relacionados com o pensamento superior - ideais, éticareligião e filosofia, além da política em seu sentido abstrato.

Também são descritos como ANJOS guerreiros completamente fiéis a Deus. Seus atributos de organizadores e agentes do intelecto iluminado são enfatizados pelo Pseudo-Dionísio, e acrescenta que sua autoridade é baseada no espelhamento da ordem divina e não na tirania. Eles têm a capacidade de absorver e armazenar e transmitir o poder do plano divino, donde seus nomes.

Os ANJOS do nascimento e da morte pertencem a essa categoria. São também os guardiões dos animais.

Terceira Tríade

A 3ª Ordem é composta pelos ANJOS ministrantes, que são encarregados dos caminhos das nações e dos homens e estão mais intimamente ligados ao mundo material.

Principados

Os Principados, do latim principatus, são os ANJOS encarregados de receber as ordens das Dominações e POTESTADES e transmití-las aos reinos inferiores, e sua posição é representada simbolicamente pela coroa e cetro que usam. Guardam ascidades e os países. Protegem também a fauna e a flora. Como seu nome indica, estão revestidos de uma autoridade especial: são os que presidem os reinos, as províncias, e as dioceses, e velam pelo cultivo de sementes boas no campo das ideologias, da arte e da ciência.

ARCANJOS

"ANJO principal" ou "chefe", pela combinação de archō, o primeiro ou principal governante, e άγγελος, aggělǒs, que quer dizer "mensageiro". Este título é mencionado no Novo Testamento por duas vezes e a esta ordem pertencem os únicos ANJOS cujos nomes são conhecidos através da BíbliaMIGUEL, RAFAEL e GABRIEL. MIGUEL é especificamente citado como "O" ARCANJO, ao passo que, embora se presuma pela tradição que GABRIEL também seja um ARCANJO, não há referências sólidas a respeito. RAFAEL descreve a si mesmo como um dos sete que estão diante do Senhor classe de seres mencionada também no Apocalipse.

Considerado canônico somente pela Igreja Ortodoxa da Etiópia, o Livro de Enoque fala de mais quatro ARCANJOSUrielIturiel, Amitiel e Samuel, responsáveis pela vigilância universal durante o perído dos Nefilim, os "ANJOS caídos". Contudo em outras fontes apócrifas estes são por vezes ditos como QUERUBINS. A igreja Ortodoxa faz de Uriel um ARCANJO e o festeja com RAFAEL, GABRIEL e MIGUEL na Synaxis de MIGUEL e os outros Poderes Incorpóreos, em 21 de novembro.

Seu caráter de mensageiros, ou intermediários, é assinalada pelo seu papel de elo entre os Principados e os ANJOS, interpretando e iluminando as ordens superiores para seus subordinados, além de inspirar misticamente as mentes e corações humanos para execução de atos de acordo com a vontade divina. Atuam assim como arautos dos desígnios divinos, tanto para os ANJOS como para os homens, como foi no caso de GABRIEL na Anunciação a Maria. A cultura popular faz deles protetores dos bons relacionamentos, da sabedoria e dos estudos, e guerreiros contra as ações do Diabo.

ANJOS

Os ANJOS são os seres angélicos mais próximos do reino humano, o último degrau da hierarquia angélica acima descrita e pertencentes à sua terceira tríade. A tradição hebraica, de onde nasceu a Bíblia, está cheia de alusões a seres celestiais identificados como ANJOS, e que ocasionalmente aparecem aos seres humanos trazendo ordens divinas. São citados em vários textos místicos judeus, especialmente nos ligados à tradição Merkabah. Na Bíblia são chamados de מלאך אלהים (mensageiros de Deus), מלאך יהוה (mensageiros do Senhor), בני אלוהים (filhos de Deus) e הקדושים (santos). São dotados de vários poderes supernaturais, como o de se tornarem visíveis e invisíveis à vontade, voar, operar milagres diversos e consumir sacrifícios com seu toque de fogo. Feitos de luz e fogo sua aparição é imediatamente reconhecida como de origem divina também por sua extraordinária beleza. Segundo a tradição católica os ANJOS (mensageiros) são designações de cargos, não de natureza. Para Deus, apesar dos vários cargos angelicais, todos são ANJOS e todos são iguais perante Ele.

Os ANJOS em outras tradições

Budismo e o Hinduísmo descrevem os ANJOS, ou devas, como os chamam, de maneira semelhante às outras religiões ocidentais. Seu nome deriva da raiz sânscrita div, que significa "brilhar", e seu nome significa, então, os "seres brilhantes" ou "autoluminosos". Dizem que alguns deles comem e bebem, e podem construir formas ilusórias para poderem se manifestar em planos de existência diferentes dos seus próprios. O Budismo estabelece uma categorização bastante completa para os seus devas, em grande parte herdada da tradição Hinduísta.

Islamismo

angelologia islâmica é largamente devedora às tradições dos Zoroastrianismo, do Judaísmo e do Cristianismo primitivo, e divide os ANJOS em dois partidos principais, os bons, fiéis a Deus, e os maus, cujo chefe é Iblis ou Ash-Shaytan, privados da graça divina por terem se recusado a prestar homenagens a Adão.

Por outro lado, existe também no Islamismo uma categorização hierárquica. Em primeiro lugar estão os quatro Tronos de Deus, com formas de leão, touro, águia e homem. Em seqüência, vêm o QUERUBIM, e logo os quatro ARCANJOSJibril ou Jabra'il, o revelador, intermediário entre Deus e os profetas e constante auxiliador de MaoméMikal ou Mika'il, o provedor, citado apenas uma vez no Corão (2:98) e quem, segundo a tradição, ficou tão horrorizado com a visão do inferno quando este foi criado que jamais pôde falar de novo; Izrail, o ANJO da morte, uma criatura espantosa de dimensões cósmicas, quatro mil asas e um corpo formado de tantos olhos e línguas quantas são as pessoas da Terra, que se posta com um pé no sétimo céu e outro no limite entre o paraíso e o inferno; e Israfil, o ANJO do julgamento, aquele que tocará a trombeta no Juízo Final; tem um corpo cheio de pelos e feitos de inumeráveis línguas e bocas, quatro asas e uma estatura que vai desde o trono de Deus até o sétimo céu. Por fim, os demais ANJOS. Como uma classe à parte estão os gênios, ou djins, que possuem muitas características humanas, como a capacidade de se alimentar, propagar a espécie, e morrer, e cujo caráter é ambíguo.

Espiritismo

Para o Espiritismo, doutrina que tem o Cristianismo por base e foi iniciada no século XIX por intermédio de Allan Kardec, os ANJOS seriam os espíritos elevados de benignidade superior que são protetores dos necessitados e mensageiros do amor. Seriam, portanto, aqueles que trazem mensagens do mundo incorpóreo. Por este motivo seriam chamados de ANJOS, palavra que significa mensageiros, os quais aparecem inúmeras vezes nos textos sagrados de religiões judaico-cristãs, indicando a comunicabilidade entre vivos e mortos. Ainda segundo o Espiritismo, os ANJOS, em sua concepção mais comumente conhecida e aceita - criaturas perfeitas, a serviço direto de Deus - seriam os espíritos que já alcançaram a perfeição passível de ser alcançada pelas criaturas. Estes, ao fazê-lo, passariam a dedicar a sua existência a fazer cumprir a vontade de Deus na Criação, por serem capazes de compreendê-la completamente. Que haja seres dotados de todas as qualidades atribuídas aos ANJOS, não restam dúvidas. A revelação espírita neste ponto confirma a crença de todos os povos, fazendo-nos conhecer ao mesmo tempo a origem e natureza de tais seres.

As almas ou Espíritos são criados simples e ignorantes, isto é, sem conhecimentos nem consciência do bem e do mal, porém, aptos para adquirir o que lhes falta. O trabalho é o meio de aquisição, e o fim - que é a perfeição - é para todos o mesmo. Conseguem-no mais ou menos prontamente em virtude do livre-arbítrio e na razão direta dos seus esforços; todos têm os mesmos degraus a franquear, o mesmo trabalho a concluir. Deus não aquinhoa melhor a uns do que a outros, porquanto é justo, e, visto serem todos seus filhos, não tem predileções. Ele lhes diz: Eis a lei que deve constituir a vossa norma de conduta; ela só pode levar-vos ao fim; tudo que lhe for conforme é o bem; tudo que lhe for contrário é o mal. Tendes inteira liberdade de observar ou infringir esta lei, e assim sereis os árbitros da vossa própria sorte. Conseguintemente, Deus não criou o mal; todas as suas leis são para o bem, e foi o homem que criou esse mal, divorciando-se dessas leis; se ele as observasse escrupulosamente, jamais se desviaria do bom caminho. Entretanto, a alma, qual criança, é inexperiente nas primeiras fases da existência, e daí o ser falível. Não lhe dá Deus essa experiência, mas dá-lhe meios de adquiri-la. Assim, um passo em falso na senda do mal é um atraso para a alma, que, sofrendo-lhe as conseqüências, aprende à sua custa o que importa evitar. Deste modo, pouco a pouco, se desenvolve, aperfeiçoa e adianta na hierarquia espiritual até ao estado de puro Espírito ou ANJO. Os ANJOS são, pois, as almas dos homens chegados ao grau de perfeição que a criatura comporta, fruindo em sua plenitude a prometida felicidade. Antes, porém, de atingir o grau supremo, gozam de felicidade relativa ao seu adiantamento, felicidade que consiste, não na ociosidade, mas nas funções que a Deus apraz confiar-lhes, e por cujo desempenho se sentem ditosas, tendo ainda nele um meio de progresso. A Humanidade não se limita à Terra; habita inúmeros mundos que no Espaço circulam; já habitou os desaparecidos, e habitará os que se formarem. Tendo-a criado de toda a eternidade, Deus jamais cessa de criá-la. Muito antes que a Terra existisse e por mais remota que a suponhamos, outros mundos havia, nos quais Espíritos encarnados percorreram as mesmas fases que ora percorrem os de mais recente formação, atingindo seu fim antes mesmo que houvéramos saído das mãos do Criador. De toda a eternidade tem havido, pois, puros Espíritos ou ANJOS; mas, como a sua existência humana se passou num infinito passado, eis que os supomos como se tivessem sido sempre ANJOS de todos os tempos. Realiza-se assim a grande lei de unidade da Criação; Deus nunca esteve inativo e sempre teve puros Espíritos, experimentados e esclarecidos, para transmissão de suas ordens e direção do Universo, desde o governo dos mundos até os mais ínfimos detalhes. Tampouco teve Deus necessidade de criar seres privilegiados, isentos de obrigações; todos, antigos e novos, adquiriram suas posições na luta e por mérito próprio; todos, enfim, são filhos de suas obras.

E, desse modo, completa-se com igualdade a soberana justiça do Criador.

Teosofia

Teosofia admite a existência dos seres angélicos, e várias classes dentre eles, embora existam relativamente poucos estudos neste campo que as sistematizem profundamente, dos quais os de Charles Leadbeater e sobretudo Geoffrey Hodson são as fontes mais ricas e interessantes.

Charles Leadbeater diz que, sendo um dos muitos reinos da criação divina, o reino angélico também está, como os outros, sujeito à evolução, e que existem grandes diferenças em poder, sabedoria, amor e inteligência entre seus integrantes. Pelo mesmo motivo, o de constituírem um reino independente, com interesses e metas próprias, diz que os ANJOS não existem mormente em função dos homens e seus problemas, como reza a cultura popular, apesar de assisti-los de uma variedade imensa de formas, como por exemplo na ministração dos sacramentos das igrejas, na cura espiritual e corporal dos seres humanos, e na sua inspiração, encorajamento, proteção e instrução. Mesmo que o reino angélico como um todo esteja envolvido em muitas tarefas que não dizem respeito ao homem, Leadbeater afirma em A Ciência dos Sacramentos que existe uma classe deles especialmente associada aos seres humanos, a dos ANJOS da guarda, na verdade uma espécie de silfos, à qual se confia uma pessoa por ocasião de seu batismo, e que por seu serviço conquistam a individualização, tornando-se SERAFINS.

Os ANJOS são descritos por Hodson como tendo uma atitude em relação a Deus completamente diversa da humana, não concebendo uma existência personalizada individual, mas sim uma consciência única central e ao mesmo tempo difusa e onipresente, de onde suas próprias consciências derivam e à qual estão inextrincavelmente ligadas. Sentem-se unidos a esta consciência e para eles não é possível, exatamente por esta unidade, experimentarem egoísmo, separatividade, desejo, possessividade, ódiomedo, revolta ou amargura. Apesar de serem essencialmente seres amorosos, seu amor é impessoal, sendo extremamente raras associações estreitas com quaisquer indivíduos. Em seus estudos Hodson os divide em quatro tipos principais, associados aos quatro elementos da filosofia antiga: terra, água, fogo e ar.

Hodson faz também uma associação dos ANJOS com a Árvore Sefirotal, derivada da tradição Cabalística, definindo dez ordens. Afirma que um dos aspectos do Logos é de natureza angélica e acrescenta que ao reino angélico pertencem os chamados espíritos da natureza. Muitos destas classes estão envolvidos em processos naturais básicos como a formação celular e cristalização mineral, sendo por isso de dimensões microscópicas, constituindo os primeiros degraus da sua longa evolução em direção aos ANJOS planetários e formas ainda mais grandiosas como os grandes ARCANJOS solares, de estatura verdadeiramente colossal, a ponto de poderem ser percebidos de pontos próximos à extremidade externa do sistema solar. Outros tipos são os silfos, as salamandras, as fadasdríadesondinas e os variados espíritos da natureza conhecidos desde a antiguidade em várias culturas. Suas descrições dão uma vívida ideia da importância destes seres na manutenção da ordem cósmica e na manifestação do universo desde sua origem insondável até as formas físicas, passando por todos os degraus intermédios. Em seu livro O Reino dos Deuses oferece uma série de ilustrações do aspecto dos vários tipos de ANJOS, diferindo radicalmente das tradicionais representações angélicas da cultura ocidental, e diz que apesar disso ambos, ANJO e homem, derivam suas formas de um mesmo arquétipo.

Astrologia

Algumas tradições astrológicas atribuem nomes para os ANJOS "embaixadores" dos planetas na Terra, responsáveis pela influência desses planetas na vida do homem. São eles:

MIGUEL: é o reitor do Sol

GABRIEL: é o reitor da Lua

RAFAEL: é o reitor de Mercúrio

Uriel/Anael: é o reitor de Vênus

Camael/Samuel: é o reitor de Marte

Zacariel/Sadkiel: é o reitor de Júpiter

Orifiel/Cassiel: é o reitor de Saturno

Os ANJOS reitores de UranoNetuno e de planetas-anões como Plutão/Plutoides e Éris geralmente não são mencionados por não serem planetas conhecidos desde a antiguidade. Alguns astrólogos propuseram o nome Ituriel para o ANJO embaixador de Urano.

Na Literatura

Pouco espaço foi ocupado pelo ANJO na modernidade, sobrevivendo na literatura por meio do culto dos jovens. No entanto, perdeu seu significado original e assumiu outro: um ser romântico que muitas vezes foi "amaldiçoado" ao se apaixonar por uma humana, as histórias mais recentes são a dos livros Fallen (com direitos comprados pela Disney) que é o primeiro volume da saga composta por Tormenta, Paixão e Rapture. Também é famosa a saga Hush Hush, composta por Sussurro, Crescendo e Silêncio. Já Halo trata de um amor que ultrapassa as barreiras do céu e do inferno". A saga Os Instrumentos Mortais, também tem a temática sobre SERAFINS, e seus descendentes na terra, os Caçadores de Sombras, que protegem os humanos de demônios.

Judaísmo

Posto que tenha servido de espeque ao desenvolvimento das mitologias cristã e islamita, precipuamente, o judaísmo possui conceitos próprios e diversos sobre os ANJOS.

ANJOS especiais

O ANJO da Guarda

Dentre os ANJOS da tradição cristã está o tipo do ANJO da guarda, chamado fravashi pelos seguidores de Zoroastro, e ao ANJO da guarda, como o nome diz, é confiada individualmente cada pessoa ao nascer, protegendo-a do mal até onde a ordem divina o permita, fortalencendo corpo e alma e inspirando-a à prática das boas ações.

O ANJO do Senhor

Na Bíblia, sobretudo no Antigo Testamento há várias menções à aparição do ANJO do Senhor. A expressão "ANJO do Senhor" causa curiosidade por tratar-se não apenas de mais um ANJO e sim de um ANJO específico, considerando a antecedência do artigo definido o.

De acordo com algumas posições teológicas, o ANJO do Senhor que fez vários contatos com personagens bíblicos, entre os quais Abraão, HagarGideão, sendo aparições do próprio Deus e constituindo, portanto, uma espécie de teofania ou até mesmo uma cristofania.

Também é conhecido como o ANJO da Presença, embora este termo tenha em certas filosofias um significado bem específico. O ANJO da Presença, segundo o pensamento gnóstico e cristão esotérico, não é um ser com vida própria, mas sim uma forma de pensamento que representa Cristo durante o sacramento da Eucaristia e é um veículo da Sua consciência e das Suas bênçãos.

Lúcifer

Segundo diversas tradições, Lúcifer seria um QUERUBIM que se rebelou contra o ARCANJO MIGUEL, e contra o próprio Deus, sendo posto por GABRIEL para fora do Céu. Com Lúcifer foram todos seus seguidores.

