DEUS NÃO É RELIGIÃO OU SEITA, POIS RELIGIÕES E SEITAS SÃO COISAS DOS HOMENS E MULHERES, COMO AS CRENDICES.

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8:32 - Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade. João 17:17 - Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna. João 6:47 - Porque nada podemos contra a verdade, senão pela verdade. 2 Coríntios 13:8.


O AMOR DE DEUS PARA COM OS SERES HUMANOS, É ABSOLUTAMENTE INCONDICIONAL, POIS OS CRIOU A SUA IMAGEM E SEMELHANÇA EM ESPÍRITO, E NÃO PODE NEGAR-SE A SI PRÓPRIO.


www.palavra10.com, é o maior site de receitas culinárias do mundo. São aproximadamente 1.500.000 receitas culinárias, com fotos dos pratos  (alimentos preparados). Clicando nas fotos você verá as receitas e os modos de preparos, entre outras orientações e divulgações. Neste site você encontra orientações pessoais, que se tornam uma autoajuda necessária para os problemas pessoais diários. Confira tudo.

 COMPARTILHE O SITE www.palavra10.com COM SEUS AMIGOS E PARENTES.


 CRIAÇÃO DA RAÇA HUMANA RACIONAL
Existem dois períodos distintos e importantes na criação da vida humana. 1º Período: Antes da criação do homem racional (pré-história) e 2º Período após a criação do homem racional, este último citado na Bíblia, em Gênesis Capítulo 1º (criação dos espíritos do homem e da mulher), e Gênesis, Capítulo 2º (criação dos corpos do homem e da mulher). É muito grande a falta de entendimento dos Ciêntistas e dos Religiosos, tornado-os radicais.


 

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
PALAVRA10
O QUE VOCÊ ACHA DESTE SITE?
ÓTIMO
BOM
REGULAR
Ver Resultados

Rating: 2.9/5 (5467 votos)




ONLINE
12





Partilhe esta Página





 

 


ESPÍRITOS CRIADOS E O DIVINO ESPÍRITO SANTO
ESPÍRITOS CRIADOS E O DIVINO ESPÍRITO SANTO

ESPÍRITOS

  

E DEUS criou os espíritos do homem e da mulher e lhes deu domínio sobre tudo o que havia criado anteriormente, conforme consta do Velho Testamento, Livro de Gênesis, Capítulo 1, Versículos 26  a 30:  26 - E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra. 27 - Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. 28 - Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra. 29 - Disse-lhes mais: Eis que vos tenho dado todas as ervas que produzem semente, as quais se acham sobre a face de toda a terra, bem como todas as árvores em que há fruto que dê semente; ser-vos-ão para mantimento. 30 - E a todos os animais da terra, a todas as aves do céu e a todo ser vivente que se arrasta sobre a terra, tenho dado todas as ervas verdes como mantimento. E assim foi. Posteriormente criou o seu exército espiritual, conforme consta do Velho Testamento, Livro de Gênesis, Capítulo 2, Versículo 1: Assim foram acabados os céus e a terra, com todo o seu exército (espiritual).

A palavra espírito apresenta diferentes significados e conotações diferentes, a maioria deles relativos a uma substância não-corpórea em contraste com o corpo material. A palavra espírito é muitas vezes usada metafisicamente para se referir à consciência ou personalidade. As noções de espírito e alma de uma pessoa muitas vezes também se sobrepõem, como tanto contraste com o corpo e ambos são entendidos como sobreviver à morte do corpo na religião e ocultismo, e "espírito" também pode ter o sentido de "fantasma", ou seja, uma manifestação do espírito de uma pessoa falecida.

O termo também pode se referir a qualquer incorpóreo ou ser imaterial, tais como demônios ou divindades, no cristianismo especificamente do Espírito Santo (embora com um "S") vivido pelos discípulos no Pentecostes.

Etimologia

A palavra espírito tem sua raiz etimológica do Latim "spiritus", significando "respiração" ou "sopro", mas também pode estar se referindo a "coragem", "vigor" e finalmente, fazer referência a sua raiz no idioma PIE *(s)peis- (“soprar”). Na Vulgata, a palavra em Latim é traduzida a partir do grego "pneuma" (πνευμα), (em Hebreu (רוח) ruah), e está em oposição ao termo anima, traduzido por "psykhē".

A distinção entre a alma e o espírito somente ocorreu com a atual terminologia judaico-cristã (ex. Grego. "psykhe" vs. "pneuma", Latim "anima" vs. "spiritus", Hebreu "ruach" vs. "neshama", "nephesh" ou ainda "neshama" da raíz "NSHM", respiração.)

A declaração do apóstolo Paulo nas Escrituras de que `o espírito, alma e corpo´ devem ser `conservados íntegros´, expressa claramente que alma e espírito são coisas distintas. 1 Tessalonicenses 5:23.

A palavra espírito costuma ser usada em dois contextos, um metafísico e outro metafórico.

Cristianismo

Não há uma única opinião sobre a natureza do homem entre os cristãos. Enquanto certos ramos do cristianismo defendem que `corpo´ e `espírito´ são partes integrantes do homem, e que este último, separa-se em caso de morte para receber sua recompensa (Céu ou Inferno) segundo as obras praticadas em vida; outros defendem que o homem é uma unidade indivisível de corpo, mente (alma) e espírito, e que este último, é somente um `vento´ ou `folego de vida´ soprado por Deus nas narinas do homem na Criação (Gênesis 2:7) e que não possui, em si, qualquer inteligência ou emoção após a morte (Eclesiastes 9:5,6 e 10), alcançando, o ser, sua recompensa (vida eterna ou morte eterna) em carne e osso.

Filosofia

Espírito é definido pelo conjunto total das faculdades intelectuais. Ele é frequentemente considerado como um princípio ou essência da vida incorpórea (religião e tradição espiritualista da filosofia), mas pode também concebida como um princípio material (conjunto de leis da física que geram nosso sistema nervoso).

Na Antiguidade, o sopro e o que ele portava (o som, a voz, a palavra, o nome) continha a vida, seja em protótipo, em essência ou em potência (mítica). No tronco judaico-cristão das religiões diz-se que Deus soprou o barro para gerar o (ser no) homem. Dar um nome aos seres vivos ou não, emitir o som do nome (i.e, chamar por um nome, imitar as vozes animais, mimetizá-los, fazer do nome onomatopeia, apresentar-lhes na língua, dar-lhes uma palavra que lhes chame etc), fazer soar pela emissão do sopro vocal, significava possuir (ter o que é deles, a carne, a voz, i.e., ser-lhes o proprietário). Assim, diz-se também que ao dar nomes aos animais, o Homem ancestral, tomou deles a posse, tomou deles algo, deu-lhes a representação, o espírito. Nos contos míticos, emitir um som significa chamar pelo ser que atente a tal som. Assim, o génio da lâmpada de Aladino das (Mil e Uma Noites) aparecia quando Aladino esfregava a lâmpada maravilhosa, assim emitindo um ruído ou som que era exactamente o nome do génio encarcerado.

Em política, diz-se do espírito das leis, expresso na constituição. O termo espírito das leis vem de Montesquieu, que escreveu um livro sobre com este título, no qual ele descreve o sistema triparte de repartição dos estados.

Corpo e espírito

Em diferentes culturas, o espírito vivifica o ser no mundo. O espírito também permitiria ao ser perceber o elo entre o corpo e a alma. Entretanto, muitas vezes espírito é identificado com alma e vice-versa, sendo utilizados de forma equivalente para expressar a mesma coisa.

Segundo a teoria dualista de Descartes, o corpo e o espírito são duas substâncias imiscíveis, cada qual com uma natureza diferente: o espírito pertenceria ao mundo da racionalidade (res cogitans), enquanto o corpo às coisas do mundo com extensão (res extensa), i.e., ao mundo das coisas mensuráveis. Descartes acreditava que a função da glândula pineal seria unir a alma/espírito ao corpo. Sua visão do ser humano era mecanicista. O corpo era tratado como uma máquina de grande complexidade. Pensava em partes separadas, no que ligaria o que com o que, qual seria a função de cada parte, em suas relações etc.

Para algumas tradições religiosas, a morte separa o espírito do corpo físico, e a partir daí, o espírito passa a ser somente da esfera espiritual. Para estas, a morte parece não encerrar a existência de cada ser particular.

Psicologia

Em psicologia, o espírito designa a atitude mental dominante de uma pessoa ou de um grupo, que motiva-o a fazer ou a dizer coisas de um determinado modo.

Espiritologia

De acordo com a espiritologia (ou "psicologia espiritual"), o espírito é o corpo psíquico, que entra em contato com a quarta dimensão (ou Mundo Astral), local onde não existem problemas de espaço (distâncias) ou de tempo. Segundo esta corrente, o ser humano pode entrar em contacto com outros lugares ou até outras épocas, sendo que, alguns pesquisadores, como o psiquiatra suíço Carl Gustav Jung, acreditavam que os problemas do mundo contemporâneo, não eram regidos apenas pelas pessoas fisicamente, mas também psiquicamente, utilizando o mundo astral como meio de intervir no Mundo Terrestre.

Outros Espíritos na Bíblia

Na Bíblia, a expressão "espíritos" também se refere aos anjos que se rebelaram contra Deus (Apocalipse 12:7-9). Na tradição judaico cristã, são também chamados de "anjos decaidos" ou "demônios". Eles subordinaram-se à liderança de um anjo rebelde que foi proeminente na hierarquia angélica, comummente denominado por Satanás e Diabo.

Segundo a Bíblia, estes "anjos decaidos" teriam grande força e influência sobre a mente e o modo de viver dos humanos (2 Corínthios 11:14 e 15). Operam grandes sinais, de maneira que até fogo do céu faz descer à terra diante dos homens (Apocalipse 13:13). Teriam capacidade de se incorporar em humanos e em animais e possuí-los (possessão).

No Novo Testamento, o uso do termo "demónio", em gr. daimoníon, é limitado e específico em comparação com as noções dos antigos filósofos e o modo em que esta palavra era usada no grego clássico. Originalmente, o termo daimoníon designava as divindades, que podiam ser boas ou ruins - para um estudo mais acurado do termo, veja SPINELLI. Miguel. "Sócrates e o seu daimónion". In: Questões Fundamentais da Filosofia Grega. São Paulo: Loyola, 2006, pp. 108-128.

Espiritismo

Segundo a Doutrina espírita, o espírito é a individualização do princípio inteligente do Universo. Quando encarnado - ou seja, vestido de um corpo humano - é chamado de alma, nesta situação alma e espírito são as mesmas coisas. A reencarnação, segundo o espiritismo, é o processo de auto-aperfeiçoamento por que passam todos os espíritos.

Para os espíritas, o estado natural do espírito seria o de liberdade em relação à matéria, ou seja, a condição de desencarnado. Nesta situação, o espírito mantém a sua personalidade e suas características individuais.

Também segundo a doutrina espírita, a interação do espírito com o cérebro se dá através do perispírito. Este conecta a vontade que nasce no espírito com o estímulo que direciona o cérebro.2

Para designar um espírito específico, os espíritas utilizam a inicial em maiúsculo, como por exemplo: "O Espírito Emmanuel".

Teosofia

Na Teosofia, o espírito é associado aos dois princípios mais elevados do Homem, a díade Atman-Budhi, a essência imortal do Homem.


  ESPÍRITO SANTO

 

O Espírito santo é uma das pessoas distintas, possui atribuições específicas dentro do Reino de DEUS, é um espírito de confiança escolhido por DEUS, que leva a ELE as nossas petições e nos traz as suas decisões da sala do seu trono. Como todo o espírito foi formado a semelhança de DEUS, possuindo um corpo igual aos demais  espíritos cuja matéria desconhecemos. A Trindade ou Santíssima Trindade é a doutrina acolhida pela maioria das igrejas cristãs que professa a Deus único preconizado em três pessoas distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo, portanto entende-se que são três pessoas distintas, como também três poderes distintos.