Outros teólogos e alguns grupos cristãos como as Testemunhas de Jeova, afirmam que "a única referência a Lúcifer na Bíblia aplicava-se a Nabucodonosor, rei de Babilônia. E embora a arrogância dos governantes babilônicos realmente refletisse a atitude de Satanás que também anseia ter poder e deseja colocar-se acima de Deus, a Bíblia não atribui claramente o nome Lúcifer a Satanás".

 

GABRIEL (ANJO)

 

GABRIEL (em hebraico גַּבְרִיאֵל, no hebraico moderno Gavriʼel, no hebraico tiberiano Gaḇrîʼēl; em latim GABRIELUS; em gregoΓαβριήλ, transl. Gabriēl; em árabe جبريل, trans. Jibrīl ou جبرائيل, transl. Jibrail; todos do aramaico Gabri-el, "homem forte de Deus"), é nas religiões abraâmicas, um ANJO que serve como mensageiro de Deus. Aparece pela primeira vez numa menção no Livro de Daniel, na Bíblia hebraica. Em algumas tradições é tido como um dos ARCANJOS, noutros como ANJO da morte.

Com base em duas passagens do Evangelho segundo Lucas, diversos cristãos e muçulmanos GABRIEL teria anunciado os nascimentos de João Batista e Jesus. O Islã, além disso, acredita que GABRIEL teria sido o meio pelo qual Deus optou por revelar o Corão a Maomé, e que através dele teria enviado uma mensagem para a os profetas revelando-lhes suas obrigações. É conhecido como o chefe dos quatro ANJOS favorecidos, e o espírito da verdade, e em certas crenças seria uma personificação do Espírito SantoGABRIEL também é mencionado na fé Bahá'í, especificamente na obra mística de Bahá'u'lláhSete Vales.

É citado várias vezes na Bíblia; foi ele que anunciou ao profeta Daniel a sucessão de potências mundiais, bem como a vinda do Messias. Disse o profeta: «Apareceu GABRIEL da parte de Deus e me falou: dentro de setenta semanas aparecerá o Santo dos Santos.» (Daniel 9:24-26)

Ao ANJO GABRIEL foi confiada a missão mais alta que jamais havia sido confiada a alguém: anunciar o nascimento do Filho de Deus. Por isso, é muito admirado desde a antiguidade. O termo de apresentação quando apareceu a Zacarias para anunciar-lhe que ia ter por filho João Batista foi este: "Eu sou GABRIEL, o que está na presença de Deus." (Lucas 1:19)

São Lucas disse: "Foi enviado por Deus o ANJO GABRIEL a uma cidade da Galileia, a uma virgem chamada Maria, e chegando junto a ela, disse-lhe: "Salve Maria, cheia de graça, o Senhor está contigo". Ela ficou confusa, mas disse-lhe o ANJO: "Não tenhas medo, Maria, porque estais na graça do Senhor. Conceberás um filho a quem porás o nome de Jesus. Ele será filho do Altíssimo e seu Reino não terá fim". (Lucas 1:26-38)

Segundo a tradição, os ARCANJOS são os mensageiros (em grego "angélos") de Deus das Boas Novas, nos ajudam a dar bom rumo e direção à nossa vida, nos dão compreensão e sabedoria. É a ele que recorrem os que necessitam desses dons.

Segundo a religião islâmica, ao ANJO GABRIEL foi atribuída a revelação do Corão ao profeta Mohammad (ou Maomé), o que teria ocorrido em uma ocasião em que Mohammad orava e meditava em uma montanha em Meca. Com base nas revelações desse episódio, Maomé teria começado sua saga de divulgação das obras de Deus, no que viria a ser o Islamismo.

 

MIGUEL (ARCANJO)

 

MIGUEL (em hebraico: מִיכָאֵל (Micha'el ou Mîkhā'ēl; m grego: Μιχαήλ, Mikhaḗl; em latim: Michael ou Míchaël; em árabe: ميخائيل, Mīkhā'īl) é um ARCANJO nas doutrinas religiosas judaicascristãs e islâmicas.

Os católicosanglicanos e luteranos se referem a ele como São MIGUEL ARCANJO ou simplesmente como São MIGUEL. Os ortodoxos se referem a ele como Texiarca ARCANJO MIGUEL ou simplesmente como ARCANJO MIGUEL.

Em hebraico, MIGUEL significa "aquele que é similar a Deus" (mi-"quem", ka-"como", El-"deus"), o que é tradicionalmente interpretado como uma pergunta retórica: "Quem como Deus?" (em latimQuis ut Deus?), para a qual se espera uma resposta negativa, e que implica que "ninguém" é como Deus. Assim, MIGUEL é reinterpretado como um símbolo de humildade perante Deus.

Na Bíblia Hebraica, MIGUEL é mencionado três vezes no Livro de Daniel, uma como um "grande príncipe que defende as crianças do seu povo". A ideia de MIGUEL como um advogado de defesa dos judeus se tornou tão prevalente que, a despeito da proibição rabínica contra se apelar aos ANJOS como intermediários entre Deus e seu povo, MIGUEL acabou tomando um lugar importante na liturgia judaica.

Em Apocalipse 12:7-9, MIGUEL lidera os exércitos de Deus contra as forças de Satã e seus ANJOS e os derrota durante a guerra no céu.

Na Epístola de Judas, MIGUEL é citado especificamente como "ARCANJO". Os santuários cristãos em honra a MIGUEL começaram a aparecer no século IV, quando ele era percebido como um ANJO de cura, e, com o tempo, como protetor e líder do exército de Deus contra as forças do mal. Já no século VI, a devoção a São MIGUEL já havia se espalhado tanto no oriente quanto no ocidente. Com o passar dos anos, as doutrinas sobre ele começaram a se diferenciar.

Etimologia

Do termo “ARCANJO

O prefixo grego “arch” (ἀρχ) deriva de “arché” (ἀρχή) que se refere tanto a “começo, ponto de partida, princípio”, como “suprema substância subjacente” ou “princípio supremo indemonstrável”.

A partir dessa raiz “arché” temos o antepositivo “arch”, em português, com o sentido de “aquilo que está na frente, o que está no começo, na origem, ponto de partida de um entroncamento”, sendo traduzido “acima”, “superior” ou “mais importante” e “o que governa, que dirige, que comanda, que lidera” e ainda carregando consigo idéias de poder, autoridade, império e superioridade.

Quanto ao grego “angelos” (άγγελος), vertido para “ANJO”, significa simplesmente “mensageiro”.

A partir dessas raízes, portanto, a palavra “ARCANJO” (αρχάγγελος) se traduz “Líder dos Mensageiros”, “Chefe dos Mensageiros”  "Capitão dos ANJOS", "Primeiro ANJO", “Acima dos ANJOS”, “Superior aos ANJOS”  “ANJO Superior” ou “ANJO Chefe”, num aspecto qualitativo de liderança e substancialmente de superioridade, da mesma maneira que se traduz palavras com o mesmo radical, tal como “arquiteto” (chefe dos construtores), “arcebispo” (classe hierárquica superior a Bispo), “hierarquia” (poder sagrado) ou “anarquia” (falta ou ausência de poder).

Do termo “MIGUEL

A tradução literal para o nome MIGUEL é “Aquele/Quem como Deus”.

Mi = Aquele/Quem (?)

Ka = Como

El = Deus

Como no hebraico não existia sinais de pontuação, algumas palavras trariam consigo um significado inquisitivo. Por isso a partícula “Mi” que significa “quem” muitas vezes é traduzida sintaticamente como interrogação, ocorrendo em 350 textos do Antigo Testamento onde é mencionada.

Exemplo:

Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem irá por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.” (Is. 6:8)

ואשׁמע את־קול אדני אמר את־מי אשׁלח ומי ילך־לנו ואמר הנני שׁלחני (Texto Original Hebraico) va'eshma et qol adonai omer et·mi esh'laj umi ielej·lanu vaomar hineni shelajeni ומי (Texto Original Transliterado).

Dessa forma, o Talmude sugere uma interpretação inquisitiva para o nome MIGUEL, tendo a tradução contextual “Quem é como Deus?” ou “Quem é semelhante a Deus?”. Este entendimento hoje não é compartilhado somente pela comunidade judaica, pois mais tarde foi incorporado pela cristandade em geral “para não colocar em causa a própria Escritura”, tanto por católicos e evangélicos, como adventistas, e também por outras comunidades religiosas, como as testemunhas de Jeová e os islâmicos. Mas para as cosmovisões judaica, jeovista e muçulmana, o pressuposto de não haver nenhuma outra pessoa igual a Deus (Sl. 35:10; 89:8) é literal, implicando sugestivamente a resposta “Ninguém é Igual a Deus” num entendimento retórico.

Quanto ao sufixo “El”, é também relacionado de forma regular com nomes significando afirmativamente “Deus” em todos os casos, tal como em Daniel (Deus é Juiz), Emanuel (Deus é Conosco), Ezequiel (A Força é de Deus), Samuel (Chamado pelo Nome de Deus), Gamaliel (Deus me Faz o Bem), Ananias (Deus é Clemente), João (A Graça é de Deus), Ismael (Deus Ouve), etc. Esse entendimento é compartilhado por algumas denominações cristãs trinitarianas e alguns famosos comentaristas bíblicos como Matthew Henry e até o próprio João Calvino, pai da Igreja Congregacional, da Presbiteriana e de muitas outras reformadas, trinitarianos convictos, entendendo o termo segundo a tradução literal. Para esses, diferentemente dos judeus, muçulmanos e testemunhas de Jeová, o ARCANJO MIGUEL não tem natureza angélica, e sim divina, sendo o próprio Cristo que veio com esse “nome de guerra” fazendo um desafio a Satanás que, desde o princípio, sempre desejou estar acima dos ANJOS e ser igual ao Criador (Is. 14:12–14).

Referências nas Escrituras

Bíblia Hebraica

Na Bíblia Hebraica e, portanto, no Antigo Testamento, o profeta Daniel teve uma visão após um jejum (em Daniel 10:13-21), um ANJO identifica MIGUEL como o protetor de Israel. O profeta se refere a MIGUEL como "um dos primeiros príncipes". Posteriormente, em Daniel 12:1, Daniel é informado sobre o papel de MIGUEL durante o "tempo de tribulação" que "nunca houve desde que existiu nação até aquele tempo" e que:

Nesse tempo se levantará MIGUEL, o grande príncipe que se levanta a favor dos filhos do teu povo;

Assim, embora as três referências a MIGUEL no Livro de Daniel sejam referentes ao mesmo indivíduo que age de forma similar nos três casos, o último se coloca no "fim dos tempos", enquanto que os outros dois são na época contemporânea na Pérsia. Estas são as únicas referências ao ARCANJO MIGUEL na Bíblia Hebraica.

As referências ao "capitão das hordas do Senhor" que estão no Livro de Josué nos primeiros dias da campanha pela Terra Prometida (veja Josué 5:13-15) foram por vezes interpretadas como sendo referentes ao ARCANJO MIGUEL, mas não há nenhuma base teológica para esta proposição, dado que Josué claramente adorava essa figura e os ANJOS não eram adorados, o que indica que a figura possa se referir ao próprio Yahweh.

Novo Testamento

Apocalipse (Apocalipse 12:7-9) descreve uma guerra no céu na qual MIGUEL, sendo o mais forte, derrota Satã:

Houve no céu uma guerra, pelejando MIGUEL e seus ANJOS contra o dragão. O dragão e seus ANJOS pelejaram, e não prevaleceram; nem o seu lugar se achou mais no céu. Foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama Diabo e Satanás, aquele que engana todo o mundo; sim, foi precipitado na terra, e precipitados com ele os seus ANJOS.

Após o conflito, Satã foi atirado à terra juntamente com os ANJOS caídos de onde eles ainda tentam "desviar o caminho da humanidade" .

Em outro trecho, na Epístola de Judas (Judas 1:9), MIGUEL é referido especificamente como sendo um "ARCANJO" quando ele novamente confronta Satã:

Mas quando MIGUEL, o ARCANJO, discutindo com o Diabo, altercava sobre o corpo de Moisés, não ousou fulminar-lhe sentença de blasfemo, mas disse: O Senhor te repreenda.

Uma referência a um "ARCANJO" também aparece em I Tessalonicenses (I Tessalonicenses 4:16):

porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, com voz de ARCANJO e com trombeta de Deus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro.

Porém, o ARCANJO que marca a Segunda Vinda de Cristo não é mencionado.

Nos apócrifos

No livro de Enoque MIGUEL é designado como o príncipe de Israel. No livro dos Jubileus, ele é retratado como o ANJO que instruiu Moisés na Torá. Nos Manuscritos do Mar Morto é retratado lutando contra Beliel.

Cristianismo

Cristianismo primitivo

Os primeiros cristãos consideravam alguns mártires - como São Jorge e São Teodoro - como patronos militares. Porém, a São MIGUEL, eles entregavam bem-estar dos doentes e foi como um curador que ele era venerado na Frígia (na moderna Turquia).

O mais antigo e mais famoso santuário de São MIGUEL no antigo Oriente Próximo era associado com suas águas medicinais. Ele era chamado de Michaelion e foi construído no início do século IV pelo imperador romano Constantino I em Calcedônia, no local de um templo anterior chamado Sosthenion.

Uma pintura do ARCANJO MIGUEL matando uma serpente se tornou a principal no Michaelion após Constantino ter derrotado Licínio nas redondezas em 324, eventualmente tornando-a o padrão da iconografia de MIGUEL como um santo guerreiro, assassinando um dragão. O Michaelion tinha uma magnífica igreja e ela se tornou o modelo para centenas de outras igrejas no cristianismo oriental, que espalhou a devoção ao ARCANJO.

No século IV, a homilia de Basílio de CesareiaDe Angelis, colocou MIGUEL acima de todos os outros ANJOS. Ele foi chamado de "ARCANJO" por ser o príncipe dos outros ANJOS. No século VI, a imagem de MIGUEL como curador continuava em Roma, algo visível pelo costume de os doentes, após uma epidemia, dormirem uma noite no Castel Sant'Angelo (dedicado a MIGUEL por ter salvo Roma), esperando a sua manifestação.

No século VI, o crescimento da devoção ao santo na Igreja Ocidental se manifestou pelas festas dedicadas a ele, como se pode ver no Sacramentário Leonino. No século VII, o Sacramentário Gelasiano incluia uma festa para "S. Michaelis Archangeli", assim como o Sacramentário Gregoriano. Alguns destes documentos mencionam uma hoje inexistente Basilica Archangeli na Via Salária, em Roma.

angeologia de Pseudo-Dionísio, que era amplamente lida já no século VI, dava a MIGUEL uma alta posição na hierarquia celestial. Posteriormente, no século XIII, outros, como Boaventura, acreditavam que ele seria o príncipe dos SERAFINS, a primeira das nove ordens angélicas. De acordo com Tomás de Aquino, ele seria o príncipe da última e mais baixa ordem, a dos ANJOS.

Catolicismo

Os católicos romanos e os ortodoxos geralmente se referem a MIGUEL como "São MIGUEL", um título honorífico cuja origem não foi uma canonização. Ele é geralmente nas litanias cristãs como "São MIGUEL ARCANJO". Os ortodoxos adicionalmente o chamam de “Archistrategos" (veja estratego) ou "Comandante Supremo das HOSTES Celestiais"

Nos ensinamentos católicos, São MIGUEL tem quatro papéis principais. O primeiro é como comandante do Exército de Deus e o líder das forças celestes em seu triunfo sobre os HOSTES infernais. Ele é visto como um modelo angélico para as virtudes do "guerreiro espiritual", em guerra contra o mal, por vezes também visto como sendo a "batalha interna".

O segundo e o terceiro papel de MIGUEL lidam com a morte. No segundo, MIGUEL é o ANJO da morte, levando a alma de todos os falecidos para o céu (universo). Neste papel, na hora da morte, MIGUEL desce e dá à alma uma chance de se redimir antes da morte, atrapalhando assim o diabo e seus asseclas. As orações católicas em geral se referem a este papel de MIGUEL. No terceiro papel, ele mede as almas numa balança perfeitamente equilibrada (daí o motivo de ele ser também muitas vezes representado segurando uma balança)

Em seu quarto papel, São MIGUEL, o patrono especial do povo escolhido no Velho Testamento, é também o guardião da Igreja. Era comum o ANJO ser reverenciado por ordens militares de cavaleiros durante a Idade Média. Este papel também se estende a ser o santo padroeiro de numerosas cidades e países.

O catolicismo romano inclui ainda tradições como a Oração de São MIGUEL, que pede especificamente que os fiéis sejam defendidos pelo santo. O Terço de São MIGUEL ARCANJO é composto por nove saudações, uma para cada ordem angélica.

Protestantismo primitivo

Alguns dos primeiros acadêmicos protestantes identificaram MIGUEL com a pré-encarnação de Cristo, baseando sua visão parcialmente na justaposição de "criança" e ARCANJO no capítulo 12 do Apocalipse e também nos atributos dados a ele por Daniel.

Testemunhas de Jeová

As Testemunhas de Jeová acreditam que há apenas um "ARCANJO" no céu e na Bíblia. Eles ensinam que o Jesus de antes de vir a Terra e após a ressurreição, e o ARCANJO MIGUEL são a mesma pessoa: "a evidência indica que o Filho de Deus era conhecido como MIGUEL antes de vir à Terra e é conhecido também por este nome após o seu retorno ao céu, onde ele agora está na forma do glorificado espírito Filho de Deus." Eles notam que o termo "ARCANJO" na Bíblia só é usado no singular, jamais de forma clara no plural. Eles também afirmam que MIGUEL é o mesmo "ANJO do Senhor" que conduziu os israelitas no deserto. Sob este ponto de vista, o espírito que leva o nome de MIGUEL é chamado de "um dos principais príncipes", "o grande príncipe que tem o comando de seu povo" e "o ARCANJO" (Daniel 10:13Daniel 12:11 9:.