Para a maioria dos cristãos, o Espírito Santo é a terceira prosopon da Santíssima Trindade - juntamente com Deus Pai e Deus Filho - e é o Deus omnipotente. Ele é visto por esta maioria como sendo uma das pessoas do Deus Triuno, que revelou seu Santo Nome YHWH ao seu povo em Israel, enviou seu Filho Eternamente Gerado Jesus para salvá-los da fúria divina e enviou o Espírito Santo para santificar e dar vida à sua Igreja. O Deus Triuno se manifesta como três "pessoas" (grego koiné: hypostasis) de uma única substância divina (grego antigo: ousia), chamada Deus. [A pessoa do Espírito Santo] A pessoa do Espírito Santo ele é Deus é a Terceira pessoa de Deus , Constituído por Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, os três são um só ... como os três sem Completassem, O Espírito Santo ele não é um poder ou uma coisa, Jesus Disse que o Enviaria, em Atos 2 a Profecia de Joel é cumprida, é um pouco Ermínio dizer que o Espírito Santo é um poder e não uma Pessoa. O que faz você ser uma pessoa não é seu corpo mais sim sua alma, seus sentimentos, emoções entre outras sua personalidade te faz uma pessoa, assim. A pessoa do Espírito Santo, ele tem emoções, fica triste, chora fica feliz. A única pessoa da trindade que possui um corpo físico é Jesus. ESPÍRITO SANTO? 1.1. Ele é o consolador – Jo. 16.71.2. Ele é Deus – At. 5.41.3. Ele é uma pessoa – At. 5.31.3.1. Ele é uma pessoa porque pensa – Rm. 8.271.3.2. Ele é uma pessoa porque tem vontade – I Co. 12.111.3.3. Ele é uma pessoa porque fala – At. 13.1.3 Todas essas coisas são características de uma pessoa. O Espírito é uma pessoa divina. 2. NOMES DO ESPÍRITO SANTO 2.1. Espírito Santo – Sl. 51.11; Rm. 14.17 2.2. Espírito de Deus – Gn. 41.38; I Jo. 4.2 2.3. Espírito do Senhor – I Sm. 10.6 2.4. Espírito de Cristo – I Ped. 1.11 2.5. Espírito do Senhor Jeová – Is. 61.1 3. CUIDADOS QUE DEVEMOS TOMAR EM RELAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO 3.1. Cuidado para não entristecê-lo – Ef. 4.30 3.2. Cuidado para não resisti-lo – At. 7.51: 11.17-18 3.3. Cuidado para não extingui-lo – I Ts. 5.19 3.4. Cuidado para não envergonha-lo – Is. 63.10 4. NOSSA DEPENDÊNCIA PARA COM O ESPÍRITO SANTO 4.1. Dependemos dele para orar – Rm. 8.26,27; Jd.20 4.2. Dependemos dele para pregar – At. 2.37-41; 1.8 4.3. Dependemos dele para vencer – Jz. 14.6-19 4.4. Dependemos dele em tudo – Jo. 14.26 5. TODO CRENTE PRECISA DEIXAR O ESPÍRITO OPERAR 5.1. Na sua vida – produzindo transformação - I Sm 10.6 5.2. Pela sua vida – dando fortalecimento espiritual – Ef. 3.16 5.3. Através da sua vida – capacitando-o para o trabalho do Senhor – At.1.8; I Ts. 1.5 6. A LIDERANÇA DO ESPÍRITO SANTO 6.1 - Ele controla o crente – At. 10.19,20 6.2 - Ele guia o crente – Jo. 16.13 6.3 - Ele escolhe o campo de operação – At. 16.6 6.4 - Ele orienta o crente – At. 8.29 7. AS OBRAS DO ESPÍRITO SANTO 7.1. Ele opera o novo nascimento – Jo.3.5-8 7.2. Ele regenera o pecador – Tt. 3.5,7 7.3. Ele transforma o homem – I Sm. 10.6 7.4. Ele Santifica o crente – Rm. 15.16 7.5. Ele convence o homem de seus pecados – Jo. 16.8 8. OS ATRIBUTOS DOS ESPÍRITO SANTO 8.1. Eternidade – Hb. 9.14 8.2. Onipresença – Sl. 139.7-10 8.3. Onipotência – Lc. 1.35 8.4. Onisciência – I Co. 2.10 9. OS SIMBOLOS DO ESPÍRITO SANTO 9.1 – FOGO (Lc. 3.16)O fogo, como símbolo do Espírito representa a purificação e fala de sua grande força em relação as diversas maneiras de sua operação em corrigir os defeitos da nossa natureza decaída.Vejamos a finalidade do fogo: 9.1.1. O FOGO CONSOME: o fogo consome o que é combustível – “madeira, palha, e feno” (I Co.3.13-15). Isso fala de material espúrio, usado para fazer a obra de Deus, é o trabalho feito com aquilo que é falso, o Espírito é contra tudo aquilo que é falso, tudo aquilo que não é feito para glória de Deus. 9.1.2. O FOGO LIMPA: somente o fogo tem o poder de tirar a escória de diferentes metais. O fogo é, portanto, símbolo do poder purificador do Espírito. Aquilo que não pode ser definido e expurgado pela santidade do Espírito é destruído pelo fogo (Is.6.1-7) 9.1.3. O FOGO DERRETE: há materiais que se derretem em contato com o fogo, como a cera e outros. O fogo do Espírito derrete os corações endurecidos. – cf. At. 2.37 9.1.4. O FOGO ENDURECE: praticamente o mesmo fogo que amolece a cera endurece o barro. O ferreiro leva o aço ao fogo para amolecer e para torná-lo mais duro. O Espírito torna o crente mais brando e também mais resistente contra as adversidades que terá pela frente – cf. At. 20.23,24 9.1.5. O FOGO AQUECE O Espírito, qual fogo, torna a nossa alma abrasada por uma ardente paixão e zelo por Deus e seu serviço – cf. Lc. 24.32,33 POMBA“ Vi o Espírito de Deus, descendo como pomba e vindo sobre Ele” – cf. Mt.3.16, A pomba é simples – Mt. 10.16b; o Espírito também é simples, tal simplicidade ilustra a sua beleza e delicadeza. O crente guiado pelo Espírito tem a simplicidade das pombas, não procura salienta sua pessoa ou suas habilidades, porém dá toda honra e glória a Deus que tudo nos dar. 10. VENTO • Jesus disse: O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem e nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito (Jo. 3.8). • Os hebreu não indicavam com rigor a direção dos ventos, como hoje se faz; contudo reconheciam quatro ventos: o do oriente, o do ocidente, o do norte e do sul – (Jr.49.36;Ez.37.9;Ap.7.1). • A Bíblia diz que o Espírito veio dos 4 ventos e soprou sobre os ossos secos e eles reviveram – cf. Ez. 37.9,10. • Pelo sopro do Espírito Santo o pecador se convence do seu pecado e aceita Cristo como Salvador, e o crente vence o pecado e se aproxima de Deus. • O vento é o ar em movimento, na criação o Espírito se movia sobre a face das águas – cf. Gn. 1.2; • o Espírito Santo movimenta a igreja através de seu sopro de poder – cf. At.4.31. • Outra coisa podemos constatar no vento, é que o mesma sopra em todas as direções. • Da mesma forma o Espírito age de muitas maneiras. No dia de pentecostes o Espírito veio sobre os discípulos como um vento impetuoso – cf. At.2.2 11. SELO • O selo testifica um direito de propriedade ou a autenticidade de um documento. • Entre os hebreus, na compra e venda de casas ou campos, era exigido o selo no translado da propriedade. • O simples selo do comprador num documento garantia-lhe posse da propriedade – cf. Jr.32.8-15,44; • selar significa dar segurança. • O ato de colocar o selo somente poderia ser realizado pelo dono do objeto ou da propriedade, a fim de dar-lhe segurança. • A Bíblia diz que nós somos propriedades de Deus, por isso Ele mesmo nos selou com o seu Espírito para o dia da redenção – cf. Ef.1.13; II Co. 1.22. • O selo também servia para tornar conhecido ou identificado aquilo que era selado. • As Escrituras diz que Deus conhece os que são seus, porque sobre estes há o selo do seu Espírito – cf. II Tm. 2.1912. ÓLEO • O óleo era usado entre os antigos hebreus, era em geral fabricado dos frutos das oliveiras, que amadurecem no outono. • Era o mesmo azeite usado para ungir a tenda da congregação, os objetos sagrados e os sacerdotes para realizarem o seu serviço. • Com esta unção eram considerados santificados – Êx. 30.25-30. • Nas Escrituras, o óleo aparece com um dos símbolos do Espírito Santo – cf. Zc.4.2-6 . • e nos fala de unção. Jesus foi ungido pelo Espírito Santo – cf. Is.6.1; Lc.4.18 , o crente em Jesus tem a unção do Santo e sabe todas as coisas – cf. I Jo. 2.20. 12.1 – APLICAÇÃO SIMBÓLICA DO ÓLEO (AZEITE) a) Azeite na orelha (Lv .14.17) – preparo para ouvir a voz de Deus. “Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas” (Ap.2.17). “Fala Senhor que o teu servo ouve”. b) Azeite na mão (Lv. 14.17) – habilitação para o trabalho do Senhor. “Não é por força nem por violência, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor do Exércitos – cf. Zc. 4.6 c) Azeite no pé (Lv. 14.17) – Fala de um andar santo. Andai no Espírito e não cumprireis a vontade da carne – cf Gl. 5.16 d) Azeite no rosto (Sl 104.15) – Brilho da presença de Deus e alegria espiritual que desfruta o crente em Cristo . “Com o rosto desvendado... somos transformados de glória em glória...pelo Espírito”- cf. 2 Co. 3.18 e) Azeite em outras vasilhas (2Rs 4.4-6) – bênçãos para outras pessoas – Rm. 1.16; 5.5; I Jo.3.16. f) Azeite nas feridas (Lc.10.34) – símbolo de restauração pelo Espírito Santo do Senhor – cf. Lc.4.18 • Vale a pena lembrar que era extremamente proibido fabricar outro óleo com a mesma composição (Êx. 30.33). Ninguém pode imitar o Espírito Santo. • Da mesma forma era proibido usar o óleo para fins alheios ao serviço sagrado (Êx. 30.25-31). • O Espírito Santo opera exclusivamente para a glória do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, pois o seu ministério aqui é esse, o de glorificar a Cristo.

Jesus é apresentado nos Evangelhos como sendo o Messias há muito profetizado, que batiza não com água, mas como o "Espírito Santo" e com fogo (Lucas 3:16). Antes da Paixão, durante a Última Ceia, Ele promete enviar do Pai outro Paráclito ao mundo, o Espírito Santo, o "Espírito da Verdade" (João 15:26), que, segundo os Atos dos Apóstolos, apareceu na forma de "línguas de fogo" sobre os discípulos, os apóstolos, durante o evento conhecido como Pentecostes, que marca o início da Igreja de Jesus na Terra (Atos 2:1).

A compreensão do mistério da Santíssima Trindade varia nas diversas denominações cristãs. Algumas se intitulam trinitárias por compartilharem o ponto de vista majoritário acima, enquanto que as não trinitárias tem compreensão diferente do papel do Espírito Santo. Mesmo entre os trinitários, há diferenças: enquanto que as Igrejas Católicas Orientais e a Igreja Ortodoxa afirmam que o Espírito procede apenas do Pai ("através do Filho"), a Igreja Católica mantém que o Espírito Santo procede tanto do Pai quanto do Filho, uma doutrina que ficou conhecida como Filioque e já foi tema de grande controvérsia.

Etimologia

A palavra grega pneuma πνεύμα geralmente significa "espírito" e é encontrada por volta de 385 vezes no Novo Testamento e a palavra grega "Agion" Geralmente Significa "Santo", com acadêmicos discordando entre 3 e 9 casos. A utilização varia: em 133 casos, ele se refere ao "espírito" de forma geral, em 153 ao termo "espiritual" e, possivelmente, se refira ao Espirito Santo em 93 casos. Nuns poucos, o termo pode significar também "sopro" ou "vida" em Hebraico "Ruach".

A teologia do Espírito Santo é chamada de pneumatologia.

Judaísmo

O termo "espírito santo" aparece apenas três vezes na Bíblia Hebraica (em Salmos 51:11 e duas vezes em Isaías 63:10-11). No judaísmo, Deus é um, a ideia de Deus como uma dualidade ou trindade entre os gentios pode ser shituf (ou "imperfeitamente monoteísta"). Já o termo Ruach HaKodesh (em hebraico: רוח הקודש - transl. ruah ha-qodesh), "Espírito Santo de YHWH", aparece frequentemente na no Talmud e na Midrash, significando por vezes a inspiração profética e em outros é utilizado como uma hipóstase ou metonímia de Deus13 . O "Espírito Santo" rabínico tem um certo grau de personificação, mas permanece sendo uma "qualidade de Deus, um de seus atributos" e não, como na representação majoritária cristã, como sendo "qualquer tipo de divisão metafísica da Divindade". O substantivo ruach (רוח, literalmente "sopro" ou "vento"), em várias combinações, aparece diversas outras vezes na Bíblia Hebraica, significando o "espírito" de Deus.