Adventistas do Sétimo Dia

Adventistas do Sétimo Dia acreditam que MIGUEL era um outro nome para o Verbo Divino (como em João 1:1) antes d'Ele ter se encarnado como "Jesus". Ele seria o Verbo, não criado, por conta de quem todas as coisas são criadas. O Verbo então se fez nascer encarnado como Jesus.

Eles acreditam que o nome "MIGUEL" é importante para mostrar a sua verdadeira identidade, assim como Emanuel (que significa "Deus conosco"). Eles acreditam que o nome significa "aquele que é Deus" e que, como "ARCANJO" ou "comandante ou líder dos ANJOS", ele liderava os ANJOS e, por isso, a afirmação em Apocalipse 12:7-9 que identifica Jesus como sendo MIGUEL. Além disso, "MIGUEL" seria um dos muitos títulos associados ao Filho de Deus, a segunda pessoa da Divindade. E este ponto de vista não estaria de modo algum em conflito com a crença em sua Divindade Plena, pré-existência eterna e, também de maneira nenhuma, seria uma diminuição de Sua pessoa ou obra.

Ainda na visão adventista, a afirmação em I Tessalonicenses 4:16 identifica claramente Jesus com MIGUEL, assim como João 5:25.

Nas Escrituras ele é mostrado fazendo coisas que também se aplicam a Cristo desde o início, ele é também Cristo pré-encarnado.

Mórmons

Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias acredita que MIGUEL é Adão, o Antigo de Dias (de Daniel 7), um príncipe e um patriarca da família humana e que MIGUEL ajudou Jehovah (a forma celeste de Jesus) na criação do mundo sob a direção de Deus Pai.

O ANJO MIGUEL nos manuscritos do Mar Morto

Desde a publicação, em 1991, da quase totalidade dos textos descobertos no deserto da Judeia, comumente conhecidos como os manuscritos do Mar Morto, que o estudo acerca da angeologia judaica sectária e extra-bíblica teve um grande desenvolvimento.

Nestes textos, numa perspectiva que viria a ser recuperada pelos movimentos gnósticos do Século I, MIGUEL é apresentado como a figura celestial de Melquisedeque exaltado, elevado aos céus. É similarmente referido como o "príncipe da luz", conforme 11Q13, que dará combate ao "príncipe das trevas", SatãBelial ou Melkireshah (o príncipe das profundezas da Terra). Este confronto dar-se-á aquando da grande batalha celeste que antecederá o fim dos tempos e a nova vinda do fundador da comunidade essênia, o "Mestre da Justiça", como Messias escatológico.

Neste contexto, e numa descrição profundamente ambivalente, em 4Q529 e 6Q23 o triunfo definitivo da paz não lhe é atribuído, conforme alguns depreendem de Judas 1:9, acima transcrito, onde MIGUEL recusa a função de juiz escatológico, mas apenas é o seu arqui-estratega. MIGUEL recusa inclusive o título de "Senhor" e de "Salvador", ao mesmo tempo que, segundo 4Q246, aguarda que, tal como o seu modelo histórico apresentado neste texto, Antíoco Epifânio, se possa autoproclamar "um deus" e ser adorado como deus, tal como aquele em Daniel 11,36-37.

Para outros, segundo a interpretação que fazem de alguns dos manuscritos do Mar Morto, MIGUEL é mesmo apresentado como o grande usurpador do senhorio de Deus numa opinião que, com alguns matizes, é idêntica à de movimentos para-cristãos nascidos no Século XIX. Segundo aquela referida interpretação, MIGUEL louvaria o malquisto rei Sedecias, referido em 2 Reis 24:19, prometendo-lhe, inclusive, uma aliança para que este leve a bom termo os seus planos malévolos.

Em síntese, a angeologia apresentada pela interpretação destes textos não é homogénea, mas aduz um grande leque de orientações desde as menos negativas como as que consideram MIGUEL como Melquisedeque exaltado, mas com desejos de ser adorado, até às profundamente negativas, as que o concebem como próximo do malévolo rei Sedecias. Nos primeiros séculos da nossa era, esta literatura teve muita influência em círculos gnósticos vindos do helenismo platonizado na medida em que a sua falta de clareza e a ambiguidade esotérica, quase a roçar o paganismo (de facto, tais perspectivas jamais poderiam ser tidas como inspiradas, quer pelo judaísmo, quer pelo cristianismo), serviu plenamente os seus intuitos de estabelecerem pontes de contacto com o crescente influxo cultural do cristianismo e, assim, não perderem a sua importância religiosa.

Festas, patronato e ordens

Festas

Nas Igrejas CatólicaAnglicana e Luterana, a festa do ARCANJO MIGUEL ocorre em 29 de setembro (no calendário ocidental), quando também se comemoram os ANJOS GABRIEL RAFAEL, chamada de "Festa de São MIGUEL e todos os ANJOS"

Na Igreja Ortodoxa, a principal festa de São MIGUEL é em 8 de novembro (21 de novembro na maior parte das denominações ortodoxas, que ainda usam o calendário juliano), quando ele é homenageado com o resto dos "Poderes não encarnados do Céu" (os ANJOS) como sendo seu "comandante supremo". O "Milagre de São MIGUEL em Chonae" é comemorado em 6 de setembro.

Patronatos e ordens

No cristianismo medieval, MIGUEL, juntamente com São Jorge, se tornaram santos patronos da cavalaria medieval e é hoje considerado como o santo patrono dos oficiais de polícia e militares.

No século XV, Jean Molinet glorificou o ato de guerra do ARCANJO como o "primeiro feito de cavalaria e habilidade de cavaleiro que jamais fora realizado". Assim, MIGUEL se tornou o patrono natural da primeira ordem de cavalaria da França, a Ordem de São MIGUEL, de 1469. No sistema de honras britânico, uma ordem de cavalaria fundada em 1818 também foi batizada em homenagem aos dois santos guerreiros, a Ordem de São MIGUEL e São Jorge. A Ordem de MIGUEL, o Valente é a mais alta condecoração militar na Romênia.

Além de ser o patrono de guerreiros, os doentes e os aflitos também consideram o ARCANJO MIGUEL como seu santo padroeiro. Baseando-se na lenda de sua aparição do século VIII em Mont-Saint-Michel, na França, o ARCANJO também é o santo patrono dos marinheiros em seu mais famosos santuário. Após a cristianização da Alemanha, onde as montanhas eram geralmente consagradas aos deuses pagãos, os cristãos colocaram-nas sob o patronato do ARCANJO MIGUEL e diversas capelas ao santo foram erigidas por todo o país. Ele também é o santo padroeiro de Bruxelas desde a Idade Média. A cidade de Arkhangelsk, na Rússia, foi batizada em sua honra e a Ucrânia - e sua capital, Kiev - considera o ARCANJO como seu padroeiro.

 

RAFAEL (ARCANJO)

 

RAFAEL (do hebraico רָפָאֵל, transl. Rāp̄āʾēl, "Deus cura"; em árabe: رافائيل; transl. Rāfāʾīlamárico: ሩፋዔል, transl. Rāfāʾīl), o fato de RAFAEL ser considerado o portador da cura Divina, fornece indícios de que ele seja o responsável pela transição do corpo e espírito, a cura divina também pode ser entendida como a morte, ou seja RAFAEL é o ANJO da Morte. RAFAEL também conhecido como São RAFAEL ARCANJO, é o nome de um ARCANJO comum às religiões judaicacristã e islâmica, responsável por executar todos os tipos de cura. Enviado por Deus para curar em Seu Nome, RAFAEL significa "Deus cura" em hebraico; a palavra correspondente a médico é Rophe. O Cristianismo, ao "derivar" do Judaísmo, também desenvolveu algumas concepções próprias da hierarquia dos angelicais e atribuições dos angelicais e o mesmo aconteceu no islamismo. RAFAEL é o ceifador, anunciador do fim dos tempos, do Juízo Final. Alguns estudiosos afirmam que o ARCANJO RAFAEL foi enviado ao Egito durante a Páscoa. Seria ele o enviado por Deus para assassinar certos primogênitos do Egito durante a cominação das pragas egípcias. Por esta razão ele é tido como o ANJO da Morte. O ARCANJORAFAEL também teria duelado contra Samyaza a mando de Deus.

Oração

Glorioso ARCANJO São RAFAEL, que vos dignastes tomar a aparência de um simples viajante, para vos fazer o protetor do jovem Tobias; ensinai-nos a viver sobrenaturalmente, elevando sem cessar nossas almas, acima das coisas terrestres.

Vinde em nosso socorro no momento das tentações e ajudai-nos a afastar de nossas almas e de nossos trabalhos todas as influências do Inferno.

Ensinai-nos a viver neste espírito de fé, que sabe reconhecer a misericórdia Divina em todas as provações, e as utilizar para a salvação de nossas almas.

Obtende-nos a graça que vos peço <<faça o pedido>>, de inteira conformidade à vontade Divina, seja que ela nos conceda a cura dos nossos males, ou que recuse o que lhe pedimos.

São RAFAEL, guia protetor e companheiro de Tobias, dirigi-nos no caminho da salvação, preservai-nos de todo perigo e conduzi-nos ao Céu. Assim seja. <Pai Nosso, uma Ave Maria e faça o sinal da Santa Cruz>>

Judaico-cristãs

Na Bíblia, o ARCANJO RAFAEL é citado no Antigo Testamento, no Livro de Tobias (presente somente no cânon católico). No capítulo 5, versículo 4 (Tb 5,4) há o início das aparições de RAFAEL ao jovem Tobias: "(…)Tendo saído, deparou-se-he o ANJO RAFAEL, sem demonstrar, todavia, ser um ANJO de Deus". Já no capítulo 6, versículo 3 (Tb 6,3), vê-se porque imagem esculpida pelos católicos mostra o ARCANJO segurando um peixe. Eis que o grande peixe que tentou devorar Tobias e que o ANJO lhe ordenou que o dominasse para tirar-lhe o fel, o qual, é indicado que é usado pelo ARCANJO para curar o pai de Tobias devolvendo-lhe a visão. (Tb 6,11)

No capítulo 12, RAFAEL se dá a conhecer, se apresentando como ANJO (ARCANJO) de Deus (Tb 12,15) "Eu sou RAFAEL, um dos sete santos ANJOS que assistem e têm acesso à majestade do Senhor".

Não é mencionado no Novo Testamento, mas a tradição o identifica como o ANJO que agitava as águas em João 5,4. RAFAEL também é figura proeminente nos costumes do Judaísmo. Ele é um dos três angelicais que visitaram Abraão antes da devastação física de Sodoma e Gomorra.

Sua festa é celebrada no dia 29 de setembro, junto com a do ARCANJO GABRIEL e a do ARCANJO MIGUEL.

No passado era celebrado, "sozinho", no dia 24 de outubro.

Islâmicas

Israfil não é nomeado no Qur'an (Corão) diferentemente de Jibrail (GABRIEL) e Mikail (MIGUEL). De acordo com a Hadith (الحديث), Israfil (árabe RAFAEL) é o ANJO responsável por sinalizar a vinda do Juízo Final soprando a corneta (chamada Sûr) e enviando o "Sopro da Verdade". A Sûr será soprada duas vezes: da primeira virá o início do Juízo Final; da segunda, todas as almas serão chamadas a julgamento e interrogadas.

 

VERSÍCULOS DA BÍBLIA

 