Evangelhos sinóticos

O Espírito Santo não aparece apenas no Pentecostes após a ressurreição de Jesus, é também proeminente no Evangelho de Lucas (1-2), antes do Nascimento de Jesus. Em Lucas 1:15, João Batista já estava preenchido pelo Espírito Santo antes do seu nascimento e o Espírito apareceu para a Virgem Maria em Lucas 1:35, na Anunciação. Em Lucas 3:16, João Batista afirma que Jesus não batiza com água, mas com o Espírito Santo e com fogo, e o próprio Espírito desceu até Jesus em seu próprio batismo no Rio Jordão. Em Lucas 11:13, Jesus assegura que "vosso Pai celestial dará o Espírito Santo aos que lho pedirem."

Marcos 13:11 especificamente se refere ao poder do Espírito Santo de agir e falar através dos discípulos de Jesus quando necessário: "Quando vos conduzirem para vos entregar, não vos preocupeis com o que haveis de dizer, mas falai o que vos for dado naquela hora; porque não sois vós os que falais, mas o Espírito Santo". Mateus 10:20 se refere ao mesmo ato de falar através dos discípulos, mas usa o termo "Espírito de vosso Pai".

A natureza sagrada do Espírito Santo é afirmada nos três evangelhos sinóticos (Mateus 12:30-32; Marcos 3:28-30; Lucas 12:8-10), que proclamam que a blasfêmia contra o Espírito Santo seria um pecado imperdoável. A participação do Espírito Santo na natureza tripartida da conversão dos não fiéis fica aparente na instrução de Jesus após a ressurreição aos seus discípulos (em Mateus 28:19):"Ide, pois, e fazei discípulos de todas as nações, batizando-as em o nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo".

Literatura joanina

Três termos distintos, "Espírito Santo", "Espírito da Verdade" e "Paráclito" (ou Paracleto) são utilizados na literatura joanina19 . O "Espírito da Verdade" aparece em João 14:17, João 15:26 e João 16:1312 . A Primeira Epístola de João contrasta-o com o "espírito do erro" em I João 4:6. I João 4:1-6 provê uma separação entre "todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne, é de Deus" e os que não crêem.

Em João 14:26, Jesus diz: "mas o Paráclito, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que eu vos disse.". A identidade do "Paráclito" (do grego koiné παράκλητος - paráklētos - que pode significar "aquele que consola ou conforta; aquele que encoraja e reanima; aquele que revive; aquele que intercede em nosso favor como um defensor numa corte".) tem sido objeto de longo debate entre os teólogos, com diversas teorias sobre o assunto.

Atos dos Apóstolos

Do início, em Atos 1:2, já se afirma que o ministério de Jesus na terra foi levado adiante pelo poder do Espírito Santo e que os "atos dos apóstolos" são uma continuação dos atos de Jesus, facilitados pelo Espírito Santo. O autor apresenta o Espírito como "princípio vital" da Igreja antiga e relata cinco ocasiões dramáticas distintas de sua ação entre os crentes em Atos 2:1-4, Atos 4:28-31, Atos 8:15-17, Atos 10:44 e Atos 19:6.

Epístolas paulinas

O Espírito Santo tem um papel fundamental nas epístolas paulinas e a pneumatologia de Paulo é tão interconectada com a sua teologia e a sua cristologia que é inseparável delas. A Primeira Epístola aos Tessalonicenses, que provavelmente foi a primeira das cartas de Paulo, introduz uma nova caracterização do Espírito Santo em I Tessalonicenses 1:6 e I Tessalonicenses 4:8, que persistirá por todas as suas epístolas. No primeiro trecho, Paulo se refere a imitação de Cristo (e dele mesmo) e afirma: "Vós vos fizestes imitadores nossos e do Senhor, tendo recebido a palavra no meio de muita tribulação com gozo do Espírito Santo", cuja fonte se identifica no segundo, "...Deus que vos dá o seu Espírito Santo." .

Estes dois temas, de receber o Espírito "como Cristo" e Deus como sendo a fonte do Espírito Santo persistem nas epístolas paulinas como a caracterização da relação dos cristãos com Deus. Para Paulo, a imitação de Cristo envolve a prontidão e disposição do indivíduo para ser moldado pelo Espírito Santo como em Romanos 8:4-11: "Mas se o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos habita em vós, aquele que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos, também dará vida aos vossos corpos mortais pelo seu Espírito que habita em vós". I Tessalonicenses 1:5 também se refere ao poder do Espírito Santo, outro tema frequente de Paulo.

Doutrinas majoritárias

O Espírito Santo é entendido como sendo uma das três Pessoas da Santíssima Trindade e, como tal, ele é pessoalmente e totalmente Deus, co-igual e co-eterno com Deus Pai e Deus Filho. Ele é diferente do Pai e do Filho, pois procederia do Pai (ou, segundo a cláusula filioque, do Pai e do Filho) como descrito no Credo de Niceia.

Deus, Espírito Santo

A crença na Santíssima Trindade entre os cristãos inclui o conceito de "Deus, o Espírito Santo", juntamente com Deus Filho e Deus Pai. O teólogo Vladimir Lossky argumentou que, no ato da encarnação, Deus Filho se manifestou como o Filho de Deus e o mesmo não aconteceu com a terceira pessoa, "Deus, Espírito Santo", que permaneceu sem se revelar. Ainda assim, como em I Coríntios 6:19, Deus, Espírito Santo, continuou a habitar o corpo dos fiéis.

Acredita-se que o Espírito Santo realize algumas funções específicas na vida dos cristãos e de sua igreja. Entre elas:

Condenação do pecado: o Espírito Santo age para convencer os não penitentes tanto da pecaminosidade de seus atos quanto de sua posição moral como pecadores perante Deus.

Conversão: a ação do Espírito Santo é vista como essencial para trazer alguém para a fé cristã. O novo crente é dito "nascido novamente no Espírito".

Habilita a vida cristã: acredita-se que Espírito Santo habite o fiéis individualmente e os habilita a viver uma vida correta e crente.

Confortador (o Paráclito): aquele que intercede ou apoia ou age como um advogado, particularmente em tempos de atribulação.

Inspirador ou o que permite interpretar as Escrituras: o Espírito Santo tanto "inspira" os autores quanto as "interpreta" para os cristãos e para a igreja .

Jesus Cristo

Acredita-se também que o Espírito Santo esteve ativo principalmente durante a vida de Jesus Cristo, dando-lhe condições para realizar sua obra na terra. Ações em particular do Espírito incluem:

Causa de Seu nascimento: de acordo com os relatos dos Evangelhos, Jesus não foi concebido por um pai terrestre mas pelo Espírito Santo e nasceu da Virgem Maria. O "início de Sua existência encarnada" se deu por conta do Espírito Santo. O texto masorético da Bíblia Hebraica afirma que Jesus "nasceu de uma donzela", porém, a Septuaginta, muito mais antiga, se utiliza de parthenos, a palavra grega utilizada especificamente para "virgem".

Unção no Batismo de Jesus.

Ajuda durante o Seu Ministério: após o seu batismo, Jesus teria sido conduzido pelo poder do Espírito Santo.

Dons do Espírito Santo

Pentecostes, com o Espírito Santo representado como "línguas de fogo" sobre a cabeça dos discípulos.
1300. Por Giotto, atualmente na National Gallery, em Londres.

Os cristãos acreditam que os dons do Espírito Santo consistem de características virtuosas fomentadas nos cristãos pela ação do Espírito Santo. Elas estão listadas em Gálatas 5:22-23: "Mas o fruto do Espírito é a caridade, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão, a temperança; contra tais coisas não há lei." . A Igreja Católica acrescenta ainda a generosidade, a modéstia e a castidade.

Os cristãos acreditam que Espírito Santo concede "dons" aos cristãos, que seria habilidades específicas34 . Eles são também conhecidos pela palavra grega para "presente", Charisma, de onde o termo carisma deriva. O Novo Testamento provê três diferentes listas de tais dons (em I Coríntios 12, Romanos 12 e Efésios 4), que abrangem do sobrenatural (cura, profecia, falar línguas) até os que se associam com diferentes vocações esperadas de todos os cristãos em algum grau (fé). Muitos consideram que estas listas não são exaustivas e outros compilaram as suas próprias listas. Ambrósio de Milão escreveu sobre os "Sete Dons do Espírito Santo", que tomaram o crente no batismo (como em Isaías 11:1-2):

Espírito da Sabedoria;

Espírito da Compreensão;

Espírito da Fé;

Espírito de Curar;

Espírito de Milagres;

Espírito de Boas-novas;

Espírito de Discernimento de espíritos;

Espírito de falar em línguas;

Espírito de interpretas línguas;

(I Coríntios 12:8)

É justamente sobre a natureza e a ocorrência destes dons, particularmente dos sobrenaturais (por vezes chamados de "carismáticos"), que as maiores diferenças entre os cristãos residem no que diz respeito ao Espírito Santo.

Uma visão é que os dons sobrenaturais são uma forma especial de exceção concedida na era apostólica, justamente por causa das condições únicas da igreja naquela época, e esses dons são muito raramente concedidos atualmente. Esta é a visão da Igreja Católica e, teologicamente, é conhecida como cessacionismo3 e de muitos outros grupos que compõem a maioria dos cristãos. A visão alternativa, desposada principalmente pelas denominações pentecostais e pelo Movimento Carismático, é a de que a ausência de dons sobrenaturais se deu por se ter negligenciado o Espírito Santo e sua igreja. Embora alguns grupos, como os montanistas, tenham pregado a prática dos dons sobrenaturais durante o cristianismo primitivo, esta prática é muito rara até o crescimento do pentecostalismo no final do século XIX.

Os que acreditam na relevância dos dons sobrenaturais por vezes falam de um "Batismo no Espírito Santo", que os cristãos necessitariam experimentar para receber esses dons. Muitas igrejas defendem que o batismo no Espírito Santo é idêntico à conversão e que todos os cristãos foram, por definição, batizados no Espírito Santo.

Pentecostes

Pentecostes era uma festa do Antigo Testamento que se comemorava cinquenta dias após a Páscoa. Segundo os relatos das Sagradas Escrituras após se ter cumprido o dia de Pentecostes, estavam os discípulos reunidos e, de repente, veio do céu um som, como de vento veemente e impetuoso e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas línguas repartidas como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem (Atos 2.1-4).

Interpretação de Espírito Santo segundo o Espiritismo

Há algumas controversas sobre a veracidade da Santíssima Trindade, que fica mais acirrada na passagem em que Jesus é batizado (sendo Jesus o "Filho" da Santíssima Trindade, com vontades humanas (raiva, fome, cansaço) que nunca deixou de ser santo pela sua parte divina, a pomba que sai do céu o "Espírito Santo" e a voz que sai do céu atrás da pomba, o "Pai" da Santíssima Trindade - "E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo." - Mateus 3:16-17. Todavia, segundo a Doutrina Espírita, o termo “Espírito Santo” apresenta uma conotação bastante diferente da apresentada por outras religiões.

A interpretação Espírita, é baseada em análise parcial dos textos originais da Nova Aliança (Novo Testamento), escritos em grego Koiné, língua que vigorava nos dias da vinda do Senhor Jesus). Pois como no Koiné não havia artigos indefinidos (UM, UMA, UNS, UMAS) para expressar substantivos (apesar de no Evangelho de Lucas constar a utilização de θις / θι, que geralmente são traduzidas por algum/alguém, com o sentido de artigos indefinidos). Para palavras determinadas, sempre se usava artigos definidos (O, A, OS, AS): η, ος, etc.

O Espiritismo afirma que:

1. "Segundo o Espírita Carlos Torres Pastorino, estudioso do Novo Testamento que traduziu o texto evangélico do original em grego, pois teve acesso aos mesmos quando foi seminarista em Roma, antes de se converter ao Espiritismo, não há a expressão “O Espírito Santo”, mas em todas as ocasiões lê-se “UM Espírito Santo”.

A afirmação espírita acima não encontra apoio nos textos em koinê, pois: sempre que uma pessoa recebia, ficava cheia ou era imergida (batizada), se dizia em espírito santo. Porém quando O Espírito Santo fala, age, orienta, sempre se escreveu com o artigo definido. Havendo portanto, não um, mas dois casos. Conforme consta nas seguintes referências:

- Mateus 1.18: "Antes de se juntar a ele, se encontrou grávida de Espírito Santo."