  • Porém um dos SERAFINS voou para mim, trazendo na sua mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; Isaías 6:6
  • SERAFINS estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam. Isaías 6:2
  • E foi feito com QUERUBINS e palmeiras, de maneira que cada palmeira estava entre QUERUBIM e QUERUBIM, e cada QUERUBIM tinha dois rostos, Ezequiel 41:18
  • E revestiu de ouro os QUERUBINS1 Reis 6:28
  • E o ANJO do Senhor protestou a Josué, dizendo: Zacarias 3:6
  • E eis que saiu o ANJO que falava comigo, e outro ANJO lhe saiu ao encontro. Zacarias 2:3
  • Assim era também de dez côvados o outro QUERUBIM; ambos os QUERUBINS eram de uma mesma medida e de um mesmo talhe. 1 Reis 6:25
  • Farás um QUERUBIM na extremidade de uma parte, e o outro QUERUBIM na extremidade da outra parte; de uma só peça com o propiciatório, fareis os QUERUBINS nas duas extremidades dele. Êxodo 25:19
  • Então viu Gideão que era o ANJO do SENHOR e disse: Ah, Senhor DEUS, pois vi o ANJO do SENHOR face a face. Juízes 6:22
  • E nunca mais apareceu o ANJO do Senhor a Manoá, nem a sua mulher; então compreendeu Manoá que era o ANJO do Senhor. Juízes 13:21
  • Estendendo, pois, o ANJO a sua mão sobre Jerusalém, para a destruir, o Senhor se arrependeu daquele mal; e disse ao ANJO que fazia a destruição entre o povo: Basta, agora retira a tua mão. E o ANJO do Senhor estava junto à eira de Araúna, o jebuseu. 2 Samuel 24:16
  • Um QUERUBIM na extremidade de um lado, e o outro na outra extremidade do outro lado; de uma só peça com o propiciatório fez os QUERUBINS nas duas extremidades dele. Êxodo 37:8
  • Farás também dois QUERUBINS de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório. Êxodo 25:18
  • Fez também dois QUERUBINS de ouro; de obra batida os fez, nas duas extremidades do propiciatório. Êxodo 37:7
  • Então o ANJO do Senhor bradou a Abraão pela segunda vez desde os céus, Gênesis 22:15
  • E disse-me o ANJO de Deus em sonhos: Jacó! E eu disse: Eis-me aqui. Gênesis 31:11
  • E o Senhor deu ordem ao ANJO, e ele tornou a sua espada à bainha. 1 Crônicas 21:27
  • Também fez na casa do lugar santíssimo dois QUERUBINS de obra móvel, e cobriu-os de ouro. 2 Crônicas 3:10
  • E subiu sobre um QUERUBIM, e voou; e foi visto sobre as asas do vento. 2 Samuel 22:11
  • A altura de um QUERUBIM era de dez côvados, e assim a do outro QUERUBIM1 Reis 6:26
  • E as lavrou de QUERUBINS e de palmas, e de flores abertas, e as revestiu de ouro acomodado ao lavor. 1 Reis 6:35
  • E montou num QUERUBIM, e voou; sim, voou sobre as asas do vento. Salmos 18:10
  • O ANJO do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra. Salmos 34:7
  • Sejam como a moinha perante o vento; o ANJO do Senhor os faça fugir. Salmos 35:5
  • Seja o seu caminho tenebroso e escorregadio, e o ANJO do Senhor os persiga. Salmos 35:6
  • E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em ANJO de luz. 2 Coríntios 11:14
  • E apareceu nos QUERUBINS uma semelhança de mão de homem debaixo das suas asas. Ezequiel 10:8
  • Então saiu a glória do Senhor de sobre a entrada da casa, e parou sobre os QUERUBINSEzequiel 10:18
  • E respondeu o Senhor ao ANJO, que falava comigo, com palavras boas, palavras consoladoras. Zacarias 1:13
  • Josué, vestido de vestes sujas, estava diante do ANJOZacarias 3:3
  • E respondi, dizendo ao ANJO que falava comigo: Que é isto, senhor meu? Zacarias 6:4
  • E um ANJO do Senhor lhe apareceu, posto em pé, à direita do altar do incenso. Lucas 1:11
  • Disse-lhe, então, o ANJO: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus. Lucas 1:30
  • E disse Maria ao ANJO: Como se fará isto, visto que não conheço homem algum? Lucas 1:34
  • E, no mesmo instante, apareceu com o ANJO uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo: Lucas 2:13
  • E apareceu-lhe um ANJO do céu, que o fortalecia. Lucas 22:43
  • Então estendeu um QUERUBIM a sua mão dentre os QUERUBINS para o fogo que estava entre os QUERUBINS; e tomou dele, e o pôs nas mãos do que estava vestido de linho; o qual o tomou, e saiu. Ezequiel 10:7
  • Então olhei, e eis quatro rodas junto aos QUERUBINS, uma roda junto a um QUERUBIM, e outra roda junto a outro QUERUBIM; e o aspecto das rodas era como a cor da pedra de berilo. Ezequiel 10:9
  • Também a asa do outro QUERUBIM era de cinco côvados, e tocava na parede da casa; era também a outra asa de cinco côvados, que tocava na asa do outro QUERUBIM2 Crônicas 3:12
  • E Deus mandou um ANJO a Jerusalém para a destruir; e, destruindo-a ele, o Senhor olhou, e se arrependeu daquele mal, e disse ao ANJO destruidor: Basta, agora retira a tua mão. E o ANJO do Senhor estava junto à eira de Ornã, o jebuseu. 1 Crônicas 21:15
  • E respondi, dizendo ao ANJO que falava comigo: Senhor meu, que é isto? Zacarias 4:4
  • Então eu disse ao ANJO que falava comigo: Para onde levam elas o efa? Zacarias 5:10
  • Porque os QUERUBINS estendiam ambas as asas sobre o lugar da arca, e os QUERUBINS cobriam, por cima, a arca e os seus varais. 2 Crônicas 5:8
  • E o ANJO do Senhor estendeu a ponta do cajado, que estava na sua mão, e tocou a carne e os pães ázimos; então subiu o fogo da penha, e consumiu a carne e os pães ázimos; e o ANJO do Senhor desapareceu de seus olhos. Juízes 6:21
  • Porém o ANJO do Senhor disse a Manoá: Ainda que me detenhas, não comerei de teu pão; e se fizeres holocausto o oferecerás ao Senhor. Porque não sabia Manoá que era o ANJO do Senhor. Juízes 13:16
  • Também as duas portas eram de madeira de oliveira; e lavrou nelas entalhes de QUERUBINS, e de palmas, e de flores abertas, os quais revestiu de ouro; também estendeu ouro sobre os QUERUBINS e sobre as palmas. 1 Reis 6:32
  • E falou ao homem vestido de linho, dizendo: Vai por entre as rodas, até debaixo do QUERUBIM, e enche as tuas mãos de brasas acesas dentre os QUERUBINS e espalha-as sobre a cidade. E ele entrou à minha vista. Ezequiel 10:2
  • Depois farás um véu de azul, e púrpura, e carmesim, e de linho fino torcido; com QUERUBINS de obra prima se fará. Êxodo 26:31
  • Depois fez o véu de azul, e de púrpura, e de carmesim, e de linho fino torcido; de obra esmerada o fez com QUERUBINSÊxodo 36:35
  • E deitou-se, e dormiu debaixo do zimbro; e eis que então um ANJO o tocou, e lhe disse: Levanta-te, come. 1 Reis 19:5
  • E o ANJO do Senhor a achou junto a uma fonte de água no deserto, junto à fonte no caminho de Sur. Gênesis 16:7
  • Então lhe disse o ANJO do SENHOR: Torna-te para tua senhora, e humilha-te debaixo de suas mãos. Gênesis 16:9
  • Mas o ANJO do Senhor lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. Gênesis 22:11
  • E não podia Davi ir perante ele consultar a Deus; porque estava aterrorizado por causa da espada do ANJO do Senhor. 1 Crônicas 21:30
  • Também fez o véu de azul, púrpura, carmesim e linho fino; e pôs sobre ele QUERUBINS2 Crônicas 3:14
  • E sucedeu que, falando o ANJO do Senhor estas palavras a todos os filhos de Israel, o povo levantou a sua voz e chorou. Juízes 2:4
  • Então o ANJO do Senhor lhe apareceu, e lhe disse: O Senhor é contigo, homem valoroso. Juízes 6:12
  • E disse o ANJO do Senhor a Manoá: De tudo quanto eu disse à mulher se guardará ela. Juízes 13:13
  • Então Manoá disse ao ANJO do Senhor: Ora deixa que te detenhamos, e te preparemos um cabrito. Juízes 13:15
  • E no oráculo fez dois QUERUBINS de madeira de oliveira, cada um da altura de dez côvados. 1 Reis 6:23
  • O SENHOR reina; tremam os povos. Ele está assentado entre os QUERUBINS; comova-se a terra. Salmos 99:1
  • E José, despertando do sono, fez como o ANJO do Senhor lhe ordenara, e recebeu a sua mulher; Mateus 1:24
  • Morto, porém, Herodes, eis que o ANJO do Senhor apareceu num sonho a José no Egito, Mateus 2:19
  • Mas de noite um ANJO do Senhor abriu as portas da prisão e, tirando-os para fora, disse: Atos 5:19
  • Porque esta mesma noite o ANJO de Deus, de quem eu sou, e a quem sirvo, esteve comigo, Atos 27:23
  • E os QUERUBINS se elevaram ao alto; estes são os mesmos seres viventes que vi junto ao rio Quebar. Ezequiel 10:15
  • Desde o chão até acima da entrada estavam feitos os QUERUBINS e as palmeiras, como também pela parede do templo. Ezequiel 41:20
  • E o ANJO que falava comigo voltou, e despertou-me, como a um homem que é despertado do seu sono, Zacarias 4:1
  • E ao ANJO da igreja em Esmirna, escreve: Isto diz o primeiro e o último, que foi morto, e reviveu: Apocalipse 2:8
  • E ao ANJO da igreja que está em Pérgamo escreve: Isto diz aquele que tem a espada aguda de dois fios: Apocalipse 2:12
  • E ao ANJO da igreja de Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: Apocalipse 3:14
  • E a fumaça do incenso subiu com as orações dos santos desde a mão do ANJO até diante de Deus. Apocalipse 8:4
  • E tinham sobre si rei, o ANJO do abismo; em hebreu era o seu nome Abadom, e em grego Apoliom. Apocalipse 9:11
  • E o ANJO que vi estar sobre o mar e sobre a terra levantou a sua mão ao céu, Apocalipse 10:5
  • E saiu do templo, que está no céu, outro ANJO, o qual também tinha uma foice aguda. Apocalipse 14:17
  • E vi descer do céu um ANJO, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão. Apocalipse 20:1
  • E mediu o seu muro, de cento e quarenta e quatro côvados, conforme à medida de homem, que é a de um ANJOApocalipse 21:17
  • Disse então Zacarias ao ANJO: Como saberei isto? pois eu já sou velho, e minha mulher avançada em idade. Lucas 1:18
  • E, no sexto mês, foi o ANJO GABRIEL enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, Lucas 1:26
  • E eis que o ANJO do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor. Lucas 2:9
  • E, andando os QUERUBINS, andavam as rodas juntamente com eles; e, levantando os QUERUBINS as suas asas, para se elevarem de sobre a terra, também as rodas não se separavam deles. Ezequiel 10:16
  • E uma asa de um QUERUBIM era de cinco côvados, e a outra asa do QUERUBIM de outros cinco côvados; dez côvados havia desde a extremidade de uma das suas asas até à extremidade da outra das suas asas. 1 Reis 6:24
  • Porque os QUERUBINS estendiam ambas as asas sobre o lugar da arca; e os QUERUBINS cobriam, por cima, a arca e os seus varais. 1 Reis 8:7
  • Os QUERUBINS estenderão as suas asas por cima, cobrindo com elas o propiciatório; as faces deles uma defronte da outra; as faces dos QUERUBINS estarão voltadas para o propiciatório. Êxodo 25:20
  • E os QUERUBINS estendiam as asas por cima, cobrindo com elas o propiciatório; e os seus rostos estavam defronte um do outro; os rostos dos QUERUBINS estavam virados para o propiciatório. Êxodo 37:9
  • E, quanto às asas dos QUERUBINS, o seu comprimento era de vinte côvados; a asa de um deles, de cinco côvados, e tocava na parede da casa; e a outra asa de cinco côvados, e tocava na asa do outro QUERUBIM2 Crônicas 3:11
  • E o ANJO do Senhor lhe disse: Por que perguntas assim pelo meu nome, visto que é maravilhoso? Juízes 13:18
  • E, entrando o ANJO aonde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres. Lucas 1:28
  • Eis que eu envio um ANJO diante de ti, para que te guarde pelo caminho, e te leve ao lugar que te tenho preparado. Êxodo 23:20
  • E o tabernáculo farás de dez cortinas de linho fino torcido, e azul, púrpura, e carmesim; com QUERUBINS as farás de obra esmerada. Êxodo 26:1
  • E enviarei um ANJO adiante de ti, e lançarei fora os cananeus, e os amorreus, e os heteus, e os perizeus, e os heveus, e os jebuseus, Êxodo 33:2
  • Mas o ANJO do Senhor pôs-se numa vereda entre as vinhas, havendo uma parede de um e de outro lado. Números 22:24
  • E o ANJO do Senhor tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho. 1 Reis 19:7
  • Então o ANJO do Senhor disse a Elias: Desce com este, não temas. E levantou-se, e desceu com ele ao rei. 2 Reis 1:15
  • E havendo lançado fora o homem, pôs QUERUBINS ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida. Gênesis 3:24
  • Então o ANJO do Senhor ordenou a Gade que dissesse a Davi para subir e levantar um altar ao Senhor na eira de Ornã, o jebuseu. 1 Crônicas 21:18
  • E, virando-se Ornã, viu o ANJO, e esconderam-se seus quatro filhos que estavam com ele; e Ornã estava trilhando o trigo. 1 Crônicas 21:20
  • Também na casa revestiu, com ouro, as traves, os umbrais, as suas paredes e as suas portas; e lavrou QUERUBINS nas paredes. 2 Crônicas 3:7
  • E as asas destes QUERUBINS se estendiam vinte côvados; e estavam postos em pé, e os seus rostos virados para a casa. 2 Crônicas 3:13
  • Assim trouxeram os sacerdotes a arca da aliança do Senhor ao seu lugar, ao oráculo da casa, ao lugar santíssimo, até debaixo das asas dos QUERUBINS2 Crônicas 5:7
  • Amaldiçoai a Meroz, diz o ANJO do Senhor, acremente amaldiçoai aos seus moradores; porquanto não vieram ao socorro do Senhor, ao socorro do Senhor com os valorosos. Juízes 5:23
  • E o ANJO do Senhor apareceu a esta mulher, e disse-lhe: Eis que agora és estéril, e nunca tens concebido; porém conceberás, e terás um filho. Juízes 13:3
  • E todas as paredes da casa, em redor, lavrou de esculturas e entalhes de QUERUBINS, e de palmas, e de flores abertas, por dentro e por fora. 1 Reis 6:29
  • E nas placas de seus esteios e nas suas cintas lavrou QUERUBINS, leões, e palmas, segundo o espaço de cada uma, e outros adornos em redor. 1 Reis 7:36
  • Assim trouxeram os sacerdotes a arca da aliança do Senhor ao seu lugar, ao oráculo da casa, ao lugar santíssimo, até debaixo das asas dos QUERUBINS1 Reis 8:6
  • E eis que houvera um grande terremoto, porque um ANJO do Senhor, descendo do céu, chegou, removendo a pedra da porta, e sentou-se sobre ela. Mateus 28:2
  • Mas o ANJO, respondendo, disse às mulheres: Não tenhais medo; pois eu sei que buscais a Jesus, que foi crucificado. Mateus 28:5
  • Mas, ainda que nós mesmos ou um ANJO do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Gálatas 1:8
  • Então todos os que estavam assentados no conselho, fixando os olhos nele, viram o seu rosto como o rosto de um ANJOAtos 6:15
  • E, completados quarenta anos, apareceu-lhe o ANJO do Senhor no deserto do monte Sinai, numa chama de fogo no meio de uma sarça. Atos 7:30
  • E o ANJO do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai para o lado do sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserta. Atos 8:26
  • Este, quase à hora nona do dia, viu claramente numa visão um ANJO de Deus, que se dirigia para ele e dizia: Cornélio. Atos 10:3
  • E, retirando-se o ANJO que lhe falava, chamou dois dos seus criados, e a um piedoso soldado dos que estavam ao seu serviço. Atos 10:7
  • E, saindo, o seguia. E não sabia que era real o que estava sendo feito pelo ANJO, mas cuidava que via alguma visão. Atos 12:9
  • E disseram-lhe: Estás fora de ti. Mas ela afirmava que assim era. E diziam: É o seu ANJOAtos 12:15
  • E no mesmo instante feriu-o o ANJO do Senhor, porque não deu glória a Deus e, comido de bichos, expirou. Atos 12:23
  • Depois olhei, e eis que no firmamento, que estava por cima da cabeça dos QUERUBINS, apareceu sobre eles uma como pedra de safira, semelhante a forma de um trono. Ezequiel 10:1
  • E os QUERUBINS estavam ao lado direito da casa, quando entrou aquele homem; e uma nuvem encheu o átrio interior. Ezequiel 10:3
  • E o ruído das asas dos QUERUBINS se ouviu até ao átrio exterior, como a voz do Deus Todo-Poderoso, quando fala. Ezequiel 10:5
  • Estes são os seres viventes que vi debaixo do Deus de Israel, junto ao rio Quebar, e conheci que eram QUERUBINSEzequiel 10:20
  • Então os QUERUBINS elevaram as suas asas, e as rodas os acompanhavam; e a glória do Deus de Israel estava em cima sobre eles. Ezequiel 11:22
  • Tu eras o QUERUBIM, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas. Ezequiel 28:14
  • Lutou com o ANJO, e prevaleceu; chorou, e lhe suplicou; em Betel o achou, e ali falou conosco, Oséias 12:4
  • E eu disse: Senhor meu, quem são estes? E disse-me o ANJO que falava comigo: Eu te mostrarei quem são estes. Zacarias 1:9
  • E eles responderam ao ANJO do Senhor, que estava entre as murtas, e disseram: Nós já percorremos a terra, e eis que toda a terra está tranquila e quieta. Zacarias 1:11
  • E ele mostrou-me o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do ANJO do SENHOR, e Satanás estava à sua mão direita, para se lhe opor. Zacarias 3:1
  • E disse-me o ANJO: Que vês? E eu disse: Vejo um rolo volante, que tem vinte côvados de comprido e dez côvados de largo. Zacarias 5:2
  • E saiu o ANJO, que falava comigo, e disse-me: Levanta agora os teus olhos, e vê que é isto que sai. Zacarias 5:5
  • E sobre a arca os QUERUBINS da glória, que faziam sombra no propiciatório; das quais coisas não falaremos agora particularmente. Hebreus 9:5
  • E ao ANJO da igreja de Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem seus olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes ao latão reluzente: Apocalipse 2:18
  • E vi um ANJO forte, bradando com grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de desatar os seus selos? Apocalipse 5:2
  • E o ANJO tomou o incensário, e o encheu do fogo do altar, e o lançou sobre a terra; e houve depois vozes, e trovões, e relâmpagos e terremotos. Apocalipse 8:5