- Mateus 3.11: "Ele imergirá (batizará) vocês em Espírito Santo."

- Mateus 12.18: "Farei repousar sobre ele "O Meu Espírito." (citando Isaías 42)

- Mateus 12.31: "E quem disser uma palavra contra o Filho do Homem, será perdoado, o que disser contra O Espírito O Santo, não será perdoado." (verifica-se que aqui é enfatizado com duplo artigo definido).

- Mateus 28.19: Vão discipulando em todas as nações, imergindo-os (batizando-os) em O nome de O Pai, de O Filho e de O Santo Espírito, ensinando-os a guardarem todas as coisas que ordenei a vocês. (em tradução literal para uma melhor visualização).

- Lucas 1.41: "Ao ouvir Elizabeth (em português, Izabel) a saudação de Maria, o bebê saltou no seu ventre, e Elizabeth se encheu de Espírito Santo".

- Lucas 4.1: "E Jesus cheio de Espírito Santo voltou-se desde o Jordão, e foi conduzido em O Espírito Santo no deserto." (observa-se os dois casos no mesmo trecho)

- João 1.32: "E testemunhou João dizendo que: Vi O Espírito descendo como pomba desde os céus e permanecer sobre ele."

- Atos dos Apóstolos 15.28: Pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não colocar mais peso sobre vocês.

- Atos dos Apóstolos 19.2: Receberam vocês Espírito Santo quando creram? E eles disseram: "Mas nem ouvimos se há um Espírito Santo", Disse pois: "Em que então foram imergidos (batizados)?" . Os quais então responderam: "No de João o Imersor (batista).

- Apocalipse 22.16-17: "Eu, Jesus, enviei o meu mensageiro para vos testificar estas coisas na congregações. Eu sou a raiz e a geração de David, a resplandecente estrela da manhã. O Espírito e a noiva dizem "Vem!". E quem ouve diga "Vem!", e e quem quiser tome de graça da água da vida."

2. "Em ambos os casos, segundo o Espiritismo, Isabel e Maria receberam por via mediúnica a revelação de que dariam à luz filhos que eram Espíritos já santificados, ou seja, com um grau evolutivo moral acima da média (João) ou pleno (Jesus, por isto chamado de Filho de Deus). Logo, o ato de receber um Espírito Santo, significaria dar condições para a reencarnação de um Espírito bom, missionário, nestes casos de gravidez/nascimento. Nas ocasiões em que homens ou outras pessoas “recebessem” ou “ficassem cheios” do Espírito Santo, o Espiritismo interpreta como a “incorporação” mediúnica de um espírito mensageiro cuja elevação moral e boas intenções emprestariam a ele o título de Santo.

Consta na bíblia, que receber um Espírito Santo (imersão, batismo, preenchimento), trata-se de receber um Espírito que emana do Deus Altíssimo (não sendo outra entidade At 2.18, 1Jo4.1), o qual capacita a pessoa de forma sobrenatural como nas seguintes situações: a força de Sansão (Juízes 14:6); a ciência e sabedoria de Bezalel na construção do Tabernáculo Santo (Êxodo 31.3); as revelações a David nos Salmos (1Reis 23.2, Mateus 22.43); e as demais profecias (Apocalipse 19:10); é consolador da parte de Deus para os humanos (João 14.16 e 17); é testemunha da palavra do Deus (dos fatos ocorridos e ensinamentos) que foram registrados (Atos dos Apóstolos 5.32). E que há espíritos mensageiros chamados de anjos (em hebraico (mal'akh, מלאך) em grego (angelos, ΑΓΓΕΛΟΣ), os quais trazem mensagens somente do Deus. O Espírito Santo também trás a palavra do Deus, mas de forma direta.

3. A descrição do Pentecostes, quando alguns discípulos de Jesus receberam o Espírito Santo, apresenta todos os elementos clássicos de uma reunião mediúnica, conforme descrita pelo senhor Allan Kardec em suas obras de estudos Espíritas, tais como fenômenos luminosos, incorporação e fala em outras línguas.

Porém difere-se o ocorrido na festa de Pentecostes com sessões mediúnicas, pelas seguintes características: - Os que ficaram cheios de Espírito Santo falavam das grandezas do Deus (Atos 2:8-11).

- O Espírito Santo é testemunha da palavra pregada por Jesus e pelos apóstolos registradas nos evangelhos: Atos dos Apóstolos 5.32 "E somos testemunhas desta palavra, também O Espirito O Santo, o qual O Deus deu para os que obedecem a ele."

- O Espírito Santo gera revelações em profecias, sonhos e visões. Atos dos apóstolos 2.17 a 21: "E será que derramarei do meu espírito sobre toda carne, e profetizarão os filhos de vocês e as filhas de vocês, e os jovens de vocês verão visões <>, e os anciãos de vocês sonharão sonhos, e também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei do meu espírito, e darei sinais nos céus e na terra, sangue e fogo e neblina de fumaça, antes que venha o dia do Senhor, o grande e manifestado, e será que todo aquele que clamar o nome do Senhor será salvo." (Citado por Pedro referente Joel 2.28 a 32)

(Visão espírita baseada em: A Sabedoria do Evangelho, vol 1 - 1964, de Carlos Torres Pastorino).

Simbolismo e iconografia

Símbolos

O Espírito Santo é frequentemente referenciado através de metáforas ou símbolos, tanto doutrinariamente quanto biblicamente. Teologicamente falando, estes símbolos são importantes para entendê-lo e não são apenas representações artísticas.

Água - significa a ação do Espírito Santo no batismo, como em «Em um só Espírito fomos batizados todos nós em um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres; e a todos nós foi dado beber dum só Espírito» (I Coríntios 12:13). Assim, o Espírito é também pessoalmente a água viva que se derrama de Cristo crucificado (João 19:34 e I João 5:8 nos cristãos levando-os à vida eterna . O Catecismo da Igreja Católica, no item 1137, considera a referência à Água da Vida em Apocalipse 21:6 e em Apocalipse 22:1 "um dos mais belos símbolos do Espírito Santo".

Unção - o simbolismo da benção com óleo também se refere ao Espírito Santo, a ponto de se tornar um sinônimo para ele. A vinda do Espírito é chamada de "unção" (em II Coríntios 1:21, por exemplo). Em algumas denominações, a unção é praticada na confirmação (ou "crisma"). O próprio título "Cristo" (em hebraico, Messiah) significa "ungido" pelo Espírito de Deus.

Fogo - simboliza a energia transformadora das ações do Espírito Santo. Na forma de "línguas de fogo", o Espírito Santo se deitou sobre os discípulos na manhã de Pentecostes.

Nuvem e luz - o Espírito Santo se aproximou da Virgem Maria e a "envolveu com sua sombra", para que ela pudesse conceber e dar à luz Jesus (em Lucas 1:35). Na montanha da transfiguração, o Espírito na "veio uma nuvem que os envolvia", a Jesus, Moisés, Elias, Pedro, Tiago e João, e "Dela saiu uma voz, dizendo: Este é o meu Filho, o meu escolhido, ouvi-o." (Lucas 9:34-35)

Pomba - quando Cristo saiu das águas do Rio Jordão no seu batismo, o Espírito Santo, na forma de uma pomba, pousou sobre ele e ali permaneceu (Mateus 3:16).

Vento ou sopro - o Espírito também já foi comparado a "o vento que sopra onde quer" (João 3:8 e descrito como "um ruído vindo do céu, como de um vento impetuoso" (Atos 2:2).

Representações na arte

O Espírito Santo tem sido representado na arte cristão, tanto no ocidente quanto no oriente, de várias formas, variando de pombas, chamas até pessoas quase idênticas na Santíssima Trindade.

Na cultura popular

O culto ao Divino Espírito Santo, em suas diversas manifestações, é uma das mais antigas e difundidas práticas do catolicismo popular brasileiro. Sua origem remonta às celebrações realizadas em Portugal a partir do século XIV, nas quais a terceira pessoa da Santíssima Trindade era festejada com banquetes e distribuição de esmolas aos pobres.

Essas celebrações aconteciam cinquenta dias após a Páscoa, comemorando o dia de Pentecostes, quando o Espírito Santo desceu do céu sobre os apóstolos de Cristo sob a forma de línguas como de fogo, segundo conta o Novo Testamento. Desde seus primórdios, os festejos do Divino, realizados na época das primeiras colheitas no calendário agrícola do hemisfério norte, são marcados pela esperança na chegada de uma nova era para o mundo dos homens, com igualdade, prosperidade e abundância para todos.

A devoção ao Divino encontrou um solo fértil para florescer nas colônias portuguesas, especialmente no arquipélago dos Açores. De lá, espalhou-se para outras áreas colonizadas por açorianos, como a Nova Inglaterra, nos Estados Unidos, e diversas partes do Brasil.

É provável que o costume de festejar o Espírito Santo tenha chegado ao Brasil já nas primeiras décadas de colonização. Hoje, a festa do Divino pode ser encontrada em praticamente todas as regiões do país, do Rio Grande do Sul ao Amapá, apresentando características distintas em cada local, mas mantendo em comum elementos como a pomba branca e a santa coroa, a coroação de imperadores e a distribuição de esmolas.


A PALAVRA ESPÍRITO CITADA NA

BÍBLIA

 

Não extingais o Espírito. 1 Tessalonicenses 5:19

Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito. Gálatas 5:25

E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor. Isaías 11:2

E o Espírito do Senhor se retirou de Saul, e atormentava-o um espírito mau da parte do Senhor. 1 Samuel 16:14

O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. João 3:6

Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. João 4:24

O espírito do homem susterá a sua enfermidade, mas ao espírito abatido, quem o suportará? Provérbios 18:14

Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade. 2 Coríntios 3:17

O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. Romanos 8:16

E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; 1 Coríntios 12:9

Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. Romanos 8:9

Então veio o Espírito de Deus sobre Azarias, filho de Odede. 2 Crônicas 15:1

E logo o Espírito o impeliu para o deserto. Marcos 1:12

Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito. 1 Coríntios 6:17

O qual nos declarou também o vosso amor no Espírito. Colossenses 1:8

E Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto; Lucas 4:1

Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; 1 João 4:2

Como não será de maior glória o ministério do Espírito? 2 Coríntios 3:8

O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos digo são espírito e vida. João 6:63

Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. 1 Coríntios 2:10

Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Romanos 8:5

Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; 1 Coríntios 12:8

(Porque diziam: Tem espírito imundo). Marcos 3:30

E o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador; Lucas 1:47

E eles, espantados e atemorizados, pensavam que viam algum espírito. Lucas 24:37

E os discípulos estavam cheios de alegria e do Espírito Santo. Atos 13:52

Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. 1 Coríntios 12:4

E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. Atos 2:4

Para onde o espírito queria ir, eles iam; para onde o espírito tinha de ir; e as rodas se elevavam defronte deles, porque o espírito do ser vivente estava nas rodas. Ezequiel 1:20

E vos renoveis no espírito da vossa mente; Efésios 4:23

A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda. Provérbios 16:18

E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado. João 7:39

Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito. 1 Coríntios 12:13

O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica. 2 Coríntios 3:6

Disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo. Atos 19:2

Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento. 1 Coríntios 14:15

Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. 1 Coríntios 2:11

Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna. Gálatas 6:8

E Jesus, vendo que a multidão concorria, repreendeu o espírito imundo, dizendo-lhe: Espírito mudo e surdo, eu te ordeno: Sai dele, e não entres mais nele. Marcos 9:25

Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. Romanos 8:15

Depois o Espírito me levantou, e me levou à Caldéia, para os do cativeiro, em visão, pelo Espírito de Deus; e subiu de sobre mim a visão que eu tinha tido. Ezequiel 11:24

Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. 1 Coríntios 2:12

Porque estou cheio de palavras; o meu espírito me constrange. Jó 32:18

O Espírito de Deus me fez; e a inspiração do Todo-Poderoso me deu vida. Jó 33:4

Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo. Salmos 51:11

Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Salmos 139:7

E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito. Joel 2:29

(Porque lhe dizia: Sai deste homem, espírito imundo.) Marcos 5:8

Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias. Atos 1:5

E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. Atos 10:44


CLICK NA FOTO OU NO RESULTADO

DE IMAGEM E VEJA MUITO MAIS...

 

 

Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
638 × 479 - pt.slideshare.net
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
6 dias atrás
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
3 dias atrás
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
4 dias atrás
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Resultado de imagem para IMAGENS DA VERDADE SOBRE O ESPÍRITO SANTO