  • E o quinto ANJO tocou a sua trombeta, e vi uma estrela que do céu caiu na terra; e foi-lhe dada a chave do poço do abismo. Apocalipse 9:1
  • E tocou o sexto ANJO a sua trombeta, e ouvi uma voz que vinha das quatro pontas do altar de ouro, que estava diante de Deus, Apocalipse 9:13
  • A qual dizia ao sexto ANJO, que tinha a trombeta: Solta os quatro ANJOS, que estão presos junto ao grande rio Eufrates. Apocalipse 9:14
  • E outro ANJO seguiu, dizendo: Caiu, caiu Babilônia, aquela grande cidade, que a todas as nações deu a beber do vinho da ira da sua fornicação. Apocalipse 14:8
  • E o ANJO lançou a sua foice à terra e vindimou as uvas da vinha da terra, e atirou-as no grande lagar da ira de Deus. Apocalipse 14:19
  • E ouvi o ANJO das águas, que dizia: Justo és tu, ó Senhor, que és, e que eras, e hás de ser, porque julgaste estas coisas. Apocalipse 16:5
  • E depois destas coisas vi descer do céu outro ANJO, que tinha grande poder, e a terra foi iluminada com a sua glória. Apocalipse 18:1
  • Eu, Jesus, enviei o meu ANJO, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã. Apocalipse 22:16
  • E, respondendo o ANJO, disse-lhe: Eu sou GABRIEL, que assisto diante de Deus, e fui enviado a falar-te e dar-te estas alegres novas. Lucas 1:19
  • Disse então Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o ANJO ausentou-se dela. Lucas 1:38
  • E o ANJO lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: Lucas 2:10
  • Ora, a multidão que ali estava, e que a ouvira, dizia que havia sido um trovão. Outros diziam: Um ANJO lhe falou. João 12:29
  • E disse-lhe o ANJO: Cinge-te, e ata as tuas alparcas. E ele assim o fez. Disse-lhe mais: Lança às costas a tua capa, e segue-me. Atos 12:8
  • E cada um tinha quatro rostos; o rosto do primeiro era rosto de QUERUBIM, e o rosto do segundo, rosto de homem, e do terceiro era rosto de leão, e do quarto, rosto de águia. Ezequiel 10:14
  • E eis que sobreveio o ANJO do Senhor, e resplandeceu uma luz na prisão; e, tocando a Pedro na ilharga, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa. E caíram-lhe das mãos as cadeias. Atos 12:7
  • E disse-me: Estas palavras são fiéis e verdadeiras; e o Senhor, o Deus dos santos profetas, enviou o seu ANJO, para mostrar aos seus servos as coisas que em breve hão de acontecer. Apocalipse 22:6
  • Então respondeu o ANJO que falava comigo, dizendo-me: Não sabes tu o que é isto? E eu disse: Não, senhor meu. Zacarias 4:5
  • E o terceiro ANJO derramou a sua taça nos rios e nas fontes das águas, e se tornaram em sangue. Apocalipse 16:4
  • Vendo, pois, a jumenta, o ANJO do Senhor, encostou-se contra a parede, e apertou contra a parede o pé de Balaão; por isso tornou a espancá-la. Números 22:25
  • E, vendo a jumenta o ANJO do Senhor, deitou-se debaixo de Balaão; e a ira de Balaão acendeu-se, e espancou a jumenta com o bordão. Números 22:27
  • Disse-lhe mais o ANJO do Senhor: Multiplicarei sobremaneira a tua descendência, que não será contada, por numerosa que será. Gênesis 16:10
  • E disse Manoá ao ANJO do Senhor: Qual é o teu nome, para que, quando se cumprir a tua palavra, te honremos? Juízes 13:17
  • E pôs a estes QUERUBINS no meio da casa de dentro; e os QUERUBINS estendiam as asas, de maneira que a asa de um tocava na parede, e a asa do outro QUERUBIM tocava na outra parede; e as suas asas no meio da casa tocavam uma na outra.1 Reis 6:27
  • Tu, que és pastor de Israel, dá ouvidos; tu, que guias a José como a um rebanho; tu, que te assentas entre os QUERUBINS, resplandece. Salmos 80:1
  • Se com ele, pois, houver um mensageiro, um intérprete, um entre milhares, para declarar ao homem a sua retidão, Jó 33:23
  • E eu disse ao ANJO que falava comigo: Que são estes? E ele me disse: Estes são os chifres que dispersaram a Judá, a Israel e a Jerusalém. Zacarias 1:19
  • E o ANJO respondeu, dizendo-me: Estes são os quatro espíritos dos céus, saindo donde estavam perante o Senhor de toda a terra. Zacarias 6:5
  • E o ANJO de Deus, que ia diante do exército de Israel, se retirou, e ia atrás deles; também a coluna de nuvem se retirou de diante deles, e se pôs atrás deles. Êxodo 14:19
  • Porque o meu ANJO irá adiante de ti, e te levará aos amorreus, e aos heteus, e aos perizeus, e aos cananeus, heveus e jebuseus; e eu os destruirei. Êxodo 23:23
  • E ali virei a ti, e falarei contigo de cima do propiciatório, do meio dos dois QUERUBINS (que estão sobre a arca do testemunho), tudo o que eu te ordenar para os filhos de Israel. Êxodo 25:22
  • E orou Ezequias perante o Senhor e disse: Ó Senhor Deus de Israel, que habitas entre os QUERUBINS, tu mesmo, só tu és Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste os céus e a terra. 2 Reis 19:15
  • Sucedeu, pois, que naquela mesma noite saiu o ANJO do Senhor, e feriu no arraial dos assírios a cento e oitenta e cinco mil deles; e, levantando-se pela manhã cedo, eis que todos eram cadáveres. 2 Reis 19:35
  • E ouviu Deus a voz do menino, e bradou o ANJO de Deus a Agar desde os céus, e disse-lhe: Que tens, Agar? Não temas, porque Deus ouviu a voz do menino desde o lugar onde está. Gênesis 21:17
  • E ele me disse: O Senhor, em cuja presença tenho andado, enviará o seu ANJO contigo, e prosperará o teu caminho, para que tomes mulher para meu filho da minha família e da casa de meu pai; Gênesis 24:40
  • O ANJO que me livrou de todo o mal, abençoe estes rapazes, e seja chamado neles o meu nome, e o nome de meus pais Abraão e Isaque, e multipliquem-se como peixes, em multidão, no meio da terra. Gênesis 48:16
  • E apareceu-lhe o ANJO do Senhor em uma chama de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia. Êxodo 3:2
  • E então Davi com todo o Israel subiu a Baalá de Quiriate-Jearim, que está em Judá, para fazer subir dali a arca de Deus, o Senhor que habita entre os QUERUBINS, sobre a qual é invocado o seu nome. 1 Crônicas 13:6
  • E para o altar do incenso, ouro purificado, por seu peso; como também o ouro para o modelo do carro, a saber, dos QUERUBINS, que haviam de estender as asas, e cobrir a arca da aliança do Senhor. 1 Crônicas 28:18
  • E subiu o ANJO do SENHOR de Gilgal a Boquim, e disse: Do Egito vos fiz subir, e vos trouxe à terra que a vossos pais tinha jurado e disse: Nunca invalidarei a minha aliança convosco. Juízes 2:1
  • Então o ANJO do Senhor veio, e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o salvar dos midianitas. Juízes 6:11
  • Porém o ANJO de Deus lhe disse: Toma a carne e os pães ázimos, e põe-nos sobre esta penha e derrama-lhe o caldo. E assim fez. Juízes 6:20
  • E Deus ouviu a voz de Manoá; e o ANJO de Deus veio outra vez à mulher, e ela estava no campo, porém não estava com ela seu marido Manoá. Juízes 13:9
  • E sucedeu que, subindo a chama do altar para o céu, o ANJO do Senhor subiu na chama do altar; o que vendo Manoá e sua mulher, caíram em terra sobre seus rostos. Juízes 13:20
  • Respondeu, porém, Aquis, e disse a Davi: Bem o sei; e que na verdade aos meus olhos és bom como um ANJO de Deus; porém disseram os príncipes dos filisteus: Não suba este conosco à batalha. 1 Samuel 29:9
  • Para mudar o aspecto deste caso foi que o teu servo Joabe fez isto; porém sábio é meu senhor, conforme à sabedoria de um ANJO de Deus, para entender tudo o que há na terra. 2 Samuel 14:20
  • Demais disto, falsamente acusou a teu servo diante do rei meu senhor; porém o rei meu senhor é como um ANJO de Deus; faze, pois, o que parecer bem aos teus olhos. 2 Samuel 19:27
  • E sobre as cintas que estavam entre as molduras havia leões, bois, e QUERUBINS, e sobre as molduras uma base por cima; e debaixo dos leões e dos bois junturas de obra estendida. 1 Reis 7:29
  • Naquele dia o Senhor protegerá os habitantes de Jerusalém; e o mais fraco dentre eles naquele dia será como Davi, e a casa de Davi será como Deus, como o ANJO do Senhor diante deles. Zacarias 12:8
  • E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um ANJO do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo; Mateus 1:20
  • A este Moisés, ao qual haviam negado, dizendo: Quem te constituiu príncipe e juiz? a este enviou Deus como príncipe e libertador, pela mão do ANJO que lhe aparecera na sarça. Atos 7:35
  • Este é o que esteve entre a congregação no deserto, com o ANJO que lhe falava no monte Sinai, e com nossos pais, o qual recebeu as palavras de vida para no-las dar. Atos 7:38
  • E contou-nos como vira em pé um ANJO em sua casa, e lhe dissera: Envia homens a Jope, e manda chamar a Simão, que tem por sobrenome Pedro, Atos 11:13
  • E, quando passaram a primeira e segunda guarda, chegaram à porta de ferro, que dá para a cidade, a qual se lhes abriu por si mesma; e, tendo saído, percorreram uma rua, e logo o ANJO se apartou dele. Atos 12:10
  • E Pedro, tornando a si, disse: Agora sei verdadeiramente que o Senhor enviou o seu ANJO, e me livrou da mão de Herodes, e de tudo o que o povo dos judeus esperava. Atos 12:11
  • E originou-se um grande clamor; e, levantando-se os escribas da parte dos fariseus, contendiam, dizendo: Nenhum mal achamos neste homem, e, se algum espírito ou ANJO lhe falou, não lutemos contra Deus. Atos 23:9
  • E a glória do Deus de Israel se levantou de sobre o QUERUBIM, sobre o qual estava, indo até a entrada da casa; e clamou ao homem vestido de linho, que tinha o tinteiro de escrivão à sua cintura. Ezequiel 9:3
  • Então se levantou a glória do Senhor de sobre o QUERUBIM indo para a entrada da casa; e encheu-se a casa de uma nuvem, e o átrio se encheu do resplendor da glória do Senhor. Ezequiel 10:4
  • Sucedeu, pois, que, dando ele ordem ao homem vestido de linho, dizendo: Toma fogo dentre as rodas, dentre os QUERUBINS, entrou ele, e parou junto às rodas. Ezequiel 10:6
  • Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por isso te lancei, profanado, do monte de Deus, e te fiz perecer, ó QUERUBIM cobridor, do meio das pedras afogueadas. Ezequiel 28:16
  • E nelas, isto é, nas portas do templo, foram feitos QUERUBINS e palmeiras, como estavam feitos nas paredes, e havia uma trave grossa de madeira na frente do vestíbulo por fora. Ezequiel 41:25
  • Ó Senhor dos Exércitos, Deus de Israel, que habitas entre os QUERUBINS; tu mesmo, só tu és Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste os céus e a terra. Isaías 37:16
  • Então saiu o ANJO do Senhor, e feriu no arraial dos assírios a cento e oitenta e cinco mil deles; e, quando se levantaram pela manhã cedo, eis que todos estes eram corpos mortos. Isaías 37:36
  • Em toda a angústia deles ele foi angustiado, e o ANJO da sua presença os salvou; pelo seu amor, e pela sua compaixão ele os remiu; e os tomou, e os conduziu todos os dias da antiguidade. Isaías 63:9
  • Então o ANJO do Senhor respondeu, e disse: Ó Senhor dos Exércitos, até quando não terás compaixão de Jerusalém, e das cidades de Judá, contra as quais estiveste irado estes setenta anos? Zacarias 1:12
  • E o ANJO que falava comigo disse-me: Clama, dizendo: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Com grande zelo estou zelando por Jerusalém e por Sião. Zacarias 1:14
  • E disse eu: Ponham-lhe uma mitra limpa sobre a sua cabeça. E puseram uma mitra limpa sobre a sua cabeça, e vestiram-no das roupas; e o ANJO do Senhor estava em pé. Zacarias 3:5
  • Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu ANJO as enviou, e as notificou a João seu servo; Apocalipse 1:1
  • Escreve ao ANJO da igreja de Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro: Apocalipse 2:1
  • E ao ANJO da igreja que está em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete espíritos de Deus, e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto. Apocalipse 3:1
  • E ao ANJO da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre: Apocalipse 3:7
  • E vi outro ANJO subir do lado do sol nascente, e que tinha o selo do Deus vivo; e clamou com grande voz aos quatro ANJOS, a quem fora dado o poder de danificar a terra e o mar, Apocalipse 7:2
  • E o segundo ANJO tocou a trombeta; e foi lançada no mar uma coisa como um grande monte ardendo em fogo, e tornou-se em sangue a terça parte do mar. Apocalipse 8:8
  • E o terceiro ANJO tocou a sua trombeta, e caiu do céu uma grande estrela ardendo como uma tocha, e caiu sobre a terça parte dos rios, e sobre as fontes das águas. Apocalipse 8:10
  • E o quarto ANJO tocou a sua trombeta, e foi ferida a terça parte do sol, e a terça parte da lua, e a terça parte das estrelas; para que a terça parte deles se escurecesse, e a terça parte do dia não brilhasse, e semelhantemente a noite.Apocalipse 8:12
  • E vi outro ANJO forte, que descia do céu, vestido de uma nuvem; e por cima da sua cabeça estava o arco celeste, e o seu rosto era como o sol, e os seus pés como colunas de fogo; Apocalipse 10:1
  • Mas nos dias da voz do sétimo ANJO, quando tocar a sua trombeta, se cumprirá o segredo de Deus, como anunciou aos profetas, seus servos. Apocalipse 10:7
  • E a voz que eu do céu tinha ouvido tornou a falar comigo, e disse: Vai, e toma o livrinho aberto da mão do ANJO que está em pé sobre o mar e sobre a terra. Apocalipse 10:8
  • E fui ao ANJO, dizendo-lhe: Dá-me o livrinho. E ele disse-me: Toma-o, e come-o, e ele fará amargo o teu ventre, mas na tua boca será doce como mel. Apocalipse 10:9
  • E tomei o livrinho da mão do ANJO, e comi-o; e na minha boca era doce como mel; e, havendo-o comido, o meu ventre ficou amargo. Apocalipse 10:10
  • E o sétimo ANJO tocou a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre. Apocalipse 11:15
  • E vi outro ANJO voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda a nação, e tribo, e língua, e povo, Apocalipse 14:6
  • E seguiu-os o terceiro ANJO, dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na sua testa, ou na sua mão, Apocalipse 14:9
  • E outro ANJO saiu do templo, clamando com grande voz ao que estava assentado sobre a nuvem: Lança a tua foice, e sega; a hora de segar te é vinda, porque já a seara da terra está madura. Apocalipse 14:15
  • E o ANJO me disse: Por que te admiras? Eu te direi o mistério da mulher, e da besta que a traz, a qual tem sete cabeças e dez chifres. Apocalipse 17:7
  • E um forte ANJO levantou uma pedra como uma grande mó, e lançou-a no mar, dizendo: Com igual ímpeto será lançada babilônia, aquela grande cidade, e não será jamais achada. Apocalipse 18:21
  • E vi um ANJO que estava no sol, e clamou com grande voz, dizendo a todas as aves que voavam pelo meio do céu: Vinde, e ajuntai-vos à ceia do grande Deus; Apocalipse 19:17
  • E eu, João, sou aquele que vi e ouvi estas coisas. E, havendo-as ouvido e visto, prostrei-me aos pés do ANJO que mas mostrava para o adorar. Apocalipse 22:8
  • Mas o ANJO lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João. Lucas 1:13
  • E, respondendo o ANJO, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus. Lucas 1:35
  • E, quando os oito dias foram cumpridos, para circuncidar o menino, foi-lhe dado o nome de Jesus, que pelo ANJO lhe fora posto antes de ser concebido. Lucas 2:21
  • Porquanto um ANJO descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse. João 5:4
  • E, vendo Davi ao ANJO que feria o povo, falou ao Senhor, dizendo: Eis que eu sou o que pequei, e eu que iniquamente procedi; porém estas ovelhas que fizeram? Seja, pois, a tua mão contra mim, e contra a casa de meu pai. 2 Samuel 24:17
  • Como está escrito nos profetas: Eis que eu envio o meu ANJO ante a tua face, o qual preparará o teu caminho diante de ti. Marcos 1:2
  • E o quarto ANJO derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe permitido que abrasasse os homens com fogo. Apocalipse 16:8
  • E o quinto ANJO derramou a sua taça sobre o trono da besta, e o seu reino se fez tenebroso; e eles mordiam as suas línguas de dor. Apocalipse 16:10
  • E o sétimo ANJO derramou a sua taça no ar, e saiu grande voz do templo do céu, do trono, dizendo: Está feito. Apocalipse 16:17
  • Disse-lhe também o ANJO do Senhor: Eis que concebeste, e darás à luz um filho, e chamarás o seu nome Ismael; porquanto o Senhor ouviu a tua aflição. Gênesis 16:11
  • Enviou, pois, o povo a Siló, e trouxeram de lá a arca da aliança do Senhor dos Exércitos, que habita entre os QUERUBINS; e os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias, estavam ali com a arca da aliança de Deus. 1 Samuel 4:4
  • E não rejeitastes, nem desprezastes isso que era uma tentação na minha carne, antes me recebestes como um ANJO de Deus, como Jesus Cristo mesmo. Gálatas 4:14
  • E os QUERUBINS alçaram as suas asas, e se elevaram da terra aos meus olhos, quando saíram; e as rodas os acompanhavam; e cada um parou à entrada da porta oriental da casa do Senhor; e a glória do Deus de Israel estava em cima, sobre eles. Ezequiel 10:19
  • E o primeiro ANJO tocou a sua trombeta, e houve saraiva e fogo misturado com sangue, e foram lançados na terra, que foi queimada na sua terça parte; queimou-se a terça parte das árvores, e toda a erva verde foi queimada. Apocalipse 8:7
  • E o segundo ANJO derramou a sua taça no mar, que se tornou em sangue como de um morto, e morreu no mar toda a alma vivente. Apocalipse 16:3
  • E ele disse: Esta é a impiedade. E a lançou dentro do efa; e lançou sobre a boca deste o peso de chumbo. Zacarias 5:8
  • O Senhor Deus dos céus, que me tomou da casa de meu pai e da terra da minha parentela, e que me falou, e que me jurou, dizendo: À tua descendência darei esta terra; ele enviará o seu ANJO adiante da tua face, para que tomes mulher de lá para meu filho. Gênesis 24:7
  • Ou três anos de fome, ou que três meses sejas consumido diante dos teus adversários, e a espada de teus inimigos te alcance, ou que três dias a espada do Senhor, isto é, a peste na terra, e o ANJO do Senhor destrua todos os termos de Israel; vê, pois, agora, que resposta hei de levar a quem me enviou. 1 Crônicas 21:12
  • E, levantando Davi os seus olhos, viu o ANJO do Senhor, que estava entre a terra e o céu, com a sua espada desembainhada na sua mão estendida contra Jerusalém; então Davi e os anciãos, cobertos de sacos, se prostraram sobre os seus rostos. 1 Crônicas 21:16
  • Então o Senhor enviou um ANJO que destruiu a todos os homens valentes, e os líderes, e os capitães no arraial do rei da Assíria; e envergonhado voltou à sua terra; e, entrando na casa de seu deus, alguns dos seus próprios filhos, o mataram ali à espada. 2 Crônicas 32:21
  • Então a mulher entrou, e falou a seu marido, dizendo: Um homem de Deus veio a mim, cuja aparência era semelhante a de um ANJO de Deus, terribilíssima; e não lhe perguntei donde era, nem ele me disse o seu nome. Juízes 13:6
  • E levantou-se Davi, e partiu, com todo o povo que tinha consigo, para Baalim de Judá, para levarem dali para cima a arca de Deus, sobre a qual se invoca o nome, o nome do Senhor dos Exércitos, que se assenta entre os QUERUBINS2 Samuel 6:2
  • Dizia mais a tua serva: Seja agora a palavra do rei meu senhor para descanso; porque como um ANJO de Deus, assim é o rei, meu senhor, para ouvir o bem e o mal; e o SENHOR teu Deus será contigo. 2 Samuel 14:17
  • E, tendo eles se retirado, eis que o ANJO do Senhor apareceu a José num sonho, dizendo: Levanta-te, e toma o menino e sua mãe, e foge para o Egito, e demora-te lá até que eu te diga; porque Herodes há de procurar o menino para o matar. Mateus 2:13
  • E eles disseram: Cornélio, o centurião, homem justo e temente a Deus, e que tem bom testemunho de toda a nação dos judeus, foi avisado por um santo ANJO para que te chamasse a sua casa, e ouvisse as tuas palavras. Atos 10:22
  • Falou Nabucodonosor, dizendo: Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego, que enviou o seu ANJO, e livrou os seus servos, que confiaram nele, pois violaram a palavra do rei, preferindo entregar os seus corpos, para que não servissem nem adorassem algum outro deus, senão o seu Deus. Daniel 3:28
  • O meu Deus enviou o seu ANJO, e fechou a boca dos leões, para que não me fizessem dano, porque foi achada em mim inocência diante dele; e também contra ti, ó rei, não tenho cometido delito algum. Daniel 6:22
  • E veio outro ANJO, e pôs-se junto ao altar, tendo um incensário de ouro; e foi-lhe dado muito incenso, para o pôr com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro, que está diante do trono. Apocalipse 8:3
  • E saiu do altar outro ANJO, que tinha poder sobre o fogo, e clamou com grande voz ao que tinha a foice aguda, dizendo: Lança a tua foice aguda, e vindima os cachos da vinha da terra, porque já as suas uvas estão maduras. Apocalipse 14:18
  • Não consintas que a tua boca faça pecar a tua carne, nem digas diante do ANJO que foi erro; por que razão se iraria Deus contra a tua voz, e destruiria a obra das tuas mãos? Eclesiastes 5:6
  • E o sexto ANJO derramou a sua taça sobre o grande rio Eufrates; e a sua água secou-se, para que se preparasse o caminho dos reis do oriente. Apocalipse 16:12
  • Então Manoá tomou um cabrito e uma oferta de alimentos, e os ofereceu sobre uma penha ao Senhor: e houve-se o ANJO maravilhosamente, observando-o Manoá e sua mulher. Juízes 13:19
  • Porque é este de quem está escrito: Eis que diante da tua face envio o meu ANJO, que preparará diante de ti o teu caminho. Mateus 11:10
  • Porque os saduceus dizem que não há ressurreição, nem ANJO, nem espírito; mas os fariseus reconhecem uma e outra coisa. Atos 23:8
  • Este é aquele de quem está escrito: Eis que envio o meu ANJO diante da tua face, O qual preparará diante de ti o teu caminho. Lucas 7:27
  • E foi-me dada uma cana semelhante a uma vara; e chegou o ANJO, e disse: Levanta-te, e mede o templo de Deus, e o altar, e os que nele adoram. Apocalipse 11:1
  • E olhei, e ouvi um ANJO voar pelo meio do céu, dizendo com grande voz: Ai! ai! ai! dos que habitam sobre a terra! por causa das outras vozes das trombetas dos três ANJOS que hão de ainda tocar. Apocalipse 8:13
  • Louvai-o, todos os seus ANJOS; louvai-o, todos os seus exércitos. Salmos 148:2
  • Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as POTESTADES, contra os príncipes das trevas deste século, contra as HOSTES espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Efésios 6:12
  • Mas chegastes ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de ANJOSHebreus 12:22
  • E, quando vos conduzirem às sinagogas, aos magistrados e POTESTADES, não estejais solícitos de como ou do que haveis de responder, nem do que haveis de dizer. Lucas 12:11
  • Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de ARCANJO, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. 1 Tessalonicenses 4:16
  • Mas o ARCANJO MIGUEL, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda. Judas 1:9
  • E foi feito com QUERUBINS e palmeiras, de maneira que cada palmeira estava entre QUERUBIM e QUERUBIM, e cada QUERUBIM tinha dois rostos, Ezequiel 41:18
  • E eis que saiu o ANJO que falava comigo, e outro ANJO lhe saiu ao encontro. Zacarias 2:3
  • E, quanto aos ANJOS, diz: Faz dos seus ANJOS espíritos, E de seus ministros labareda de fogo. Hebreus 1:7
  • Então viu Gideão que era o ANJO do SENHOR e disse: Ah, Senhor DEUS, pois vi o ANJO do SENHOR face a face. Juízes 6:22
  • E nunca mais apareceu o ANJO do Senhor a Manoá, nem a sua mulher; então compreendeu Manoá que era o ANJO do Senhor. Juízes 13:21
  • A qual dizia ao sexto ANJO, que tinha a trombeta: Solta os quatro ANJOS, que estão presos junto ao grande rio Eufrates. Apocalipse 9:14
  • E houve batalha no céu; MIGUEL e os seus ANJOS batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus ANJOSApocalipse 12:7
  • Estendendo, pois, o ANJO a sua mão sobre Jerusalém, para a destruir, o Senhor se arrependeu daquele mal; e disse ao ANJO que fazia a destruição entre o povo: Basta, agora retira a tua mão. E o ANJO do Senhor estava junto à eira de Araúna, o jebuseu. 2 Samuel 24:16
  • Então o ANJO do Senhor bradou a Abraão pela segunda vez desde os céus, Gênesis 22:15
  • E disse-me o ANJO de Deus em sonhos: Jacó! E eu disse: Eis-me aqui. Gênesis 31:11
  • Jacó também seguiu o seu caminho, e encontraram-no os ANJOS de Deus. Gênesis 32:1
  • E o Senhor deu ordem ao ANJO, e ele tornou a sua espada à bainha. 1 Crônicas 21:27
  • E subiu sobre um QUERUBIM, e voou; e foi visto sobre as asas do vento. 2 Samuel 22:11
  • A altura de um QUERUBIM era de dez côvados, e assim a do outro QUERUBIM1 Reis 6:26
  • Louvai-o, todos os seus ANJOS; louvai-o, todos os seus exércitos. Salmos 148:2
  • E montou num QUERUBIM, e voou; sim, voou sobre as asas do vento. Salmos 18:10
  • O ANJO do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra. Salmos 34:7
  • Sejam como a moinha perante o vento; o ANJO do Senhor os faça fugir. Salmos 35:5
  • Seja o seu caminho tenebroso e escorregadio, e o ANJO do Senhor os persiga. Salmos 35:6
  • Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os ANJOS, e o serviam. Mateus 4:11
  • E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em ANJO de luz. 2 Coríntios 11:14
  • Vós, que recebestes a lei por ordenação dos ANJOS, e não a guardastes. Atos 7:53
  • E respondeu o Senhor ao ANJO, que falava comigo, com palavras boas, palavras consoladoras. Zacarias 1:13
  • Josué, vestido de vestes sujas, estava diante do ANJOZacarias 3:3
  • E respondi, dizendo ao ANJO que falava comigo: Que é isto, senhor meu? Zacarias 6:4
  • Porque não foi aos ANJOS que sujeitou o mundo futuro, de que falamos. Hebreus 2:5
  • Porque, na verdade, ele não tomou os ANJOS, mas tomou a descendência de Abraão. Hebreus 2:16
  • E um ANJO do Senhor lhe apareceu, posto em pé, à direita do altar do incenso. Lucas 1:11
  • Disse-lhe, então, o ANJO: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus. Lucas 1:30
  • E disse Maria ao ANJO: Como se fará isto, visto que não conheço homem algum? Lucas 1:34
  • E, no mesmo instante, apareceu com o ANJO uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo: Lucas 2:13
  • Porque está escrito: Mandará aos seus ANJOS, acerca de ti, que te guardem, Lucas 4:10
  • E apareceu-lhe um ANJO do céu, que o fortalecia. Lucas 22:43
  • Também a asa do outro QUERUBIM era de cinco côvados, e tocava na parede da casa; era também a outra asa de cinco côvados, que tocava na asa do outro QUERUBIM2 Crônicas 3:12
  • E Deus mandou um ANJO a Jerusalém para a destruir; e, destruindo-a ele, o Senhor olhou, e se arrependeu daquele mal, e disse ao ANJO destruidor: Basta, agora retira a tua mão. E o ANJO do Senhor estava junto à eira de Ornã, o jebuseu. 1 Crônicas 21:15
  • E respondi, dizendo ao ANJO que falava comigo: Senhor meu, que é isto? Zacarias 4:4
  • Então eu disse ao ANJO que falava comigo: Para onde levam elas o efa? Zacarias 5:10
  • Farás um QUERUBIM na extremidade de uma parte, e o outro QUERUBIM na extremidade da outra parte; de uma só peça com o propiciatório, fareis os QUERUBINS nas duas extremidades dele. Êxodo 25:19
  • E o ANJO do Senhor estendeu a ponta do cajado, que estava na sua mão, e tocou a carne e os pães ázimos; então subiu o fogo da penha, e consumiu a carne e os pães ázimos; e o ANJO do Senhor desapareceu de seus olhos. Juízes 6:21
  • Porém o ANJO do Senhor disse a Manoá: Ainda que me detenhas, não comerei de teu pão; e se fizeres holocausto o oferecerás ao Senhor. Porque não sabia Manoá que era o ANJO do Senhor. Juízes 13:16
  • E vi outro ANJO subir do lado do sol nascente, e que tinha o selo do Deus vivo; e clamou com grande voz aos quatro ANJOS, a quem fora dado o poder de danificar a terra e o mar, Apocalipse 7:2
  • E deitou-se, e dormiu debaixo do zimbro; e eis que então um ANJO o tocou, e lhe disse: Levanta-te, come. 1 Reis 19:5
  • E o ANJO do Senhor a achou junto a uma fonte de água no deserto, junto à fonte no caminho de Sur. Gênesis 16:7
  • Então lhe disse o ANJO do SENHOR: Torna-te para tua senhora, e humilha-te debaixo de suas mãos. Gênesis 16:9
  • Mas o ANJO do Senhor lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. Gênesis 22:11
  • E não podia Davi ir perante ele consultar a Deus; porque estava aterrorizado por causa da espada do ANJO do Senhor. 1 Crônicas 21:30
  • E sucedeu que, falando o ANJO do Senhor estas palavras a todos os filhos de Israel, o povo levantou a sua voz e chorou. Juízes 2:4
  • Então o ANJO do Senhor lhe apareceu, e lhe disse: O Senhor é contigo, homem valoroso. Juízes 6:12
  • E disse o ANJO do Senhor a Manoá: De tudo quanto eu disse à mulher se guardará ela. Juízes 13:13
  • Então Manoá disse ao ANJO do Senhor: Ora deixa que te detenhamos, e te preparemos um cabrito. Juízes 13:15
  • Lançou sobre eles o ardor da sua ira, furor, indignação, e angústia, mandando maus ANJOS contra eles. Salmos 78:49
  • Porque aos seus ANJOS dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. Salmos 91:11
  • Bendizei ao Senhor, todos os seus ANJOS, vós que excedeis em força, que guardais os seus mandamentos, obedecendo à voz da sua palavra. Salmos 103:20
  • E José, despertando do sono, fez como o ANJO do Senhor lhe ordenara, e recebeu a sua mulher; Mateus 1:24
  • Morto, porém, Herodes, eis que o ANJO do Senhor apareceu num sonho a José no Egito, Mateus 2:19
  • O inimigo, que o semeou, é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os ANJOSMateus 13:39
  • Assim será na consumação dos séculos: virão os ANJOS, e separarão os maus de entre os justos, Mateus 13:49
  • Não sabeis vós que havemos de julgar os ANJOS? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida? 1 Coríntios 6:3
  • Portanto, a mulher deve ter sobre a cabeça sinal de poderio, por causa dos ANJOS1 Coríntios 11:10
  • E viu dois ANJOS vestidos de branco, assentados onde jazera o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. João 20:12
  • Mas de noite um ANJO do Senhor abriu as portas da prisão e, tirando-os para fora, disse: Atos 5:19
  • Porque esta mesma noite o ANJO de Deus, de quem eu sou, e a quem sirvo, esteve comigo, Atos 27:23
  • E o ANJO que falava comigo voltou, e despertou-me, como a um homem que é despertado do seu sono, Zacarias 4:1
  • Eis que ele não confia nos seus servos e aos seus ANJOS atribui loucura; Jó 4:18
  • Feito tanto mais excelente do que os ANJOS, quanto herdou mais excelente nome do que eles. Hebreus 1:4
  • E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz:E todos os ANJOS de Deus o adorem. Hebreus 1:6
  • Tu o fizeste um pouco menor do que os ANJOS, de glória e de honra o coroaste, e o constituíste sobre as obras de tuas mãos; Hebreus 2:7
  • Mas chegastes ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de ANJOSHebreus 12:22
  • Não vos esqueçais da hospitalidade, porque por ela alguns, não o sabendo, hospedaram ANJOSHebreus 13:2
  • O qual está à destra de Deus, tendo subido ao céu, havendo-se-lhe sujeitado os ANJOS, e as autoridades, e as potências. 1 Pedro 3:22
  • E ao ANJO da igreja em Esmirna, escreve: Isto diz o primeiro e o último, que foi morto, e reviveu: Apocalipse 2:8
  • E ao ANJO da igreja que está em Pérgamo escreve: Isto diz aquele que tem a espada aguda de dois fios: Apocalipse 2:12
  • E ao ANJO da igreja de Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: Apocalipse 3:14
  • E vi os sete ANJOS, que estavam diante de Deus, e foram-lhes dadas sete trombetas. Apocalipse 8:2
  • E a fumaça do incenso subiu com as orações dos santos desde a mão do ANJO até diante de Deus. Apocalipse 8:4
  • E os sete ANJOS, que tinham as sete trombetas, prepararam-se para tocá-las. Apocalipse 8:6
  • E tinham sobre si rei, o ANJO do abismo; em hebreu era o seu nome Abadom, e em grego Apoliom. Apocalipse 9:11
  • E o ANJO que vi estar sobre o mar e sobre a terra levantou a sua mão ao céu,Apocalipse 10:5
  • E saiu do templo, que está no céu, outro ANJO, o qual também tinha uma foice aguda. Apocalipse 14:17
  • E vi descer do céu um ANJO, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão. Apocalipse 20:1
  • E mediu o seu muro, de cento e quarenta e quatro côvados, conforme à medida de homem, que é a de um ANJOApocalipse 21:17
  • Disse então Zacarias ao ANJO: Como saberei isto? pois eu já sou velho, e minha mulher avançada em idade. Lucas 1:18
  • E, no sexto mês, foi o ANJO GABRIEL enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, Lucas 1:26
  • E eis que o ANJO do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor. Lucas 2:9
  • Mas quem me negar diante dos homens será negado diante dos ANJOS de Deus. Lucas 12:9
  • Porque já não podem mais morrer; pois são iguais aos ANJOS, e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição. Lucas 20:36
  • Um QUERUBIM na extremidade de um lado, e o outro na outra extremidade do outro lado; de uma só peça com o propiciatório fez os QUERUBINS nas duas extremidades dele. Êxodo 37:8
  • E o ANJO do Senhor lhe disse: Por que perguntas assim pelo meu nome, visto que é maravilhoso? Juízes 13:18
  • Assim era também de dez côvados o outro QUERUBIM; ambos os QUERUBINS eram de uma mesma medida e de um mesmo talhe. 1 Reis 6:25
  • E, entrando o ANJO aonde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres. Lucas 1:28
  • Eis que eu envio um ANJO diante de ti, para que te guarde pelo caminho, e te leve ao lugar que te tenho preparado. Êxodo 23:20
  • E enviarei um ANJO adiante de ti, e lançarei fora os cananeus, e os amorreus, e os heteus, e os perizeus, e os heveus, e os jebuseus, Êxodo 33:2
  • Mas o ANJO do Senhor pôs-se numa vereda entre as vinhas, havendo uma parede de um e de outro lado. Números 22:24
  • E o ANJO do Senhor tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho. 1 Reis 19:7
  • Então o ANJO do Senhor disse a Elias: Desce com este, não temas. E levantou-se, e desceu com ele ao rei. 2 Reis 1:15
  • E sonhou: e eis uma escada posta na terra, cujo topo tocava nos céus; e eis que os ANJOS de Deus subiam e desciam por ela; Gênesis 28:12
  • Então o ANJO do Senhor ordenou a Gade que dissesse a Davi para subir e levantar um altar ao Senhor na eira de Ornã, o jebuseu. 1 Crônicas 21:18
  • E, virando-se Ornã, viu o ANJO, e esconderam-se seus quatro filhos que estavam com ele; e Ornã estava trilhando o trigo. 1 Crônicas 21:20
  • Amaldiçoai a Meroz, diz o ANJO do Senhor, acremente amaldiçoai aos seus moradores; porquanto não vieram ao socorro do Senhor, ao socorro do Senhor com os valorosos. Juízes 5:23
  • E o ANJO do Senhor apareceu a esta mulher, e disse-lhe: Eis que agora és estéril, e nunca tens concebido; porém conceberás, e terás um filho. Juízes 13:3
  • Mandará o Filho do homem os seus ANJOS, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniquidade. Mateus 13:41
  • Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus ANJOS; e então dará a cada um segundo as suas obras. Mateus 16:27
  • E ele enviará os seus ANJOS com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus. Mateus 24:31
  • Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os ANJOS do céu, mas unicamente meu Pai. Mateus 24:36
  • E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos ANJOS com ele, então se assentará no trono da sua glória; Mateus 25:31
  • Ou pensas tu que eu não poderia agora orar a meu Pai, e que ele não me daria mais de doze legiões de ANJOSMateus 26:53
  • E eis que houvera um grande terremoto, porque um ANJO do Senhor, descendo do céu, chegou, removendo a pedra da porta, e sentou-se sobre ela. Mateus 28:2
  • Mas o ANJO, respondendo, disse às mulheres: Não tenhais medo; pois eu sei que buscais a Jesus, que foi crucificado. Mateus 28:5
  • E ali esteve no deserto quarenta dias, tentado por Satanás. E vivia entre as feras, e os ANJOS o serviam. Marcos 1:13
  • Mas, ainda que nós mesmos ou um ANJO do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Gálatas 1:8
  • Conjuro-te diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, e dos ANJOS eleitos, que sem prevenção guardes estas coisas, nada fazendo por parcialidade. 1 Timóteo 5:21
  • Então todos os que estavam assentados no conselho, fixando os olhos nele, viram o seu rosto como o rosto de um ANJOAtos 6:15
  • E, completados quarenta anos, apareceu-lhe o ANJO do Senhor no deserto do monte Sinai, numa chama de fogo no meio de uma sarça. Atos 7:30
  • E o ANJO do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai para o lado do sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserta. Atos 8:26
  • Este, quase à hora nona do dia, viu claramente numa visão um ANJO de Deus, que se dirigia para ele e dizia: Cornélio. Atos 10:3
  • E, retirando-se o ANJO que lhe falava, chamou dois dos seus criados, e a um piedoso soldado dos que estavam ao seu serviço. Atos 10:7
  • E, saindo, o seguia. E não sabia que era real o que estava sendo feito pelo ANJO, mas cuidava que via alguma visão. Atos 12:9
  • E disseram-lhe: Estás fora de ti. Mas ela afirmava que assim era. E diziam: É o seu ANJOAtos 12:15
  • E no mesmo instante feriu-o o ANJO do Senhor, porque não deu glória a Deus e, comido de bichos, expirou. Atos 12:23
  • Porque os saduceus dizem que não há ressurreição, nem ANJO, nem espírito; mas os fariseus reconhecem uma e outra coisa. Atos 23:8
  • Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os ANJOS, nem os principados, nem as POTESTADES, nem o presente, nem o porvir, Romanos 8:38
  • Tu eras o QUERUBIM, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas. Ezequiel 28:14
  • Lutou com o ANJO, e prevaleceu; chorou, e lhe suplicou; em Betel o achou, e ali falou conosco, Oséias 12:4
  • E eu disse: Senhor meu, quem são estes? E disse-me o ANJO que falava comigo: Eu te mostrarei quem são estes. Zacarias 1:9
  • E eles responderam ao ANJO do Senhor, que estava entre as murtas, e disseram: Nós já percorremos a terra, e eis que toda a terra está tranqüila e quieta. Zacarias 1:11
  • E ele mostrou-me o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do ANJO do SENHOR, e Satanás estava à sua mão direita, para se lhe opor. Zacarias 3:1
  • E disse-me o ANJO: Que vês? E eu disse: Vejo um rolo volante, que tem vinte côvados de comprido e dez côvados de largo. Zacarias 5:2
  • E saiu o ANJO, que falava comigo, e disse-me: Levanta agora os teus olhos, e vê que é isto que sai. Zacarias 5:5
  • E a qual dos ANJOS disse jamais: Assenta-te à minha destra, Até que ponha a teus inimigos por escabelo de teus pés? Hebreus 1:13
  • Porque, se a palavra falada pelos ANJOS permaneceu firme, e toda a transgressão e desobediência recebeu a justa retribuição, Hebreus 2:2
  • Enquanto os ANJOS, sendo maiores em força e poder, não pronunciam contra eles juízo blasfemo diante do Senhor. 2 Pedro 2:11
  • E ao ANJO da igreja de Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem seus olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes ao latão reluzente: Apocalipse 2:18
  • E vi um ANJO forte, bradando com grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de desatar os seus selos? Apocalipse 5:2
  • E olhei, e ouvi a voz de muitos ANJOS ao redor do trono, e dos animais, e dos anciãos; e era o número deles milhões de milhões, e milhares de milhares, Apocalipse 5:11
  • E todos os ANJOS estavam ao redor do trono, e dos anciãos, e dos quatro animais; e prostraram-se diante do trono sobre seus rostos, e adoraram a Deus, Apocalipse 7:11
  • E o ANJO tomou o incensário, e o encheu do fogo do altar, e o lançou sobre a terra; e houve depois vozes, e trovões, e relâmpagos e terremotos. Apocalipse 8:5
  • E o quinto ANJO tocou a sua trombeta, e vi uma estrela que do céu caiu na terra; e foi-lhe dada a chave do poço do abismo. Apocalipse 9:1
  • E tocou o sexto ANJO a sua trombeta, e ouvi uma voz que vinha das quatro pontas do altar de ouro, que estava diante de Deus, Apocalipse 9:13
  • E foram soltos os quatro ANJOS, que estavam preparados para a hora, e dia, e mês, e ano, a fim de matarem a terça parte dos homens. Apocalipse 9:15
  • E outro ANJO seguiu, dizendo: Caiu, caiu Babilônia, aquela grande cidade, que a todas as nações deu a beber do vinho da ira da sua fornicação. Apocalipse 14:8
  • E o ANJO lançou a sua foice à terra e vindimou as uvas da vinha da terra, e atirou-as no grande lagar da ira de Deus. Apocalipse 14:19
  • E vi outro grande e admirável sinal no céu: sete ANJOS, que tinham as sete últimas pragas; porque nelas é consumada a ira de Deus. Apocalipse 15:1
  • E os sete ANJOS que tinham as sete pragas saíram do templo, vestidos de linho puro e resplandecente, e cingidos com cintos de ouro pelos peitos. Apocalipse 15:6
  • E ouvi, vinda do templo, uma grande voz, que dizia aos sete ANJOS: Ide, e derramai sobre a terra as sete taças da ira de Deus. Apocalipse 16:1
  • E ouvi o ANJO das águas, que dizia: Justo és tu, ó Senhor, que és, e que eras, e hás de ser, porque julgaste estas coisas. Apocalipse 16:5
  • E depois destas coisas vi descer do céu outro ANJO, que tinha grande poder, e a terra foi iluminada com a sua glória. Apocalipse 18:1
  • Eu, Jesus, enviei o meu ANJO, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã. Apocalipse 22:16
  • Porquanto, quando ressuscitarem dentre os mortos, nem casarão, nem se darão em casamento, mas serão como os ANJOS que estão nos céus. Marcos 12:25
  • E ele enviará os seus ANJOS, e ajuntará os seus escolhidos, desde os quatro ventos, da extremidade da terra até a extremidade do céu. Marcos 13:27
  • Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os ANJOS que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai. Marcos 13:32
  • E, respondendo o ANJO, disse-lhe: Eu sou GABRIEL, que assisto diante de Deus, e fui enviado a falar-te e dar-te estas alegres novas. Lucas 1:19
  • Disse então Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o ANJO ausentou-se dela. Lucas 1:38
  • E o ANJO lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: Lucas 2:10
  • E digo-vos que todo aquele que me confessar diante dos homens também o Filho do homem o confessará diante dos ANJOS de Deus. Lucas 12:8
  • Assim vos digo que há alegria diante dos ANJOS de Deus por um pecador que se arrepende. Lucas 15:10
  • E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos ANJOS para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado. Lucas 16:22
  • E, não achando o seu corpo, voltaram, dizendo que também tinham visto uma visão de ANJOS, que dizem que ele vive. Lucas 24:23
  • E disse-lhe: Na verdade, na verdade vos digo que daqui em diante vereis o céu aberto, e os ANJOS de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem. João 1:51
  • Ora, a multidão que ali estava, e que a ouvira, dizia que havia sido um trovão. Outros diziam: Um ANJO lhe falou. João 12:29
  • E disse-lhe o ANJO: Cinge-te, e ata as tuas alparcas. E ele assim o fez. Disse-lhe mais: Lança às costas a tua capa, e segue-me. Atos 12:8
  • E eis que sobreveio o ANJO do Senhor, e resplandeceu uma luz na prisão; e, tocando a Pedro na ilharga, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa. E caíram-lhe das mãos as cadeias. Atos 12:7
  • Então olhei, e eis quatro rodas junto aos QUERUBINS, uma roda junto a um QUERUBIM, e outra roda junto a outro QUERUBIM; e o aspecto das rodas era como a cor da pedra de berilo. Ezequiel 10:9
  • E disse-me: Estas palavras são fiéis e verdadeiras; e o Senhor, o Deus dos santos profetas, enviou o seu ANJO, para mostrar aos seus servos as coisas que em breve hão de acontecer. Apocalipse 22:6
  • Porque na ressurreição nem casam nem são dados em casamento; mas serão como os ANJOS de Deus no céu. Mateus 22:30
  • Então respondeu o ANJO que falava comigo, dizendo-me: Não sabes tu o que é isto? E eu disse: Não, senhor meu. Zacarias 4:5
  • E o terceiro ANJO derramou a sua taça nos rios e nas fontes das águas, e se tornaram em sangue. Apocalipse 16:4
  • Vendo, pois, a jumenta, o ANJO do Senhor, encostou-se contra a parede, e apertou contra a parede o pé de Balaão; por isso tornou a espancá-la. Números 22:25
  • E, vendo a jumenta o ANJO do Senhor, deitou-se debaixo de Balaão; e a ira de Balaão acendeu-se, e espancou a jumenta com o bordão. Números 22:27
  • Disse-lhe mais o ANJO do Senhor: Multiplicarei sobremaneira a tua descendência, que não será contada, por numerosa que será. Gênesis 16:10
  • E disse Manoá ao ANJO do Senhor: Qual é o teu nome, para que, quando se cumprir a tua palavra, te honremos? Juízes 13:17
  • E uma asa de um QUERUBIM era de cinco côvados, e a outra asa do QUERUBIM de outros cinco côvados; dez côvados havia desde a extremidade de uma das suas asas até à extremidade da outra das suas asas. 1 Reis 6:24
  • E a vós, que sois atribulados, descanso conosco, quando se manifestar o Senhor Jesus desde o céu com os ANJOS do seu poder, 2 Tessalonicenses 1:7
  • E eu disse ao ANJO que falava comigo: Que são estes? E ele me disse: Estes são os chifres que dispersaram a Judá, a Israel e a Jerusalém. Zacarias 1:19
  • E o ANJO respondeu, dizendo-me: Estes são os quatro espíritos dos céus, saindo donde estavam perante o Senhor de toda a terra. Zacarias 6:5
  • E um dos quatro animais deu aos sete ANJOS sete taças de ouro, cheias da ira de Deus, que vive para todo o sempre. Apocalipse 15:7
  • O homem comeu o pão dos ANJOS; ele lhes mandou comida a fartar. Salmos 78:25
  • Pois pouco menor o fizeste do que os ANJOS, e de glória e de honra o coroaste. Salmos 8:5
  • E o ANJO de Deus, que ia diante do exército de Israel, se retirou, e ia atrás deles; também a coluna de nuvem se retirou de diante deles, e se pôs atrás deles. Êxodo 14:19
  • Porque o meu ANJO irá adiante de ti, e te levará aos amorreus, e aos heteus, e aos perizeus, e aos cananeus, heveus e jebuseus; e eu os destruirei. Êxodo 23:23
  • Vai, pois, agora, conduze este povo para onde te tenho dito; eis que o meu ANJO irá adiante de ti; porém no dia da minha visitação visitarei neles o seu pecado. Êxodo 32:34
  • E clamamos ao Senhor, e ele ouviu a nossa voz, e mandou um ANJO, e nos tirou do Egito; e eis que estamos em Cades, cidade na extremidade dos teus termos. Números 20:16
  • E a ira de Deus acendeu-se, porque ele se ia; e o ANJO do Senhor pôs-se-lhe no caminho por adversário; e ele ia caminhando, montado na sua jumenta, e dois de seus servos com ele. Números 22:22
  • Viu, pois, a jumenta o ANJO do Senhor, que estava no caminho, com a sua espada desembainhada na mão; pelo que desviou-se a jumenta do caminho, indo pelo campo; então Balaão espancou a jumenta para fazê-la tornar ao caminho. Números 22:23
  • Então o ANJO do Senhor passou mais adiante, e pôs-se num lugar estreito, onde não havia caminho para se desviar nem para a direita nem para a esquerda. Números 22:26
  • Então o Senhor abriu os olhos a Balaão, e ele viu o ANJO do Senhor, que estava no caminho e a sua espada desembainhada na mão; pelo que inclinou a cabeça, e prostrou-se sobre a sua face. Números 22:31
  • Então o ANJO do Senhor lhe disse: Por que já três vezes espancaste a tua jumenta? Eis que eu saí para ser teu adversário, porquanto o teu caminho é perverso diante de mim; Números 22:32
  • Então Balaão disse ao ANJO do Senhor: Pequei, porque não sabia que estavas neste caminho para te opores a mim; e agora, se parece mal aos teus olhos, voltarei. Números 22:34
  • E disse o ANJO do Senhor a Balaão: Vai-te com estes homens; mas somente a palavra que eu falar a ti, esta falarás. Assim Balaão se foi com os príncipes de Balaque. Números 22:35
  • E ele lhe disse: Também eu sou profeta como tu, e um ANJO me falou por ordem do Senhor, dizendo: Faze-o voltar contigo à tua casa, para que coma pão e beba água (porém mentiu-lhe). 1 Reis 13:18
  • Mas o ANJO do Senhor disse a Elias, o tisbita: Levanta-te, sobe para te encontrares com os mensageiros do rei de Samaria, e dize-lhes: Porventura não há Deus em Israel, para irdes consultar a Baal-Zebube, deus de Ecrom? 2 Reis 1:3
  • Sucedeu, pois, que naquela mesma noite saiu o ANJO do Senhor, e feriu no arraial dos assírios a cento e oitenta e cinco mil deles; e, levantando-se pela manhã cedo, eis que todos eram cadáveres. 2 Reis 19:35
  • E vieram os dois ANJOS a Sodoma à tarde, e estava Ló assentado à porta de Sodoma; e vendo-os Ló, levantou-se ao seu encontro e inclinou-se com o rosto à terra; Gênesis 19:1
  • E ao amanhecer os ANJOS apertaram com Ló, dizendo: Levanta-te, toma tua mulher e tuas duas filhas que aqui estão, para que não pereças na injustiça desta cidade. Gênesis 19:15
  • E ouviu Deus a voz do menino, e bradou o ANJO de Deus a Agar desde os céus, e disse-lhe: Que tens, Agar? Não temas, porque Deus ouviu a voz do menino desde o lugar onde está. Gênesis 21:17
  • E ele me disse: O Senhor, em cuja presença tenho andado, enviará o seu ANJO contigo, e prosperará o teu caminho, para que tomes mulher para meu filho da minha família e da casa de meu pai; Gênesis 24:40
  • O ANJO que me livrou de todo o mal, abençoe estes rapazes, e seja chamado neles o meu nome, e o nome de meus pais Abraão e Isaque, e multipliquem-se como peixes, em multidão, no meio da terra. Gênesis 48:16
  • E apareceu-lhe o ANJO do Senhor em uma chama de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia. Êxodo 3:2
  • E, quanto às asas dos QUERUBINS, o seu comprimento era de vinte côvados; a asa de um deles, de cinco côvados, e tocava na parede da casa; e a outra asa de cinco côvados, e tocava na asa do outro QUERUBIM2 Crônicas 3:11
  • E subiu o ANJO do SENHOR de Gilgal a Boquim, e disse: Do Egito vos fiz subir, e vos trouxe à terra que a vossos pais tinha jurado e disse: Nunca invalidarei a minha aliança convosco. Juízes 2:1
  • Então o ANJO do Senhor veio, e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o salvar dos midianitas. Juízes 6:11
  • Porém o ANJO de Deus lhe disse: Toma a carne e os pães ázimos, e põe-nos sobre esta penha e derrama-lhe o caldo. E assim fez. Juízes 6:20
  • E Deus ouviu a voz de Manoá; e o ANJO de Deus veio outra vez à mulher, e ela estava no campo, porém não estava com ela seu marido Manoá. Juízes 13:9
  • E sucedeu que, subindo a chama do altar para o céu, o ANJO do Senhor subiu na chama do altar; o que vendo Manoá e sua mulher, caíram em terra sobre seus rostos. Juízes 13:20
  • Respondeu, porém, Aquis, e disse a Davi: Bem o sei; e que na verdade aos meus olhos és bom como um ANJO de Deus; porém disseram os príncipes dos filisteus: Não suba este conosco à batalha. 1 Samuel 29:9
  • Para mudar o aspecto deste caso foi que o teu servo Joabe fez isto; porém sábio é meu senhor, conforme à sabedoria de um ANJO de Deus, para entender tudo o que há na terra. 2 Samuel 14:20
  • Demais disto, falsamente acusou a teu servo diante do rei meu senhor; porém o rei meu senhor é como um ANJO de Deus; faze, pois, o que parecer bem aos teus olhos. 2 Samuel 19:27
  • Naquele dia o Senhor protegerá os habitantes de Jerusalém; e o mais fraco dentre eles naquele dia será como Davi, e a casa de Davi será como Deus, como o ANJO do Senhor diante deles. Zacarias 12:8
  • E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um ANJO do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo; Mateus 1:20
  • Vede, não desprezeis algum destes pequeninos, porque eu vos digo que os seus ANJOS nos céus sempre vêem a face de meu Pai que está nos céus. Mateus 18:10
  • Porquanto, qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai, com os santos ANJOS. Marcos 8:38
  • Porque tenho para mim, que Deus a nós, apóstolos, nos pôs por últimos, como condenados à morte; pois somos feitos espetáculo ao mundo, aos ANJOS, e aos homens. 1 Coríntios 4:9
  • Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos ANJOS, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. 1 Coríntios 13:1
  • Logo, para que é a lei? Foi ordenada por causa das transgressões, até que viesse a posteridade a quem a promessa tinha sido feita; e foi posta pelos ANJOS na mão de um medianeiro. Gálatas 3:19
  • Ninguém vos domine a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto dos ANJOS, envolvendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão, Colossenses 2:18
  • E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Deus se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos ANJOS, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória. 1 Timóteo 3:16
  • A este Moisés, ao qual haviam negado, dizendo: Quem te constituiu príncipe e juiz? a este enviou Deus como príncipe e libertador, pela mão do ANJO que lhe aparecera na sarça. Atos 7:35
  • Este é o que esteve entre a congregação no deserto, com o ANJO que lhe falava no monte Sinai, e com nossos pais, o qual recebeu as palavras de vida para no-las dar. Atos 7:38
  • E contou-nos como vira em pé um ANJO em sua casa, e lhe dissera: Envia homens a Jope, e manda chamar a Simão, que tem por sobrenome Pedro, Atos 11:13
  • E, quando passaram a primeira e segunda guarda, chegaram à porta de ferro, que dá para a cidade, a qual se lhes abriu por si mesma; e, tendo saído, percorreram uma rua, e logo o ANJO se apartou dele. Atos 12:10
  • E Pedro, tornando a si, disse: Agora sei verdadeiramente que o Senhor enviou o seu ANJO, e me livrou da mão de Herodes, e de tudo o que o povo dos judeus esperava. Atos 12:11
  • E originou-se um grande clamor; e, levantando-se os escribas da parte dos fariseus, contendiam, dizendo: Nenhum mal achamos neste homem, e, se algum espírito ou ANJO lhe falou, não lutemos contra Deus. Atos 23:9
  • E a glória do Deus de Israel se levantou de sobre o QUERUBIM, sobre o qual estava, indo até a entrada da casa; e clamou ao homem vestido de linho, que tinha o tinteiro de escrivão à sua cintura. Ezequiel 9:3
  • E cada um tinha quatro rostos; o rosto do primeiro era rosto de QUERUBIM, e o rosto do segundo, rosto de homem, e do terceiro era rosto de leão, e do quarto, rosto de águia. Ezequiel 10:14
  • Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por isso te lancei, profanado, do monte de Deus, e te fiz perecer, ó QUERUBIM cobridor, do meio das pedras afogueadas. Ezequiel 28:16
  • Então saiu o ANJO do Senhor, e feriu no arraial dos assírios a cento e oitenta e cinco mil deles; e, quando se levantaram pela manhã cedo, eis que todos estes eram corpos mortos. Isaías 37:36
  • Em toda a angústia deles ele foi angustiado, e o ANJO da sua presença os salvou; pelo seu amor, e pela sua compaixão ele os remiu; e os tomou, e os conduziu todos os dias da antiguidade. Isaías 63:9
  • Então o ANJO do Senhor respondeu, e disse: Ó Senhor dos Exércitos, até quando não terás compaixão de Jerusalém, e das cidades de Judá, contra as quais estiveste irado estes setenta anos? Zacarias 1:12
  • E o ANJO que falava comigo disse-me: Clama, dizendo: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Com grande zelo estou zelando por Jerusalém e por Sião. Zacarias 1:14
  • E disse eu: Ponham-lhe uma mitra limpa sobre a sua cabeça. E puseram uma mitra limpa sobre a sua cabeça, e vestiram-no das roupas; e o ANJO do Senhor estava em pé. Zacarias 3:5
  • Porque, a qual dos ANJOS disse jamais: Tu és meu Filho, Hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei por Pai, E ele me será por Filho? Hebreus 1:5
  • Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os ANJOS, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos. Hebreus 2:9
  • Porque, se Deus não perdoou aos ANJOS que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo; 2 Pedro 2:4
  • E aos ANJOS que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia; Judas 1:6
  • Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu ANJO as enviou, e as notificou a João seu servo; Apocalipse 1:1
  • O mistério das sete estrelas, que viste na minha destra, e dos sete castiçais de ouro. As sete estrelas são os ANJOS das sete igrejas, e os sete castiçais, que viste, são as sete igrejas. Apocalipse 1:20
  • Escreve ao ANJO da igreja de Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro: Apocalipse 2:1
  • E ao ANJO da igreja que está em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete espíritos de Deus, e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto. Apocalipse 3:1
  • O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus ANJOSApocalipse 3:5
  • E ao ANJO da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre: Apocalipse 3:7
  • E depois destas coisas vi quatro ANJOS que estavam sobre os quatro cantos da terra, retendo os quatro ventos da terra, para que nenhum vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem contra árvore alguma. Apocalipse 7:1
  • E o segundo ANJO tocou a trombeta; e foi lançada no mar uma coisa como um grande monte ardendo em fogo, e tornou-se em sangue a terça parte do mar. Apocalipse 8:8
  • E o terceiro ANJO tocou a sua trombeta, e caiu do céu uma grande estrela ardendo como uma tocha, e caiu sobre a terça parte dos rios, e sobre as fontes das águas. Apocalipse 8:10
  • E o quarto ANJO tocou a sua trombeta, e foi ferida a terça parte do sol, e a terça parte da lua, e a terça parte das estrelas; para que a terça parte deles se escurecesse, e a terça parte do dia não brilhasse, e semelhantemente a noite. Apocalipse 8:12
  • E vi outro ANJO forte, que descia do céu, vestido de uma nuvem; e por cima da sua cabeça estava o arco celeste, e o seu rosto era como o sol, e os seus pés como colunas de fogo; Apocalipse 10:1
  • Mas nos dias da voz do sétimo ANJO, quando tocar a sua trombeta, se cumprirá o segredo de Deus, como anunciou aos profetas, seus servos. Apocalipse 10:7
  • E a voz que eu do céu tinha ouvido tornou a falar comigo, e disse: Vai, e toma o livrinho aberto da mão do ANJO que está em pé sobre o mar e sobre a terra. Apocalipse 10:8
  • E fui ao ANJO, dizendo-lhe: Dá-me o livrinho. E ele disse-me: Toma-o, e come-o, e ele fará amargo o teu ventre, mas na tua boca será doce como mel. Apocalipse 10:9
  • E tomei o livrinho da mão do ANJO, e comi-o; e na minha boca era doce como mel; e, havendo-o comido, o meu ventre ficou amargo. Apocalipse 10:10
  • E o sétimo ANJO tocou a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre. Apocalipse 11:15
  • E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus ANJOS foram lançados com ele. Apocalipse 12:9
  • E vi outro ANJO voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda a nação, e tribo, e língua, e povo, Apocalipse 14:6
  • E seguiu-os o terceiro ANJO, dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na sua testa, ou na sua mão, Apocalipse 14:9
  • Também este beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos ANJOS e diante do Cordeiro. Apocalipse 14:10
  • E outro ANJO saiu do templo, clamando com grande voz ao que estava assentado sobre a nuvem: Lança a tua foice, e sega; a hora de segar te é vinda, porque já a seara da terra está madura. Apocalipse 14:15
  • E o templo encheu-se com a fumaça da glória de Deus e do seu poder; e ninguém podia entrar no templo, até que se consumassem as sete pragas dos sete ANJOSApocalipse 15:8
  • E veio um dos sete ANJOS que tinham as sete taças, e falou comigo, dizendo-me: Vem, mostrar-te-ei a condenação da grande prostituta que está assentada sobre muitas águas; Apocalipse 17:1
  • E o ANJO me disse: Por que te admiras? Eu te direi o mistério da mulher, e da besta que a traz, a qual tem sete cabeças e dez chifres. Apocalipse 17:7
  • E um forte ANJO levantou uma pedra como uma grande mó, e lançou-a no mar, dizendo: Com igual ímpeto será lançada babilônia, aquela grande cidade, e não será jamais achada. Apocalipse 18:21
  • E vi um ANJO que estava no sol, e clamou com grande voz, dizendo a todas as aves que voavam pelo meio do céu: Vinde, e ajuntai-vos à ceia do grande Deus; Apocalipse 19:17
  • E veio a mim um dos sete ANJOS que tinham as sete taças cheias das últimas sete pragas, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro. Apocalipse 21:9
  • E tinha um grande e alto muro com doze portas, e nas portas doze ANJOS, e nomes escritos sobre elas, que são os nomes das doze tribos dos filhos de Israel. Apocalipse 21:12
  • E eu, João, sou aquele que vi e ouvi estas coisas. E, havendo-as ouvido e visto, prostrei-me aos pés do ANJO que mas mostrava para o adorar. Apocalipse 22:8
  • Mas o ANJO lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João. Lucas 1:13
  • E, respondendo o ANJO, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus. Lucas 1:35
  • E aconteceu que, ausentando-se deles os ANJOS para o céu, disseram os pastores uns aos outros: Vamos, pois, até Belém, e vejamos isso que aconteceu, e que o Senhor nos fez saber. Lucas 2:15
  • E, quando os oito dias foram cumpridos, para circuncidar o menino, foi-lhe dado o nome de Jesus, que pelo ANJO lhe fora posto antes de ser concebido. Lucas 2:21
  • Porque, qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do homem, quando vier na sua glória, e na do Pai e dos santos ANJOSLucas 9:26
  • Porquanto um ANJO descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse. João 5:4
  • E, vendo Davi ao ANJO que feria o povo, falou ao Senhor, dizendo: Eis que eu sou o que pequei, e eu que iniquamente procedi; porém estas ovelhas que fizeram? Seja, pois, a tua mão contra mim, e contra a casa de meu pai. 2 Samuel 24:17
  • Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus ANJOSMateus 25:41
  • Como está escrito nos profetas: Eis que eu envio o meu ANJO ante a tua face, o qual preparará o teu caminho diante de ti. Marcos 1:2
  • E o quarto ANJO derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe permitido que abrasasse os homens com fogo. Apocalipse 16:8
  • E o quinto ANJO derramou a sua taça sobre o trono da besta, e o seu reino se fez tenebroso; e eles mordiam as suas línguas de dor. Apocalipse 16:10
  • E o sétimo ANJO derramou a sua taça no ar, e saiu grande voz do templo do céu, do trono, dizendo: Está feito. Apocalipse 16:17
  • Disse-lhe também o ANJO do Senhor: Eis que concebeste, e darás à luz um filho, e chamarás o seu nome Ismael; porquanto o Senhor ouviu a tua aflição. Gênesis 16:11
  • E não rejeitastes, nem desprezastes isso que era uma tentação na minha carne, antes me recebestes como um ANJO de Deus, como Jesus Cristo mesmo. Gálatas 4:14
  • E falou ao homem vestido de linho, dizendo: Vai por entre as rodas, até debaixo do QUERUBIM, e enche as tuas mãos de brasas acesas dentre os QUERUBINS e espalha-as sobre a cidade. E ele entrou à minha vista. Ezequiel 10:2
  • ¶ E o primeiro ANJO tocou a sua trombeta, e houve saraiva e fogo misturado com sangue, e foram lançados na terra, que foi queimada na sua terça parte; queimou-se a terça parte das árvores, e toda a erva verde foi queimada. Apocalipse 8:7
  • E o segundo ANJO derramou a sua taça no mar, que se tornou em sangue como de um morto, e morreu no mar toda a alma vivente. Apocalipse 16:3
  • E ele disse: Esta é a impiedade. E a lançou dentro do efa; e lançou sobre a boca deste o peso de chumbo. Zacarias 5:8
  • E mostrou-me o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro. Apocalipse 22:1
  • E olhei, e ouvi um ANJO voar pelo meio do céu, dizendo com grande voz: Ai! ai! ai! dos que habitam sobre a terra! por causa das outras vozes das trombetas dos três ANJOS que hão de ainda tocar. Apocalipse 8:13
  • O Senhor Deus dos céus, que me tomou da casa de meu pai e da terra da minha parentela, e que me falou, e que me jurou, dizendo: À tua descendência darei esta terra; ele enviará o seu ANJO adiante da tua face, para que tomes mulher de lá para meu filho. Gênesis 24:7
  • Ou três anos de fome, ou que três meses sejas consumido diante dos teus adversários, e a espada de teus inimigos te alcance, ou que três dias a espada do Senhor, isto é, a peste na terra, e o ANJO do Senhor destrua todos os termos de Israel; vê, pois, agora, que resposta hei de levar a quem me enviou. 1 Crônicas 21:12
  • E, levantando Davi os seus olhos, viu o ANJO do Senhor, que estava entre a terra e o céu, com a sua espada desembainhada na sua mão estendida contra Jerusalém; então Davi e os anciãos, cobertos de sacos, se prostraram sobre os seus rostos. 1 Crônicas 21:16
  • Então o Senhor enviou um ANJO que destruiu a todos os homens valentes, e os líderes, e os capitàes no arraial do rei da Assíria; e envergonhado voltou à sua terra; e, entrando na casa de seu deus, alguns dos seus próprios filhos, o mataram ali à espada. 2 Crônicas 32:21
  • Então a mulher entrou, e falou a seu marido, dizendo: Um homem de Deus veio a mim, cuja aparência era semelhante a de um ANJO de Deus, terribilíssima; e não lhe perguntei donde era, nem ele me disse o seu nome. Juízes 13:6
  • Dizia mais a tua serva: Seja agora a palavra do rei meu senhor para descanso; porque como um ANJO de Deus, assim é o rei, meu senhor, para ouvir o bem e o mal; e o SENHOR teu Deus será contigo. 2 Samuel 14:17
  • E, tendo eles se retirado, eis que o ANJO do Senhor apareceu a José num sonho, dizendo: Levanta-te, e toma o menino e sua mãe, e foge para o Egito, e demora-te lá até que eu te diga; porque Herodes há de procurar o menino para o matar. Mateus 2:13
  • E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus ANJOS dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra. Mateus 4:6
  • E eles disseram: Cornélio, o centurião, homem justo e temente a Deus, e que tem bom testemunho de toda a nação dos judeus, foi avisado por um santo ANJO para que te chamasse a sua casa, e ouvisse as tuas palavras. Atos 10:22
  • Falou Nabucodonosor, dizendo: Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego, que enviou o seu ANJO, e livrou os seus servos, que confiaram nele, pois violaram a palavra do rei, preferindo entregar os seus corpos, para que não servissem nem adorassem algum outro deus, senão o seu Deus. Daniel 3:28
  • O meu Deus enviou o seu ANJO, e fechou a boca dos leões, para que não me fizessem dano, porque foi achada em mim inocência diante dele; e também contra ti, ó rei, não tenho cometido delito algum. Daniel 6:22
  • Aos quais foi revelado que, não para si mesmos, mas para nós, eles ministravam estas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho; para as quais coisas os ANJOS desejam bem atentar. 1 Pedro 1:12
  • E veio outro ANJO, e pôs-se junto ao altar, tendo um incensário de ouro; e foi-lhe dado muito incenso, para o pôr com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro, que está diante do trono. Apocalipse 8:3
  • E saiu do altar outro ANJO, que tinha poder sobre o fogo, e clamou com grande voz ao que tinha a foice aguda, dizendo: Lança a tua foice aguda, e vindima os cachos da vinha da terra, porque já as suas uvas estão maduras. Apocalipse 14:18
  • Então se levantou a glória do Senhor de sobre o QUERUBIM indo para a entrada da casa; e encheu-se a casa de uma nuvem, e o átrio se encheu do resplendor da glória do Senhor. Ezequiel 10:4
  • Então estendeu um QUERUBIM a sua mão dentre os QUERUBINS para o fogo que estava entre os QUERUBINS; e tomou dele, e o pôs nas mãos do que estava vestido de linho; o qual o tomou, e saiu. Ezequiel 10:7
  • Não consintas que a tua boca faça pecar a tua carne, nem digas diante do ANJO que foi erro; por que razão se iraria Deus contra a tua voz, e destruiria a obra das tuas mãos? Eclesiastes 5:6
  • E o sexto ANJO derramou a sua taça sobre o grande rio Eufrates; e a sua água secou-se, para que se preparasse o caminho dos reis do oriente. Apocalipse 16:12
  • Então Manoá tomou um cabrito e uma oferta de alimentos, e os ofereceu sobre uma penha ao Senhor: e houve-se o ANJO maravilhosamente, observando-o Manoá e sua mulher. Juízes 13:19
  • Porque é este de quem está escrito: Eis que diante da tua face envio o meu ANJO, que preparará diante de ti o teu caminho. Mateus 11:10
  • Este é aquele de quem está escrito: Eis que envio o meu ANJO diante da tua face, O qual preparará diante de ti o teu caminho. Lucas 7:27
  • Faz dos seus ANJOS espíritos, dos seus ministros um fogo abrasador. Salmos 104:4
  • E pôs a estes QUERUBINS no meio da casa de dentro; e os QUERUBINS estendiam as asas, de maneira que a asa de um tocava na parede, e a asa do outro QUERUBIM tocava na outra parede; e as suas asas no meio da casa tocavam uma na outra.1 Reis 6:27

 


CLICK NA FOTO OU NO RESULTADO

DE IMAGEM E VEJA MUITO MAIS...

 

 

Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
900 × 317 - docplayer.com.br
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
1 dia atrás
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..
Resultado de imagem para IMAGENS EXÉRCITO ESPIRITUAL DE DEUS, ENORME, PODEROSO E..